sexta-feira, 22 de maio de 2020

AÇÕES DA PREFEITURA DE ITABUNA CONTRA O CORONAVÍRUS

Prefeitura de Itabuna adere medida estadual antecipando feriados


Barreiras balanço positivo
Por - Wilson Júnior - Na próxima semana, do dia 25 a 29 de maio, as atividades não essenciais estarão suspensas em Itabuna. A medida acontece após o Governo do Estado da Bahia antecipar o feriado do São João (24 de junho) para segunda-feira (25), a Independência da Bahia (2 de Julho) para a próxima terça (26), e a Prefeitura de Itabuna antecipar para a próxima quarta-feira (27), o feriado da emancipação político-administrativa do município (28 de julho).Para os dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira), o Governo do Estado publicará decreto com a suspensão dos serviços não essenciais em cidades com mais de 100 casos confirmados.

Com essa decisão, as atividades não essenciais ficarão 5 dias sem funcionar em Itabuna, com exceções para os serviços de saúde e supermercados, que poderão funcionar normalmente. Nos dias 28 e 29/05, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados a saúde e segurança. Essa medida visa reduzir a taxa de contaminação do coronavírus no município.

         Sobre essa decisão, o governador Rui Costa comentou que essa é uma medida para derrubar para 5% a taxa de contágio em todo estado. “Vamos anunciar medidas de maior impacto para que, juntos, possamos impactar de forma mais forte a taxa de contágio e a curva de crescimento dele (coronavírus)”.


         O prefeito Fernando Gomes reforçou o pedido para que a população siga as orientações e fique em casa. “Nós contamos com a compreensão do povo de Itabuna e com o comprometimento de todos para que se mantenham em suas residências nesse período, que evitem aglomerações, para que possamos diminuir esse contágio do coronavírus e retomar, o quanto antes, nossas atividades, nossa vida normal”, concluiu.


  EPI’s para profissionais de saúde em Itabuna


Docente da Unifesp integra iniciativa voluntária para produção de ...
Foto: arquivo
A Prefeitura Municipal de Itabuna recebeu doações e Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, para fortalecer o combate ao Novo Coronavírus no município. Os itens, que chegaram nesta quinta-feira, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), incluem 1.000 unidades de Álcool Gel Antisséptico 70 (embalagem 500ml), doados pela Lima & Pergher; 1.000 máscaras PFF 2 sem válvula, doados pela Deltaplus; 10.000 máscaras tripla com elástico, doados pela Megasoft; 1.000 protetores faciais, doados pela Ambev e 10.000 toucas hospitalares descartáveis, doados pela empresa Anadona.

Os equipamentos serão enviados, inicialmente, para o almoxarifado central, setor responsável pela distribuição para as unidades e profissionais da saúde do município. Após isso, conforme surgimento da demanda nos hospitais e unidades, a secretaria municipal de saúde estará abastecendo os locais com os equipamentos que garantem a segurança dos profissionais de saúde no enfrentamento da COVID-19.

O secretário Uildson Nascimento comentou que a doação reforça o combate ao coronavírus no município, no momento em que toda a população de Itabuna precisa unir forças para reduzir a curva de contágio da doença. “Em nome da secretaria municipal de saúde e em nome do prefeito Fernando Gomes, fica aqui o nosso agradecimento à SESAB e a todas essas empresas que estão colaborando com o nosso município nessa luta contra o coronavírus”, disse.

Reforça de vacinação H1N1

Itabuna imuniza mais de 42% do público-alvo contra Influenza | Vacina
Imunização em Itabuna ainda está baixa e alguns grupos não chegaram a 50% da adesão

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando e prorrogando até 5 de junho, a campanha para vacinação contra a Gripe H1N1 no município. Entre os grupos prioritários para vacinação contra a Gripe H1N1, estão caminhoneiros, profissionais de segurança, população carcerária e pessoas com deficiências físicas. No entanto, de acordo com Camila Brito, coordenadora de Imunização do município, a porcentagem de vacinados não chegou a 50%, o que tem sido motivo de preocupação para os profissionais de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação foi antecipada em todo país como forma de proteger as pessoas contra a H1N1, Influenza sazonal e a H3N2. Atualmente, a campanha  está na 3ª etapa que inclui gestantes, crianças, menores de 6 anos, professores de escolas públicas e  privadas, e pessoas com idade entre 55 a 59 anos.

Esta dose da vacina não protege contra a Covid19, mas imuniza contra outros vírus respiratórios. “Nosso objetivo é que os leitos disponíveis sejam destinados apenas para pacientes com a Covid, por isso a importância da prevenção contra a H1N1”, lembrou Camila, reforçando o chamado para a vacinação: “as pessoas nãos estão se vacinando. É necessário procurar a Unidades de  Saúde mais próxima e tomar a vacina” disse Camila Brito. Ela acrescentou ainda que as 32 Unidades estão abastecidas com as doses. É necessário levar o documento e o cartão de vacina.

Em Itabuna, o grupo prioritário da 1ª etapa,  que foram os  idosos e profissionais de saúde, quase atingiram a meta de vacinação.  De acordo com Camila Brito, 100% dos idosos tomaram a vacina e 80% dos trabalhadores de saúde também foram imunizados. “Ainda temos 11 mil doses estocadas e vamos receber mais 9 mil do estado”, afirmou a coordenadora de imunização.

Toque de recolher prorrogado
Itabuna | Cidade | G1 
Uma das medidas realizadas pela Prefeitura Municipal de Itabuna para conter o avanço do novo coronavírus no município foi a instalação de barreiras sanitárias em algumas avenidas da cidade. Os bloqueios localizados nas avenidas J.S. Pinheiro, Kenedy, Amélia Amado, Itajuípe e Juracy Magalhães já mostram resultados positivos. As barreiras sanitárias são realizadas conjuntamente pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN), com o apoio do 15º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Trânsito, Valci Serpa, as pessoas se sentem mais seguras ao passar por uma triagem nas barreiras. “Os profissionais medem a temperatura e fazem questionamentos, isso ajuda a diminuir a insegurança de quem trafega na cidade” afirmou.

Na barreira localizada na Avenida Juracy Magalhães, além do medidor de temperatura, são realizados testes para detectar a Covid 19. Durante a abordagem aos condutores, três pessoas foram diagnosticadas com a doença, o que colabora com a triagem que é feita no município.

Além das barreiras fixas, a Secretaria Municipal de Segurança Transporte e Trânsito montou cinco barreiras móveis em diversos bairros da cidade, para melhorar o isolamento. Valci Serpa, disse ainda que o toque de recolher, que completou 10 dias, foi eficaz no recolhimento social da população. “Tivemos boas respostas. Apenas três pessoas foram conduzidas à delegacia por descumprimento”, frisou secretário, que informou a prorrogação do toque de recolher.

Feiras livres
Projeto prevê normatização das feiras livres de Itabuna | Feiras ...Atendendo uma decisão judicial as feiras livres da cidade já estão suspensas, apenas os boxes estão funcionando. Segundo o secretário Valci Serpa, o município já estuda uma possibilidade de reabertura com o aval da justiça. “Até o momento atendemos todas as determinações do Ministério Público, então vamos fazer um planejamento para tentar a reabertura”, disse. Ascom/PMI
_____________________________________
Campanha educativa da Sesttran
 
Lançada com o objetivo de levar informações à comunidade acerca dos
cuidados a serem adotados pela população, na prevenção da COVID – 19 a
campanha lúdica educativa Fora Coronavírus, coordenada pelo setor de
Educação da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran,
contemplou na manhã desta sexta-feira (22), os bairros da Conceição e
Fátima.

As equipes da Educação, Escola Municipal de Trânsito – Emtran, Guarda Civil
Municipal (com apoio do Núcleo Sesttran Social) e diretorias de Trânsito e
Transportes distribuíram máscaras e levaram a mensagem da prevenção
necessária ao combate à COVID – 19, com ações simples como: o uso
coreto das máscaras, higienização contínua das mãos, distanciamento social
e o respeito ao toque e recolher, estabelecido no município desde o último
dia 12 de maio e prorrogado na quarta-feira (20), até o próximo dia 31,
conforme Decreto Municipal Nº 13.669.

“Os bairros visitados hoje, somam juntos *42 pessoas infectadas pelo novo
coronavírus. Em toda cidade, já são 672 casos confirmados de COVID – 19
(até 21.05), com um total de 25 óbitos registrados, ressalta o titular da
Sestran, Ten Cel PM Serpa. Daí a importância do desenvolvimento de ações
preventivas variadas, que contam com a soma de esforços dos diversos
setores do órgão”, conclui o gestor. Segundo a coordenadora de Educação
para o Trânsito da Sesttran, professora Elessandra Bispo, o próximo bairro a
ser alcançado pela campanha será o Stº Antônio (com 25 casos confirmados,
até 21.05), em função do número crescente de pessoas infectadas na
localidade, e ela ainda será levada aos demais enquanto durar a pandemia”,
finaliza a educadora.

*conforme dados do Boletim Coronavírus (de 13.05.2020, da Vigilância
Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna).

Ascom/Sesttran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...