sexta-feira, 3 de abril de 2020

Rui e Neto voltam a se unir e inauguram unidade para atender casos de coronavírus

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), voltaram a se unir e inauguraram ontem uma Unidade Básica de Saúde
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Rodrigo Daniel Silva
Do - TribunadaBahia - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), voltaram a se unir e inauguraram ontem uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro de Itapuã, na capital baiana. Com investimento de R$ 3,5 milhões, o equipamento foi construído pelo governo e será administrado pela prefeitura.
Durante o surto de coronavírus, as salas da unidade que abrigariam os consultórios odontológicos serão utilizadas como boxes de observação de pacientes com suspeita de coronavírus.  "Essa medida se soma a diversas ações executadas pelo Estado para conter o avanço do novo coronavírus no território estadual. A Bahia vem tendo uma projeção abaixo da curva prevista para o estado, mas atualmente há 17 pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Couto Maia, o que significa que o volume de pessoas que precisam de cuidados intensivos está aumentando progressivamente, por isso não podemos baixar a guarda”, afirmou o governador. 

Na mesma linha, ACM Neto ressaltou que a unidade evita uma “pressão grande” nos hospitais. “Esta estrutura é a porta de entrada, a mais próxima das pessoas, no atendimento à saúde. Nesse momento, toda essa rede básica serve de retaguarda e suporte pra evitar uma pressão grande, sobretudo agora com o aumento do número de casos de coronavírus, nas UPAs e hospitais de Salvador. Com essa ampliação na atenção à saúde e nas unidades básicas, a intenção acolher todos os pacientes que não tenham sintoma do coronavírus e que precisem de acompanhamento médico por parte da Prefeitura”, afirmou o prefeito.
Rui prometeu ainda a abertura de novos leitos para o tratamento da doença. "Vamos implantar, no Hospital do Subúrbio, leitos adicionais exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Além disso, o Centro de Tratamento montado no Hospital Espanhol também será aberto nos próximos dias", declarou.
A inauguração da UBS de Itapuã foi a terceira em que Rui Costa e ACM Neto estiveram juntos neste ano. Os gestores têm antecipado inaugurações de unidades básicas de saúde na capital baiana para que desafoguem os hospitais a fim de que sejam usados para o tratamento de pacientes com a Covid-19. No final de março deste ano, eles entregaram juntos a Unidade de Saúde da Família (USF) de San Martin III. No mesmo período, Rui Costa e ACM Neto inauguram a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro do Imbuí. Antes das inaugurações, o prefeito e governador tinham se reunido na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (AL-BA), para traçar ações em conjunto para combater a doença. 
Em entrevista ao site Uol, o chefe do Palácio de Ondina frisou que, apesar de ser adversário político do prefeito ACM Neto, os dois têm trabalhado juntos para enfrentar o surto de coronavírus e cutucou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Na Bahia, nós temos um caso que merece registro: o prefeito de Salvador é do DEM, eu sou do PT. Nem ele está fazendo política até aqui e nem eu. Nós resolvemos conversar e estamos conversando. Todos os dias com medidas conjuntas, alinhadas sobre o que fazer para conter o avanço do vírus e salvar vidas humanas. Esse não é o momento de discutir partido político, quem vai ser candidato. O presidente está preocupado se o governador do Rio, de São Paulo, se um outro governador, se alguém vai ser candidato. Pelo amor de Deus. É preciso pensar nas pessoas, pensar na vida das pessoas. Para isso é preciso ser seletivo, é preciso ser profissional, é preciso ter serenidade, responsabilidade, para fazer essa coordenação”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...