sábado, 4 de abril de 2020

o de Convenções de Ilhéus referência do Covid-19

Como medida para assistência e acompanhamento de pacientes com Covid-19, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, estrutura um posto de atendimento (PA) no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães exclusivo para a triagem de demandas relacionadas ao coronavírus, foi o que informou hoje (03) o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, no programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM.
A iniciativa é fruto da atenção que o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, tem dedicado ao assunto da pandemia do coronavírus, no diálogo e parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para buscar recursos e estruturar a cidade para o enfrentamento da Covid-19, desde o início do ano.
A expectativa é que o posto de atendimento fique pronto até a quarta ou sexta-feira da próxima semana. O secretário de saúde frisou que inicialmente serão disponibilizados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no PA e outros 11 contratualizados pela Sesab junto ao Hospital de Ilhéus.
“Teremos dez leitos, dos quais de dois a quatro estarão equipados com respiradores pulmonares para atender os pacientes infectados pela doença. O espaço será destinado à triagem dos casos, sendo que os graves ficarão em observação ou serão encaminhados à UTI. O PA Covid-19 vai atender exclusivamente problemas relacionados a qualquer síndrome respiratória”, explicou o secretário Magela.
Em um primeiro momento, serão disponibilizados 11 leitos de UTI no Hospital de Ilhéus e, após, mais 11 leitos de UTI, caso seja necessário, detalhou. De acordo com Magela, todos vão possuir respiradores pulmonares.
O secretário reiterou que os pacientes infectados pela Covid-19 devem se dirigir ao novo PA no Centro de Convenções, quando estiver em funcionamento. Os pacientes que apresentarem outras doenças devem procurar o Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Conquista.
O Hospital Vida Memorial continua como referência pediátrica pelo SUS no município de Ilhéus. O secretário disse que já foi sinalizada à Sesab a necessidade de implantar mais leitos para funcionamento em caráter de emergência. “A ideia é que o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, seja referência pediátrica de Covid-19 e Ilhéus abrigue os leitos de retaguarda”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Iluminacao pública com o CDS litoral-Sul

  Prefeitura de Itabuna avança em PPP de Iluminação Pública com o CDS Litoral Sul Representantes da Prefeitura de Itabuna e de outros sete m...