terça-feira, 3 de março de 2020

Mesmo com lucro bilionário, bancos continuam fechando agências

No ano de 2019, cinco dos maiores bancos do Brasil (Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil) tiveram um lucro de R$ 93,547 bilhões
No ano de 2019, cinco dos maiores bancos do Brasil (Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil) tiveram um lucro de R$ 93,547 bilhões. Contudo, destes, apenas a instituição financeira espanhola abriu agências no país no ano passado: 50. Em sentido oposto, as outras quatro fecharam 807 agências no Brasil, também em 2019. As informações foram repassadas à reportagem da TB pelo Sindicato dos Bancários da Bahia.
Ainda aqui no estado, conforme dados do Banco Central do Brasil (BCB), pouco mais de 43% das 417 cidades do estado possuem pelo menos uma agência bancária. A situação faz como que muitos moradores de municípios menores precisem fazer grandes deslocamentos para sacar dinheiro em localidades maiores. Assim, o dinheiro que poderia estar circulando na cidade natal, acaba sendo usado em outra região.

Além disso, os prejuízos também estão refletindo entre os funcionários das instituições financeiras. “Efetivamente, nós estamos vivendo um processo de diminuição, dos postos de trabalho, redução do número de empregos e consequente precarização do atendimento à população. As diversas agências fechadas localizam-se em municípios onde só tinham uma única unidade”, afirmou Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.
De acordo com o dirigente, a situação traz um dano principalmente o comércio dessas regiões que não possuem esses pontos de atendimento. “Prejudica também a cadeia produtiva de vários ramos como serviços, indústria, agricultura, fazendo com que as pessoas precisem se deslocar longas distâncias, correndo risco de assaltos e violência. Essa redução é completamente contraditória em relação ao lucro obtido pelos bancos nos últimos anos. Nenhum setor da economia brasileira tem alcançado os números que os bancos”, criticou.
POLÍTICA
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a abertura ou fechamento de agências bancárias segue políticas individuais de cada instituição financeira. Mas, entre as principais justificativas para a adoção da atitude estão, entre outras, explosões e arrombamentos de agências, caixas ou postos eletrônicos (foram mais de 80 na Bahia entre 2018 e 2020, segundo o site do Sindicato dos Bancários); maior investimento nos canais digitais como sites de internet e aplicativos para dispositivos móveis (conforme a Febraban, 60% de todas as transações já são realizadas pelo celular ou computador, contra 24% pelos meios considerados convencionais); e a reestruturação pela qual estão passando algumas instituições financeiras.
PROTESTOS
Na última quinta-feira, funcionários do Banco do Brasil e da Caixa de todo o país realizaram em protesto contra os processos de reestruturação em andamento nas duas instituições. Conforme o Sindicato dos Bancários da Bahia, na Caixa, as mudanças prevêem descomissionamentos sumários e a transferência de empregados.
Já quanto ao Banco do Brasil, as medidas do governo federal devem reduzem a remuneração dos funcionários, a extinção e criação de cargos, alterando o plano de carreira dos profissionais, o que pode trazer prejuízos também para a Participação nos Lucros e /ou Resultados (PLR). Ainda de acordo com o sindicato, nos dois casos, o objetivo é reduzir a importância das instituições e prepará-las para a privatização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...