segunda-feira, 2 de março de 2020

Itacaré: Painel em Taboquinhas conta história da lavoura cacaueira



 Deixar o distrito de Taboquinhas mais bonito, atraindo cada vez mais turistas e ao mesmo tempo resgatando e contando a história da lavoura cacaueira. Esse é o objetivo da Prefeitura de Itacaré ao realizar a pintura do painel do muro da Rua do Comércio, em frente a Igreja do Bom Jesus. O trabalho está sendo executado pelo artista plástico Geilton Conceição, de Taboquinhas, valorizando os talentos locais e mostrando toda a força do cacau, o principal ciclo econômico da região, responsável por grande parte do desenvolvimento do município.
 
Em cores fortes, vibrantes e com muito realismo, o painel conta todo o ciclo do cacau, desde o plantio, a colheita dos frutos de ouro, secagem, até mesmo a fabricação do chocolate regional que atualmente é destaque em todo o mundo. O objetivo, segundo destacou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é resgatar a história, reviver o sentimento de orgulho dos moradores e mostrar aos visitantes como se produz e se processa o cacau, fruto responsável por uma das iguarias mais apreciadas e consumidas em todo o mundo.

Ele também ressaltou a preocupação em valorizar o artista da terra, que conhece a realidade e a transmite com talento e sensibilidade a história da lavoura cacaueira. A pintura do painel faz parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas no distrito de Taboquinhas para deixar o local ainda mais bonito, incrementando o comércio, promovendo o desenvolvimento, gerando emprego, renda, destacando as belezas e a cultura e promovendo cada vez mais o turismo.

Como parte dessas ações a Prefeitura de Itacaré realizou a pavimentação e revitalização das ruas do Comércio, João Coutinho e São Roque, concluiu a Rua Beira Rio, pavimentou e urbanizou as ruas do bairro da Portelinha, construiu o espaço de esporte e lazer da Beira Rio, recuperou a balsa do Rio de Contas e em breve estará realizando as obras de construção e implantação do Centro de Treinamento e Cultural da antiga casa da Cantagalo, na rua do Comércio. Também está previsto para esse ano a reestruturação da feira livre de Taboquinhas e a urbanização da Pancada, melhorando o acesso para um dos pontos turísticos mais visitados do distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...