quinta-feira, 5 de março de 2020

Entidades apoiam doação de terreno para implantação de Aterro Sanitário


Durante audiência pública realizada esta semana na Câmara Municipal para discutir o projeto de nº 01/2020, em que a Prefeitura de Itabuna busca a autorização para doação de um terreno de 56 hectares para implantação de um Aterro Sanitário, entidades que se fizeram presentes, como a Amurc e a OAB, manifestaram posição favorável à doação por se tratar de uma questão de calamidade pública a situação do lixão da cidade. A Prefeitura de Itabuna esteve representada pela Procuradoria do Município.

Na oportunidade, a OAB representada pelo presidente Edmilton Carneiro, frisou a constitucionalidade da doação em ano eleitoral, e ainda ressaltou que ela é onerosa para a empresa responsável por implantar o aterro, sendo obrigada inclusive, a cumprir cláusulas. Opinião esta que também foi seguida pelo representante da Amurc, Luciano Veiga. O vereador Ronaldão, por exemplo, líder do governo na Câmara, lembrou que esta é uma grande oportunidade de resolver a problemática que envolve o descarte de resíduos sólidos.


“Devemos sempre avaliar o ônus e o bônus de quem se coloca contra uma iniciativa como essa. Itabuna precisa aproveitar este momento, em que uma empresa com capacidade técnica e capital próprio tem para investir em nosso município”, disse. A empresa responsável pela implantação do aterro é a RAC-Saneamento. Vale ressaltar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) completou nove anos em 2019. Ela determina ações como a extinção dos lixões no país e a substituição por aterros sanitários, implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios.

Infelizmente muitos municípios ainda não se adequaram para o cumprimento desta lei e permanecem contaminando solos e águas. Daí a importância de Itabuna aproveitar esta oportunidade. Entre os benefícios para o município: atendimento não só de Itabuna, mas de toda demanda regional, geração de emprego e renda, além da realização de projetos sociais com associações ligadas a reciclagem de lixo. 
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...