quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Procissão e festa em louvor à Nossa Senhora de Lourdes reúne comunidade do Outeiro


Realizada no dia 11 de fevereiro, a festa à Nossa Senhora de Lourdes reuniu a comunidade do Outeiro de São Sebastião, em Ilhéus, nesta última terça-feira. A procissão de homenagem à padroeira do bairro, teve início às 18h30, que após percorrer a localidade, retornou à Capela, onde foi celebrada uma missa pelo bispo Dom Mauro Montagnoli. O prefeito Mário Alexandre, junto à comunidade, prestigiou a procissão e celebração eucarística.
O bairro, que faz parte da formação e história de Ilhéus, guarda uma paisagem deslumbrante com vista para o mar, sendo o local da capela o principal ponto de contemplação. Construída pelos próprios moradores em 1949, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes em Ilhéus foi erguida com pedras provenientes de uma pedreira próxima ao local, é o que relatam as moradoras veteranas. Na homilia, o bispo lembrou as aparições de Nossa Senhora na cidade de Lourdes, na França, em meados do século XIX, na pequena Gruta de Massabielle, local que hoje acolhe o Santuário da protetora dos enfermos.
Durante a celebração, a comunidade presente agradeceu a atuação positiva do município no bairro. “O prefeito Mário Alexandre sempre atende às nossas solicitações, promovendo a revitalização da capela, da escadaria e do mirante”, comentou o morador Élder Junior dos Anjos, que declarou como a comunidade está satisfeita com as intervenções realizadas pela Prefeitura com as obras de melhorias, inclusive com requalificação de ruas e passeios.

Para Mário Alexandre, a localidade é um patrimônio valoroso e abriga pontos importantes de visitação turística. “Participamos de mais um ano da festa junto à comunidade, aproveitando também para comemorar as benfeitorias realizadas. O Outeiro é um dos pontos mais antigos de Ilhéus e faz parte da história, cultura e da beleza da nossa cidade”, ressaltou.
Devoção – Segundo a devota Maria José Costa, após a construção, a Santa que existe hoje no interior da Capela estava situada no imóvel dos Velhos Marinheiros, na Avenida 2 de julho, de onde foi transportada para a Capela, isto, em virtude da devoção da família Lavigne, o elo originário de Nossa Senhora de Lourdes com o bairro, quando desde então tornou-se a padroeira. A Capela abre aos sábados para missa às 18h30 em Ilhéus.
O bispo Montagnoli explicou que foram dezoito vezes que a Santa Virgem Maria apareceu à uma humilde e enferma menina, de nome Bernadette, na França. O local das aparições, onde brota uma fonte de água, até hoje recebe devotos peregrinos na busca da cura de enfermidades e alívio para o corpo e para a alma. – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...