SÃO JORGE AO LADO DE DEUS NOS PROTEJA

Oração Poderosa de São Jorge para Quebrar Demandas e Vencer na Vida. São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, Rogai por nós. Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. ... Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. NOS LIVRE DESSA PANDEMIA.

Não jogue lixo no Rio Cachoeira, ele é o nosso maior patrimônio natural.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

FICC tem avaliação positiva do Itabuna Folia

FICC tem avaliação positiva do Itabuna Folia e define calendário de eventos para esporte e turismo


A implementação do calendário de eventos para 2020, que inclui a antecipação do Campeonato Interbairros, a montagem da Paixão de Cristo na Semana Santa e a realização do Forró do Povo, com grandes atrações numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado,  são temas que constaram a agenda da uma reunião do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão com técnicos e assessores da instituição. O encontro também serviu para uma avaliação positiva sobre o Carnaval Antecipado – o Itabuna Folia 2020, que gerou emprego, renda e mobilizou mais de 200 mil foliões durante os quatro dias de festa.

Para Daniel Leão, o Itabuna Folia foi uma experiência exitosa e que teve o apoio integral do prefeito Fernando Gomes, idealizador há décadas do Carnaval Antecipado e do governo do Estado, o que permitiu a contratação de grandes bandas. Em quatro dias de folia iniciados com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, a cidade recebeu 37 bandas como Ilê Ayê, Chiclete com Banana, Trio da Huanna e Ricardo Chaves, além de seis trios elétricos e blocos, numa festa marcada pela participação popular.

Ele destacou ainda com responsável pelo sucesso do evento, a ação integrada da FICC  em conjunto com  as secretarias municipais de Sustentabilidade Econômica e Desenvolvimento Econômico, de Segurança, Transporte e Trânsito, de Saúde, Governo e Administração, que cuidaram da infraestrutura, incluindo iluminação, decoração, palanques e camarotes. Vale salientar que a iniciativa privada também montou camarotes no circuito da festa, que contou também com um forte esquema de segurança com a participação do 15º Batalhão da Polícia Militar, 6ª Coordenadoria de Polícia Civil, 4º Grupamento de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, mobilizandlo mais de 500 policiais por dia  e ainda unidades do Samu.

O presidente da FICC salientou ainda, que além de atrair milhares de foliões, o carnaval antecipado Itabuna Folia 2020 também gerou oportunidades de negócios, emprego e renda para artistas, músicos, camarotes, equipes de produção, motoristas, empresários e centenas de vendedores ambulantes dinamizando a economia e o turismo locais. Ele destaca que visando facilitar o trabalho dos vendedores ambulantes, a prefeitura os isentou do pagamento de taxas.

Ainda em termos econômicos, a  festa movimentou os setores de alimentos, que inclui bares, restaurantes e mais de 400 barracas e vendedores ambulantes espalhados ao longo das avenidas Mário Padre e Aziz Maron; além de beneficiar o segmento de hotelaria e pousadas, que teve a sua ocupação em quase 100% nos principais hotéis da cidade e de transporte rodoviário, com reflexos para o comércio e prestadores de serviços das mais diversas áreas.

Daniel Leão ressalta ainda, que o Itabuna Folia além de beneficiar o turismo, serviu como uma vitrine e uma pré-estreia do Carnaval baiano, atraindo grandes bandas, valorizando artistas locais como Ely Marques, Lordão e banda Vera Cruz, possibilitando ao mesmo tempo apresentações como Heloísa e sua banda, que veio de Minas Gerais e participou com sucesso da lavagem do Beco do Fuxico, onde se apresentou no mesmo trio do Ilê Ayiê e do guitarrista Sine Calmon, que foram as grandes atrações da abertura do carnaval antecipado, um dos primeiros do Brasil. Veja outras notícias de Itabuna

   
                                           NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o desabastecimento pontual de fraldas geriátricas ocorre em função de entraves legais e não por insuficiência de recursos financeiros. E adianta que está sendo realizado todo esforço possível para solucionar esta situação, buscando respeitar os princípios administrativos que, para se contratar fornecedor de qualquer insumo ou serviço, é preciso realizar processo licitatório que é regulado pela Lei de nº 8.666/93. O pregão para contratação de fornecedor das referidas fraldas ocorrerá no próximo dia 20 (quinta-feira), às 09h15min.

Secretaria de Governo - Diretoria de Comunicação Social
14 de Fevereiro de 2020

Serviço chega ao bairro Jaçanã 

A Prefeitura Municipal de Itabuna segue melhorando a qualidade de vida dos itabunenses, e desta vez, a equipe da Secretaria de Administração chegou ao bairro Jaçanã. Na manhã desta sexta-feira (14), os trabalhos de pavimentação asfáltica estão a pleno vapor, proporcionando alegria para os moradores que há muito tempo não usufruíam dos benefícios de uma rua pavimentada.

O aposentado Gilvan Teixeira, morador da rua Tertuliano Guedes de Pinho, lembra que há cerca de 20 anos a localidade não passa por uma manutenção. “Aqui não existia mais nada de asfalto, só tinha lama e poeira, mas agora melhorou bastante, nós moradores estávamos precisando”, comentou, lembrando que a última pavimentação feita na localidade também foi na administração do prefeito Fernando Gomes.
  


Prefeitura de Itabuna promove curso
de formação para 45 Agentes de Trânsito


A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) concluiu esta semana o curso de atualização para os Agentes de Trânsito que executam atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

A realização do curso seguiu a portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de nº 94 de 31 de Maio de 2017, e também a Portaria do Município de nº049/2019 que regulamenta o referido curso. De acordo com o coordenador do treinamento, Jorge Teles, participaram do curso de formação 45 agentes. Entre as disciplinas: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Ética e Cidadania, Prática Operacional e Primeiros Socorros.

Para Jorge Teles, este curso tem a finalidade de contribuir diretamente na redução dos acidentes de trânsito, “seja através da orientação para conscientização quanto à proteção a vida, como no ordenamento no trânsito”, finalizou o coordenador.
  

 Projeto Mão na Massa leva experimentos científicos 



         Professores e alunos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - Caic Jorge Amado, da Escola Jorge Ribeiro Carilho e da Escola Luiz Viana Filho, que integram a Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, estão encerrando nesta semana mais um ciclo do Projeto Mão na Massa, com oficinas e exposição de trabalhos realizados a partir de experimentos científicos realizados em salas de aula. A iniciativa faz parte do convênio mantido entre a Secretaria Municipal da Educação e a Universidade Estadual de Santa Cruz e é desenvolvida por meio do Programa de Extensão A Importância da Educação Científica na Formação de Professores do Ensino Fundamental, implementado pelos departamentos de Educação e de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

         Na quarta-feira (12), as atividades foram desenvolvidas na Escola Jorge Ribeiro Carilho, no bairro Santo Antônio, com a realização das oficinas de Produção e Análise de Papel Artesanal e de Produção de Vídeos pela Técnica Stop Motion. Segundo explicou o estudante de licenciatura em Matemática da Uesc, Fábio Câmera Silva, que atua como voluntário, no programa, neste ciclo de formação continuada com os professores a Sequência de Dados Interativa (SDI) está focada na temática “Resíduos Sólidos”. Ele disse que, inicialmente, os professores desenvolveram práticas em sala de aula a partir da vivência dos alunos, produzindo trabalhos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, como garrafas pet, aparas de lápis de cor, papel e outros.

         “Na oficina de Produção de Vídeos por Stop Motion trabalhamos com o tema da preservação ambiental, a partir do questionamento de como estará o planeta daqui a trinta anos se não utilizarmos o conceito dos três ‘Rs’, que consiste na reutilização, reciclagem e no reuso dos resíduos sólidos”, explicou Fábio Câmera. Ele disse ainda que na oficina de Produção e Análise de Papel Artesanal os alunos experimentaram todas as etapas de reutilização e confecção do papel que poderá ser utilizado em trabalhos manais.

         Acompanhando atento e curioso a o que acontecia nesta oficina, Douglas da Hora Oliveira Santos, 10 anos e aluno do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Jorge Carilho, disse que foi muito importante aprender a reciclar o papel que poderia ser descartado para o lixo. “Gostei muito de ver a trituração do material que logo depois se transformou novamente em papel”, revelou Douglas. Nesta quinta-feira (13), o encerramento do projeto acontece na Escola Luiz Viana Filho.

         O Projeto
         Originado na França, o Projeto Mão na Massa se caracteriza pelo experimento, viabilizando o ensino da ciência na escola por meio da investigação. A metodologia possibilita que temas curriculares sejam problematizados, com base nos conhecimentos prévios dos estudantes que levantam hipóteses sobre a temática e, a partir de experimentos investigativos, tais proposições são verificadas. Introduzido no Brasil por iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), o projeto atualmente é tutelado no Sul da Bahia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sob a coordenação da professora Sandra Abreu, do Departamento de Educação. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participam do Mão na Massa por meio do Termo de Adesão, firmado entre a SEC e a Uesc.
        

 Cerpat promove treinamento sobre RCP para profissionais de saúde da UPA


Com o objetivo garantir atendimento de qualidade aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) com apoio de instituições educacionais dá continuidade a treinamentos para médicos, enfermeiros e técnicos que trabalham na rede municipal de saúde em Itabuna. A última capacitação esta semana para profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas no bairro Monte Cristo foi sobre Ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

O responsável pelo treinamento, o professor e mestre Fabrício Bastos, explicou que a RCP é uma técnica de socorrismo útil e aplicada em muitas situações de emergência, principalmente em casos de ataques cardíacos ou quase afogamentos, em que a respiração ou o batimento cardíaco de um indivíduo para. Segundo o especialista, o sucesso de um ressuscitamento cardiopulmonar não está apenas em seguir o algoritmo e o paciente ter um quadro clínico favorável.

“Nem sempre teremos desfecho de sobrevivência no processo, então o foco aqui é no resgate da equipe”, destacou, adiantando que sair vivo de uma RCP significa olhar para a assistência prestada e perceber que o melhor foi feito de maneira harmônica.  “Isso reanima a equipe e salva vidas”, completa o professor.

Ainda segundo ele, uma RCP bem realizada é aquela onde os detalhes são vistos, revistos, identificados e combatidos. Para isso é necessário uma liderança que conduza as ações com segurança, calma e firmeza.  “Médicos e enfermeiros são lideres em potencial, mas assim como outra habilidade a capacidade de emitir uma voz de comando também precisa ser exercitada e treinada até que se torne um hábito natural”.

A coordenadora do Centro, a enfermeira Fabrícia Moura Costa, reforça a importância de treinar equipes de profissionais que atuam diretamente com o grande público que busca o atendimento na rede pública de saúde. Ela lembra que as capacitações e treinamentos são uma prática comum desenvolvida pelo Cerpat, visando assegurar o bom atendimento e a excelência no serviço prestado pela unidade em Itabuna.

Ascom
Fotos: Waldyr Gomes Pedro Augusto e Adeildo Marques

Nenhum comentário: