quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Carnaval de Salvador atrai foliões de várias partes do mundo


Pelos cálculos da Secult, 435,8 mil foliões vieram do interior da Bahia e 331,5 mil são visitantes de outros estados. (Foto: Romildo de Jesus/Secom)
Do - Jornaldamidia.com.br - O dedinho para cima e pouca ginga são compensados com muita animação. A canadense Pat Ansley, de 70 anos, tenta acompanhar a batida dos tambores do Olodum, no Pelourinho. Junto com um grupo de amigos revela o encantamento com o que está vendo e ouvindo. “Tudo é belo, a música é boa, estou adorando”, revela.
Pat e tantos outros visitantes estrangeiros desembarcaram cedo nesta terça-feira (25), no porto de Salvador, mas só vão sentir o gostinho da folia soteropolitana hoje. A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) é que 86,2 mil estrangeiros vindos principalmente da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Inglaterra tenham passado pelo Carnaval de Salvador.
Pelos cálculos da Secult, 435,8 mil foliões vieram do interior da Bahia e 331,5 mil são visitantes de outros estados. Os destaques vão para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal.  Leia também: Turistas chegam em quatro cruzeiros em Salvador.

Muitos chegaram na sexta-feira (21) e ainda estão com fôlego para curtir o último dia de folia. O advogado Neilton Dantas, 25 anos, não quis passar o Carnaval sozinho. Por isso, saiu de carro de Juazeiro do Norte, no Ceará, pegou um amigo em Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, e o outro em Juazeiro, interior da Bahia, “É a minha estreia no Carnaval de Salvador, não poderia viver isso sozinho. Quero ficar pelo menos mais uma semana”, disse empolgado.
O baiano Tanilo Gandhy é só agradecimento ao amigo de jornada. “Está sendo maravilhoso. Foram dois dias nos camarotes e os outros na pipoca”. Completando o trio, o enfermeiro Junior Cariri, 24 anos devidamente pintado como um timbaleiro é só alegria, “Esta sendo o melhor Carnaval da minha vida, não perco mais nenhum”.
No sobe e desce das ladeiras do Centro Histórico tudo é registrado pelas câmeras e smartphones. A paulista Patrícia Sampaio, 43 anos, disse que está aproveitando para conhecer um pouco da história da cidade. “É a minha primeira vez em Salvador, estou gostando muito”, afirmou.

Turistas chegam em quatro cruzeiros e são recebidos com festa no Porto de Salvador

Este ano, 2,3 milhões de turistas marcaram presença nos diversos destinos turísticos da Bahia (Foto: Tatiana Azeviche)
Turistas ainda estão chegando a Salvador por todos os portões de entrada da cidade. Para recebê-los, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) preparou um receptivo especial no porto, que recebeu, desde a noite da segunda-feira (24), quatro cruzeiros trazendo, juntos, mais 15 mil passageiros.
Além da tradicional presença de baianas caracterizadas e distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim, a festa de recepção no porto contou ainda com a participação do microtrio Rixô Elétrico, que resgatou clássicos do Carnaval e animou os turistas que desembarcavam.
O primeiro navio a chegar foi o MSC Seaview, que vem de Santos, em São Paulo. Em seguida chegaram o Island Princess, vindo de Búzios-RJ, o MSC fantasia chegando de Ilhéus e o Costa Fascinosa, navio que veio de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
O Porto de Salvador, assim como as demais entradas da cidade, é atendido pelo serviço dos Guias e Monitores, projeto da Setur que propõe um atendimento especializado e direcionado ao turista, inclusive em 10 outros idiomas além da língua portuguesa. Os colaboradores ficam distribuídos pela área de desembarque para orientar os passageiros quanto à locomoção, serviços de saúde, policiamento, alimentação, etc.
Para curtir o último dia da festa na capital, os turistas já descem prontos, seja com fantasias ou com os abadás. Ana Barreto, do Rio de Janeiro, está pela primeira vez na Bahia e vai conhecer o circuito Osmar. “Ser recebida com música e microtrio é um retrato fiel da Bahia, agora sim o Carnaval começou pra mim”, garante.
Para secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, que participou do receptivo nesta terça-feira (25), a recepção calorosa é uma prévia do que o visitante vai encontrar na cidade. “As pessoas já chegam ambientadas ao clima de festa. A gente teve a oportunidade de receber, pela primeira vez, dois navios pernoitando, o que faz com que o tempo de permanência deles seja maior para aproveitar ainda mais”, destaca.
Até esta quarta-feira (26), todos os navios já devem ter seguido viagem. O secretário pontua ainda que a expectativa para o setor do turismo no período do Carnaval foi superada. “Salvador está completamente lotada, registramos 95% de ocupação nos hotéis, tanto na capital quanto no litoral, como Itacaré, Porto Seguro e Morro de São Paulo”, conta.
Este ano, 2,3 milhões de turistas marcaram presença nos diversos destinos turísticos da Bahia. Dentre eles, baianos em viagem pela própria Bahia, além de moradores de outros estados e estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...