segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Bandas de Itabuna se destacam no Itabuna Folia

  
         O Carnaval Antecipado de Itabuna – Itabuna Folia 2020 foi um sucesso de organização e de público, atraindo milhares de foliões. O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, teve um destaque que chamou a atenção de todos que passaram pelas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, nos três dias de folia: as apresentações das bandas locais, que surpreenderam o público e chamaram a atenção de turistas e da imprensa regional.

         Logo no primeiro dia da folia, a banda Sem Censura Samba Club entrou na avenida apresentando um repertório com muitos sucessos. Com a responsabilidade de abrir o Carnaval Antecipado, o grupo composto por nove jovens de Itabuna foi uma das revelações do evento. Ainda na sexta-feira (07), outras atrações “prata da casa” também deram show no Itabuna Folia, dentre elas a histórica banda Lordão, o grupo Amor a Dois, Constelação da Bahia, Buzão da Fuleragem, e os cantores Cris Mel, Ely Marques, Jarley e Banda e Jorge Cardeal.

         No sábado, o destaque ficou por conta do “Arrastão do Pancadinha”. O cantor Itabunense foi responsável por um dos momentos marcantes da folia desse ano, ao levar uma multidão atrás do seu trio. Provando que “artista a gente faz em casa”, o Carnaval ainda foi palco para um grande show da cantora Tays Reis e da banda Vera Cruz, com mais de 20 anos de história. Caxangá, Novo Samba, Rogério Leal e Digo Avalanche foram outras atrações locais que animaram a noite de sábado.

         David Nascimento, um dos destaques do reality The Voice Brasil, também mostrou seu talento Itabuna Folia. Sua apresentação, no domingo (09), rendeu elogios do público, que também cantou junto com uma das artistas mais aguardada do carnaval, Lilian Casas. A última noite do evento ainda rendeu shows de bandas locais que fazem sucesso na região, como a Tropa da Bregadeira, Pancadeixon, Bonde da Chefia e Para Tudo, além do cantor Kinho Lemos.

         No Carnaval de Itabuna, além de grandes atrações nacionais como Chiclete Com Banana, Babado Novo e Ricardo Chaves, de outras, mais de 30 atrações locais levaram muita música e alegria para a avenida. Para o prefeito Fernando Gomes, o Itabuna Folia reafirma a cidade como polo cultural e berço de grandes artistas. “As atrações de fora acrescentam e muito ao nosso carnaval, mas nós também temos artistas de valor e exportamos cultura não só para o Brasil, mas para todo o mundo”, concluiu. Leia também: O bloco da limpeza tomaram conta das avenidas
  
O bloco da limpeza tomaram conta das avenidas

 Após último dia de Carnaval Antecipado de Itabuna, na madrugada de domingo, depois que a multidão de foliões deixou as avenidas Mário Padre e Aziz Maron, foi a vez da turma da limpeza invadir o local num grande faxinaço que incluiu retirada de lixo e lavagem das pistas. As equipes de garis, eletricistas e auxiliares chegaram por volta de uma hora da madrugada e as cinco da manhã as avenidas já estavam prontas para os adeptos das caminhadas no local.

“Nem parece que teve uma festa tão grande e movimentada nesse lugar ontem a noite”, se surpreendeu a professora aposentada Vanda Maria da Silveira, ao se deparar com as áreas onde aconteceu a festa, já praticamente limpas, isso, um pouco depois das cinco da manhã.    
    
“Assim que a festa acabou já estávamos aqui para iniciar a limpeza”, afirmou um dos garis que recolhia em uma galeota, o pouco do lixo que sobrou. Enquanto quatro caminhões coletores ajudaram no recolhimento de lixo formado por copos descartáveis, plásticos, restos de alimentos e algumas latas de cerveja que passaram despercebidas pelos catadores, outros funcionários com o apoio de carro pipa lavavam as avenidas com água e sabão.

Eletricistas também entraram no mutirão para retirada da fiação de gambiarras instaladas especialmente em toda a extensão das avenidas durante o período da festa. Outras equipes cuidavam da retirada de lixo jogado nas margens do Rio Cachoeira e do desmonte de camarotes e guaritas onde funcionaram postos da polícia, do Samu, de centros de referência como o Cerpat e das barracas de comidas e bebidas.     

 Perguntados sobre o que é mais difícil entre os preparativos para a montagem do circuito para a festa ou para a retirada de toda uma estrutura que levou alguns dias para ser concluída, os profissionais no local não vacilaram ao responder que foi um trabalho duro, “mas a gente deu conta e estaremos preparados para outra festa igual a essa quando acontecer”.


Ascom
Fotos: Waldir Gomes
09/02/20 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...