quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Sesttran apresenta um balanço dos quatro meses de ações da atual gestão


A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran apresenta um conjunto de medidas administrativas e ações, que foram adotadas pelo atual gestor, Valci Serpa (empossado na pasta no último dia 02 de setembro), com base em um planejamento estratégico que contempla 20 ações principais para sua gestão.

O Secretário destaca, que “as primeiras ações adotadas visaram à estruturação da área administrativa do órgão, a fim de suprir as necessidades físicas e tecnológicas da Secretaria, bem como o investimento no fator humano, o qual considera prioritário para o sucesso da gestão. A partir de agora, serão intensificadas as ações voltadas à mobilidade urbana, engenharia, patrulhamento preventivo, fiscalização e segurança urbana, além de darmos continuidade à capacitação permanente da equipe e às melhorias das condições de trabalho. O titular, também pontuou o apoio recebido do prefeito Fernando Gomes, que tem atendido prontamente às demandas da Sesttran”, conclui.
Uma importante ação já realizada foi o lançamento da Patrulha Guardiã Maria da Penha (pioneira na Bahia), através da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto tem por objetivo garantir maior efetividade às decisões judiciais, que deferem medidas protetivas, para as mulheres vítimas de violência doméstica, bem como fiscalizar as deferidas pelo Poder Judiciário, em caráter de urgência, no município. Outra ação destacada vem sendo a ênfase nas capacitações para o efetivo da GCM, que recentemente participou do Curso de Patrulhamento Tático Municipal (PATAMU), além da capacitação para a Patrulha Guardiã. Também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a GCM e a Superintendência da Polícia Federal-BA, visando estender o porte institucional de arma para todo o território do Estado da Bahia.

A Base Móvel, ônibus dotado de equipamentos para o videomonitoramento da cidade, vem sendo utilizada como uma central tecnológica voltada ao combate à criminalidade. A GCM tem tido atuação destacada na apreensão: de entorpecentes e na recuperação de veículos roubados e juntamente com as diretorias de Trânsito e Transportes, integrou a operação Rio Cachoeira, em uma ação conjunta entre a Sesttran e Polícias Civil e Militarl, voltada ao combate do tráfico de drogas na Av. Beira-Rio. Também foi implantado o Núcleo “Sesttran Social”, para o acompanhamento social e de saúde do público interno da Sesttran e seus familiares.
A diretoria de Trânsito vem intensificando as ações de fiscalização e deflagrou as operações Trânsito Legal e Presença, além de ter integrado a operação Comércio Forte, (com o foco no combate ao estacionamento irregular na Av. Cinquentenário e adjacências). Hoje a cidade conta com o retorno da Zona Azul, medida adotada pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Sesttran, que permitiu uma maior rotatividade das vagas de estacionamento no Centro da cidade. Também no início da atual gestão foi retomada a revitalização da sinalização das vias públicas. Já os agentes de trânsito do órgão, estão passando por um curso de capacitação, em atendimento à Portaria Nº 94/2017, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que institui o Curso de Agente de Trânsito, para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito e patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
A diretoria de Transportes desenvolveu um conjunto de ações visando combater o transporte clandestino, e para tanto, deflagrou a operação Transporte Legal com o objetivo de atender ao estabelecido na Lei Federal Nº 13.855/2019, que agravou a multa para a prática do transporte clandestino de passageiros, escolares e ou cargas. Já os taxistas tiveram sancionada a lei que permite a transferência de alvarás, mediante o pagamento de uma taxa pré-fixada de 20 UFMs, um pleito antigo da categoria, agora atendido pela gestão. Também foi iniciado o cadastramento para os profissionais prestadores do serviço de entrega de mercadorias em motocicleta (motofrete), bem como os que trabalham com “aplicativos”, visando à posterior regulamentação dos serviços. A diretoria de Transportes também realizou todas as vistorias regulares (em 2019), das categorias prestadoras do serviço de transporte urbano de passageiros e carro de som.
A Coordenação de Educação do órgão, atuando com ações de educação e segurança de trânsito em toda cidade, dirigidas aos profissionais de trânsito, escolares e comunidade em geral de condutores e pedestres, nos últimos 04 meses realizou cerca de 15.500 atendimentos diretos e também atuou, através de parcerias, nos municípios circunvizinhos de Itajuípe e Ilhéus. O setor educacional realizou uma g Semana Nacional de Trânsito, período em que também foram comemorados pelo órgão os 15 anos de atividades educativas da Sesttran no município. Já a Escola Municipal de Trânsito – Emtran deu continuidade e celeridade ao Processo Seletivo Simplificado Nº 03/2019. 

 Ascom/Sesttran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...