quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Projeto de lei quer homenagear os operários que construíram Brasília

Nos 60 anos da Capital Federal, deputado distrital quer criar o Dia do Candango


Do - Diário do Poder - No dia 21 de abril deste ano, Brasília completa 60 anos. Tendo em vista essa data tão especial, um projeto de lei pretende homenagear os construtores da Capital Federal. O autor da proposta, é o deputado distrital Delegado Fernando Fernandes (Pros), que deseja instituir o Dia do Candango, a ser comemorado no dia 12 de setembro, data em que nasceu o criador da nova capital, Juscelino Kubitschek.
“Meu pai é candango. Saiu do Ceará para construir Brasília. Ele trabalhou nos ministérios. Cada tijolo da construção tem uma história, uma lágrima e uma alegria. Durante 60 anos, a importância desses trabalhadores foi ficando esquecida. Para eternizar o suor, o sangue e a garra dos candangos, propus a criação do dia do Candango”, declara Fernandes.
Fernandes ressalta que a beleza dos monumentos só existe pelo suor dos candangos. “No meio do Cerrado, muito projeto, muita esperança e muito trabalho. A enxada, o ferro, o cimento, o mármore deram vida a nossa querida capital. Os candangos foram as engrenagens da vontade de JK e seguiram os desenhos de Oscar Niemeyer, à risca. Essa união de forças deu vida a nossa querida capital da república!”.

O projeto de lei foi protocolado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em dezembro de 2019. Pelo trâmite normal, deve passar pelas comissões e seguirá para o plenário, a expectativa é que ele seja aprovado até o fim de março, antes do aniversário de Brasília.
*Fotos são do Arquivo Público do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...