terça-feira, 14 de janeiro de 2020

PREFEITURA DE ITABUNA E PM ASSINAM TERMO PARA EXTENSÃO DO VETOR DISCIPLINAR

 

 

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, acaba de assinar, em Salvador, os termos de cooperação técnica entre Prefeitura Municipal de Itabuna e Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA) que oficializa a extensão do Vetor Disciplinar para mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna. A assinatura do termo aconteceu no gabinete do Comando da Polícia Militar, com as presenças do comandante da PMBA, Coronel PM Anselmo Brandão e da secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves. Participaram ainda o coronel PM Antônio Sebastião dos Santos Rocha, chefe de gabinete do Comando da PM; o tenente-coronel PM Ricardo Albuquerque, coordenador estadual do Vetor Disciplinar; e o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Itabuna, o tenente-coronel PM Ferreira Lopes.

Pelas assinaturas, oficializa-se a inserção do vetor nas escolas Margarida Pereira (Pedro Jerônimo), CAIC Jorge Amado (Jardim Primavera), Lourival Oliveira Soares (Ferradas) e Flávio Simões (Califórnia). Em 2019, o vetor já fora inserido no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), como uma experiência piloto e a rigor das comemorações dos 40 anos de existência daquela unidade de ensino. Os resultados aferidos motivaram o prefeito a se decidir por estender o vetor para as demais quatro maiores escolas da rede que ainda não contavam com essa parceria.

Segundo o prefeito, “o Vetor Disciplinar é bom, pois ajuda a educar os alunos, organiza as escolas e permite que os professores possam dar aula num ambiente organizado e dinâmico”.


A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, ratificou que a decisão do prefeito de estender o Vetor Disciplinar para outras escolas é um ato de coragem. “Se estamos num tempo em que infelizmente os índices de vulnerabilidade entre crianças e jovens, em Itabuna, são alarmantes, nada mais assertivo do que levar uma ferramenta importante como o Vetor Disciplinar para ajudar, para contribuir com o trabalho pedagógico que já está sendo conduzido na Rede Municipal de Ensino, dando aos diretores pedagógicos, aos coordenadores, aos professores e aos próprios estudantes caminhos mais auspiciosos na garantia do direito de aprender. Estamos muito felizes com esse ato e tenho a certeza de que Itabuna também está amplamente feliz com as mudanças que se propõem para essas unidades”, disse a secretária.

Ela aponta ainda que a experiência do Vetor Disciplinar nas escolas não é uma ação inédita no Estado da Bahia. “Ao longo dos anos, a PM vem se aproximando cada vez mais das questões sociais e se aproximando de uma maneira mais acolhedora, contribuindo na melhoria da vida das pessoas em diversos aspectos, a rigor da criação da Ronda Escolar, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e da Ronda Maria da Penha, criada especificamente para prevenir e combater a violência contra as mulheres. Com o vetor, a PM passa a contribuir também com a disciplina dos estudantes”, concluiu Gonçalves.
               
Já nas próximas semanas, a Prefeitura de Itabuna estará desencadeando uma força-tarefa inédita no município com a perspectiva de preparar as escolas que receberão o vetor. Entre as premissas da inserção, se prevê um novo fardamento (que, assim como o IMEAM, terá uma vestimenta provisória, até que se articule o uniforme definitivo), as escolas terão uma nova identidade visual, próxima daquela que é praticada pela Polícia Militar (nas cores branco, azul e vermelho) e os integrantes das equipes do vetor de cada unidade serão escolhidos pela Polícia Militar.

Os estudantes que estarão matriculados nas escolas Margarida Pereira, CAIC Jorge Amado, Lourival Oliveira e Flávio Simões já terão o vetor inserido nas escolas no início do ano letivo de 2020, previsto para acontecer no dia 18 de maio. Com a assinatura dos termos de cooperação técnica, Itabuna passa a ter não só a maior escola do Estado da Bahia a contar com o Vetor Disciplinar (citando o IMEAM, com seus quase 1.400 estudantes), como também passa a ser a cidade a ter a maior quantidade escolas a contar com a inserção deste importante suporte de apoio.  Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Dragagem do Porto de Ilhéus

Porto do Malhado Avança licitação para obras de dragagem no Porto de Ilhéus: investimento de R$ 27 milhões impulsionará infraestrutura portu...