segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Carnaval de Itabuna: Lavagem do Beco tem muitas atrações, blocos e parceria com a Bahiagás

Resultado de imagem para Beco do Fuxico, carnaval de Itabuna
Foto: carnaval anterior
"A lavagem já é uma grande tradição antes do Carnaval de Itabuna"


Pelo menos três grandes atrações deverão participar da 41ª Lavagem do Beco do Fuxico. O anúncio deverá será feito nos próximos dias pelo prefeito Fernando Gomes, durante o anúncio da grade oficial do Carnaval Antecipado – Itabuna Folia 2020. A proposta foi discutida pelo presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, numa reunião realizada na sede da FICC, com o representante da Bahiagás, Marcos Souza (Kiko), de integrantes da Comissão Organizadora do Carnaval e dirigentes de blocos afros e tradicionais que vão participar da abertura dos festejos momescos.

Além de confirmar e agradecer a parceria institucional da Bahiagás, que há oito anos apoia a Lavagem do Beco do Fuxico, e já trouxe para Itabuna nomes como Sarajane, Luiz Caldas e banda Didá; Daniel Leão também destacou durante o encontro, que, em função da limitação de recursos, vai analisar todas às propostas apresentadas pelos carnavalescos dos blocos tradicionais e afros.

O representante da Bahiagás, Marcos Souza, ressaltou a importância da parceria com a FICC na Lavagem do Beco do Fuxico, e revelou que a programação deste ano, poderá incluir uma apresentação do Rixô Elétrico, com a participação de Fred Menendez & Banda, que desfilarão no circuito, compreendido entre a Rua Duque de Caxias, Beco do Fuxico, Avenida Cinquentenário e culminará com uma apresentação na praça Adami, esquentando ainda mais a abertura do Itabuna Folia.


Mantendo a tradição de várias décadas, a festa promete muita animação e segurança. Este ano, o Carnaval Antecipado de Itabuna terá início dia 6 de fevereiro com a tradicional Lavagem, as baianas e muita água de cheiro, seguidas por carros pipas, que fazem com que o evento seja marcado pela irreverência, alegria e a participação de diversos foliões grapiúnas, além de turistas. A festa estende-se até o dia 9 de fevereiro.
  
Participaram da reunião na sede da FICC, representantes dos blocos Casados I...responsáveis, Hora Extra, Maria Rosa, Dez...Casados, Tabocas Rock, Pai Gildo (Kualange) e Encantarte, que comemora este ano 20 anos de Lavagem do Beco, prometendo, segundo o produtor cultural Egnaldo Ferreira, desfilar com o tema “Memória de Resistência”. Ascom/Ficc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...