segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Lavagem do Beco do Fuxico terá Rixô Elétrico, Ilê Ayiê, Sine Calmon, mais 11 blocos e quatro minitrios

Numa reunião entre representantes de entidades carnavalescas e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania -FICC-, Daniel Leão, ficou definido o roteiro de desfile dos blocos na lavagem do Beco do Fuxico, no dia 6 de fevereiro, que na sua edição de 2020 terá como atrações o Rixô Elétrico,  fazendo a sua estreia no Carnaval Antecipado – Itabuna Folia 2020 ao lado do Ilê Ayiê e de Sine Calmon, que se apresentam na praça Adami. O desfile terá a participação de 11 blocos e afoxés, além dos tradicionais carros pipas que participam da lavagem, um marco na abertura do Carnaval itabunense prometendo atrair milhares de turistas.

Segundo Daniel Leão, a programação tem sido coordenada pelo prefeito Fernando Gomes, que confirmou a sua participação na lavagem do Beco do Fuxico, uma festa marcada pela descontração, alegria e uma efetiva participação dos foliões. Explicou ainda, que as grande atrações da lavagem e do Carnaval, no período de 6 a 9 de fevereiro, só foi possível graças a uma parceria com o governo do Estado.

Na reunião realizada na sede da FICC ficou definido que os blocos e afoxés vão se concentrar na praça Laura da Conceição, a partir das 16 horas, seguindo que no circuito compreendido entre a rua Duque de Caxias, Beco do Fuxico, Avenida Cinquentenário e terminando com uma concentração de foliões na praça Adami, com apresentações de Sine Calmon e do Ilê Ayiê. O desfile será aberto pelo afoxé  de pai Gildo, com a participação de baianas com muita água de cheiro abrindo os caminhos dos foliões.

Pela ordem programada do desfile estão o Rixô Elétrico, puxando foliões pipocas, seguido do Hora Extra, dos Casados I...responsáveis, Maria rosa, Charanga da Alegria, Ilê Odara, além de blocos com minitrios Encantarte, Taboca, Planeta Reggae e Dez Casados.

Atrações

Entre as atrações esta o  o microtrio Rixô Elétrico  sob o comando da guitarra baiana de Fred Menendez, resgatando clássicos dos antigos carnavais no circuito da lavagem do Beco do Fuxico.

Já o Ilê Aiyê, que se apresenta na praça Adami, é o mais antigo bloco afro do carnaval baiano. Ele foi fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, e constitui um grupo cultural que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil.

Outra grande atração de peso também conhecida nacionalmente, é Sine Calmon, um guitarrista baiano, que foi indicado como revelação do ano na Categoria Instrumentista de cordas em 1988, para o Troféu Caimmy. Leia também:  Sorteio das barracas para o carnaval - Prazo da declaração anual 2020 - Maternidade Esther Gomes está em pleno funcionamento.

   
 Itabuna Folia 2020: Será nesta terça-feira o sorteio das barracas para o carnaval

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente/Departamento de Indústria e Comércio informa que realizará nesta terça-feira (28), às 09 horas, o sorteio das barracas que funcionarão durante o Carnaval Antecipado Itabuna Folia 2020, que ocorrerá entre os dias 06 e 09 de Fevereiro.

O sorteio das barracas que serão utilizadas para o comércio de bebidas e alimentos ocorrerá na Praça do Cacau, Avenida Aziz Maron (imediações da Farmácia PagueMenos). Vale ressaltar que o Carnaval Antecipado de Itabuna só será possível graças ao apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, que viabilizou a contratação das principais atrações do evento.

Vale ressaltar que a abertura da festa momesca de Itabuna será na quinta-feira (06), com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico e a animação do Ilê Ayê, Rixô Elétrico, Sine Calmon, além dos blocos tradicionais. Entre as principais atrações artísticas do Itabuna Folia 2020: Chiclete Com Banana, Rubinho "Oz Bambaz", Fantasmão, Patchanka, Vitor Kelsh, Trio da Huanna, Papazoni, Babado Novo e Ricardo Chaves. As atrações regionais ainda terão seus nomes divulgados.

Sala do Empreendedor alerta aos micros
sobre prazo da declaração anual 2020

  Os microempreendedores de Itabuna precisam fazer a Declaração Anual do Microempreendedor Individual para garantir os benefícios que o programa oferece, segundo destaca a Agente de Desenvolvimento da prefeitura, Priscila Nascimento. Ela lembra que, embora o prazo vá até o dia 31 de maio, é necessário adiantar o processo por conta do pagamento do primeiro boleto deste ano do INSS, que deve ser pago em fevereiro.

Priscila Nascimento lembra que para fazer a declaração é necessária a apresentação do CNPJ e do valor total do rendimento anual do microempreendedor. O processo é simples, rápido, gratuito e está sendo feito de segunda a sexta feira, das 9 da manhã as 15 horas, na Sala do Empreendedor, que funciona no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano. Ela diz, ainda, que a declaração anual feita dentro do prazo evitará multas por parte da Receita Federal.      

A coordenadora do programa em Itabuna destaca a importância de se fazer a declaração anual, por ser obrigatória para todos os microempreendedores dessa modalidade e que existe limite para ser entregue. “A Declaração do Microempreendedor Individual é o momento de prestação de contas à Receita Federal, de todo o faturamento anual dos contribuintes cadastrados no MEI”. Ela reforça que a Prefeitura de Itabuna não cobra nada para o atendimento a categoria.

A Agente de Desenvolvimento informa ainda que os microempreendedor  que permanecem nas atividades extintas desde do ano pesado pelo Governo Federal, precisam regularizar e atualizar o cadastro se quiserem permanecer na categoria do MEI. A lista de todas as atividades extintas pelo Governo Federal se encontra no site da Prefeitura de Itabuna: www.itabuna.ba.gov.br.
   
 Serviço de Pediatria do Hospital e Maternidade Esther Gomes está em pleno funcionamento

 Após ajustes entre a direção do Hospital e Maternidade Esther Gomes e a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, o Serviço de Pediatria daquela unidade hospitalar já está em pleno funcionamento, assegurando atendimento de emergência para as crianças itabunenses e de outros 120 municípios pactuados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo informou a diretoria da Maternidade Esther Gomes, o Serviço de Pediatria conta com cinco médicos plantonistas e funciona de domingo a domingo, 24 horas. Para os próximos dias, também voltará a funcionar o Serviço de Obstetrícia. Fundada em julho de 1989, a unidade hospitalar já realizou mais de 100 mil partos. Ascom

Nenhum comentário:

Brasil sofre ‘campanha de desinformação’ sobre meio ambiente, diz Bolsonaro na ONU

  O discurso foi apresentado por meio de um vídeo gravado. Por causa da pandemia de Covid-19, a reunião da ONU neste ano, baseada na sede da...