sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Escolas estaduais matriculam estudantes novos do Ensino Médio hoje (24)


Escolas estaduais matriculam estudantes novos do Ensino Médio nesta sexta-feira (24)
A matrícula da rede estadual de ensino segue, nesta sexta-feira (24), para os estudantes novos de qualquer ano/série do Ensino Médio. Além da matrícula presencial, que pode ser feita em qualquer escola da rede, independentemente de ser a escola que o aluno pretende estudar, os pais ou responsáveis legais também podem realizar o procedimento 100% on-line, sem precisar sair de casa, através do acesso por computadores, tablets ou celulares. Atualmente, a rede estadual já possui mais de 610 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2020.
Na segunda-feira, dia 27, as matrículas continuam a ser efetuadas para o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, por sua vez, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro. A rede estadual de ensino adicionou um dia extra de matrícula, que passará ser até o dia 3 de fevereiro, quando poderão ser matriculados estudantes de qualquer ano/série que não conseguiram efetuar a matrícula de acordo com o cronograma.

A matrícula na rede estadual nesta quinta-feira (23) foi direcionada aos estudantes novos de qualquer ano/série do Ensino Fundamental. Para matricular a sua filha Maria Eduarda Souza Dantas, 14 anos, que cursará o 9º ano, Juceli de Souza, 47, esteve no Colégio Estadual Carlos Marighella, localizado no bairro do Stiep, em Salvador. “Vim transferir minha filha do Colégio Montessoriano, que é particular, para o Carlos Marighella, pois tenho boas referências de muitas pessoas sobre a qualidade do ensino desta escola estadual. Gostei muito do atendimento da matrícula e da localização da escola, porque fica próximo da Boca do Rio, onde moramos”, contou.
Quem também garantiu a matrícula do seu filho Luis Gabriel Costa, 16, no 9º ano do Colégio Estadual Carlos Marighella, foi Rosilene Santana da Silva, 31. “Achei o atendimento daqui rápido e organizado. Estou muito contente em poder matricular meu filho nesta escola”, disse, entusiasmada.
Matrícula on-line Para fazer a matrícula de forma on-line é preciso baixar o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play e fazer o cadastro através do link https://www.sacdigital.ba.gov.br/. No caso dos menores de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado em nome do responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente.

Os alunos novos, oriundos das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas deverão apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula on-line, conforme prazo estabelecido no comprovante de matrícula, como os demais estudantes. Após a efetuação da matrícula on-line, o estudante deverá levar os documentos na escola para o qual foi matriculado no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital.

Documentação – Os documentos exigidos são os seguintes: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias); original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG; original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades); original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); e original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).

Sobre o SAC Digital –  Trata-se de uma moderna plataforma, que unifica todos os serviços do Estado em um único portal. A matrícula on-line foi incluída nesta ferramenta graças à parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (SAEB) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se” no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar um e-mail que o usuário costuma acessar e que lembra a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro.

  
. 24/01 e 27/01/2020 - Matrícula nova para Ensino Médio. Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio

. 30 e 31/01/2020 - Confirmação da matrícula dos estudantes inscritos na pré-matrícula da Educação Especial

. Até 03/02 – Matrícula de estudantes que não conseguiram efetuá-la de acordo com o cronograma

Fotos: Josenildo Almeida ASCOM/SEC    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Calote do governo

  Governo tenta estender calote de 33 anos à usinas de álcool  Centenas de usinas produtoras de açúcar, álcool, empregos e divisas acabaram ...