terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Autoridades de segurança e técnicos inspecionam circuito do Itabuna Folia 2020

 CIRCUITO DO CARNAVAL RECEBE VISTORIA PARA A SEGURANÇA DOS FOLIÕES  
  
Integrantes da Comissão Organizadora do Carnaval, da Prefeitura Municipal e do 15º Batalhão da Polícia Militar, do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Samu, Coelba, de empresas prestadoras de serviço e entidades da sociedade civil organizada participaram, na tarde de ontem (27), de uma vistoria da infraestrutura do circuito do Itabuna Folia 2020, durante o Carnaval Antecipado, a ser realizado no período de 6 a 9 de setembro. Foram inspecionados os locais onde vão funcionar camarotes, praça de alimentação, espaços onde serão instaladas barracas de alimentos, serviços de saúde e postos de comando da PM, Bombeiros e GCM.

O presidente da FICC, Daniel Leão destacou que esta vistoria é mais uma etapa do planejamento de ações do governo e das autoridades de segurança para a realização do Itabuna Folia. Ele destaca que uma das prioridades para o prefeito Fernando Gomes é a segurança dos foliões, num evento que tem uma dimensão regional e recebe turistas de diversos municípios da região, atraídos por apresentações de grupos e artistas muitos deles conhecidos nacionalmente.

Para o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, a segurança deve mobilizar um efetivo de 500 pessoas da PM, GCM, Bombeiros, Polícia Civil. A prefeitura também vai alocar espaços para 40 toldos na praça de alimentação, além de 250 barracas e locais para vendedores ambulantes, bem como mais de 40 capeteiros, “ isso, além de cuidarmos de toda a infraestrutura de camarotes,  palcos, trios elétricos e iluminação pública”, complementou.

O titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, tenente-coronel  Valci Góes Serpa, informou que a Sesttran vai mobilizar todo o seu efetivo durante os quatro dias de folia, disponibilizando homens no GCM no apoio às ações de segurança numa ação integrada com a PM, Polícia Civil e Bombeiros, como também  monitorando o trânsito no entorno do circuito da folia. A Sesttran também vai cuidar da segurança do camarote oficial em frente ao Hospital Beira Rio.

O comandante do 4º GBM, major Manfredo Silva Santana manifestou a preocupação com a segurança dos camarotes e vistoria dos trios, inclusive destacando uma equipe de plantão para checagem dos projetos, verificação das normas de segurança e  dos equipamentos instalados na área da folia. Também determinou a inclusão no circuito da festa de quatro postos elevados para os bombeiros, além de uma área para o posto de comando e a liberação de espaços de estacionamento visando facilitar o deslocamento das viaturas e ambulâncias dos bombeiros.

 O major Ricardo Penalva, do 15º BPM, informou que o planejamento daquela unidade militar projeta, para o circuito da folia, a implantação de dois postos de comando e de mais 20 postos elevados de observação, o que visa facilitar o trabalho de prevenção de possíveis incidentes. Explicou ainda, que nos acessos para as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, onde vão se concentrar maior número de foliões, serão instalados postos de vigilância com detetores de metais. Ascom/Ficc. 

Veja tambémNOVAS REDES DE ÁGUA E  ESGOTO NO VILA ANÁLIA - Instalação infraestrutura para o Carnaval Antecipado “Itabuna Folia 2020” - Prefeitura de Itabuna desenvolve ações para qualificar atendimento na saúde do município
  


 EMASA IMPLANTA NOVAS REDES DE ÁGUA E  ESGOTO NO VILA ANÁLIA

Brevemente o prefeito Fernando Gomes estará entregando à comunidade itabunense mais um bairro com infraestrutura completa em redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Para isso, a EMASA mantém há vários dias equipes trabalhando para sanear o bairro Vila Anália, localizado na zona leste da cidade, junto ao Jardim Primavera. Na Rua Roma, Vila Anália,  estão sendo implantados 76 metros de redes de  água e de esgoto. No esgotamento sanitário a tubulação de 150 mm, já na rede de abastecimento de água a tubulação é de  de 60mm.

Estas obras atendem aos anseios da atual administração, e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento que está mais uma vez contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, e ao mesmo tempo  contribuindo para um significativo aumento no  percentual da coleta de esgotos em Itabuna.

Os moradores do bairro Vila Anália  estão acompanhado com muita expectativa o andamento dos serviços: “a chegada das redes de esgotos e de abastecimento de água, darão dignidade ao bairro, diminuindo os problemas de saúde, e promovendo a valorização de nossos  imóveis”, afirmaram vários moradores.-Ascom/Emasa

Prefeitura começa a instalar infraestrutura para
o Carnaval Antecipado “Itabuna Folia 2020”

A Prefeitura Municipal de Itabuna já começou a instalar a infraestrutura de barracas e camarotes para o Tradicional Carnaval Antecipado “Itabuna Folia 2020”, que será realizado entre os dias 06 e 09 de Fevereiro nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron. A expectativa é de que em mais um ano desta administração do prefeito Fernando Gomes os foliões participem em massa da festa momesca que será realizada graças ao apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa.

Todas as providências estão sendo tomadas para a preparação da infraestrutura da festa, como por exemplo, montagem do camarote oficial, de barracas, bem como as ações de segurança, de saúde e de uma oferta de serviços aos foliões. O esquema de segurança, por exemplo, contará com a mobilização de um efetivo de cerca de 500 homens, entre Policiais Militares, Guardas Civis Municipais (GCM/Sesttran) e Corpo de Bombeiros.

Também estarão envolvidos na operação Carnaval Antecipado de Itabuna, homens da Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal. Vale ressaltar que a infraestrutura de segurança conta ainda com a montagem de elevados e módulos para a Polícia Militar. “O Carnaval de Itabuna é uma festa marcada pela participação popular, que será com certeza, mais uma vez, marcado pela tranquilidade por conta do planejamento de ações integradas entre os órgãos de segurança e do governo municipal”, comentou o prefeito Fernando Gomes.



Prefeitura de Itabuna desenvolve ações para qualificar atendimento na saúde do município

A partir do desenvolvimento de um conjunto de medidas e ações, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou e qualificou o atendimento na área de saúde do município. Somente em janeiro, a Prefeitura contratou 19 médicos para reforçar o atendimento nas Unidades de Saúde do município. A medida garantiu à população maior eficácia na Atenção Básica, responsável por ser a porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

Outra importante ação em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Saúde é o projeto “Itabuna sem Aedes Aegypti”, que reúne 150 agentes de endemias numa verdadeira operação de limpeza para combater o mosquito transmissor da dengue. A ação teve início no bairro Antique e percorrerá bairros do município que possuem o maior índice de infestação do mosquito.

Em conjunto a essas medidas da Secretaria de Saúde, o principal hospital público do município, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, está implantando novo modelo de gestão do Pronto Socorro, que é a porta de entrada da unidade. O projeto permitirá a identificação, durante a triagem, da classificação de risco, a detecção dos sintomas e dos procedimentos a que o paciente será submetido  e a  melhoria do tempo de resposta dos exames pelo laboratório. O Hospital de Base também está implantando um sistema de otimização da aquisição e utilização de medicamentos.

As ações fazem parte do processo de humanização do hospital, garantindo um atendimento digno e eficiente aos pacientes e acompanhantes. Essas ações incluem a ampliação das enfermarias, aquisição de 160 poltronas reclináveis e a reabertura da terceira sala cirúrgica, para agilizar e dinamizar o fluxo de atendimento de urgência e emergência de pacientes politraumatizados, com novos equipamentos como aparelho de anestesia de última geração e bisturis eletrônicos  de alta frequência. Ascom

Fotos: Waldyr Gomes e Adeildo Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...