sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Policlínica Regional de Itabuna encerra o mês de outubro com saldo positivo



A Policlínica Regional de Itabuna encerra o mês de outubro com saldo positivo dos serviços ofertados, tanto para consultas médicas, como também para os exames. Das 905 consultas disponibilizadas nas diversas especialidades, foram utilizadas apenas 319 e feito 12 cancelamentos. Sobre os exames, dos 1.116 oferecidos, foram utilizados 495, e feito 21 cancelamentos.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Itabuna, foram disponibilizadas 27 consultas para médico angiologista, mas a demanda foi para 25 consultas. Para Cardiologista, disponibilizadas 177 consultas e procura por 60. Cirurgia Geral, 32 consultas e procura por 14. Para médico dermatologista, ofertadas 90 consultas, mas a procura foi por 55. Já para médico gastroenterologista, ofertadas 42 consultas, mas a procura foi por 23.

Prefeitura de Itabuna prestes a concluir obras de urbanização do Monte Cristo


  

Obras no bairro estão em fase de conclusão e devem ser totalmente entregues à comunidade até início do mês de dezembro

A intervenção da Prefeitura Municipal de Itabuna no bairro Monte Cristo mudou, para melhor, o aspecto urbano da localidade. Com quase todos os trabalhos concluídos, restando apenas poucas ações para a entrega total da obra, o projeto de reurbanização do bairro beneficiou os moradores através das melhorias no saneamento básico, na pavimentação asfáltica, além da colocação de meios-fios e construção de calçadas em algumas praças do bairro.
Ao todo, as 23 ruas do bairro Monte Cristo receberam 8 quilômetros de asfalto, sendo totalmente revitalizadas para serem entregues à comunidade local. Além de melhorar a mobilidade dos bairros, facilitando o acesso de pedestres, veículos e transporte coletivo, a pavimentação asfáltica interfere diretamente na qualidade de vida da população a partir da redução da poeira e da lama que se forma em dias chuvosos, podendo causar doenças e diversos males à saúde.

Bahia reduz judicialização da regulação em 75%



O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta quinta-feira (31), durante o 3° Congresso Baiano de Judicialização em Saúde, que a Bahia reduziu em 75% o número de pedidos judiciais de regulação entre 2015 (862) e 2019 (220, até setembro).

"Hoje a judicialização da saúde representa um dos maiores problemas para o sistema de saúde, porque leva a gastos sem previsibilidade, à desorganização e desestruturação dos orçamentos dos sistemas e estimula práticas inadequadas. Isso resulta frequentemente na imputação penal, cível e administrativa dos gestores", avalia o secretário.

Para reduzir o número de processos judiciais, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) teve que investir em múltiplas frentes. "A saúde sempre foi uma prioridade para o governador Rui Costa e além da construção de sete novos hospitais, com a abertura de mais de 1.000 leitos, investimos R$ 120 milhões em obras e equipamentos de imagem em 11 hospitais na capital e no interior, a fim de garantir o diagnóstico rápido e preciso do paciente internado, bem como aplicamos R$ 52 milhões em informatização. Assim, garantimos o aumento da eficiência da Central Estadual de Regulação", afirma Vilas-Boas.

Servidores de Itabuna poderão opinar sobre revisão da Lei Orgânica


Resultado de imagem para camara de itabuna
Depois dos representantes do ramo comercial e industrial de Itabuna, agora é a vez dos servidores de Itabuna opinarem sobre a atualização da Lei Orgânica. Na próxima terça-feira, 05, o Legislativo itabunense realizará audiência com os trabalhadores da administração municipal. O evento, organizado pela Comissão Especial de Revisão, ocorrerá no Plenário Raymundo Lima, às 17h.

 Na LOM de Itabuna existe um capítulo específico para servidores públicos e vários dispositivos ao longo do Texto Constitucional. No geral, são mais de 100 menções aos servidores relacionadas a direitos e obrigações. “Nossa intenção é possibilitar que os servidores contribuam no aperfeiçoamento da nossa Lei Maior”, frisou o vereador Júnior Brandão, que preside a Comissão.

   Atualmente, Itabuna agrega aproximadamente seis mil servidores lotados na administração direta (Prefeitura e Câmara de Vereadores) e indireta (em órgãos como a Emasa). Representativamente, os servidores itabunenses estão distribuídos entre quatro sindicatos de âmbito municipal: Sindserv, Simpi, Sindiacs e Sindiguarda. “Queremos ouvir todo mundo”, finalizou Brandão. Leia também: Câmara parabeniza shopping  e Posse de 3 servidores conclui atos de concurso 

WALDENY ANDRADE HOJE FAZ ANIVERSÁRIO

Aqui, camisa listada, o escritor ao lado do seu editor,
 Agenor Gasparetto (Via Literarum)  
(O jornalista vem se tornando um dos grandes escritores do sul da Bahia já com três livros lançados e outro para lançar no próximo mês de dezembro)
O jornalista e escritor  Waldeny Andrade está completando hoje mais um aniversário. Como escritor ele, já escreveu quatros livros: Ilha de Aramys, Vidas Cruzadas, Serra do Padeiro – A Saga dos Tupinambás e   “Noite no Vale do Cotia” . Esse último a sua mais moderna obras que será lançada no próximo mês de Dezembro, deste ano.
Waldeny nasceu em 1935, no município de Boa Nova, próximo a Poções, mas cresceu no sul do estado. Foi diretor da Rádio Jornal de Itabuna e Diário de Itabuna, desde 1969. O Diário de Itabuna, encerrou as suas atividades em 11 de Janeiro de 1995. Já a Radio Jornal, foi adquirida pelo empresário José Moreira Laythener   e depois Duda Polirodas. Seu proprietário até os dias de hoje.
Waldeny Andrade é um dos jornalistas que mais prestaram e ainda continua prestando serviços ao sul da Bahia. Tem muito trabalho prestado a população grapiúna. Nossos parabéns!    


Navio grego é apontado pela PF como responsável pelo despejo de petróleo no mar

Polícia Federal deflagra operação cumprindo mandados de busca e apreensão

Petróleo cru mancha 106 praias do litoral do Nordeste e origem é de fora do Brasil
Do - Diário do Poder - A Polícia Federal deflagrou operação nesta sexta-feira (1º) contra uma agência marítima e representantes de uma empresa, no Rio de Janeiro, ligados à proprietária de um navio petroleiro grego, suspeito de ser a origem do derramamento de petróleo na costa nordestina. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte a pedido do Ministério Público Federal.
O inquérito policial teve acesso a imagens de satélite que partiram das praias atingidas até o ponto de origem das manchas, de forma retrospectiva. O relatório de detecção de manchas de óleo, de uma empresa privada especializada em geointeligência, indicou uma mancha original, no dia 29 de julho, e fragmentos se movendo em direção à costa brasileira.

CEPLAC TEM NOVO DIRETOR GERAL


A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) tem novo diretor geral, trata-se do engenheiro em eletrônica, Waldeck Pinto de Araújo Junior, conforme publicação no diário oficial da União esta semana.

Waldeck Pinto era Coordenador-Geral de Serviços de Infraestrutura e Normas de Contratação do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Sua graduação é pela UFBA com mestrado em Informática pela PUC-RJ.

Foi Secretário de TI do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Diretor de TI da Brasil Telecom e Diretor-Presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB). Pertence ao quadro do Ministério da Economia (Antigo MP).

O importante é que a Ceplac retorne a ser a instituição que sempre foi! Precisa ser renovada e viva para a região do sul da Bahia. Hoje quase um elefante branco.


Eric Ettinger Júnior desiste de ser pré-candidato a prefeito de Itabuna


O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o médico Erick Júnior, que chegou até a se filiar ao PP, partido do vice-governador João Leão com intenção de concorrer  ao Centro Administrativo Firmino Alves nas próxima eleições, distribuiu. Para isso divulgou  nota à imprensa regional comunicando a decisão, veja o teor.  
Comunicado

FLAMENGO EMPATA MAS A VANTAGEM CONTINUA


Do - istoe.com.br - Mesmo jogando no estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), o Flamengo começou melhor diante do Goiás e chegou a abrir 2 a 0 nesta quinta (31). Porém, no final da partida permitiu que o esmeraldino empatasse em 2 a 2 em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com este resultado a equipe carioca alcança 16 jogos de invencibilidade nesta edição da competição, mas vê sua vantagem diante do vice-líder Palmeiras cair para 8 pontos.

O jogo

Para este jogo, o técnico Jorge Jesus escalou o Flamengo sem três dos seus jogadores considerados titulares, o goleiro Diego Alves, com uma lesão no joelho esquerdo, e o lateral Rafinha e a o meia Gerson, poupados e que começaram no banco de reservas.
No primeiro tempo a equipe carioca teve dificuldades diante de um Goiás que se empenhava na defesa e apostava apenas nos contra-ataques. Com isso a igualdade perdurou até o intervalo.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Presidente Jair Bolsonaro chega a Brasília após visita a cinco países

Objetivo do presidente e sua comitiva de ministros foi atrair os investidores

Presidente Jair Bolsonaro chega a Brasília após visita a cinco países
Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro chegou hoje (31) ao Brasil após viagem por cinco países da Ásia e Oriente Médio, onde apresentou as reformas que o governo está empreendendo na área econômica e as oportunidades de investimento no país. O voo com a comitiva presidencial pousou por volta das 7h na Base Aérea de Brasília.
Cerca de meia hora depois, Bolsonaro chegou ao Palácio da Alvorada e entrou sem falar com a imprensa. Nesta quinta-feira, o presidente não tem compromissos oficiais e deve passar o dia no Palácio da Alvorada. Durante dez dias, Bolsonaro esteve em encontros e seminários com empresários e investidores e assinou vários acordos bilaterais com os países por onde passou: Japão, China, Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita.
Ele começou o tour pelo Japão, onde participou da cerimônia de ascensão ao trono do imperador japonês Naruhito, em Tóquio e se reuniu com o primeiro-ministro, Shinzo Abe, na busca por novos negócios com o país asiático, como exportação de carne brasileira e acordos em ciência e tecnologia.

Juiz Rodolfo Pamplona debate liberdade econômica




O juiz do trabalho Rodolfo Pamplona participou do enceramento da XIV Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade de Ilhéus, na manhã de sábado, dia 26, com uma edição de seu programa na internet, o Pamplona News. Com o auditório da instituição lotado, o debate girou em torno da Lei da Liberdade Econômica, e contou com a participação dos advogados e professores Otávio Augustus Carmo e Harrison Leite.

Antes do inicio do Pamplona News, o vereador Ivo Evangelista entregou ao juiz Rodolfo Pamplona Filho o título de Cidadão Ilheense, aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal, pelos relevantes serviços prestados à comunidade ilheense por sua atuação, em 2005, como juiz da Vara do Trabalho local. A XIV Fenopo, realizada de 23 a 26 de outubro, foi coordenada pelos professores Renato Sofia e Flávio Melo e marcou o transcurso de 17 anos de funcionamento da Faculdade de Ilhéus.

O debate sobre a Lei da Liberdade Econômica atraiu estudantes de Direito e de outros cursos, além de profissionais de diversas áreas do mercado de trabalho. Segundo o juiz Rodolfo Pamplona Filho, a nova lei é um diploma de caráter disciplinar, que afeta aspectos de direito empresarial, civil, trabalhista e fiscal, “influenciada pelo pensamento de Chicago, na ideia de uma concepção econômica, de liberdade, mas também de uma postura consequencialista, ou seja, que toda decisão, toda atuação estatal ou privada deve medir sempre as consequências disso para a repercussão econômica”.

De acordo com Pamplona, “isso, por si só, já é uma mudança de modelo, de paradigma das decisões, algo que está extremamente relacionado ao tema do empreendedorismo, que é a base da XIV Fenopo, nessa ideia de empreendedorismo com criatividade, inovação, tecnologia e sustentabilidade, na busca, efetivamente, de atualizar os nossos estudos e os profissionais da região sobre essas novas demandas. Parabéns à Faculdade de Ilhéus!”, destacou o magistrado.

Mais de duas mil pessoas participarão da Feira do Agricultor em Itabuna


Resultado de imagem para jorge vasconcelos, itabuna
Jorge
Pelo menos duas mil pessoas deverão ser beneficiadas com a Primeira Feira do Agricultor Familiar e Produtor Rural a ser realizada no período de 15 a 17 de novembro na área do Parque Hugo Kaufman, ao lado do Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano.

O evento promovido pelo Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema) de Itabuna promete ser um dos maiores e mais movimentados projetos de valorização do homem do campo, conforme assegurou o titular da Sema, Jorge Vasconcelos. Ele adiantou que todas as 27 associações de produtores rurais de Itabuna e de outros municípios da região estarão presentes no evento.

NOTA OFICIAL


A Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Salvador, divulgou laudo em que confirma a causa da morte como Meningite Meningocócica Tipo C, de uma adolescente de 15 anos, moradora da Bananeira, que faleceu no dia 23 de outubro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Monte Cristo.

De acordo com Emerson Oliveira, Diretor da Vigilância Epidemiológica, todas as medidas de profilaxia foram adotadas antes mesmo de ser divulgado o resultado do Lacen. Foram medicados parentes, amigos e equipe de plantão que prestou atendimento na UPA.


Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo - Diretoria de Comunicação Social
31 de Outubro de 2019

*FORMAÇÃO CONTINUADA NO INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA REÚNE 180 CIDADES BAIANAS; ITABUNA PARTICIPA*

A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, esteve reunida, nesta quarta-feira (30) em Salvador, com 85 secretários municipais da Educação (além de técnicos e assessores) para o início de uma Formação Continuada para Gestores, que conta como realizadores e interlocutores a União dos Dirigentes Municipais da Educação / Seccional Bahia (Undime Bahia), a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), o Governo do Estado (através da Secretaria da Educação, com o programa “Educar para Transformar”) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT), sede do encontro na capital baiana, que contou também com as presenças do secretário de Educação do Estado, professor Jerônimo Rodrigues Souza, do presidente da Undime Bahia, Williams Panfile Santos Brandão e do diretor da UPB, Marcão Cardoso, representando o presidente, Eures Ribeiro.

CPI das Fake News pode apurar notícia falsa que tentou implicar Bolsonaro em crime

CPI das Fake News pode apurar notícia falsa que tentou implicar Bolsonaro em crime

Parlamentares articulam apresentar requerimento, mas ainda há dúvidas sobre isso

Parlamentares governistas articulam a apresentação de requerimento para investigar a notícia falsa sobre envolvimento do presidente Jair Bolsonaro no caso Marielle Franco. O próprio Ministério Público do Rio de Janeiro atestou em coletiva, nesta quarta-feira (30), que o porteiro do condomínio onde o presidente tem casa, na Barra da Tijuca, mentiu. Segundo a promotora, a mentira foi desfeita pelas provas técnicas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

CASO MARIEL

Marinha diz que não há confirmação de mancha de óleo no sul da Bahia

O recife de corais do Parque dos Abrolhos é considerado o mais importante de todo o Atlântico Sul

Ocomandante da Marinha almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior disse hoje (30) que não há confirmação da existência de uma suposta mancha de óleo em direção ao sul da Bahia. De acordo com Ilques, após a informação de que imagens de satélite teriam identificado uma mancha de óleo, aeronaves da Força Aérea Brasileira e navios foram deslocados para a região para verificar a informação, mas o resultado foi negativo.
“Até o momento ela [a mancha] não foi confirmada. Não quer dizer que não exista, estamos buscando com maior atenção, mas até o momento ela não foi confirmada”, disse Ilques após reunião com o presidente em exercício Hamilton Mourão para atualizar as ações desenvolvidas para conter o desastre.
As imagens citadas pelo comandante foram captadas por um satélite da Agência Espacial Europeia e analisadas por pesquisadores brasileiros do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Guarda Civil Municipal de Itabuna finaliza preparativos para implantação da Ronda Guardiã Maria da Penha.

A Guarda Civil Municipal (GCM) está finalizando os preparativos para a implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, que tem previsão para início das atividades no final do mês de novembro/2019. O Projeto integra o plano de ações da nova gestão da Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito – Sesttran, assumida pelo Ten Cel PM Valci Serpa, no início de setembro/2019.
A Patrulha visará o atendimento às mulheres vítimas de violência em situação de “medida protetiva” no município, através de visitas domiciliares. O Patrulhamento visará à integração de ações para o combate à violência contra a mulher, através do estabelecimento de uma relação direta com a comunidade, assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres, vítimas de violência doméstica e familiar.

Apoiadores de Bolsonaro protestam contra a Globo em várias cidades

PM-DF conteve manifestantes com grades de ferro e policiais protegendo o prédio
Apoiadores de Bolsonaro protestam contra a Globo em várias cidades
Do - Diário do Poder - Vestindo roupas nas cores verde e amarelo e agitando bandeiras do Brasil, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro saíram às ruas de diversas capitais para protestar contra a Rede Globo diante de suas sedes.
Em Brasília, centenas de manifestantes cercaram a emissora, que chamou a Polícia Militar para desestimular qualquer tentativa de invasão. Eles gritaram xingamentos contra a emissora e palavras de apoio a Bolsonaro. Em Curitiba, a PM também se manteve em estado de alerta para impedir eventuais atos de violência.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Audiência reúne vozes de itabunenses por nova Lei Orgânica

     Dezenas de cidadãos compareceram ontem (29) ao auditório da ACI (Associação Comercial e Empresarial de Itabuna), para a primeira audiência pública que respalda a atualização e reforma da Lei Orgânica do Município. Promovido pela Câmara de Vereadores, o ato abriu a série de momentos públicos para sugestões, discussões e até clamores da população.
    Entre os temas levantados para apreciação, questões econômicas; incentivo ao empreendedorismo; formação de um Conselho de Contribuintes; dificuldade de estacionamento na região do comércio; melhor regulação do Poder Público em desfiles e manifestações políticas no centro da cidade; acessibilidade em calçadas e até o valor cobrado no ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

      Estiveram presentes representantes dos empresários, comerciantes, comerciários, estudantes e outros profissionais liberais. Em nome do Legislativo, o presidente da Casa, Ricardo Xavier; mais o presidente da Comissão Especial de Estudos para a reforma, vereador Júnior Brandão; os edis Beto Dourado e Jairo Araújo, também integrantes do referido grupo, além de demais funcionários.

Não houve ligação para casa de Bolsonaro no dia e hora indicados pelo porteiro. Veja vídeo.

Não houve ligação para casa de Bolsonaro no dia e hora indicados pelo porteiro. Veja vídeo.






Sistema do condomínio mostra ligação às 17h13 para a casa nº 65; a casa de Bolsonaro é nº 58
Do - Diário do Poder - O vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República, divulgou em sua conta no twitter um vídeo mostrando que no sistema informatizado do condomínio, ao contrário do suposto depoimento do porteiro, não registra qualquer ligação de interfone à casa de Jair Bolsonaro sobre a visita de um envolvido no caso Marielle.
“A Globo, sabendo dos fatos e podendo esclarecê-los, preferiu levantar suspeitas contra o Presidente e alimentar narrativas criminosas”, escreveu Carlos Bolsonaro em sua página no Twitter.
Post de Carlos Bolsonaro, publicado há pouco.
O filho de Bolsonaro aparece no vídeo com a tela do computador da administração do condomínio na Barra da Tijuca, onde fica a casa de Jair Bolsonaro. Ele também reside ali, por isso teve acesso ao computador. O sistema grava as ligações de interfone. Carlos inclusive exibiu o áudio para mostrar que a voz não é a do presidente.

Zenisson Soares se filia ao PTC em Itabuna


Resultado de imagem para Zenisson ItabunaZenisson Castilho Soares responsável pelo plano de “Meia Entrada e Meia Passagem” beneficiando os estudantes, conforme a Lei. Também membro do Conselho Municipal do Transporte Público e, presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Itabuna, com pretensões legislativas, acaba de se filiar ao Partido Trabalhista Cristão-PTC, visando à próxima disputa rumo a uma cadeira na Câmara de Vereadores deste município.

Para isso o futuro candidato do PTC está recebendo todo o apoio do presidente daquela agremiação, Elias Fernandes, que acredita na luta e no potencial, do jovem Zenisson Soares, que foi vitorioso na questão dos estudantes em Itabuna. O PTC hoje, neste município, conta em sua bancada com dois vereadores, Alex da Oficina e Zico. 

Acreditando em sua candidatura, bastante otimista e agradecendo a confinação do Pastor Elias, Zenisson, informa que tem muitos planos, especialmente, para os jovens se chegar a um acento na Câmara Municipal.            


Reitoria da UESC tem muitos candidatos

Resultado de imagem para UESC







Quatro candidatos disputam a eleição para reitor da UESC
 A Comissão Eleitoral, responsável pela condução da eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), analisou os requisitos de condição dos candidatos de cada chapa e homologou, na manhã desta terça-feira (29), as candidaturas definindo, também, o numero de cada uma.

Estarão concorrendo ao pleito, em 26 de novembro a chapa 1: Alessandro Santana, (reitor), Mauricio Moreou (vice); chapa 2: Cristiano Bahia (reitor), George Albuquerque (vice); chapa 3: Guilhardes Júnior(reitor), Agna Menezes (vice) e a chapa 4: Pedro Marinho(reitor), Ronan Corrêa (vice).

Os candidatos, depois das chapas homologadas, serão autorizados a fazer campanha, no campus, dos dias 4 a 22 de novembro. A votação, apuração e proclamação do resultado ocorre no dia 26 do próximo mês. O dia seguinte (27/11) está reservado para os pedidos de impugnação do resultado e o julgamento das impugnações e homologação do resultado final será no dia 29. O prazo final para encaminhamento, por parte da Comissão Eleitoral, das decisões dos recursos ao Conselho Universitário será no dia 9 de dezembro.

Consórcio Nordeste busca soluções para tratar do vazamento de óleo

Resultado de imagem para Óleo nas praias do sul da bahia

Resultado de imagem para Óleo nas praias do sul da bahiaEm reunião realizada nesta terça-feira (29) pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), na cidade de Recife, em Pernambuco, o Conselho de Administração do Consórcio Nordeste, secretários e dirigentes de meio ambiente dos estados trocaram experiências e buscaram ações efetivas sobre as manchas de óleo que chegam no litoral nordestino desde agosto deste ano, podendo contar ainda com a ciência e tecnologia disponíveis no Brasil.

Dentre as alternativas apresentadas, divulgadas através de nota nesta quarta-feira (30), destaca-se a operação do PNC - Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por óleo. Segundo a publicação, “até o momento não fora totalmente efetivado. Isso só se dará de forma concreta se o Governo Federal se dispuser a uma gestão integrada da crise com total transparência nos dados e ações, inclusive com apoio da marinha brasileira, universidades e demais pesquisadores para a definição de metodologias para identificação da origem do óleo e efetivo monitoramento dos impactos a longo prazo”.

Escritores regionais participam da Flica em Cachoeira


FLICA MAIS UMA VEZ UM GRANDE SUCESSO EM CACHOEIRA

Wilson e Edízio
Pela segunda vez consecutiva os escritores grapiúnas Edízio de Souza e Wilson Caetano participam da Flica, Feira Literária Internacional da cidade de Cachoeira, que este ano ocorreu no período de 24 a 27 de outubro.

Eles participaram representando Itabuna e região do cacau. As suas obras com vários títulos e temas de estilos literários infantil e romance com narrativas regionais.

Edízio de Souza apresentou três obras com os romances: “Perdoar é humano” e “Pede e Receberás”, e o infanto-juvenil, “O Pato Janjão e o Pinto Tiuí”. “Enquanto Wilson Caitano, “As Crianças da Vila”, “Uma Aventura ao Som do Berimbau” e “Um Estranho em Minha Casa”. Muito otimista, o escritor Wilson diz que a feira foi como nos anos anteriores, um grande sucesso, onde cerca de 20 mil pessoas compareceram por dia.

Para Edízio, a Flica é sempre a maneira mais fácil de poetas e escritores  venderem e divulgar as suas obras literárias; uma vez que mantêm contatos com gente de todas as regiões do pais e do exterior. “um empreendimento que deveria ser seguido por Itabuna” ressalta Edízio de Souza.                   

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...