sábado, 28 de setembro de 2019

Justiça decreta prisão preventiva de dois investigados de hackear autoridades

A 10ª Vara Federal de Brasília converteu as prisões temporárias de dois hackers investigados em preventivas
Do - Diário do Poder - A 10ª Vara Federal de Brasília converteu a prisão temporária em preventiva (por tempo indeterminado) de dois investigados presos na 2ª fase da Operação Spoofing, deflagrada no último dia 19 pela Polícia Federal. A operação investiga a invasão de dispositivos eletrônicos de autoridades e a prática de crimes cibernéticos.
Segundo as investigações, os dois presos são suspeitos de integrar a organização criminosa acusada de acessar, sem autorização, o telefone celular de autoridades como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. A audiência de custódia dos dois presos está marcada para segunda-feira (30).
No dia 1º de agosto, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, decretou a prisão preventiva dos quatro investigados presos na primeira fase da Operação Spoofing.
A primeira fase da Operação Spoofing foi deflagrada no dia 23 de julho e resultou na prisão de quatro suspeitos de hackear o ministro Sergio Moro. Os detidos também são suspeitos de terem interceptado e divulgado parte das comunicações do ministro.
A operação foi batizada de Spoofing, expressão relativa a um tipo de falsificação tecnológica, que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é. (ABr)

I Encontro Multidisciplinar em Oncologia faz ampla abordagem sobre o tratamento do câncer em Ilhéus



 
Ilhéus recebeu no último dia 21 de setembro, o I Encontro Multidisciplinar em Oncologia: Princípios Gerais promovido pela clínica AMO. Profissionais e estudantes da área de saúde tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a abordagem e o tratamento integrado do paciente oncológico.   
Na ocasião, foram ministradas palestras e houve troca de experiências, durante os momentos de discussão, sobre oncologia clínica, enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição, fisioterapia e odontologia, evidenciando a importância dessas especialidades no atendimento multidisciplinar de combate ao câncer.    
Para o Dr. Caio Silvério, oncologista clínico e diretor médico da clínica AMO Ilhéus, a discussão com foco na multidisciplinaridade é essencial para atingir bons resultados no tratamento oncológico. "Precisamos falar mais sobre oncologia, esse evento apresenta a abordagem multidisciplinar neste cenário e insere uma rotina científica na região".

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Secretário é denunciado por ignorar ordem para tratar criança com câncer na Bahia

     MPF acusa Fábio Vilas-Boas de crime de desobediência e de arriscar vida de menino de 5 anos
Governador Rui Costa com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Foto: Redes Sociais
Do - Diário do Poder -  O Ministério Público Federal (MPF) voltou a denunciar o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto, por descumprir ordem da Justiça Federal que determinava o fornecimento de medicamento para tratamento de câncer a uma criança de 5 anos de idade. MPF da 1ª Região cita descaso do agente público nomeado pelo governador Rui Costa (PT) com a situação de saúde do menor de idade, bem como o risco à credibilidade do Judiciário.
A denúncia partiu de investigação com o intuito de apurar os responsáveis pelo descumprimento de expressa ordem judicial da 6ª Vara Federal do Estado da Bahia, em que foi deferida liminar a fim de que a União e o Estado da Bahia fornecessem o medicamento Erwinase à criança portadora de leucemia linfoide aguda.

intervenção militar no STF

PODERÁ HAVER INTERVENÇÃO MILITAR NO STF

Hospital de Base de Itabuna completa 21 anos



  
Com a presença do Prefeito Fernando Gomes, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, completa 21 anos nesta sexta-feira 27. Principal unidade de atendimento de urgência e emergência pelo SUS no Sul da Bahia, o HBLEM recebe pacientes de cerca de 160 municípios  e vem investindo de forma permanente na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, tanto na capacitação dos profissionais como na aquisição dos equipamentos.
Uma das aquisições mais recentes do Hospital de Base, que está entrando em funcionamento, é o aparelho de raios-x digital estativa teto telescópica. Trata-se de um equipamento última geração, com tecnologia de ponta, que permite a realização exames de alta resolução com técnica de menor exposição de radiação, como o  exame panorâmico da coluna vertebral.

Secretaria da Saúde da Bahia promove série de ações de prevenção ao câncer de mama

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2019, serão 2.870 novos casos de câncer de mama na Bahia. Destes, 1.020 em Salvador. Com o objetivo de alertar a população para a detecção precoce do câncer de mama, causa mais frequente de morte em mulheres, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está com uma extensa programação para o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, desde 2011 a Sesab intensifica as ações referentes ao rastreamento do câncer de mama no mês de outubro. “São milhares de exames de mamografia neste período, cujo público são mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde como a mais propícia ao aparecimento da doença”, pontua o secretário.

Guarda Civil de Ilhéus realiza treinamento com arma de fogo

  
Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ilhéus iniciaram na manhã da última quinta-feira (26), o treinamento com arma de fogo, que compõe o último módulo da capacitação continuada, realizado no Clube de Tiro Dragão das Águas. De acordo com Leonardo Bandeira, comandante da GCM, a gestão atual tem investido na segurança, modernizando da corporação e oferecendo melhores condições de trabalho aos guardas municipais.
“A gestão do prefeito Mário Alexandre trouxe valorização e inovação, além de mantém firme o plano de valorização do servidor e principalmente da Guarda Municipal. Ilhéus é o primeiro município da Bahia a oferecer formação continuada aos agentes civis municipais e isso revela que estamos avançando na proposta de uma segurança integrada”, destacou.
Corporação armada – O comandante explica ainda que na primeira etapa do módulo, 20 guardas municipais participaram da instrução. O comandante da GCM ressalta ainda que todos possuem o curso básico de tiro. “Essa é uma das etapas que vai permitir o porte institucional. A estimativa é de que até novembro a corporação esteja armada para garantir a segurança no âmbito municipal”.
A instrutora de tiro Elma Thiana Eloy foi responsável pelas aulas realizadas com a primeira turma. “O treinamento requer que os agentes sejam precisos quanto à regra de segurança e ao disparo. A evolução do tiro é necessária para que o guarda tenha habilidade geral no uso do armamento. É de grande relevância social o papel que a Prefeitura assume ao investir na qualificação dos servidores da área de segurança. Esperamos as próximas turmas”, pontuou.

Hospital de Base de Itabuna recebe aparelho de raios-x digital no dia de seu aniversário

 O Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, completa 21 anos nesta sexta-feira (27). Principal unidade de atendimento de urgência e emergência pelo SUS no Sul da Bahia, o HBLEM recebe pacientes de cerca de 160 municípios  e vem investindo de forma permanente na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, tanto na capacitação dos profissionais como na aquisição dos equipamentos.
Uma das aquisições mais recentes do Hospital de Base, que está entrando em funcionamento, é o aparelho de raios-x digital estativa teto telescópica. Trata-se de um equipamento última geração, com tecnologia ponta, que permite a realização exames de alta resolução com técnica de menor exposição de radiação, como o  exame panorâmico da coluna vertebral.
A principal vantagem do equipamento é a obtenção de imagens de melhor qualidade, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de patologias.  A radiologia digital é processada em uma estação de trabalho computadorizada, com uso de técnicas sofisticadas técnicas e diagnósticos cada vez mais precoces.

Maioria do Supremo abre caminho para ‘melar’ de vez a Lava Jato

"Interpretação criativa" pode levar a anulação de dezenas de condenações de mais de 100 réus

"Interpretação criativa" pode levar a anulação de dezenas de condenações de mais de 100 réus. Foto: Nelson Jr/STF
 O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu caminho para “melar” a Lava Jato, ao atingir maioria de votos para anular outra sentença de corrupto já condenado. O STF levou em conta “interpretação criativa” da defesa de Adelmir Bendini, ex-presidente da Petrobras e do Bando do Brasil, que diz ter sido prejudicada por não fazer alegações finais após a acusação. O STF ignorou o detalhe de que isso não está na lei. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A decisão do STF mal disfarça a intenção de criar condições objetivas para anular a sentença que resultou na prisão do ex-presidente Lula.
O intuito ficou mais claro depois que o presidiário desistiu de pleitear a progressão do regime fechado para o semiaberto. Quer liberdade total.
Os ânimos exacerbados de ministros favoráveis a teses dos petistas demonstraram que estava tudo decidido antes de a sessão começar.
O adiamento da conclusão para a próxima semana servirá para sentir o impacto junto à opinião pública e orientar a extensão da decisão.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Sonia Amorim assume o Clube do Poeta Sul da Bahia pela segunda vez

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Sonia Amorim Itabuna, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, tela e área interna
Paulo Lima, Adeildo Marques, Sônia Amorim e Glória Brandão
A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Emadilson Santos, pessoas sentadas e área interna
Dentro de um clima de muita poesia e música  a atriz, Sônia Amorim, na noite desta quinta-feria 26, foi empossada, pela segunda vez,  presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia para o triênio 2019/21, no Plenário Vereador Raimundo Lima, da Câmara de Vereadores de Itabuna. Tendo como vice-presidente,a escritora Glória Brandão, recentemente premiada em Parati/RJ.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaEm seu discurso, Sônia lembrou de sua primeira passagem, pela entidade, quando destacou o lançamento da primeira antologia,  reunindo poetas do clube; "O que agora aumenta minha responsabilidade para conduzir mais uma vez esta nossa grande entidade", diz a nova presidente.

Entre mutas personalidades ilustres estavam presente, o médico Mangabeira, o professor de educação física, Mauricio Duarte, o artista plástico Renato Afonso de Souza (Renart), o diretor de comunicação do município, jornalista, Paulo Lima que lembrando da passagem dos 43 anos da morte do professor Plínio de Almeida, narrou a história de como nasceu o Clube do Poeta Sul da Bahia e foi muito aplaudido.

Em seguida, após a posse dos membros da nova diretoria, foi apresentado um recital de musica e poesia, através dos poetas: Aldo Bastos. Mark Wilson, Kátia Cristina, Nanci Apolinário, Divaldo Mello,  Glória Brandão, Antonio Oliveira, Clovisnaldo Argôlo, Zé Marques, Adeildo Marques, Professora Conceição e Damasceno.

Apesar da entidade ter encaminhado convites a todos os segmentos da sociedade, a ausência de muitas autoridades foi notada, inclusive de diretores das entidade culturais de Itabuna, com exceção do médico Antonio Mangabeira que acompanhado de sua esposa Dra. Célia, prestigiou o evento. .       

Com 6 a 3 em favor de tese que ameaça sentenças da Lava Jato, STF adia votação

Ministros discutirão se sentenças da operação Lava Jato serão anuladas para todos os réus


Do- Diário do Poder - O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento do pedido de anulação das condenações do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine, no âmbito da Lava Jato. Com placar parcial de seis votos a favor e três votos contra a tese que pode anular sentenças, o Supremo adiou para uma próxima sessão a discussão sobre modulação dos efeitos da decisão sobre casos já julgados.
Na sessão de ontem, o ministro Luiz Edson Fachin, relator do caso, foi contrário à anulação por entender que não há qualquer prejuízo ao direito de defesa e foi contra a “interpretação criativa” da legislação.
A defesa não contesta as provas contra Bendine, mas tenta usar o fato de que as alegações finais foram apresentadas antes da manifestação de outros réus, que optaram por firmar acordos de delação premiada.

Lava jato ao vivo

Governador lança plataforma digital para estimular voluntariado na Bahia

 

Apoiar uma instituição social e projetos de voluntariado agora ficou mais fácil com o programa digital 'Bahia. Estado Voluntário', lançado pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (25), em evento realizado no antigo prédio da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A plataforma digital (www.estadovoluntario.ba.gov.br) vai conectar entidades públicas e privadas sem fins lucrativos aos cidadãos que queiram atuar como voluntários. 

"Essa é uma ferramenta para aqueles que querem doar afeto, carinho e amor, além de algo que é muito valioso na vida de cada um de nós, que é o tempo. Então, é uma ferramenta que pretende juntar quem quer ajudar com quem precisa da ação voluntária, como grupos que salvam vidas, grupos que cuidam de crianças, grupos que prestam assistência à saúde ou grupos que atuam na educação. Enfim, as possibilidades são múltiplas", afirmou Rui. 

Secretaria de Saúde discute organização da rede de urgência durante o verão


O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela realizou na última terça-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), reunião com os coordenadores, diretores, médicos e profissionais da saúde que integram a rede de alta e média complexidade do município, a fim de alinhar estratégias para a atuação das equipes durante os períodos de alta temporada. Isto se justifica porque Ilhéus é um dos principais roteiros turísticos da Bahia e do Brasil.
Um dos postos-chaves da reunião foi o entendimento sobre a necessidade de aumentar o número de salva-vidas na rede, uma vez que a cidade recebe um fluxo maior de pessoas. “Reunimos os profissionais para discutir estratégias da rede de urgência e emergência e antecipamos o debate das ações que serão executadas durante o verão”, explicou Érika Lima, diretora da média e alta complexidade do município.

Vigilância Sanitária apreende produtos impróprios para consumo humano em Itabuna

 Fiscais da Vigilância Sanitária aprenderam, nos últimos dias, uma série de produtos que estavam sendo vendidos com prazo de validade vencido  ou apresentado  algum tipo de irregularidade, a exemplo da falta de registro nos órgãos da vigilância sanitária. Dentre os produtos estavam garrafas de refrigerantes tipo pet, pacotes inteiros de queijo mussarela, presuntos e biscoitos   todos impróprios para o  consumo humano.

Parte da mercadoria foi apreendida numa padaria localizada na Avenida Bionor Rebouças, no bairro São Roque e outra metade numa distribuidora de bebidas no bairro Jaçanã. O coordenador da Vigilância Sanitária (Visa), Manoel Mattos, explicou que a descoberta de produtos vendidos irregularmente se dá durante visitas rotineiras dos fiscais da Visa nos diversos estabelecimentos comerciais como farmácias, salões de beleza, mercados, lojas, restaurantes,  lanchonetes, barracas de comidas,  inclusive nas feiras livres de Itabuna. Veja também:  OPO Sul do Hospital de Base promove concerto especial 

FICC promove atividades ambiental em Ferradas




A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) realiza, nesta sexta-feira(27), na Casa Jorge Amado, mais uma etapa de uma série de atividades de educação ambiental como parte do Projeto de Arborização Ferradas  Mais Verde, com apoio técnico da Ceplac e Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

As atividades de educação ambiental envolvem alunos das escolas municipais Ana Francisca Messias e Lourival Oliveira Soares. Elas foram iniciadas em 17 de setembro e nesta sexta-feira(27), terá continuidade com a exibição de filmes tendo como tema o meio ambiente, em especial sobre a valorização de árvore e da vida. Uma outra ação similar será realizada no dia 2 de outubro, na Casa Jorge Amado.

Expomel e Congresso de Apicultura recebem mais um apoio que ratifica relevância do evento



O 1º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura e a 1ª Expomel que acontecerão entre os dias 06 e 11 de novembro, no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória, tem recebido a cada dia novos reforços no apoio e incentivo ao evento que é uma realização da Ceplac com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna.

 O assessor da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Erlon Botelho, informa que esta semana foi oficializado o apoio da Avatim, que participará não só como expositora, mas também como apoiadora, em especial, da Exposição de Insetos Gigantes. Os empresários Mônica Burgos e César Favaro levarão todos os produtos que são da linha à base de mel, para serem expostos no estande da empresa.  Leia também: Recadastramento biométrico até 7 junho

Sessão Especial evoca 50 anos da RCC


     Uma noite com orações fervorosas e cânticos espirituais. Assim foi a Sessão Especial de terça, 24, presidida por Enderson Guinho, que evocou os 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil. O vereador, que professa a fé católica, desejou vida longa ao movimento. “A RCC sempre formou e preparou seus membros, inclusive para a política agora”, elogiou.    
 
   
O padre Ezequias Gonçalves, assessor eclesiástico da RCC na Diocese de Itabuna, exortou os carismáticos a serem “ousados em fazer o que o Senhor está nos pedindo”. Já o padre Gilvan Oliveira, pároco da Catedral São José, considera a Renovação Carismática “um grande bem que impactou a Diocese”. Na Sessão, os sacerdotes rezaram pelas autoridades políticas de Itabuna.

     Homenageando ex-coordenadores e fundadores de comunidades carismáticas, o coordenador diocesano da RCC, Armistron Lira, enfatizou “a ação poderosa do Espírito Santo” em Itabuna. Das trinta e três paróquias da Diocese, informou, só quatro ainda não possuem um grupo de oração da RCC. Atualmente, cinco comunidades de aliança e vida estão em atividade na Diocese.

     De passagem pela Diocese, a relíquia de primeiro grau da beata Elena Guerra deu ainda mais espiritualidade ao Ato Legislativo pelo jubileu de ouro da RCC. A religiosa italiana, em processo de canonização no Vaticano, é chamada de Apóstola do Espírito Santo pelo movimento. O fragmento do corpo da beata católica ficou exposto durante a Sessão Especial.   Leia ainda - Pedir ajuda nunca é fraqueza  diz psicanalista no Queremos Saber

CLUBE DO POETA SUL DA BAHIA EMPOSSA NOVA DIRETORIA E FAZ RECITAL DE POESIA NA CÂMARA



Foto: O jornalista Wilson Júnior (novo sócio); Sônia Amorim, nova presidente; Adeildo Marques, novo presidente do Conselho;
Glória Brandão, vice-presidente; Paulo Lima, membro do Conselho e Joselito dos Reis, fundador da entidade  

Criado em janeiro de 1991 com a finalidade de incentivar e resgatar a poesia grapiúna, muitas vezes engavetadas, o Clube do Poeta Sul da Bahia,  dará posse nesta quinta-feira (26), a partir das 19 horas, à sua nova diretoria, que tem como titular a comunicadora e atriz Sônia Amorim e a poetisa Glória Brandão, como vice-presidente.

A solenidade acontecerá no Plenário Vereador Raimundo Lima, na Câmara Municipal Itabunense, com a apresentação de um recital de poesia de autores regionais, dentro de um clima de luzes e sentimentos. “A poesia desperta o mais nobre dos sentimentos do ser humano, por meio do jogo de palavras com ou sem rima e pela mistura de sentimentos de dor, amor, paixão ou até mesmo desilusão”,  destaca a jornalista Rosi Barreto.     

Sônia Amorim substituiu ao poeta Adeildo Marques que agora passa a ser o novo presidente  do Conselho Deliberativo e Fiscal para o triênio 2019/21. Sônia tem como um dos principais  projetos,  lançar a Antologia Centenária da entidade, com poesias  dos últimos cem anos,  incluindo  os  grandes nomes de nossa poesia, entre eles, José Bastos, Telmo Padilha, Jorge Amado, Valdelice Pinheiro, Arsiton Caldas, Firmino Rocha  e muitos outros. A Antologia é projeto de Adeildo Marques, que devidos às inúmeras dificuldades financeiras não concretizou o projeto.
 Você é convidado!
   

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Elogios na ONU calam a crise fake entre Bolsonaro e Sérgio Moro

Moro foi o único ministro citado pelo presidente no discurso das Nações Unidas

Ministro da Justiça foi o único a ser citado pelo presidente no discurso na Assembleia Geral da ONU. Foto: Marcos Corrêa/PR
A referência generosa do presidente Jair Bolsonaro, chamando Sérgio Moro de “símbolo do meu País”, em seu discurso perante o plenário das Nações Unidas, reitera a estabilidade no emprego do ministro da Justiça. Apesar das demonstrações de prestígio, como quando desfilou lado a lado na parada de Sete Setembro, ainda há quem divulgue, por torcida ou desinformação, “divergências” entre o presidente e o auxiliar. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Ao citar Sergio Moro, Bolsonaro quis prestigiar o ministro e lembrar na ONU que foi ele quem meteu na cadeia políticos corruptos como Lula.
Opositores apostam na saída de Moro porque imaginam que a queda do ministro mais popular precipitaria o declínio do próprio presidente.
Sérgio Moro declarou em entrevista que entrou no governo “para ficar e não para sair”, quando o indagaram sobre a fofoca. Não adiantou.
Bolsonaro elogia e avaliza iniciativas de Moro, mas até o sóbrio jornal Valor, na véspera do discurso na ONU embarcou na lorota da “fritura”.

Palestra sobre Alta Produtividade acontece no Teatro Municipal Candinha Doria

Teatro Municipal Candinha Doria
  Alta produtividade na Cacauicultura e Medias Preventivas da praga Monilíase do Cacau serão os temas debatidos durante um encontro que acontecerá no dia 24 de outubro, às 08 horas, no Teatro Municipal de Itabuna – Candinha Dórea, com a presença de produtores de toda região e da sociedade de um modo geral. A Prefeitura de Itabuna é grande apoiadora deste evento, cujo apoio oficial foi formalizado esta semana pelo prefeito Fernando Gomes, durante encontro com o diretor do Centro de Pesquisa e Extensão Rural (Cepex/Ceplac), o engenheiro agrônomo Raul Valle.

Os palestrantes do evento que também conta com o apoio do Instituto do Chocolate são: o engenheiro agrônomo e extensionista da Ceplac, Ivan Costa, e a pesquisadora da praga Monilíase, Karina Gramacho. Para o prefeito Fernando Gomes, é de fundamental importância promover eventos como este que mostram que o potencial da Ceplac está sendo utilizado da melhor forma, tanto no sentido de ampliar a produtividade do cacau, como em prevenir pragas como a Monilíase.

Ele aproveitou o momento para reforçar seu apoio ao movimento formado por uma comissão prefeitos da região Sul e Baixo Sul da Bahia. Eles estarão em Brasília no próximo dia 1º/10, no Senado Federal, na tentativa de reverter a medida da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, de transferir 611 profissionais da Ceplac das áreas de pesquisa e extensão rural, o que terminará provocando a extinção da instituição.  “Nossa região não está preparada para perder a Ceplac, ela ainda tem muito a oferecer”, finalizou o prefeito Fernando Gomes. Leia também: Novo anuário estatístico atualizado

ADAB traz pesquisadora para atualizar técnicos sobre nova praga do coco

Com o objetivo de realizar o monitoramento da Atrofia Letal da Coroa do Coqueiro, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) trouxe a Salvador nessa segunda (23), a pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Dra Dulce Warwick, para atualizar técnicos e especialistas do segmento, através de uma palestra sobre a nova praga que destrói os coqueirais. A partir do evento, uma equipe se deslocou da sede da autarquia em Ondina com destino a Una, no sul da Bahia, para o monitoramento da doença, sob a orientação da estudiosa que atua em Sergipe.

“A iniciativa da ADAB em sair na frente para discutir a anomalia é um sinal muito importante porque mostra que a agência baiana está alerta para a defesa fitossanitária. Esse é o verdadeiro papel das Agências de Defesa Agropecuária”, destacou Dulce Warwick, uma das poucas especialistas da praga que ameaça a produção de cocos.

Futuros escrivães, investigadores e delegados da Polícia Civil iniciam curso de formação




A aula inaugural do Curso de Formação 2019 da Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol) reuniu, na manhã desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado (Alba), todos os aprovados no último concurso realizado para preenchimento de vagas na corporação. Ao todo, 340 futuros delegados, investigadores e escrivães iniciaram a preparação, que acontecerá nos próximos quatro meses.

Presente no evento, o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, fez questão de desejar boa sorte aos formandos da Polícia Civil da Bahia (PC-BA). "Essa formação é necessária e obrigatória. Só depois da aprovação do grupo será possível nomear e dar posse aos novos escrivães, investigadores e delegados, e boa parte deve atuar no interior do estado. Há municípios com cerca de 50 mil habitantes que clamam por um reforço na polícia investigativa", explicou.

Delegado-geral da PC-BA, Bernardino Brito Filho, ressaltou que dentro de pouco tempo todos estarão na ativa. "Nosso curso de formação dura quatro meses, então esperamos que já em fevereiro próximo nossos formandos ingressem na carreira policial. Essa formação é importante, pois a Polícia Civil precisa ter seu efetivo ampliado e, por isso mesmo, estamos dando início aos trâmites necessários para instalar um novo processo de seleção", anunciou.

As aulas iniciadas esta semana incluem palestras do delegado-geral da PC-BA e do coordenador da Coordenação de Operações Especiais (COE), Hélio Jorge Oliveira Paixão. Toda a preparação reúne a parte teórica e também visitas técnicas e estágio supervisionado, para que os aprovados obtenham a experiência prática antes de estarem aptos para a nomeação.


Secom
Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...