sexta-feira, 12 de julho de 2019

Câmara conclui votação da reforma em 1º turno e prepara texto para o 2º turno

Comissão especial se reúne para consolidar redação do texto, após os destaques, para votação em 2º turno

Do - Diário do Poder - O Plenário da Câmara dos Deputados acabou de concluir a votação dos destaques apresentados à reforma da Previdência (PEC 6/19). A comissão especial sobre o tema está reunida para consolidar a redação do texto do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) após os destaques, preparando-a para a votação em segundo turno.
Na votação do último destaque, do PT, o Plenário rejeitou, por 340 votos a 129, a mudança pretendida pelo partido e manteve a regra de cálculo pela média aritmética simples de todas as contribuições, com incidência de 60% sobre esse montante, mais 2% por cada ano a mais de recolhimento além desse tempo.
Atualmente, a média é calculada sobre 80% das maiores contribuições e não existe um redutor vinculado ao tempo de contribuição, exceto em alguns casos na legislação do INSS.

ENCERRADA A 4º SEMANA DA SIPAT DA EMASA


Após intensa programação que teve início dia 08, foi encerrada nesta sexta feira, 12, com grande participação dos trabalhadores e colaboradores da EMASA, a 4º Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, SIPAT, que foi realizada na Estação de Tratamento de Água, principal, localizada no bairro São Lourenço, Itabuna, Bahia.
Durante  cinco dias foram ministradas várias palestras educativas, para a prevenção de acidentes no trabalho, atividades lúdicas e recreativas, orientações para o uso correto  dos equipamentos de segurança, entre outras.  O Tema deste ano foi “Para sua Segurança e Proteção o EPI é a Solução.”
Para a realização a EMASA contou com o apoio da Secretaria de Saúde do município, através do  Centro de Prevenção em Oncologia, CEPRON, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, CEREST,  que fez palestra sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, IST, e do Centro de Referência em Prevenção Assistência e Tratamento, CERPAT, além da palestra da Elessandra Bispo, da Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito, SESTRAN.
A EMASA contou também com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que cedeu seu setor de Atendimento Pré Hospitalar, APH, da Faculdade Unime, núcleo  de Itabuna, da empresa Previncêndio, todas estes órgãos  cederam palestrantes que enriqueceram a programação da SIPAT, no encerramento foi realizada ginástica de relaxamento e laboral,  sorteio de brindes,   e um suculento coquetel.
A direção da  EMASA agradece ao apoio e a  participação de todos durante os cinco dias. Já o presidente Jader Guedes, disse estar muito satisfeito por mais uma vez ter  realizado este encontro com  os trabalhadores, cujo objetivo é promover a conscientização e a prevenção de acidentes no trabalho, e de doenças ocupacionais, e concluiu parabenizando a equipe organizadora e os empregados pela participação. Ascom/Emasa

CEEP do Chocolate em Ilhéus promove Mostra Teatral


  
O Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Shaun (CEEP), em Ilhéus, através do curso técnico de nível médio em Teatro, está promovendo  até hoje (12), o IV SemiAtto e a I Mostra Teatral, com o tema “Teatro e Ancestralidade, Pensando as Origens”. As atividades incluem apresentações dos espetáculos Maira Guatas, Medusa Mulher, O que faço da minha cara de Índio,  e La Loba, na Tenda do Teatro Popular, além de oficinas de Corpo Bambu, Industria de Criação de Personagens, Improviso e Interpretação, Tecnicas Teatrais no Ambiente Escolar e Fotografia.

A programação será encerrada na Tenda do TPI, com uma roda de converse sobre “Mulheres, Sagrado e Ancestralidade”. O IV SemiAtto e a I Mostra Teatral tem como coordenadores os professores Valdiná Guerra Felix, Daniel Moreno e Maria Helena Tavares.

 A professora e articuladora do curso de teatro do CEEP do Chocolate, pioneiro na Bahia, destaca que além formação básica, o curso também forma o aluno para assumir funções técnicas dentro do teatro como cenotécnica, iluminação, sonoplastia, fotografia cênica, maquiagem, figurino, direção, dramaturgia e atuação. Secom

Ao vivo: deputados retomam votação de destaque sobre reforma da Previdência

Do - Diário do Poder - Proposta da reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno nesta quarta

O Plenário retomou a votação de destaques que podem alterar o texto-base da reforma da Previdência (PEC 6/19), que foi aprovado em primeiro turno na quarta-feira (10). O quórum mínimo para deliberação de propostas de emenda à Constituição é de 308 deputados.
Em votação neste momento está um requerimento do PT que pede a retirada de pauta da proposta.
Pedágio
O próximo destaque a ser analisado foi sugerido pelo PDT e pretende alterar o texto-base para diminuir de 100% para 50% o pedágio de uma das regras de transição, válida para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e do regime próprio dos servidores públicos. Na prática, o pedágio é aplicado sobre o tempo de contribuição que falta para atingir o mínimo exigido para se aposentar.
Alterações
Até a madrugada desta sexta-feira (11), foram analisados 11 destaques ao substitutivo adotado pela comissão especial que analisou a PEC 6/19.
Duas emendas e um destaque já aprovados alteram o texto-base para definir novas regras de transição para policiais e para o cálculo de aposentadoria de mulheres pelo RGPS, além de um tempo de contribuição menor para homens na aposentadoria por idade. (Agência Câmara)
Acompanhe:

Brasil assume presidência rotativa do Mercosul na próxima semana

Reunião acontece na Argentina e terá a presença do presidente Jair Bolsonaro


Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil assumirá a presidência pró-tempore (rotativa) do Mercosul no próximo dia 17 , em Santa Fé, Argentina, durante reunião dos chefes de Estado do bloco.
A participação de Bolsonaro na 54ª Reunião do Conselho do Mercosul e países associado será precedida por uma série de reuniões entre funcionários de governos e diplomatas, que discutirão medidas para simplificar e desburocratizar as relações comerciais e institucionais entre as nações que compõem o próprio bloco e outros países.
Celebração

quinta-feira, 11 de julho de 2019

O SEPULTAMENTO DO CORPO DE TIA RITA FONTES ACONTECE ÀS 16H30 EM ITABUNA

Um século de vida, dedicada a educação
A professora Maria Rita de Almeida Fontes (Tia Rita) e que também já tinha sido vereadora e colunista social na imprensa local, internada na UTI do hospital Calixto Midlej Filho, desde o final do mês de Março, faleceu na madrugada desta quinta-feira 11, devido a problemas respiratórios. O seu estado de saúde era muito delicado.
Fundadora do Colégio Gato de Botas, que por muitos anos funcionou na Rua Alzira Paim, bairro Pontalzinho, um dos estabelecimentos de ensino mais destacados da cidade. Tia Rita que no último dia 6 de maio, completou 100 anos de vida, era considerada uma das educadoras mais conceituadas da história de Itabuna e região.
O velório do seu corpo está acontecendo no SAF, Rua Juca Leão, próximo ao Grapiúna Tênis Clube e o sepultamento de seu corpo está programado para as 16h30, no Cemitério do Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia, em Itabuna.    


 NOTA DE PESAR

         O prefeito Fernando Gomes lamenta profundamente o falecimento da professora Rita de Almeida Fontes ou Tia Rita, como carinhosamente era conhecida. Ela era uma referência na área educacional em toda região Sul da Bahia e faleceu aos 100 anos no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. “Solidarizo com os familiares e amigos da professora Rita, ao mesmo tempo, ressalto a grande lacuna que está sendo deixada na educação do município”.

Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo - Diretoria de Comunicação Social
11 de Julho de 2019

Prefeito e PM discutem segurança para inauguração do Teatro Municipal Candinha Dória


  
O prefeito Fernando Gomes recebeu o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel PM Daniel Riccio, para discutir detalhes da segurança no dia da inauguração do Teatro Municipal Candinha Dória. O evento ocorrerá no dia 26 de Julho, na semana de comemorações pela passagem dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna. Também participou da reunião o Secretário Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos.

Para o prefeito Fernando Gomes, a paz e a segurança são fundamentais para o sucesso do evento. “Como transcorreu em todos os eventos que realizamos - São Pedro e Carnaval Antecipado -, estamos planejando toda segurança para que este dia seja impecável em todos os sentidos”, destacou o prefeito. Na oportunidade, eles fizeram uma vistoria geral em toda área do teatro.

Conder: prefeito trata sobre avanços na infraestrutura urbana de Ilhéus


Cumprindo agenda em busca de recursos e obras para melhoria da infraestrutura de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre, se reuniu com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio de Oliveira, na sede do órgão, em Salvador. A reunião foi acompanhada por alguns de seus secretários e serviu para discutir ainda sobre os convênios em andamento e o fortalecimento da parceria do Município com o Governo do Estado.
Para além das demandas com esse objetivo, os gestores discutiram intervenções que envolvem o programa de requalificação asfáltica para dezenas de vias da cidade, também um consórcio para melhorias no aterro municipal e melhoria nas vias de acesso dos bairros Nossa Senhora da Vitória e Teotônio Vilela. O encontro considerou discutir sobre obras de contenções para os altos de Ilhéus, que para o prefeito, vão atendem a um clamor popular.

Prefeito de Itacaré busca parcerias para fortalecer municípios regionais


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) se reuniu na manhã desta quinta-feira, na sede da Amurc, com o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, a analista de projetos do Instituto Arapyaú, Adriana Cestari, e a especialistas em eficiência municipal da empresa Gove, Nágila Cardoso e Ricardo Ramos, para discutir a importância de firmar cada vez mais parcerias visando o fortalecimento dos municípios regionais.
O objetivo é discutir problemas comuns enfrentados pelos municípios e a partir saí trocar experiências de ações positivas para que cada um possa contribuir trazendo soluções para diminuir as dificuldades. E segundo o prefeito de Itacaré, tanto o Consórcio quanto o Sebrae e o Instituto Arapyaú tem sido grande parceiros dos municípios, contribuindo com projetos e com a qualificação profissional das equipes das prefeituras no Sul da Bahia.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

BNDES disponibiliza R$ 23 bilhões para Plano Safra 2019/2020

Do total, R$ 19,6 bilhões vão para agricultura empresarial e R$ 3,3 bilhões para agricultura familiar


Do - Diário do Poder - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibiliza, a partir de hoje (10), R$ 23 bilhões para o Plano Safra 2019/2020, sendo R$ 19,6 bilhões para agricultura empresarial e R$ 3,3 bilhões para agricultura familiar.
O total supera em R$ 700 milhões o valor destinado ao setor pelo banco no ano passado, e objetiva o financiamento de investimentos e custeio da produção agropecuária brasileira.
Todas as principais linhas de fomento à agropecuária empresarial tiveram o orçamento ampliado.

RUI FALA EM INICIAR OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA ILHÉUS-ITABUNA ATÉ SETEMBRO

Do - Pimenta - Durante o programa #PapoCorreria desta semana, o governador Rui Costa foi novamente cobrado sobre a duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna. Segundo ele, a previsão é de que as obras físicas comecem em agosto ou setembro.

– Os projetos já estão finalizados e esperando aprovação do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, do Governo Federal]. Espero que em agosto, mais tarde setembro, estejam começando as obras físicas da duplicação da Ilhéus-Itabuna – afirmou

Em outubro de 2017, o governador fez ato público na Juracy Magalhães, em Itabuna, para assinatura da ordem de serviço. A previsão era de que as obras começassem, no máximo, em março. De lá para cá, a duplicação não saiu do papel.

De acordo com ele, o atraso se devia a questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU), já superados após novas mudanças no projeto.

Câmara aprecia 19 vetos ao RJU itabunense

Sob negociação intensa    O Legislativo de Itabuna apreciou dezenove vetos apostos pelo prefeito Fernando Gomes ao Regime Jurídico Único (RJU). Ao final, a Casa manteve quinze e rejeitou quatro. A votação de cada veto foi intensamente negociada na Sessão Extraordinária dessa terça, 09, por vereadores da base e da oposição, ouvindo os sindicatos dos servidores municipais e suas representações. Estiveram presentes o Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna – SINDSERV; o Sindicato do Magistério Municipal De Itabuna – SIMPI; o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias – SINDIACS e o Sindicato dos Guardas Municipais – SINDGUARDA. 

     Antes mesmo da Sessão Extraordinária, o Executivo havia retirado cinco vetos. Em virtude da articulação costurada por vereadores, o Governo desistiu, por exemplo, de barrar o adicional por tempo de serviço por triênio, aprovado pelos vereadores - o pagamento seria por quinquênio. Outra desistência garantiu a licença-prêmio por três meses, ao invés de um, a cada cinco anos de serviço.

Prefeitura de Itabuna paga o salário de junho dos servidores

A Prefeitura Municipal de Itabuna depositou o salário de junho dos servidores da Administração Geral, o que envolve as diversas secretarias, além da educação. Para o prefeito Fernando Gomes, o pagamento representa uma injeção financeira significativa na economia local e regional, o que estimula o comércio e demais setores produtivos da comunidade.

 “Apesar da crise geral que afeta a economia brasileira e as finanças municipais, inclusive, considerando os bloqueios feitos pela justiça, conseguimos pagar nesta quarta-feira (10) o salário de junho de todos os servidores”, destacou o prefeito. O Secretário de Administração, Dinailson Oliveira, finalizando lembrando que o desejo do prefeito é manter as contas em dia, “e a administração municipal tem trabalhado para honrar com os compromissos financeiros da gestão”. 
Ascom
Foto: Waldyr Gomes


Estado une instituições de Ensino Superior, fóruns e municípios em um grande pacto pela formação de professores



A Secretaria da Educação do Estado convidou as instituições de Ensino Superior, os municípios e instituições para um grande pacto em torno da formação continuada  dos professores da Bahia. A ação é para além da rede estadual de ensino e focada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de todas as redes de ensino, envolvendo todas as etapas da Educação Básica, devendo ser fortalecida com o regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos.
 
A agenda com esta finalidade foi amplamente discutida, nesta segunda-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com representações das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas na Bahia; do Conselho Estadual de Educação (CEE); da APLB-Sindicato; do Fórum Estadual de Educação (FEE); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

Parceria visa instalação de lixeiras recicláveis e educativas no bairro Hernani Sá

Nunca se falou tanto em conservação do meio ambiente. Mais do que manter a cidade limpa e organizada, é preciso avançar em incentivos que melhorem o visual do lugar e gere uma consciência ambiental, ainda nesta geração. Daí, surgiu o Projeto Lixeira Recicláveis, uma ideia piloto da Associação de Criativos do Hernani Sá, que ganhou atenção da Prefeitura de Ilhéus e da iniciativa privada. A parceria foi firmada e a movimentação aconteceu.
O resultado disso, é que nos próximos dias, serão instaladas 20 lixeiras recicláveis e educativas ao longo dos 1600 metros da Avenida Sylvio Silva, e na Praça Nourival Cardoso, no centro do bairro. As cubas das máquinas de lavar roupas serviram de matéria-prima para a confecção das lixeiras. Segundo os criativos, elas foram retiradas de vias públicas, para ganhar um novo sentido: a utilidade.

Morre, aos 77 anos, o jornalista Paulo Henrique Amorim

De acordo com a Record TV, o apresentador sofreu um enfarte em casa


Do - correiobraziliense.com.br - Morreu, na manhã desta quarta-feira (10/7), o jornalista Paulo Henrique Amorim, aos 77 anos. De acordo com a Record TV, a mulher do apresentador, Geórgia Pinheiro, informou que ele sofreu um ataque cardíaco em casa. Além dela, ele deixa uma filha.
  
Paulo Henrique Amorim estava na Record TV desde 2003, mas foi afastado no último mês do Domingo Espetacular. Ele começou no jornalismo no jornal A Noite, em 1961. Depois, diz a emissora, foi trabalhar em Nova York, como correspondente internacional da revista Realidade e, posteriormente, da revista Veja.


 Ver galeria . 4 Fotos
Paulo Henrique Amorim começou a trabalhar como jornalista no jornal "A Noite", em 1961, cobrindo a renúncia do então presidente Jânio Quadros(foto: Pedro Paulo Figueiredo/Cartaz Noticias )
Ao longo da carreira, ele também passou pela extinta TV Manchete e pela TV Globo, também como correspondente internacional. Em 1996, foi para a TV Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band. Depois, foi para a TV Cultura e ficou lá até ir para aRecord

Deputado foi votar de cadeira de rodas pela aprovação da nova Previdência

Marx Beltrão teve tendão de Aquiles rompido, foi operado no sábado (6) e apoia a reforma


Do - Diário do Poder - Ex-ministro do Turismo do governo de Michel Temer (MDB), o deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) deu uma demonstração de compromisso com a Reforma da Previdência, indo de cadeira de rodas à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9), para votar na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata do tema. O deputado foi operado há apenas três dias e está impossibilitado de andar pelos próximos 40 dias devido à cirurgia para a reconstrução do tendão de Aquiles.
O coordenador da bancada federal alagoana embarcou no mesmo dia da sessão em voo de Maceió (AL) a Brasília (DF). E chegou à Câmara dos Deputados de cadeira de rodas, à noite, quando havia a perspectiva de se votar o mérito da reforma pelo menos em 1ª discussão.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Empresas alemãs devem produzir caminhão elétrico e goma inovadora na Bahia

 
Indústrias alemãs devem firmar parceria com a Bahia e trazer novos investimentos para o estado. Este é o caso da Evum Motors, que pretende fabricar um modelo de caminhão elétrico adequado à produção agrícola, o grupo Hirmer que busca construir um resort na região Sul e a Odex GbR, que deve fabricar a Odex Med - uma goma de mascar inovadora com função de escova, creme e enxaguante bucal antibacteriano. A prospecção foi feita por uma missão do Governo do Estado que se reuniu com empresários alemães nesta segunda-feira (08), em Munique (Alemanha).
“O caminhão elétrico da Evum Motors  é inteiramente adequado às atividades agrícolas, em particular à agricultura familiar, bem como a serviços urbanos de pequeno porte, tais como coleta seletiva, manutenção de parques e jardins”, explicou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. De acordo com ele, a empresa se mostrou muito interessada em conhecer as condições de fornecimento desse caminhão para o setor agrícola baiano. O caminhão elétrico pode ser carregado diretamente de uma tomada comum, durante 6 horas, e possui autonomia de 100 km. 

Sesttran realiza palestra educativa para funcionários da Emasa



Como parte da programação da 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (EMASA), a equipe da Educação, da Secretaria Municipal de Segurança Transporte e Trânsito (SESTTRAN) realizou, na manhã desta terça-feira (09), uma palestra educativa, visando orientar os funcionários da empresa acerca da importância da segurança no trânsito na prevenção dos acidentes.
Responsável por ministrar a palestra, a Coordenadora da Educação para o Trânsito da Sesttran, professora Elessandra Bispo avaliou positivamente a oportunidade de disseminar informações ao público que participou do evento. Segundo Elessandra, “a palestra é mais um ação educativa que abre uma possibilidade do despertar para um trânsito melhor, visando à promoção da segurança e a prevenção de acidentes”.
Em sua apresentação, Elessandra Bispo deu ênfase à necessidade de condutores e pedestres estarem sempre atentos ao cumprimento da legislação e focados na prevenção das ocorrências. Ao falar sobre o espaço aberto na EMASA para a realização da palestra, Elessandra parabenizou a organização do evento e destacou que “as empresas e as instituições se configuram em espaços oportunos onde é possível levar pessoas a refletirem que trânsito elas querem”, disse.
Participando do evento, o funcionário da EMASA, Rafael Santos, considerou que a programação da SIPAT está sendo importante para deixar todos bem informados acerca de temas cotidianos, que impactam diretamente a vida da população. “Nesta semana estamos acompanhando assuntos que envolvem o nosso dia a dia, a nossa segurança. Quanto mais informações, melhor, e a nossa expectativa é de uma semana ótima, com todos acompanhando, interagindo e participando das ações da SIPAT”, concluiu.

Embarque em voo da FAB agora tem cão farejador rastreando as bagagens

Medida complementa reforço na segurança após escândalo mundial de militar com drogas


Do - Diário do Poder O esquema de segurança para viagens em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foi intensificado com o emprego de cão farejador para revistar bagagens, após 39 quilos de cocaína serem encontrados pela polícia espanhola, em 25 de junho, em uma aeronave reserva do grupo de apoio da comitiva que acompanhava o presidente Jair Bolsonaro em viagem para Osaka, no Japão, onde houve a cúpula do G20.
A evidência do esforço do presidente para evitar que viagens oficiais sejam utilizadas para cometer crimes foi registrada em vídeo de um dos embarques, publicado no último domingo (7). Nas imagens, militares enfileiraram as bagagens de passageiros de um voo da FAB diante da aeronave e colocaram um cão farejador para tentar identificar substâncias proibidas.
O segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues foi o militar flagrado depois de conseguir embarcar em um avião da comitiva presidencial com uma mala com as drogas. O presidente Jair Bolsonaro não estava na aeronave e exigiu maior rigor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que decidiu alterar as regras de segurança durante os deslocamento da comitiva da Presidência da República. E até mesmo o chefe do Executivo nacional teve de ser submetido à revista mais rigorosa.
O vídeo da revista em um dos voos da FAB foi publicado pelo coronel aposentado Gilson Romeiro, do Corpo de Bombeiros de Alagoas.
Assista:

Vídeo incorporado
Embarque em aviões da FAB agora é assim...
Se reclamar pede pra sair e pede baixa.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...