sexta-feira, 31 de maio de 2019

Quase 60% dos brasileiros aprovam ida de Sérgio Moro para o STF


Do - Diário do Poder - Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisa em todo o País mostra que quase 60% dos brasileiros (exatos 59,7%) são favoráveis à indicação do ex-juiz e ministro Sérgio Moro (Justiça) para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). Do total, 33,3% dizem ser contra a nomeação, enquanto 7,1% não sabem ou não quiseram opinar sobre o assunto.
O apoio à indicação de Sérgio Moro para o cargo de ministro do STF tem aprovação maior entre homens (62,1%) do que entre as mulheres (57,5%) que foram entrevistados. No cômputo geral, aprovam mais a medida as pessoas com idade superior a 60 anos (63,7%) e de nível de escolaridade superior (64,3%).

Governo do Estado promoverá Semana do Meio Ambiente

 Governo do Estado promoverá Semana do Meio Ambiente com adesão à campanha Respira Vida da ONU

Para marcar o Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 3 de junho, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais da Educação (SEC) e do Meio Ambiente (SEMA), promoverá uma extensa programação entre os dias 3 e 7 de junho na chamada Semana do Meio Ambiente. O assunto foi pauta do encontro, nesta quinta-feira (30), entre os secretários Jerônimo Rodrigues, da Educação, e João Carlos Oliveira, do Meio Ambiente.

Durante a reunião, os secretários apresentaram as ações que serão desenvolvidas. A Semana do Meio Ambiente será aberta no dia 3, às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à estrutura organizacional da SEC, localizado na Avenida Paralela, em Salvador. Durante a cerimônia de abertura, o Governo da Bahia vai aderir à campanha Respire Vida.

Eleição para Presidente do bairro de Zizo neste domingo

Os moradores do bairro de Zizo estão na contagem regressiva para a eleição do presidente da Associação de Moradores do bairro de Zizo que acontecerá no domingo (31), no Grupo Escolar Ewerton Chaloup. O líder comunitárioJoão Soares de Souza (Caçulinha), que encabeça a Chapa 1, está confiante no resultado final desta eleição. “Tenho feito um trabalho em todo o bairro ajudando a comunidade em várias áreas, desde a social até o lazer”, comenta Caçulinha.

E aproveita para agradecer o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Administração. “Com o apoio do Secretário Dinailson Oliveira, conseguimos vários benefícios para a comunidade do Zizo, inclusive lazer através da realização de um Torneio de Futebol. Tenho certeza que eu sendo presidente da Associação de Moradores iremos fazer muito mais pelo bairro de Zizo através desta parceria com o governo municipal”, frisou.

Vale ressaltar que a eleição ocorrerá no próximo domingo (02), no horário das 08 às 16 horas. Todos os moradores com idade acima de 15 anos podem votar, desde que apresentem RG e comprovante de residência. “A comunidade do Zizo conhece o meu trabalho e tenho certeza que sairemos vitoriosos nesta eleição”. Leia também: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROMOVE ENCONTRO DE PAIS, NO IMEAM * Secretaria de Saúde intensifica ações de combate a dengue * SME LANÇA PORTAL PARA ACOMPANHAMENTO DA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS

I Semana do Meio Ambiente de Itacaré começa nesta 2ª feira

 Começa nesta segunda-feira, dia 03 de junho, a I Semana do Meio Ambiente de Itacaré, um evento que tem o objetivo de envolver toda a comunidade para que possa despertar para a importância de preservar a natureza. As atividades da Semana do Meio Ambiente vão até o dia 07 de junho e vão contar com palestras, plantio de árvores nas unidades escolares da rede municipal, visitas a Organizações Não Governamentais que realizam o trabalho de preservação do meio ambiente, mutirão de limpeza das praias e ainda o I Seminário Ambiental.

Lideranças comunitárias discutem projeto de arborização de Ferradas

Dando prosseguimento as reuniões que discutem o projeto de arborização do bairro Ferradas, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), promoveu na tarde da última quinta-feria(29), um encontro com lideranças comunitárias da localidade com o objetivo de explanar o projeto. Segundo o presidente da FICC, Daniel Leão, a ideia é “contribuir para a harmonização do meio-ambiente e garantir sombreamento às áreas que são contempladas com muito sol”, ressaltou. 

Coordenadora do projeto, a professora Geny Xavier, falou sobre as propostas ambientais que incluem a participação de escolas, comércio, igreja e comunidade. Uma dessas propostas, intitulada “Uma árvore no meu quintal”, prevê o plantio de mudas (frutíferas ou ornamentais) de acordo com áreas disponibilizadas pelos moradores em suas residências. 

Câmara de Itabuna realiza, dia 18, pregão para contratar empresa de contabilidade

    A Câmara de Itabuna realizará no próximo dia 18 de junho, licitação para contratação de nova empresa para prestar serviços contábeis ao Legislativo itabunense. A informação foi prestada pelo pregoeiro oficial Iury Silva Vanderlei, acrescentando que “há a expectativa de que até o final de junho nós tenhamos o resultado e possamos contratar a nova empresa já no primeiro dia útil de julho”.

    “Será uma licitação, pela modalidade pregão presencial, do tipo menor preço (global), sob regime de execução indireta. O objeto é a contratação de pessoa jurídica para a prestação do serviço contínuo de assessoria e consultoria técnica especializado em contabilidade pública”, acrescentou.

Fiéis da Paróquia da Conceição celebram coroação de Nossa Senhora

 Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebram nesta sexta-feira (31), no bairro da Conceição, a coroação da santa, padroeira do bairro. A programação será aberta as 18 horas com o Terço das Rosas, na Praça dos Capuchinhos, seguida de missa na matriz, a ser celebrada pelo Padre Adriano Fernandes. A celebração será encerrada com a coroação de Nossa Senhora, uma solenidade que mantém viva uma tradição de fé e devoção.

 Padre Adriano ressalta a importância da participação das famílias da comunidade, para o que é considerado um momento importante na vida dos fiéis. Ele lembra que maio é o mês dedicado às mães e a igreja católica mantém a tradição de promover, durante os 31 dias, eventos que reforçam a presença de Maria Imaculada, a mãe de Deus e nossa.

As atividades religiosas na Paróquia Conceição continuam no mês de  junho, com  a Novena do Espírito Santo, a ser realizada do dia 01 (sábado próximo), até o dia 9. Durante esse período haverá missa todos os dias, na igreja matriz. Maiores informações sobre os outros eventos promovidos pela igreja, horários de missa e a programação religiosa em destaque para este e o próximo mês podem ser acessadas pelo instagram: #paroquianscitabuna ou pelo Facebook: Paróquia N.Sra da Conceição – Itabuna. Ascom


quinta-feira, 30 de maio de 2019

PPS reconhece fracasso do socialismo e muda de nome para Cidadania


Do - Diário do Poder - O deputado federal Daniel Coelho (PE) destaca um processo de mudança ideológica no Brasil e que culminou com a mudança de nome do Partido Popular Socialista (PPS) para Cidadania. Em entrevista ao Diário do Poder, o líder do Cidadania na Câmara admite: “A experiência socialista deu errado”.
Ele explicou que a mudança não decorre de qualquer sentimento como o de vergonha da denominação de “partido”, que parece haver inspirado alteração semelhante em outras siglas. “Não há vergonha nenhuma, há um orgulho do PPS, um partido que é marcado pela ética, pelo combate à corrupção que cumpriu seu papel histórico, mas você não pode insistir em algo que evidentemente não dá mais certo.”

Itabuna requalifica o centro da cidade



A reordenação dos espaços públicos, incluindo áreas comerciais no centro da cidade está garantido uma maior organização do comércio de Itabuna, beneficiando clientes e lojistas. Desde o início da sua gestão, o prefeito Fernando Gomes está trabalhando para viabilizar melhorias no comércio, proporcionando também condições adequadas de trabalho aos vendedores ambulantes e todos que trabalham no comércio informal. Para isso, o município já estruturou espaços como o Shopping do Camelô, situado na av. Inácio Tosta Filho e cumpriu ordens judiciais que determinaram a liberação de praças e vias do município.

Nos últimos dias, tendo que seguir uma determinação judicial, o município desobstruiu a travessa Benígno Azevedo, local que era ocupado por barracas de alimentos, sendo algumas delas com estrutura em alvenaria. A resolução judicial garantiu maior mobilidade na localidade, além de abrir vagas para estacionamento de motocicletas. Os comerciantes que trabalhavam no local permanecem com seus estabelecimentos em funcionamento, agora, sem obstruir vias do centro da cidade.

Preocupada com o desenvolvimento socioeconômico do município, a Prefeitura de Itabuna tem priorizado implementar um conjunto de ações que alie a organização do espaço público, com a manutenção dos negócios que não dispõem de ponto fixo, a exemplo de barracas de alimentos montadas e desmontadas diariamente. Neste sentido, o município orienta que os comerciantes não invadam espaços destinados ao trânsito de veículos e pedestres, visto que essa ocupação desordenada pode provocar acidentes. Leia também: 
Oficina de Alfabetização do Centro POP tem
 contribuído para o crescimento dos assistidos/ Sesttran realiza leilão de veículos apreendidos

URUÇUCA ADQUIRE NOVOS APARELHOS SONAR PARA AS UNIDADES DE SAÚDE



A Prefeitura de Uruçuca, através da secretaria municipal de Saúde, adquiriu seis novos aparelhos Sonar que servem para auxiliar e auscultar o batimento cardíaco do bebê durante o Pré- Natal. Os aparelhos foram distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde do município. O Sonar é um importante equipamento para auxílio ao pré-natal ofertado na Rede Básica de Saúde.


O Secretário Municipal de Saúde, Marcos Pereira, reafirmou a importância dessa nova aquisição da Secretaria de Saúde. As Unidades vão realizar os Pré-natal com mais eficiência e qualidade. “É um equipamento importantíssimo para a realização de um trabalho ainda mais qualificado. Assim podemos ter diagnósticos precoces, com mais propriedade, principalmente no que se refere à saúde da gestante e do bebê”, disse.- Ascom

Comissão de acompanhamento aponta avanço físico na construção da nova ponte

A comissão de acompanhamento da obra da nova ponte de Ilhéus, a primeira estaiada da Bahia reuniu-se mais uma vez, na tarde de terça-feira (28), no Centro Administrativo, para avaliar o avanço da construção, conclusão da concretagem das laterais, finalização da terraplanagem do sistema viário norte e sul, construção de escada e rampa de acesso. Segundo os engenheiros da OAS, a empresa prevê o início da pavimentação para agosto.
Durante o nono encontro, foram tratadas as renovações das licenças ambientais, a exemplo da licença do Enrocamento na área do São Domingos, localidade situada à zona norte de Ilhéus. Além disso, os membros avalizaram o andamento dos processos na Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Transportes (Seinfra), através da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT).
Na ocasião, a pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professora doutora em Zoologia, Erminda Couto, apresentou implantação da metodologia que será desenvolvida no estudo de monitoração da Qualidade da Água e Biota Bentônica na área de influência da construção do equipamento, com objetivos de classificar a massa d’água no entorno da nova ponte.

Avatim investe na ampliação da fábrica em Ilhéus e gera 250 empregos diretos


 O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre visitou as instalações da fábrica da Avatim, situada na rodovia Ilhéus-Itabuna, na tarde de terça-feira (28), acompanhado dos empresários Mônica Burgos e Cesar Fávero, e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio.
Acreditando na atual gestão do Governo Municipal, a empresa Avatim investe na ampliação da sua fábrica em Ilhéus, gera 250 empregos diretos e expande o projeto, para proporcionar mais emprego e renda em Ilhéus.
“Fico feliz em ver uma empresa ilheense de proporção mundial, acreditando na atual gestão e investindo na ampliação de sua fábrica em nossa cidade, gerando emprego e renda para o nosso povo”, salienta o prefeito Mário Alexandre.
Credibilidade

ANA autoriza uso da água do rio Grande para hidrelétrica Mascarenhas de Moraes até 2024


Hidrelétrica Marechal Mascarenhas de Moraes recebeu outorga até 2024 para aproveitamento hidrelétrico no rio Grande

A Agência Nacional de Águas (ANA) publicou no Diário Oficial da União de 27 de maio a Outorga nº 1.004/2019, que autoriza o uso da água do rio Grande até 20242042 para geração de energia pela usina hidrelétrica Marechal Mascarenhas de Moraes (MG), operada por Furnas Centrais Elétricas S.A. Esta autorização faz parte do 1º lote de outorgas para hidrelétricas em decorrência da Resolução Conjunta ANA/ANEEL nº 1.305/2015, que define diretrizes para outorgas de aproveitamentos hidrelétricos em operação comercial em águas da União – interestaduais e transfronteiriças.

Segundo a outorga, as condições de operação do reservatório da hidrelétrica, também conhecida como hidrelétrica do Peixoto, serão definidas pela ANA em articulação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Além disso, a Agência Nacional de Águas poderá alterar ou adicionar condições operativas em relação àquelas já contidas na Outorga nº 1.004/2019.

Copa CEI conta com participação de cerca de 100 alunos de Itacaré


 
Mais de 100 estudantes do 6º ao 9º anos do Centro Educacional de Itacaré participaram no último sábado da primeira fase da Copa CEI 2019, um evento que tem a proposta de não somente trabalhar o esporte dentro da escola, como também discutir o dia a dia dos alunos, a realidade social, os valores e fazer uma reflexão sobre a arte e os acontecimentos históricos. E o clima foi de alegria e descontração, com as disputas nas modalidades Futsal Masculino e Baleado Feminino, envolvendo também as mulheres no campeonato.
No primeiro jogo da categoria 8º, 9º ano e Eixos o time do PSG venceu o Águia Dourada pelo placar de 8x0. E nessa mesma categoria a equipe do Predadores venceu o Tormenta Gênesis por 3x0. Já na categoria 6º e 7º anos o time do Ilha Bela City ganhou do Vila Nova pelo placar de 4x0. E no baleado, o time do Diamente Negro venceu as Top Girls por 11x4.
Na parte da tarde as disputas foram ainda maiores. No primeiro jogo entre o times do Guerreiros e Juventus, da categoria 6 e, 7º anos, a partida terminou empatada em 2x2. E na disputa por pênaltis o Guerreiros levou a melhor vencendo por 2x0. No segundo jogo, na categoria 8º, 9º ano e Eixos, a partida também terminou empatada no tempo normal em 3x3. Na disputa por pênaltis o PSG venceu por 2x0. O terceiro jogo foi decidido no W.O., porque o time do Furacões Dourados não compareceu, dando a vitória ao Ilha Belo. No baleado feminino as garotas do Squad Back venceu as Meninas da Vila por 9x1.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Bolsonaro vai a pé à Câmara homenagear humorista do SBT

Caros Alberto de Nóbrega comanda "A Praça é Nossa", no SBT


Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro surpreendeu hoje (29) ao deixar o Palácio do Planalto por volta das 9h30 e ir a pé em direção ao Congresso Nacional. Cercado por seguranças, Bolsonaro foi direto para a Câmara dos Deputados, onde está sendo realizada uma sessão em homenagem ao humorista Carlos Alberto de Nóbrega, do programa A Praça é Nossa, do SBT.
Confira o vídeo do deputado federal Marcel van Hattem que fez a caminhada com o presidente:
A sessão foi solicitada e está sendo presidida pelo deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP). Além de Bolsonaro, estão presentes os ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, Osmar Terra, da Cidadania, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.

A três dias do fim da vacinação contra gripe, Ilhéus tem 65% imunizados

Cerca de 711 pessoas se vacinaram contra a gripe no último sábado (25), no terceiro “Dia D” da campanha de imunização em Ilhéus, que contou com o esforço de profissionais de saúde, nos postos de vacinação na cidade. Com a mobilização, o número impulsionou para 65,91% no Sistema Único de Saúde (SUS). Até última sexta-feira ((24), 58% do público-alvo havia se vacinado. A três dias do fim da vacinação, a Ministério da Saúde confirmou que baixa adesão preocupa e pode levar à morte.
O público-alvo da campanha é formado por pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A Prefeitura espera que o público procure, até o dia 31 de maio, os postos de vacinação distribuídos em várias zonas da cidade. A meta do Município, segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) é imunizar pelo menos 90% das 52.594 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha.

Mais estradas vicinais estão sendo recuperadas pela Prefeitura de Itacaré


A Prefeitura de Itacaré continua com o trabalho de recuperação das estradas vicinais do município, com o objetivo de facilitar o acesso aos moradores, garantir o escoamento da produção agrícola e propiciar muito mais qualidade de vida para o homem e a mulher do campo. E na semana passada foi a vez da recuperação da estrada vicinal da região dos Acaris, contando com o apoio da comunidade e também do vereador Val do Cacau.
Também foi feito o trabalho de recuperação da estrada da região da Matinha, com a pavimentação e terraplanagem, deixando o acesso ainda melhor. O objetivo, segundo destacou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é garantir cada vez mais a manutenção e a melhoria desses acessos para propiciar muito mais dignidade aos moradores do campo e aquecer a economia do município, principalmente da agricultura familiar, gerando mais empregos, renda e uma melhor qualidade de vida para o povo da zona rural.
A Prefeitura de Itacaré ainda o serviço de recuperação da estrada da região do Cajueiro e Mata Velha, em direção à ladeira da Jacutinga. Também já está sendo feito o serviço de melhoria da estrada da comunidade quilombola do Fojo e ainda da região da Mata Grande. O secretário de Transportes e Trânsito da Prefeitura, José Augusto Mato Grosso, informou que o trabalho vai continuar, concluindo os serviços nessas localidades e seguindo também para outras estradas.
Os trabalhos incluem também a melhoria de alguns acessos em áreas próximas à zona urbana, que também já estão sendo feitos, a exemplo da Marambaia, no quilômetro 06, onde foi realizado recentemente o patrolamento. De acordo com o prefeito, a agricultura familiar tem sido um importante setor de geração de emprego e renda, por isso que o governo municipal tem investido cada vez mais na melhoria das estradas e nos programas de apoio aos agricultores, com o desenvolvimento de projetos, cursos, capacitações, feiras e a aquisição de equipamentos, mudas e insumos para as associações. Ascom

AÇÃO IMEDIATA DA EMASA EVITOU PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO

A Emasa tem como prioridade o atendimento  imediato as solicitações de  seus usuários, principalmente quando trata-se de  perda de água na  tubulação responsável pelo abastecimento.  Na manhã de terça-feira, 28 de maio, populares avisaram que estava ocorrendo um vazamento na Avenida  Felix Mendonça, frente ao número 676, entre os bairros  Conceição e  Góes Calmon.
 Uma de suas equipes do combate ao desperdício  de água,  foi para o local e constatou um rompimento na adutora de 250mm, a mesma, é responsável por grande parte do centro da cidade, além de bairros como Conceição, Góes Calmon e Jardim Vitória.   Para a execução do serviço foi necessária a interdição de parte da pista, pois naquele local  o trânsito é intenso.

A Emasa contou com a colaboração da SESTTRAN. Utilizando duas caçambas, uma máquina retroescavadeira e outros equipamentos. A parte da tubulação danificada foi substituída e o vazamento foi contido. Devido aos investimentos que vem sendo feitos nos últimos dois anos, a Emasa já dispõe de estrutura suficiente para resolver problemas desse tipo de forma rápida e eficiente, evitando maiores transtornos no seu cronograma de abastecimento. Ascom/Emasa
...

 
 

Comissão de Finanças da Câmara de Itabuna retifica edital para Audiência Pública

A Mesa Diretora da Câmara de Itabuna comunica, ao retificar o edital da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos, que a Audiência Pública prevista para ocorrer no dia 28, terça-feira, às 14 horas, no Plenário Raymundo Lima, foi adiada para o próximo dia 31, sexta-feira, às 10 horas, no mesmo local.

O objetivo da Audiência Pública é a demonstração e avaliação pelo Executivo Municipal das metas fiscais do primeiro quadrimestre do exercício financeiro de 2019. -Ascom

Técnicos da Uefs e Uesb assinam acordo com o Governo do Estado


O Governo do Estado e representantes dos sindicatos dos servidores técnicos-administrativos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) assinaram acordo, na tarde desta terça-feira (28), durante reunião na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), em Salvador. 

O documento assinado estabelece a reestruturação da tabela de vencimentos dos técnicos-administrativos das duas instituições. O acordo é o mesmo que foi assinado pelo governador Rui Costa, no último dia 23, com representantes dos servidores técnicos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone, explica que, com a adesão da Uefs e Uesb, cerca de 1,5 mil servidores das quatro instituições, entre técnicos e analistas, serão beneficiados com a reestruturação remuneratória. 

“Esse acordo beneficia tanto os servidores de 40, quanto de 30 horas, que passam a ter ganhos médios de até 10%. Além disso, a gente inclui o remanejamento de vagas na tabela de cargos da Uefs e da Uesb, o que viabiliza a promoção desses grupos de técnicos e analistas. É importante destacar que a gente destrava a grande maioria das promoções que estavam represadas para essas duas categorias”, afirmou. 

terça-feira, 28 de maio de 2019

Secretários vão à Câmara ouvir as demandas dos moradores da Bananeira


Os Secretários Dinailson Oliveira (Administração) e Cel. Gilberto Santana (Segurança, Transporte e Trânsito) participaram na tarde de ontem (27) de uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, que teve como finalidade debater as demandas dos moradores da Bananeira referente ao acesso à localidade. A sessão proposta pelo vereador Jairo Araújo, além de contar com a presença de representantes do Poder Executivo, também contou com representantes da comunidade da Bananeira, da OAB/Itabuna e Defensoria Pública.

Por mais de 20 anos eles usaram a pista do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho para circular e ter acesso à comunidade, mas agora estão impedidos por conta da reativação da pista, o que tem gerado grande insatisfação. Na tentativa amenizar a situação, dando outras alternativas de acesso, o Secretário de Administração de Itabuna, Dinailson Oliveira, garantiu que a partir da próxima segunda-feira (03) sua equipe de trabalho já estará na ativa para dar uma melhor qualidade de vida aos moradores. Vídeo:

“O prefeito Fernando Gomes tem uma preocupação muito grande com os moradores da Bananeira, e nós não vamos deixar que essa comunidade passe por dificuldades. O Aeródromo é importante para cidade, mas também nos preocupamos com o bem-estar dos itabunenses, vamos garantir melhorias para aquela comunidade a partir de segunda-feira”, frisou o Secretário. Leia também: Secretário recebe homenagem da Associação Itabunense de Atletismo e Sesttran participa de evento educativo para o trânsito promovido pelo CEEP
Vídeo: Nacahpaquente
Fotos: Adeildo Marques

Bolsonaro recebe presidentes do Legislativo e Judiciário no Alvorada

Para mostrar harmonia entre poderes, presidente tomou café da manhã com autoridades na residência oficial


Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira, 28, para um café da manhã no Palácio da Alvorada os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Também compareceram os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Economia, Paulo Guedes e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno.
O encontro acontece no mesmo dia em que o plenário do Senado vai apreciar a Medida Provisória (MP) 870 que trata do redesenho administrativo do governo Bolsonaro. A MP expira na semana que vem e o Palácio do Planalto tem pressa para garantir a aprovação do texto como foi votado na Câmara dos Deputados.
No Senado, porém, a versão da Câmara enfrenta resistências já que o texto aprovado pelos deputados deixa o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) nas mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes. Um grupo de senadores, do qual fazem parte o líder do governo Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e o líder do PSL, partido do presidente, senador Major Olímpio (SP), defendem que o órgão permaneça sob a responsabilidade do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, como originalmente propôs o governo.

2ª Etapa do Baiano de Stand Up Paddle será neste sábado em Itacaré

A 2ª Etapa do Circuito Baiano de Stand Up Paddle – Desafio Ecoporan será realizada neste sábado, dia 1º de junho, das 8 às 18 horas, no Beach Club Ecoporan, na Praia da Concha, em Itacaré. E a competição Itacaré Paddle Race se tornou a principal prova de Stand Up do interior da Bahia, entrando definitivamente no calendário do campeonato estadual e ainda no calendário de eventos da cidade, promovendo os atrativos turísticos da região, estimulando a prática de atividades esportivas ao ar livre no ambiente marinho e a formação de uma nova geração de atletas.
E a edição de Itacaré vem com uma novidade, o Desafio Ecoporan SUP & VAA, incluindo a categoria Canoa Havaiana como nova tendência de esportes a remo. A etapa também propõe um percurso desafiador de 10 milhas (16 quilômetros) no Rio de Contas, na modalidade Stans Up Paddle (categoria profissional) e Canoa Havaiana (adultos). A largada e chegada serão na Praia da Concha.
A realização é Itacaré Paddle Race, Associação Baiana de Stan Up Paddle e Ecoporan Hotel, com o apoio da Prefeitura de Itacaré. De acordo com os organizadores, o evento será um importante momento não somente para divulgar o esporte e consolidar a cidade como destino turístico, mas também para colocar Itacaré como uma referência desse esporte e despertar novos atletas não somente da cidade, mas de toda a região. Secom

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...