Lixo

Itabunense seja educado não jogue lixo na rua e nem no Rio Cachoeira. A Natureza agradece!

sábado, 11 de maio de 2019

Chefe de Zoonoses alerta para a raiva em Sessão que discutiu defesa de animais


O Brasil voltou a registrar casos de raiva humana, nos centros urbanos, por isso é preciso uma ação redobrada e conjunta das autoridades e população durante as campanhas de vacinação de animais. O alerta foi feito na noite desta quinta-feira, dia 09, pelo veterinário Valdemar D’fonseca, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna, durante a Sessão Especial da Câmara de Itabuna, que discutiu Políticas Públicas para a proteção dos animais.

“A raiva é uma doença infectocontagiosa que atua no sistema nervoso central. É uma zoonose com alta letalidade e a raiva canina é endêmica em várias localidades do país”, reafirmou o veterinário. Para Valdemar D’fonseca, “é preciso manter os animais vacinados. O Governo está anunciando uma campanha de vacinação antirrábica, no entanto, está faltando voluntários, vacinadores para participar da iniciativa”.
“A proteção aos animais não é uma questão supérflua, e a prevenção de zoonoses, visando à promoção da saúde humana, só se consegue por meio de ações de Educação em saúde. A nossa grande arma é a educação da população”, afirmou a professora Roueda Abou Said, diretora do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Santa Cruz.

A Sessão Especial foi proposta pelo vereador Pastor Francisco. Contou com a presença da professora Lais Dorea, coordenadora do curso de Veterinária da FTC-Itabuna e de estudantes do curso de Veterinária da FTC e da Uesc. A diretora da Fundação Jupará, Rosa Penzza, mostrou-se preocupada com a situação dos Centro de Controle de Zoonoses e anuncou a realização de um senso animal, para levantar o número de cães e gatos existentes em Itabuna.

O vereador Pastor Francisco lembrou que apresentou, na Câmara, o projeto criando a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais, evento que deve anteceder o dia 14 de março e que tem o seu ponto ato no dia 07 de março. “Em 2016, eu apresentei o “Castramóvel”, projeto que não teve andamento devido à falta de recursos do município para mantê-lo. Mas, ele está sendo reformulado para ser reapresentado com uma nova formulação”, anunciou.

Pastor Francisco citou também um projeto contra os maus tratos, que propõe multa àquele que maltratar ou abandonar animais. “Esse projeto encontra-se no Setor Jurídico desta Casa, em processo de análise. Em nosso país, as leis referentes à punição legal a maus tratos aos animais, são brandas. Maus tratos são considerados crimes de menor potencial ofensivo, o que aumenta e dificulta o seu combate”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Gabriel De Oliveira 



sexta-feira, 10 de maio de 2019

SOLUÇÃO: É preciso se antecipar aos problemas para atender melhor a população, diz Bolsonaro

Presidente esteve na reunião de gestores da Caixa Econômica Federal

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Wilson Dias/ABr
Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta (10) da reunião de gestores da Caixa Econômica Federal, em Brasília, e disse que é preciso se antecipar aos problemas para buscar atender melhor a população. “Sempre transmiti a todos que temos que ter a capacidade de nos anteciparmos aos problemas. Se uma pessoa chega perto de nós e diz que está com fome, não espere pedir um prato de comida, ofereça-lhe o prato de comida”, disse Bolsonaro.
De acordo com o presidente, nesses primeiros meses de governo, a Caixa já vem se antecipando e apresentando propostas para melhoria de seus negócios e serviços. “Essa deve ser a nossa política, buscar atender a população. Nós aqui todos somos soldados da pátria, temos esse compromisso, essa vontade de servir e buscar soluções e confiar no próximo”, disse a funcionários do banco público.

Abertas inscrições do V Concurso de Poesia e Redação para Escritores Escolares



Estão abertas as inscrições, até 19 de junho, do V Concurso de Poesia e Redação para Escritores EscolaresO concurso tem o objetivo de estimular a prática da escrita criativa entre crianças e jovens do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.
Para participar não é necessário limite de idade, sendo apenas necessário estar matriculado nas escolas. As inscrições podem ser feitas pelo site(www.fpc.ba.gov.br), presencialmente nas bibliotecas ou via postal. Os vencedores receberão, em conformidade com a sua classificação, prêmios tais como: tablete; kits contendo livros; pôster ilustrado em tamanho A2 do texto selecionado; leitor de e-book; entre outros.
O concurso é uma realização da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), através da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), e visa sensibilizar os estudantes para o ato da escrita, além de revelar novos talentos e promover a integração entre as escolas das redes pública e privada do Estado.
Para a diretora da DLL, Bárbara Falcón, “a iniciativa tem o objetivo de estimular a prática da escrita, por meio da sensibilização, mobilização e premiação de textos em prosa e verso”, afirma Bárbara.

Banco de Sangue recebe doadores da empresa Novo Toque e de alunos de Buerarema


Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna recebeu essa semana doação de sangue de colaboradores da empresa de esmaltes Novo Toque. 

Segundo coordenador de captação, Adelson Bispoo Banco vem trabalhando abaixo da demanda devido à dificuldade da adesão de novos doadores. “Necessitamos de 60 bolsas diárias mas a nossa realidade atual é de 24 a 40 bolsas. Quando há alguma ação como essa nos ajuda a alcançar esse objetivo”, afirmou.

A doação dos colaboradores beneficiou o paciente Jorge Ferreira Santos, que vai passar por uma cirurgia na Santa Casa, com a doação de 10 bolsas. Agradecido pelo ato solidário, ele fez um apelo para as pessoas. “Quem nunca doou eu peço que venha, porque são muitas vidas que podem ser salvas”, disse.
Cleiane Henrique, auxiliar de produção da empresa disse que é importante doar sangue sempre que for possível incentivar amigos e familiares a fazerem o mesmo. “Uma só doação que a gente faz pode salvar quatro vidas”, comentou.
Rick Melo, que pela primeira vez doou sangue, se sentiu muito feliz. ”Saber que estou ajudando a salvar vidas é gratificante para mim”, falou. Leonardo Santos também. “Acho muito bom ajudar outras pessoas, já queria doar mas não tive oportunidade antes”, citou.

Comitiva do Governo do Estado fará visita oficial ao Teatro Municipal Candinha Dórea

   

Comitiva do Governo do Estado fará visita
oficial ao Teatro Municipal Candinha Dórea

A comitiva do Governo do Estado da Bahia que faria uma visita oficial ao Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna, na próxima quinta-feira (16), transferiu a visita para uma data ainda a ser confirmada. Na oportunidade, que deve ter data anunciada até a próxima semana, o prefeito Fernanda Gomes irá recepcionar o grupo que contará com a presença da Secretária Estadual de Cultura da Bahia, Arani Santana, do Presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, e da Diretora do Teatro Castro Alves, Rose Lima.
A visita tem como objetivo avaliar o andamento da obra que está sendo realizada através de convênio com o Governo do Estado e está na sua fase de conclusão, após permanecer por cerca de 10 anos paralisada. A inauguração está prevista para ocorrer no dia 26 de Julho, na semana das comemorações dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna. Para o prefeito Fernando Gomes, este importante empreendimento dará um novo conceito ao município no que diz respeito à valorização da cultura e do turismo de negócios.

Itabuna amanheceu sem ônibus coletivo

(Uma grande irresponsabilidade com as pessoas) 

Nesta sexta-feira  10, a cidade de Itabuna por irresponsabilidade de sindicalistas amanheceu sem transporte coletivo, levando grande prejuízo e revolta a toda a população deste município, quando muitas pessoas ficaram impedidas nos pontos de ônibus de chegar no trabalho no horário, ou ao seu destino.
A ação que foi do Sindicato da categoria, não informou nada sobre a parada pegando todos de surpresa. É mais uma ação esdruxula de um sindicato que conta com o apoio do PT.
O motivo da parada que está acontecendo  em Itabuna ainda não foi explicado os motivos e, nem o prazo para seu termino, mas nossa reportagem conseguiu apurar que é para pressionar o aumento salarial. E por outro lado os empresários não querem dá o aumento porque não teve aumento de tarifa das passagem.
É aquela história: ”entre o mar o rochedo quem leva a pior é o marisco!”, como sofre o povo. Esperamos que providencias logo, logo, sejam tomadas. Para impedir o trafego dos ônibus agentes do Sindicato foram para as portas das garagens impedindo a saída dos veículos.  

quinta-feira, 9 de maio de 2019

14 VOTOS A 11: Comissão do Congresso aprova transferência do Coaf ao Ministério da Economia

Bolsonaro havia transferido o conselho do extinto Ministério da Fazenda para o da Justiça e Segurança Pública

Do - Diário do Poder - A comissão do Congresso Nacional que analisa a medida provisória (MP) sobre a reforma administrativa aprovou na manhã desta quinta (9) a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Economia. O placar foi de 14 votos a 11.
Ao assumir a Presidência da República, Jair Bolsonaro transferiu o conselho do extinto Ministério da Fazenda, agora da Economia, para o Ministério de Justiça e Segurança Pública, comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro.
O Coaf atua na produção de inteligência financeira e na prevenção e combate à lavagem de dinheiro. O conselho recebe, examina e identifica ocorrência de atividades ilícitas, comunicando às autoridades competentes para a instauração de procedimentos.

Deputada estadual Talita Oliveira é destituída da presidência do PSL Mulher, anuncia Alberto Pimentel.

Alberto Pimentel recomendou à deputada estadual Talita Oliveira que “cuide melhor de seu mandato e busque menos os holofotes em cima de factóides.
Do - jornaldamidia.com - O secretário-geral do PSL na Bahia, Alberto Pimentel, informou, na manhã desta quarta-feira (8), que a deputada estadual Talita Oliveira foi destituída da presidência do PSL Mulher. A medida foi tomada após avaliação de que, com atuação política improdutiva, a parlamentar tem focado na criação de factóides com a intenção de atacar a atual executiva estadual.
“Comunicamos via imprensa porque essa é a forma de ‘diálogo’ que a deputada estadual escolheu”, frisou Alberto Pimentel. Sobre a declaração da parlamentar publicada na imprensa de que não há aliança entre DEM e PSL na Bahia e que a Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer de Salvador (Semtel) seria da deputada federal Dayane Pimentel e não do partido, Alberto Pimentel frisou que a deputada estadual não colabora com o partido e que, inclusive, apropriou-se de postos sem a devida oficialização.

Eleição define mesa diretora da Associação de Moradores do bairro Santa Catarina

   
Na última terça-feira, 07 de maio, os moradores do bairro Santa Catarina deram um importante passo para o reconhecimento do local como bairro do município de Itabuna. Numa eleição histórica, os residentes do bairro elegeram a mesa diretora da Associação de Moradores, que teve como vitoriosa a Chapa 1, nomeando Fredson Neri presidente e Edson (Bacural) vice-presidente. Na oportunidade foram eleitos também 12 diretores que formaram a chapa para que irá representar o bairro pelos próximos 4 anos (2019-2023).

         Ao agradecer os moradores pela confiança depositada na eleição, o presidente do bairro, Fredson Neri destacou a importância de oficializar a existência da comunidade e de fortalecer a representação diante dos poderes executivo e legislativo. Segundo Fredson, a partir de agora, a associação estará voltada a atender as principais demandas dos moradores. “Agradeço a toda população do bairro pela confiança de ter me conduzido por mais quatro anos a frente dessa associação, que antes existia sem a documentação legal, mas depois de hoje estará de fato legitimada”, disse.

Emasa contém vazamento de água no Pontalzinho




Atendendo solicitação de moradores do bairro Pontalzinho, uma equipe de manutenção das redes e de combate ao desperdício da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) conteve vazamento de água tratada na rua Ramiro Nunes de Aquino.

 Ao abrir o solo com o uso da máquina retroescavadeira, constatou-se que a tubulação de 60mm, que é intermediária entre a rede adutora e os imóveis, apresentava uma rachadura, o que provocava a perda da água. O abastecimento foi logo interrompido, a área isolada para evitar incidentes, e rapidamente providenciada a substituição da parte danificada.

O abastecimento foi reiniciado antes do meio-dia, evitando transtornos para a comunidade local. A Emasa aproveita o momento para pedir aos usuários de seus serviços que continuem colaborando, sempre que encontrar redes de esgotos ou de abastecimento de água danificadas. Nestas situações, informar pelo telefone gratuito da empresa, 0800-073-1195.
Ascom - Emasa

Jornalista Fábio Luciano visita Departamento de Comunicação da Prefeitura


         Na manhã desta quinta-feira (09), o jornalista Fábio Luciano visitou o Departamento de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Itabuna. Na oportunidade, Fábio Luciano foi recebido pelo Diretor da Comunicação, Paulo Lima, que agradeceu a visita e desejou sucesso ao jornalista que, nos últimos dias, passou a ocupar o cargo de Relações Públicas da Câmara de Vereadores de Itabuna, deixando a função de Assessor de Comunicação que ocupava anteriormente.

 Durante a visita, Paulo Lima elogiou a atuação e o profissionalismo de Fábio Luciano, a quem qualificou como “um profissional sério e competente”. Ascom


Fotos: Waldyr Gomes

Prefeitura convoca população para ciclo de plenárias do Orçamento Participativo 2020



Com o objetivo de inserir o cidadão nos debates e decisões sobre as obras que serão implementadas no município no ano de 2020 com recursos do orçamento da Prefeitura de Itabuna, acontecerá no próximo dia 15 de maio a primeira conferência pública do Orçamento Participativo.

 O diretor do Departamento de Planejamento Econômico da Prefeitura de Itabuna, Heleodório Nunes Filho (Dorinho), explica que este é um momento de extrema importância para os itabunenses. “Isto porque durante as conferências do Orçamento Participativo todos têm a oportunidade de decidir as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados nos bairros da cidade”, explica Heleodório Filho.

E informa que este ano acontecerão três plenárias: a primeira será no dia 15 de Maio, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), às 14 horas; a segunda no dia 22 de Maio, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU – Urbis IV), às 14 horas; e a última no dia 29 de Maio, no Caic, também às 14 horas. Ascom
  

Texto: Kaline Ribeiro
Fotos: Waldyr Gomes

Crianças e Adolescentes de programas sociais da SAS assistem a espetáculo do Circo Mundo Mágico

  
         A tarde desta quarta-feira (08) foi especial para cerca de 500 crianças que são assistidas pelos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Numa ação possibilitada graças a uma parceria estabelecida entre o município, através da Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente e o Circo Mundo Mágico, os menores puderam assistir a um espetáculo especial do circo, que está instalado na Avenida Princesa Isabel, bairro São Caetano, desfrutando de uma tarde de lazer na companhia de familiares e amigos.

         Ao explicar sobre a iniciativa de levar a garotada ao circo, a Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Neilma destacou que esta ação não ocorreu de forma isolada, e que a SAS, além de trabalhar na garantia de direitos da população, procura sempre oportunizar atividades de lazer aos beneficiários dos programas sociais.

Semianel rodoviário de Itabuna passa por restauração

Cruzamento do Distrito de Mutuns, Itabuna
 Obra vai contribuir para a redução de congestionamentos no centro urbano de Itabuna

O aviso de licitação para a restauração do semianel rodoviário de Itabuna, que liga a BR-101 a BR-415, foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) desta quinta-feira (09). A obra no município do litoral sul baiano será realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em cerca de 7 km da via. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 11 de junho. O investimento é de aproximadamente R$ 8 milhões.  

O serviço vai beneficiar 190 mil moradores de Buerarema, Ilhéus, Itajuípe e Itapé, além de Itabuna. “A restauração do semianel facilitará o escoamento do fluxo de veículos para que vem da BR-101 em direção a Ilhéus. Os automóveis, principalmente os de grande porte, que fazem esse trajeto não precisarão mais passar pelo centro urbano de Itabuna. Assim, melhorando a qualidade de vida da população local com a redução de congestionamentos na região”, destaca o superintendente de Infraestrutura e Transporte do Estado da Bahia, Saulo Pontes.


Da -  Assessoria de Comunicação Social
Por - Daniel Thame

Itacaré realizará ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes



A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e em parceria com o Conselho Tutelar estará realizando uma série de ações nos dias 17 e 18 de maio em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e do Adolescente. O objetivo é envolver toda a comunidade, da sede e dos distritos, além dos turistas, para orientar sobre os crimes, as penas e como agir e denunciar em casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.
De acordo com a programação, no dia 17 de maio será realizado o seminário com o tema “As marcas violência: como identificar os sinais de um caso de abuso sexual contra a criança e o adolescente”. O evento terá início às 9 horas da manhã, na Câmara de Vereadores de Itacaré, e é aberto a toda a comunidade.
Já no dia 18 de maio será a vez do trabalho de orientação e conscientização no distrito de Taboquinhas. A idéia é fazer panfletagem, palestras com especialistas e o acompanhamento dos casos. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Leal, destaca a importância de todos estarem juntos nesse trabalho de combater o abuso sexual, orientando as famílias e denunciando. As ações contam com o apoio de equipes do CREAS, CRAS e Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

quarta-feira, 8 de maio de 2019

CNI/IBOPE: Pesquisa aponta que 59% dos brasileiros apoiam mudanças na Previdência

CNI/Ibope revela ainda que não estão bem informados sobre proposta

De acordo com a pesquisa, apenas 36% responderam ter conhecimento amplo ou conhecer os principais pontos do texto Foto: Marcelo Camargo/ABr
Do - Diário do Poder - Pesquisa divulgada hoje (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 59% dos entrevistados reconhecem que é preciso reformar a Previdência, e que 72% concordam que deve ser estabelecida uma idade mínima para a aposentadoria.
Embora a maioria dos entrevistados concorde com a adoção de uma idade mínima, é grande a parcela dos que defendem aposentadoria em idades muito baixas. Para 80% das pessoas ouvidas, a aposentadoria deveria ocorrer com 60 anos ou menos. Os que acreditam que a aposentadoria deveria ocorrer a partir dos 61 anos são 19%.

Pesquisadores mostram projetos de exposição que transforma Itabuna em cidade do mel

    
Itabuna se prepara para realizar, ainda neste ano, dois dos maiores e mais importantes eventos sócio, cultural e econômico do Sul da Bahia: a 1ª. Expomel Brasil e o 1º. Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura. Os projetos foram apresentados na tarde da última terça-feira (7) ao secretário de Sustentabilidade Econômica e Mel Ambiente, Jorge Vasconcelos e ao presidente da Fundação Itabuna de Cultura e Cidadania (Ficc), Daniel Leão, por representantes da Ceplac e pelo publicitário Tião Barros.

Por meio de vídeo, Tião mostrou o que são e como serão executados os projetos que giram em torno da criação de abelhas e produção de mel e pólen, além do conceito, a importância social e financeira com a criação de abelhas e a produção de mel e pólen, além de um fator que tem preocupado os criadores: a mortalidade indiscriminada das abelhas em todo o país e por extensão em Itabuna. Tião também mostrou como será feita a campanha publicitária até a data dos dois eventos.

REABERTO O AEROPORTO DE ITABUNA


Numa luta que teve inicio na Associação Comercial de Itabuna, através do empresário Eduardo Fontes quando era presidente daquela instituição e a Prefeitura Municipal, através do Prefeito Fernando Gomes e na incansável luta do presidente do Aeroclube, Olívio Borges, diversos segmentos, finalmente, na manhã, desta quarta-feira 08, foi reaberto, pela iniciativa privada, o aeroporto Tertuliano Gudes de Pinho, em Itabuna.

O prefeito Fernando Gomes expondo a luta e a importância do aeroporto para o crescimento do município, destacou a luta do Presidente do aeroclube Olívio Borges, para sua reativação, “mesmo sendo de iniciativa privada vai ser essencial para a retomada do nosso progresso” destacou. Ainda sobre a importância da reabertura do aeroporto falaram o empresário Sérgio Gomes, Edmilton Carneiro (OAB) e Carlos Leahy, presidente da CDL.      Leia matéria completa:   Itabuna já tem oficialmente aeroporto para pousos domésticos e UTI aérea

terça-feira, 7 de maio de 2019

Começa a instalação dos cabos de sustentação da nova ponte Ilhéus-Pontal

 Foi iniciada a instalação dos cabos de sustentação (estais) da nova ponte Ilhéus-Pontal, obra realizada pelo Governo da Bahia. Esta ponte estaiada é a primeira deste tipo a ser construída no Estado. A mesma é constituída de um mastro principal de onde partem cabos (estais) que sustentam os tabuleiros sobre o canal de navegação. Ao todo, serão implantados 46 cabos sobre os dois vãos principais. 

Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, o projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cerca de 2,7 quilômetros, que também está em execução.

Além de se tornar um novo cartão-postal, a ponte vai beneficiar cerca de 511 mil moradores de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. (fotos José Nazal)  
Ascom,

Por - Daniel Thame
fotos:  José Nazal

Brasil está no caminho certo para 53,1% dos brasileiros

Para 53,1% dos brasileiros, o País está no caminho certo

Do - Diário do Poder - A maioria dos brasileiros acredita que o Brasil está no caminho certo para melhorar a vida dos seus habitantes. De acordo com levantamento Paraná Pesquisas, 53,1% aprovam os rumos atuais do país, enquanto 41,4% acham que o Brasil está no caminho errado. Apenas 5,5% não quiseram ou não souberam responder.
O otimismo é maior é verificado nos mais idosos e atinge 56,4% entre quem tem 60 anos ou mais. O percentual cai conforme a idade. O único cenário em que há mais pessoas pessimistas é entre os jovens de 16 a 24 anos, onde 49,3% dos entrevistados acham que o Brasil está no caminho errado.

BILHÕES EVAPORANDO: Obra bilionária do Canal do Sertão Alagoano é abandonada e tem água subutilizada

Governo de Alagoas é cobrado por abandono do Canal do Sertão

Canal do Sertão Alagoano. Foto: Ascom Semarh/Arquivo
Do - Diário do Poder - Uma audiência pública realizada ontem (6) pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) expôs a subutilização das águas do Canal do Sertão Alagoano, em prejuízo de 900 mil sertanejos de 38 municípios do semiárido do estado. O evento reuniu técnicos, trabalhadores e produtores rurais, que exigiram do governador Renan Filho (MDB) e das autoridades estaduais a garantia de funcionalidade imediata das águas canalizadas pela obra que já consumiu mais de R$ 2,5 bilhões em recursos públicos da União.
Segundo o deputado Inácio Loiola (PDT-AL), que propôs a audiência, o objetivo da ação foi cobrar um plano de ação consistente para tirar de vez do papel o Canal do Sertão, mostrando à sociedade e às autoridades que a população e o Estado estão deixando de produzir e perdendo receita.
Os alagoanos que observam o grande volume de água acumulada na obra que construiu um rio artificial que serpenteia o solo esturricado de Alagoas cobram a realização do propósito principal do projeto que prometeu transformar o Sertão e o Agreste do Estado em polos de produção de hortifrutigranjeiros do Nordeste.

A simplicidade do Implante dentário

* Marcos Vinicius - Muito se fala sobre implantes dentários, diversas são as propagandas e o paciente fica sem saber o que fazer. Neste breve explicativo vamos sanar algumas dúvidas a respeito do assunto. O implante dentário é simplesmente um parafuso de titânio que geralmente tem a forma semelhante da raiz do dente, e é instalado no osso para nos auxiliar na colocação de próteses dentárias, substituindo os dentes perdidos.
Os implantes não tem rejeição pois o material é biocompatível com o nosso organismo, sendo já utilizado na medicina há muitos anos. Após criteriosa avaliação clínica e dos exames de imagem, um plano individualizado de tratamento é  elaborado,  onde é informado ao paciente todas as informações pertinentes ao seu tratamento, como por exemplo tempo de tratamento, necessidade ou não de enxertos, tipos de próteses que serão usadas no período de cicatrização e até mesmo a possibilidade de realização de uma carga imediata que é a colocação de um a prótese já  fixada nos implantes no período de até 72 horas, por isso é importante a avaliação do especialista para que todas essas situações sejam avaliadas e discutidas.
O tratamento é realizado sob anestesia local e o processo de reparação é muito rápido.  Com os implantes conseguimos devolver estética, função mastigatória e autoestima para nossos pacientes. Na clínica Odontoface por exemplo, temos a opção de anestesia local sem dor, essa tecnologia tem trazido muito conforto aos nossos pacientes.
**Dr. Marcus Vinícius é Dentista, especialista em Implante. Atua nas Clínicas Odontoface de Itabuna e Ilhéus.