sábado, 20 de abril de 2019

CARNIÇA HUMANA DO DPT DE ITABUNA EXALA MAU CHEIRO E POPULAÇÃO RECLAMA

IML de Itabuna instalações arcaicas


  
Um mau cheiro insuportável está acontecendo devido à superlotação das geladeiras e o estado de decomposição dos corpos humanos que são levados para o DPT/IML do Complexo Policial de Itabuna, que ainda conta com suas instalações arcaicas e com mais de 30 anos, sem receber uma reforma, apeaçar de muitas promessas do Governo do Estado.
  
Está denuncias foi feita pelo repórter Carlos Barbosa, durante toda a semana, através dos microfones da Radio Nacional, sendo porta voz da população.. O repórter ainda questionou, onde estão as nossas autoridades que não estão vendo o mau que essa carnificina traz à população, principalmente, os moradores do Bairro Jardim Primavera que são os maiores prejudicados.        

A realidade é que os moradores dos bairros: Jardim Primavera, Jaçanã, Novas Jaçanã e adjacências têm que conviver com esse mau cheiro  insuportável de corpos humanos transformados em carniça, que ainda não conta com uma unidade do DPT à altura da população do sul da Bahia, pois o Instituto Médico Legal IML, de Itabuna recebe corpos de toda a região do sul da Bahia e, principalmente, do município de Ilhéus.

O certo é que Itabuna está precisando de outro Complexo Policial, pois o que tem hoje está abaixo da expectativa do crescimento da cidade para a prestação de serviços. Itabuna nos últimos cresceu  e já está chegando a 300 mil habitantes.   


Praia de Lençóis: Condomínio Paraíso inaugurado hoje e amanhã


(Venha participar da festa de um grande empreendimento imobiliário)

Em uma área das mais nobres ao sul da BA-001, Km 23, Ilhéus/Una, próximo a Ilha do Desejo, município de Una acontece hoje 20 e amanhã 21, a inauguração das modernas instalações do Condomínio Paraíso. Um empreendimento limitado contando, apenas, com 60 lotes, hoje faltando poucas unidades para serem vendidas, pertencentes aos empresários imobiliários: Paulo Silveira, Moisés Silveira e Raimundo de Oliveira.

Já contando com toda a infraestrutura, de uma grande área para a sua boa moradia e lazer, o Paraíso, conta com portões eletrônicos para a sua maior segurança e comodidade, piscinas de adulto e criança e banheiros. Além de árvores frutíferas, terraplanagem, meios–fios, instalações elétricas e hidráulicas.

Últimas Unidades 

Ainda contando com água local, da melhor qualidade, você ainda pode, se apressar, adquirir a sua unidade. O conato pode ser feito pelos telefones 73 98805 0711 ou 99155 4100.    
        


sexta-feira, 19 de abril de 2019

ELE foi enviado por Deus para nos Salvar!



Mas, na nossa ignorância O judiamos e O sacrificamos na cruz. Mesmo assim ELE nos perdoou. Nos fomos culpado da Sua morte.   
Não esqueça da Sexta-Feira Santa; não brinque com Deus.
Hoje é dia de meditação!

Resultado de imagem para oração do Pai Nosso





quinta-feira, 18 de abril de 2019

Patrulha do Som atua neste final de semana em Itabuna


Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema) de Itabuna definiu estratégias para intensificar a atuação da Operação neste final de semana, inclusive na Sexta-Feira Santa, visando o combate ao abuso da poluição sonora no município. A reunião foi comandada pelo secretário Jorge Vasconcelos e contou com a participação de técnicos e agentes da Patrulha do Som.
“Estamos atendendo a uma determinação do Prefeito Fernando Gomes que tem cobrado uma atuação eficaz da Patrulha no sentido de manter o sossego da população, coibindo qualquer ação de perturbação sonora, de modo a garantir qualidade de vida para as pessoas”, destaca o secretário, ressaltando que “a atuação da Patrulha do Som em toda a cidade está ganhando o respaldo da população”.
O Diretor do Departamento de Indústria e Comércio da Sema, Sandro Lopes, esclarece que a Operação Patrulha do Som também objetiva atender reclamações da população relacionadas aos casos de estabelecimentos comerciais (Bares), residências ou veículos que estiverem infringindo a Lei do Silêncio com som excessivo, independentemente de horário.

A Operação Patrulha do som foi retomada no mês de março, em cumprimento a uma determinação da justiça, através do juiz Ulysses Maynart, que moveu ação civil pública de nº 0502803402017805013. Intitulada de Operação Patrulha do Som, ela coíbe qualquer ação de perturbação sonora e é operada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Departamento de Indústria e Comércio, em conjunto com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A operação conta, também, com o respaldo da Legislação Municipal de nº 1.710/95, que dispõe sobre o controle e a fiscalização dos meios que geram poluição sonora, e da Lei de nº 2.195/2011, que estabelece a política ambiental e consolida a legislação mediante a instituição do Código Ambiental e equilíbrio ecológico. A Patrulha do Som conta com dois canais de comunicação para denúncias, onde qualquer cidadão que se sentir incomodado com a poluição sonora pode entrar em contato pelos números 156 e (73) 9 8146-9483, que pode ser acionado através de chamada, inclusive a cobrar, ou pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Ascom
Foto: Waldyr Gomes

EMASA EMERGÊNCIALMENTE RECUPERAR ADUTORA NO CENTRO DA CIDADE


 Na manhã da última terça feira, 16 de abril, populares informaram a EMASA, que estava ocorrendo vazamento de água, no centro da cidade. Uma equipe foi  ao local, Jardim do Ó, bem no coração de Itabuna, e verificou que o asfalto já estava afundando na via de grande movimento de veículos, e que  o vazamento era na rede adutora de 200mm, que serve o abastecimento do centro da cidade e de várias ruas dos bairros Zildolândia, Mangabinha, e Avenida Cinquentenário.
“Com o apoio da SESTTRAN, inicialmente meia pista foi interditada, porém ao ser constatado que a tubulação de ferro com mais de cinquenta anos, estava se decompondo por completa, foi solicitada a interdição de toda a via, e assim foi feito” informou um dos técnico da empresa.
Devido ao péssimo estado daquela  tubulação de ferro,  foi necessário um serviço mais planejado, com  retirada do tubo completo, que tem seis metros de extensão, objetivando evitar vazamentos futuros.  Por volta das 19h30 da noite, o serviço foi concluído. A rede de abastecimento voltou a funcionar, buraco foi fechado, a equipe providenciou a retirada de  toda a sujeira do local e a pista foi liberada para o tráfego dos veículos.
Ascom/Emasa

Secretário de Administração garante construção da ponte da Rua Londrina


 A Prefeitura de Itabuna segue realizando melhorias em todo o município. Através da Secretaria Municipal de Administração, que tem como titular Dinailson Oliveira, o município estará atendendo uma solicitação de muitos anos dos moradores da Rua Londrina, no bairro Califórnia, com a construção de uma ponte que ligará este bairro ao Parque Boa Vista. Nesta quarta-feira (17), o secretário Dinailson Oliveira esteve no local, juntamente com o vereador Antônio Cavalcante (MDB) e garantiu iniciar a obra na próxima segunda-feira (22).

Durante visita à rua Londrina, o secretário explicou que construção da ponte foi determinada pelo Prefeito Fernando Gomes e que o município seguirá buscando realizar intervenções para melhorar a qualidade de vida da população. “Na segunda-feira estarei aqui com a minha equipe para iniciar logo essa obra. Adianto, inclusive, que vou instalar uma extensão do meu gabinete neste local para acompanhar e acelerar a execução da obra” disse.

Além dessa obra, o Secretário Dinailson Oliveira também garantiu a terraplanagem e o asfaltamento do acesso ao Condomínio Jardim América, além de intervenções da Rua Capixaba. Essas obras atendem a demandas de muitos anos dos moradores, que agradeceram ao prefeito Fernando Gomes e parabenizaram o secretário Dinailson Oliveira em nome da comunidade dessas localidades.  
Foto: Waldyr Gomes

Marão diz que nova empresa de logística impulsionará economia de Ilhéus


 O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão) comemorou a notícia divulgada pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (17), sobre assinatura de protocolo de intenções entre a empresa Dzset Transporte e Logística e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), para implantar empreendimento voltado à armazenagem e distribuição logística de mercadorias em Ilhéus. A previsão é que sejam investidos R$ 13 milhões no empreendimento e criados cerca de 100 empregos diretos.
Para o prefeito, a iniciativa consolida a ascensão econômica registrada no município nos últimos dois anos, com investimentos públicos e privados, que impulsionam a economia e garantem emprego para a população. “Ilhéus é uma cidade em transformação, que cada vez mais atrai o interesse de grandes grupos e empresários”, ressalta Marão.

Santa Casa realiza o Tríduo Pascal com colaboradores do Manoel Novaes e Calixto Midlej



Considerada a celebração mais importante dentro da igreja, o Tríduo Pascal é o período que antecede os três dias da ressurreição de Cristo e compreende a quinta-feira, sexta-feira e o sábado da Semana Santa. É um momento voltado à reflexão sobre o sacrifício de Jesus para salvar a humanidade.
Na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o Tríduo aconteceu em dois momentos, primeiro, no dia 15/04 na Capela do Hospital Manoel Novaes e, no dia 16 e 17/04 na Capela do Hospital Calixto Midlej.
De acordo com uma das Irmãs Religiosas da Santa Casa, Erimita Farias, é importante reunir os colaboradores da instituição para explicar sobre o que é e por que fazer o Tríduo Pascal, que contempla a Paixão de Cristo na Quinta-Feira, o tempo do sofrimento de Jesus com a crucificação e morte na Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia, que vem para mostrar que a nossa salvação está em Cristo seguida da ressurreição no Domingo, momento em que se comemora a Páscoa. “O tríduo é essa preparação, é a palavra pregada pela igreja aos fiéis”, explicou.
Um dos momentos importantes destacados por ela durante a celebração foi quando Jesus reuniu os apóstolos durante a Santa Ceia com o objetivo de mostrar o real serviço do sacerdote. “Jesus pegou uma bacia com água, uma toalha e foi lavar os pés de cada um, mostrando que o sacerdote não está ali para ser servido, e sim, para servir. Ajudar aos pobres e a quem precisa, trabalhar e mostrar que Deus precisa de servidores”, completou.
Para Lucineide Sarmento, do setor de nutrição do Novaes, foi um momento muito bonito para todos. “Eu me sinto mais leve, mais firme falando da presença de Deus e peço a Ele misericórdia para todos os filhos Dele. Estamos precisando de paz, fé, luz, amor e muito perdão”.
Uma das irmãs auxiliadoras, Maria Aparecida, comentou que é muito importante para nós, enquanto cristãos, sabermos o verdadeiro significado da Semana Santa. “A partir do momento que você começa a participar de todas as celebrações da Semana Santa fica mais fácil entender o sentido da Páscoa e conhecer a fundo todo o sofrimento de Jesus e o que ele passou por nós”.

A auxiliar de serviços gerais, Valdicleia dos Santos achou importante saber qual é a real função da Páscoa. “Não é sobre ganhar ovo de páscoa. É sobre quem morreu na cruz por nós, que foi Jesus. É a comunhão com Ele que nos redime de todo o pecado”.
Henriete Santos, irmã de uma paciente internada no Calixto Midlej, também acompanhou a explicação sobre o Tríduo Pascal. “Esse momento foi muito reconfortante. Eu sou ecumênica e onde está Deus eu estou também. Ele é o Deus supremo”.
Márcia Silva, moradora de Jequié está acompanhando a sobrinha internada no Calixto achou o momento de reflexão grandioso. “Lembrar tudo aquilo que Jesus passou por nós, é tão significante, principalmente para as pessoas que estão fragilizadas. Foi muito bom, enriquecedor. Isso nos fortalece e nos dá tranquilidade de que estamos no caminho certo confiando em Jesus Cristo. Agradeço à Santa Casa por estarmos aqui todos esses dias visitando a capela, na presença do Senhor”.


Por - Karina Lins
Assistente de Comunicação SCMI

quarta-feira, 17 de abril de 2019

PRF começa operação Semana Santa nesta quinta-feira

Dirija com atenção redobrada 

Do - verdinhoitabuna.blog.br - A Polícia Rodoviária Federal vai iniciar à 0h desta quinta-feira (18) a Operação Semana Santa nas estradas federais que cortam a Bahia. Segundo a PRF, a operação que dura até às 23h59 do domingo (21), tem o objetivo de reforçar o policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de criminalidade e acidentes graves.

A PRF informou que, além da embriaguez ao volante, os esforços de fiscalização estarão voltados para coibir o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas e o não uso do capacete pelos motociclistas. O motorista que descumprir a determinação será multado no valor de R$ 130,16 e perderá quatro pontos na Carteira de Habilitação. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do período de restrição.

Homenagem à memória de Candinha Doria em Itabuna

O NOVO TEATRO LEVA O SEU NOME

Numa tarde histórica e cheia de emoção, o Plenário validou, de forma unânime, o nome Candinha Doria para o Teatro Municipal de Itabuna (obra em fase de conclusão no Loteamento Nossa Senhora das Graças). Claudia e Ana Doria, respectivamente, filha e neta da homenageada, participaram emocionadas da sessão ordinária nessa terça, 16, ao lado de artistas locais.

“Uma cidade sem teatro é uma cidade sem cultura”, declarou a filha recordando a decisiva participação de Candinha Doria para a arte itabunense. Falando pela classe artística, a atriz Zélia Possidônio enalteceu a grandiosidade da obra. Zélia ressaltou que o Teatro Municipal de Itabuna, quando concluído, será o 2º maior da América Latina. “Todos [estamos] de parabéns”, declarou Possidônio.

A memória póstuma a Candinha Doria (falecida há 12 anos) foi encabeçada por Beto Dourado (PSDB). Na proposta, aprovada com emendas, o Executivo está autorizado a tombar o futuro Teatro Municipal via decreto, ou seja, sem necessidade de lei especifica. A redação final será encaminhada para sanção. O texto está disponível na página da Casa (na aba Atividades – Publicações).
 
Ascom/Câmara
Fotos : Gabriel De Oliveira 

Human Network do Brasil e Instituto Floresta Viva firmam convênio para projeto ambiental



Organizações não governamentais, Human Network do Brasil e Instituto Floresta Viva (IFV), sediadas em Ilhéus, firmaram em 2019 um convênio com vistas à realização de um projeto voltado para o meio ambiente.

De acordo com o Presidente do IFV, Rui Rocha, “a HNB e o IFV se uniram para promover a educação ambiental, o paisagismo e a restauração da Mata Atlântica do Sul da Bahia. Esta cooperação inclui o apoio à pesquisas científicas sobre a biodiversidade regional e a reprodução de espécies ameaçadas de extinção, como a Jussara, o Pau-Brasil e o Jacarandá da Bahia”.

O convênio foi firmado por um período de 2 anos e que tem o reflorestamento como frente das principais ações. O fundador da HNB, Michael Eckes, enfatiza a intenção de fazer com que as pessoas compreendam a importância de reflorestar e da realização dessa prática. Além de promover o equilíbrio ecológico do meio ambiente, o reflorestamento é uma das principais fontes que ajuda a diminuir o estresse hídrico da escassez de água no mundo.

Prefeitura de Itabuna muda o horário do expediente

Prefeitura de Itabuna muda o horário do
expediente nesta quinta-feira (18)

O Secretário Municipal de Administração, Dinailson Oliveira, emitiu circular em que altera o horário do expediente nesta quinta-feira (18), nos órgãos e setores da Administração Municipal de Itabuna. De acordo com o comunicado, em virtude das celebrações da Semana Santa ter alto significado religioso para a comunidade, foi decidido pela mudança no horário de trabalho, sendo das 08 às 12 horas, com exceção de serviços essenciais, como por exemplo, hospitais, SAMU e a coleta de lixo. Na Sexta-Feira Santa (19) não haverá expediente por ser feriado nacional, voltando na segunda-feira (22), o horário normal de funcionamento, das 09 às 15 horas.


Secretaria de Governo - Diretoria de Comunicação Social
Texto: Kaline Ribeiro
10 de Abril de 2019

DEVASTADA PELA VALE: Câmara Dos Deputados instalará CPI para investigar tragédia de Brumadinho

Trabalhos iniciam em 23 de maio e promete passar a tragédia a limpo

Do - Diário do Poder - A Câmara dos Deputados instalará na terça-feira (23) uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para averiguar as causas e os responsáveis pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), que aconteceu no dia  25 de janeiro. Na reunião, deverão ser escolhidos o presidente, o vice-presidente e o relator do colegiado.
A comissão será composta por 43 integrantes titulares, com igual número de suplentes e funcionará inicialmente por 120 dias. A CPI foi sugerida pelos deputados Joice Hasselmann (PSL-SP), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ). O despacho que autoriza a instalação, assinado pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi lido hoje (16) no plenário da Casa.
Comissão externa

terça-feira, 16 de abril de 2019

Agente Comunitária de Saúde vai a Brasília apresentar projeto implantado em Itabuna


Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (16), no Centro Administrativo Firmino Alves, os secretários municipais, Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente) e Gilberto Santana (Segurança Transporte e Trânsito) se reuniram com representantes de estabelecimentos comerciais que realizam apresentações musicais ao vivo para discutir medidas e soluções que visem adequar a utilização de equipamentos de som em bares e restaurantes do município. Na pauta do encontro, foram discutidas intervenções realizadas pela Operação Patrulha do Som, que visa controlar a poluição sonora no município.

Abrindo a reunião, o secretário Jorge Vasconcelos falou que a administração municipal está preocupada com os excessos praticados por alguns bares e que a Patrulha do Som tem recebido muitas denúncias acerca da poluição sonora no centro da cidade. Jorge explicou que, ao realizar a Patrulha do Som, o município está cumprindo uma determinação judicial que estabelece a obrigatoriedade do controle sonoro. “O município tem que cumprir a legislação, mas nós não temos a intenção de prejudicar ninguém. Vamos achar um denominador comum para que os bares e restaurantes continuem em funcionamento, sem prejudicar a população”.

OBRAS DE SANEAMENTO AMPLIAM A COLETA DE ESGOTOS

 OBRAS NO PARQUE SÃO JOÃO
A EMASA está executando mais uma importante obra na área de saneamento em nossa cidade, ampliando o percentual da coleta de esgotos em Itabuna, estão sendo construídos mais 180m de rede de esgotamento sanitário com tubulação de 150mm, na rua K, no Loteamento Parque São João.
 Esta comunidade vem recebendo atenção especial da administração do prefeito Fernando Gomes. Em etapas anteriores foram realizados serviços de manutenção nas redes em diversas ruas, além da implantação de redes de esgotos em grande parte do bairro, em seguida a SEDUR complementou o serviço com a  pavimentação asfáltica.
Homens  trabalham com máquinas, ferramentas, equipamentos e materiais na rua K, no Parque São João, além dos 180m de redes de esgotos,  estão sendo construídas as caixas domiciliares. As equipes atuam sob a coordenação de Sânio Jobson e Eduardo Santana, com o acompanhamento do presidente Jader Guedes e do diretor técnico João Bittencourt. Com mais esta obra a EMASA continua aumentando o percentual da cobertura em coleta de esgotos em Itabuna.

Chuvas provocam suspensão das aulas na Escola Pequeno Davi em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que as aulas na escola municipal Pequeno Davi, localizada no Parque Infantil, foram suspensas nesta terça-feira (16), devido às fortes chuvas que caíram na região sul da Bahia, provocando alagamento e pane na rede elétrica na unidade de ensino. A Seduc já enviou equipe até o local para a dos serviços necessários.
De acordo com informações da secretária da pasta, Eliane Oliveira, serão beneficiadas cerca de 20 escolas que fazem parte do programa de serviços preventivos e corretivos na cidade. O trabalho conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) inclui as escolas municipais Heitor Dias, centro; Iguape, Nucleadas do Santo Antônio e Areia Branca, no Couto.
Serviços – As intervenções abrangem reparos no telhado, banheiros e em toda a parte elétrica com colocação de fio terra. “Como as paredes da escola ainda se encontram molhadas, para os serviços da parte elétrica, não podemos afirmar se os alunos poderão retornar às aulas normalmente nesta quarta-feira, (17), explicou Eliane.
A secretária de Educação também enfatiza que o governo municipal, em 2018, entregou 11 escolas totalmente reformadas com recursos próprios à população de Ilhéus. Secom

Aberto edital para mais de 11 mil vagas do pré-vestibular Universidade Para Todos

A Secretaria da Educação do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DO), desta terça-feira (16), o edital para o Programa Universidade Para Todos (UPT). Estão sendo ofertadas 11.505 vagas e as inscrições, que são gratuitas, serão feitas de 23 de abril a 2 de maio, exclusivamente pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). O projeto criado em 2003, é desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e visa o fortalecimento da política de acesso à educação superior. Marcado pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, o projeto ao longo de dez anos já possibilitou a cerca de 20 mil estudantes o ingresso no Ensino Superior em diversas instituições.

O cursinho pré-vestibular é voltado a estudantes matriculados, em 2019, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; matriculados, em 2019, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes e egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.

Ilhéus prorroga prazo para pagamento do IPTU 2019 até 30 de abril

Os contribuintes ilheenses ganharam mais alguns dias para quitar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019. O prazo foi prorrogado para o próximo dia 30 de abril, por determinação do prefeito Mário Alexandre (Marão). Quem optar pelo pagamento da cota única, além de mais prazo terá também  um desconto de 15% no valor do imposto. ´

Os contribuintes que não receberam o carnê podem emitir a guia através do site da Prefeitura, nos seguintes endereços,  https://bit.ly/2FwZPcM ou http://www.ilheus.ba.gov.br/), ou retirá-lo no setor de Tributos, das 12 às 18 horas, localizado no térreo do Palácio Paranaguá, centro da cidade.

Até a data de vencimento, o tributo pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou casa lotérica. A prorrogação também é válida para pagamento da   primeira parcela entre aqueles que optarem pelo fracionamento do IPTU. O desconto concedido para pagamento da cota única não está disponível para quem optou pelo parcelamento do valor em até nove vezes. Secom


MORDAÇA STF - amordaça investigados, bloqueando suas contas nas redes sociais


Do - Diário do Poder - A operação policial ordenada nesta terça-feira (16) pelo ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal, apreendeu um laptop marca CCE na residência do general Paulo Chagas. E impôs censura ao militar da reserva e todos os demais investigados, bloqueando todas as suas contas nas redes sociais.
Também são alvos da operação Osmar Rocha Fagundes, Isabella Sanchez de Souza Trevisani, Carlos Antonio dos Santos, Ermínio Aparecido Nadin, Gustavo Carvalho e Silva, Sérgio Barbosa de Barros. Os mandados são cumpridos em Brasília, Goiânia e São Paulo.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...