sábado, 13 de abril de 2019

Governo da Bahia define novo modelo de manejo de cultivo de cacau cabruca



O Governo da Bahia publica na próxima semana a portaria que dá novas diretrizes ao manejo de cacau no Sul da Bahia, conhecido como ‘Portaria da Cabruca’. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, durante palestra sobre políticas públicas para o cacau e incentivos a legislação ambiental, no Chocolat Festival, que acontece até amanhã (14) na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

A portaria incentiva a produção de cacau em áreas de mata nativa, com sombreamento, passando da média atual de 300 para 700 pés de cacau por hectare, preservando a Mata Atlântica, um sistema manejo moderno, que vai possibilitar o aumento da produção e da produtividade no Sul da Bahia. “Isso representa um avanço muito grande, era reivindicação dos produtores de cacau, cuja efetivação pelo Governo do Estado se deu num processo de construção coletiva com a participação de pesquisadores e técnicos da Universidade Estadual de Santa Cruz, Inema, Ceplac, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e associações de produtores”, afirma o secretário.


“O cacau é uma planta conservacionista e graças a esse cultivo o Sul da Bahia possui grandes áreas de Mata Atlântica. É um produto inserido na sustentabilidade econômica, social cultural e ambiental”, finaliza João Carlos Oliveira.
Por - Daniel Thame

 Há 01 ano e 02 meses, a Santa Casa dava início ao “Projeto Santa Casa nos Bairros”, uma ideia que nasceu do olhar de médico e de quem acompanhava as dificuldades da população, especialmente porque o hoje provedor esteve, por dois anos, Diretor Médico do Hospital São Lucas, unidade 100% SUS. 

Eric Junior, como é conhecido, montou o projeto, mobilizou médicos e colaboradores voluntários, e buscou parceiros. No dia 03 de fevereiro de 2018, a escola Ação e Cidadania, na Bananeira, recebia a primeira edição do projeto “Santa Casa nos Bairros”, onde foram realizados 450 atendimentos.

De lá para cá, foram realizados mais de 5.000 atendimentos médicos, isso sem contabilizar os serviços oferecidos na feira de saúde. E aqui estamos, prestes a realizar a 12ª edição. 

“Estamos fazendo a nossa parte. Se cada um fizesse a sua, viveríamos em um mundo melhor. São projetos como o Santa Casa Nos Bairros que fazem toda a diferença nas comunidades. Basta um olhar humanizado, um sorriso no rosto e um pouco de amor para dar.”, destaca o provedor.

Amanhã (13), o mutirão é no São Lourenço! 

Amanhã será a vez do mutirão no Bairro São Lourenço. A ação vai acontecer no Centro de Educação Infantil São Lourenço, das 8h às 12h com consultas médicas das seguintes especialidades: clínica médica, cirurgia, cardiologia, pediatria, neurologia e o serviço inédito de neuro pediatria, além dos serviços na feira de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea, fisioterapia e informações nutricionais. É o “Projeto Santa Casa nos Bairros”, levando saúde e promovendo qualidade de vida a quem mais precisa.Da Ascom

Mulheres da agricultura familiar são capacitadas na agroindústria da UESC


A Cooperativa de Desenvolvimento Territorial - COOPERAST, entendendo a importância das agroindústrias para o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos agricultores familiares, promoveu nesta quinta-feira (11), em parceria com a  Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, a capacitação técnica das agricultoras familiares em processamento de frutas.
Utilizando a técnica de aulas teóricas e práticas, expositivas e dialogadas e utilização de grupos de trabalhos. Foram capacitadas pelo professor Antônio Fábio Reis Figueiredo, no Pavilhão de Agroindústria da UESC, as mulheres associadas da Embaúba (Associação de Produtores Orgânicos da APA Itacaré-Serra Grande).
Para Vinícius Monteiro, Diretor Presidente da COOPERAST, a função da cooperativa é promover parcerias para fortalecer as entidades parceiras, uma vez que, a EMBAUBA (Associação de Produtores Orgânicos da APA Itacaré-Serra Grande), está em processo de montagem de uma fábrica de processamento de frutas e levando estas mulheres envolvidas nesta montagem a um centro de pesquisa, fazendo com que elas possam aprender ainda mais na prática tudo que necessitam para usar no dia-dia de uma fábrica.
ASCOM - COOPERAST

Produção de chocolates de origem impulsiona turismo no Sul da Bahia




Uma região celebrizada em todo o mundo pelas obras magistrais do escritor Jorge Amado com seus coronéis, jagunços, trabalhadores, etc. e cenários de fantasia como o Vesúvio de Nacib e Gabriela, o Bataclan de Maria Machadão e suas moçoilas dadivosas e o universo único das fazendas de cacau. A esse universo, que faz do Sul da Bahia um local que encanta pessoas do Brasil e do Exterior, soma-se um emergente polo de produção de chocolates de origem, com mais de 40 marcas apresentadas e comercializadas no Chocolat Festival, realizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.


Um pouco desse cenário mágico está sendo mostrado no estande do Governo da Bahia no evento, que inclui modelos de barcaça e fermentação de cacau, mudas de cacaueiros produzidos pela Biofábrica e uma exposição fotográfica com a história do chamado fruto de ouro, desde os maias até sua chegada ao Sul da Bahia.


O secretário estadual de Turismo, Fausto Franco afirma que “a criação do polo chocolateiro vai potencializar o setor, agregando um produto de excelência, com a rica história do cacau, às belezas naturais, com praias exuberantes, Mata Atlântica preservada e um grande patrimônio cultural e arquitetônico, que já fazem de Ilhéus e Itacaré destinos turísticos que atraem pessoas do Brasil e do Exterior”.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Prefeito recebe Osmundinho Teixeira mo novo Teatro

Prefeito recebe Osmundinho Teixeira durante visita às obras do Teatro de Itabuna

Considerado a ‘menina dos olhos’ do prefeito Fernando Gomes, o Novo Teatro de Itabuna que será inaugurado no dia 26 de Julho, na semana das comemorações dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna, está com as obras bem adiantadas. O prefeito Fernando Gomes, que transferiu seu gabinete para o Teatro com o objetivo de acompanhar de perto o andamento das obras, recebeu na manhã desta sexta-feira (12) uma figura ilustre itabunense: o artista plástico Osmundinho Teixeira, considerado um gênio brasileiro da cerâmica.
Ele que é sobrinho de Candinha Dórea, a Dama do Teatro Itabunense, cujo nome será dado ao teatro como uma forma de prestar uma justa homenagem a esta mulher que dedicou sua vida a arte e a cultura da cidade, considerou a obra um “espetáculo de modernidade”. “Esta é uma obra que igual a esta na Bahia, só o Teatro Castro Alves, e a escolha do nome de Tia Candinha para receber essa homenagem é muito importante, nada como reverenciar as pessoas da terra”.
E completou: “Estrutura perfeita, tudo que eu vi aqui só vi igual em teatros de São Paulo e do exterior. Este é um teatro para as pessoas se orgulharem de ter”. A administradora do Teatro, Cláudia Dórea, aproveitou para anunciar que para a inauguração já está certa a vinda da Orquestra Sinfônica da Bahia, o Ballet do Teatro Castro Alves e o cantor Luiz Caldas. “Teremos três dias de comemorações, com programações na área interna e externa do Teatro”.
________________________________
Texto: Kaline Ribeiro
Reportagem: Hélio Fonseca

Aedes Aegypti: Índice de infestação cai em Itabuna


  

Uma boa notícia que vem trazendo um alívio significativo para o itabunense tem sido a redução do índice de infestação predial pelo mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, que é vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, o índice de infestação caiu para 8,3%, e um reflexo positivo desta queda tem sido também a redução nas notificações das doenças causadas pelo mosquito.

De acordo com Roberto Góes, coordenador de Endemias, essa é a menor redução já registrada nos últimos anos. “Nós temos conseguido reduzir esses índices graças ao esforço coletivo da sociedade. É motivo para comemorar, é sim, mas não é motivo para descansarmos, precisamos trabalhar mais, pois o limite de infestação tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%, caso contrário, ainda existe o risco de proliferação do mosquito”, alerta.

PRESO NESTA QUINTA: Governo norte-americano pede extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange

Assange foi preso nesta quinta após Equador suspender asilo concedido ao australiano em 2012

Do - Diário do Poder - O Reino Unido está considerando atender a uma solicitação do governo americano no que diz respeito à extradição de Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, após sua detenção em Londres.
A polícia levou Assange, sob custódia da Embaixada do Equador, nessa quinta-feira (11), onde ele estava asilado por cerca de sete anos.
A polícia prendeu Assange por ele não ter comparecido a um interrogatório em uma corte britânica em 2012, enquanto estava em liberdade sob fiança. Também o deteve no âmbito do pedido demanda de extradição por parte dos Estados Unidos.
O governo norte-americano disse que Assange é acusado de ter conspirado com um ex-analista do Exército americano para acessar uma rede de computação com dados confidenciais em março de 2010.
O ex-analista da inteligência dos Estados Unidos foi considerado réu convicto por roubo de cerca de 700 mil documentos e por tê-los fornecido ao WikiLeaks.
A denúncia diz que Assange pode receber pena máxima de cinco anos de prisão, caso seja considerado culpado. (ABr)

Fernando Gomes recebe diretores da Afya Education

O prefeito Fernando Gomes recebeu na manhã desta quinta-feira (11) um grupo de diretores da Afya Education – nova marca referência no mercado de educação no país, que firmou parceria acadêmica e operacional com as Faculdades Santo Agostinho (Fasa). Afya, que significa “saúde e bem-estar” no dialeto africano suaíli, foi o nome escolhido para a marca que nasce da fusão da NRE Educacional, maior grupo de faculdades de medicina do país, com a Medcel, líder em cursos preparatórios para residência médica.

Além do prefeito Fernando Gomes, Secretários Municipais (Governo, Administração, Saúde, Educação, Sesttran, Assistência Social, Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente) Chefes de Divisões (Controladoria), presidentes de Fundações (Marimbeta, Ficc, Hblem e Emasa), e representantes do Legislativo Municipal também recepcionaram os diretores: Dr. Nicolau Esteves, presidente do Conselho Administrativo da Afya Educacional; Drª. Mércia Margotto, Coordenadora do Curso de Medicina; Flávio Carvalho, diretor de Operações; Lácio César, vice-diretor; e a professora Gesilda.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Plenário aprova, com emendas, regulamentação do SUAS em Itabuna

Por unanimidade, na quarta, 10, o Plenário aprovou o projeto do Executivo que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Itabuna. Durante a tramitação, a matéria ganhou nove emendas do relator, Pastor Francisco (PRB), e três de Júnior Brandão (PT). Com a regulamentação, Itabuna adequa-se às normativas nacionais da assistência social.

O SUAS itabunense disciplina, entre outras coisas, o financiamento de ações socioassistenciais, além de criar um Fundo específico (FMAS) que será gerido pela Secretaria de Assistência Social com orientação e fiscalização do Conselho Municipal correlato. Na proposta estão assegurados benefícios e garantias a exemplo dos auxílios natalidade, funeral e moradia (aluguel social).

Plantio de mil mudas de árvores nativas em vias públicas da cidade de Ilhéus



As florestas urbanas, se inseridas no planejamento dos municípios, significam mais uma ferramenta de combate às mudanças climáticas. Para tornar isso real, a Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e a ONG Floresta Viva, iniciou na manhã desta quarta-feira (10), o plantio de 40 mudas de árvores, na Praça das Árvores, no bairro Jardim Savóia. A iniciativa potencializa as ações do poder público para atingir a meta de plantar mil mudas de espécies nativas e certificadas da Mata Atlântica.  
A ação desta manhã contou com o apoio da Associação de Moradores da Avenida José Luís da Fonseca e Adjacências (AMA). Na visão de Luciana Paullete, presidente da associação, as árvores nas cidades sempre foram queridas pela população por embelezar os espaços públicos. “No entanto, elas contribuem de maneira muito mais ampla, com impacto na sustentabilidade econômica, social e ambiental das cidades. Estamos engajados não apenas em ajudar a plantar, mas em adotar e conservar estas espécies”, declarou.
Florestas urbanas – De acordo com a superintendente municipal do Meio Ambiente, Joélia Sampaio, as cidades brasileiras vêm acompanhando a tendência mundial de priorizar o cuidado com as florestas urbanas. “Iniciamos o plantio no bairro Savóia, mas já temos um cronograma para a cidade, e para isso precisaremos contar com o apoio da comunidade. Recentemente, firmamos um convênio com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), para iniciar um diagnóstico arbóreo das espécies em Ilhéus”, ressaltou.

Governador defende a Fafen como patrimônio nacional em reunião com ministro de Minas e Energia


Para o governador Rui Costa, as Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) da Bahia e de Sergipe estão acima do interesse comercial da Petrobras, detentora das unidades fabris. Este argumento foi apresentado durante encontro de Rui Costa, do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e dos senadores dos estados com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na tarde desta quarta-feira (10), em Brasília.

A petroleira anunciou o fechamento das unidades no início de 2018 e, desde então, os estados lutam para a manutenção das operações. “A Fafen é estratégica para o país! Somos um dos maiores do mundo em produção de grãos e proteínas, e, se queremos continuar, nós precisamos investir na produção de fertilizantes”, explicou o governador da Bahia. Isso porque o gás que é utilizado para produção de fertilizantes nitrogenados (químicos) favorece a produção de grãos e proteínas. 

PREFEITO MOACYR LEITE E COMITIVA PARTICIPAM DA XXII MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

Uma comitiva Uruçuquense, formada pelo prefeito Moacyr Leite Jr, vice prefeito, Marcelo Dantas, Vereadores da base e Secretários municipais, participam da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios até esta quinta-feira,11, promovida pela Confederação Nacional de Municípios, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Mais de cinco mil gestores públicos estão reunidos para debater a pauta municipalista, com a presença de autoridades governamentais e parlamentares de todos os Estados.

De acordo com o Prefeito Moacyr Leite Jr., o objetivo é visitar gabinetes dos deputados aliados, cobrando a liberação de recursos para execução dos projetos para o município.  "Vamos apresentar nossas demandas e buscar viabilizar recursos para obras importantes para Uruçuca, tanto para a sede quanto para Serra Grande e a Zona Rural.", afirmou. Moacyr enalteceu a união entre o executivo e o legislativo Uruçuquense e a importância da comitiva. “Juntos somos mais fortes e Uruçuca necessita dessa força para alcançar as demandas que necessita. Ascom PMI

Bairro São Lourenço recebe Mutirão dos Bairros da Santa Casa

O Mutirão dos Bairros da Santa Casa de Itabuna vai contemplar a comunidade do Bairro São Lourenço no próximo sábado (13). A ação acontecerá no Centro Educacional Infantil São Lourenço, das 8h às 12h com consultas médicas das seguintes especialidades: clínica médica, cirurgia,cardiologia, pediatria, neurologia e vários serviços na feira de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea, fisioterapia e informações nutricionais.

Para descontrair a criançada, o Espaço Kids vai garantir muita brincadeira e diversão. A nossa equipe estará lá aguardando a comunidade do São Lourenço para proporcionar uma manhã cheia de saúde e bem-estar.
É o projeto Santa Casa nos Bairros, em sua 12ª edição, levando saúde e promovendo qualidade de vida a quem mais precisa.
Por Karina Lins

Governo Federal lança plano de ações para garantir segurança hídrica do País

Estudos recomendam investimentos de R$ 27,5 bilhões em obras e projetos para assegurar o fornecimento de água à população até 2035

A cada R$ 1 investido em segurança hídrica, outros R$ 14,56 poderão ser gerados em benefícios para a população brasileira, como na minimização de perdas econômicas causadas por cheias e secas. Esta é uma das conclusões apontadas pelo Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Águas (ANA). O documento está sendo lançado nesta quinta-feira, 11 de abril.

As intervenções recomendadas no PNSH incluem estudos, projetos e obras de barragens, canais, eixos de integração e sistemas adutores de água. Elas foram analisadas quanto à sua relevância, prioridade e efeito sobre os principais problemas de segurança hídrica do País. Estas ações foram organizadas em três componentes, com base em seu estágio de desenvolvimento e implementação: estudos e projetos; obras; institucional (operação e manutenção), resultando em um investimento total de R$ 27,5 bilhões.

AGRONEGÓCIO Aumento de 3,4% na produção de grãos garante safra de 235,3 milhões de toneladas

Segundo a Conab, essa é a maior safra dos últimos 41 anos

Do - Diário do Poder - A produção de grãos no Brasil no período 2018/2019 deve alcançar 235,3 milhões de toneladas, após crescimento de 3,4% em relação à safra passada. Os dados são do 7º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta quinta (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo a companhia, essa é a maior safra dos últimos 41 anos. Soja, milho, arroz e algodão representam 94,5 % da safra produzida no país. Com exceção do arroz, essas culturas contribuíram com a elevação de 2,1% na área de plantação em relação à safra anterior.
Também contribuiu para o resultado positivo da safra atual a melhora na produção de milho na segunda safra: é prevista uma colheita de 68,1 milhões de toneladas. A colheita prevista para o milho é de 94 milhões de toneladas, um aumento de 16,5% em relação ao registrado na safra anterior.
O algodão em pluma também registrou um bom desempenho, com um aumento de 32% em relação à safra 2017/2018, chegando a 2,6 milhões de toneladas.
A Conab aponta retrações nas safras de arroz, feijão, milho na primeira safra e girassol. O arroz registrou queda de 11,7% na área, com uma produção de 10,7 milhões. Já o milho primeira safra perdeu espaço para o feijão, cana-de-açúcar e pastagens, de acordo com o superintendente de Informações do Agronegócios da Conab, Cleverton Santana.

APROXIMAÇÃO Brasil está de braços abertos, afirma Bolsonaro em jantar com embaixadores árabes

Encontro busca fortalecer as parcerias comerciais com países islâmicos após aproximação entre Brasil e Israel
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante jantar de confraternização da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), na CNA. Foto: Alan Santos/PR

Do - Diário do Poder - No jantar com 37 embaixadores de países islâmicos, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quarta (10) que as relações comerciais dessas nações com o Brasil devem se traduzir cada vez mais em laços de amizade e respeito. Em discurso, Bolsonaro acrescentou que o governo federal está “de braços abertos” a todos os países.
“Que esses laços comerciais cada vez mais se transformem em laços de amizade, de respeito e de fraternidade”, afirmou o presidente em vídeo divulgado pelo Palácio do Planalto.
O jantar foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e reuniu 37 embaixadores de países islâmicos, os ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, além do presidente da CNA, João Martins.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou que o governo está determinado a construir relações com todos os países, valorizando o papel do agronegócio no comércio exterior. “O Brasil continuará cada vez mais firme nessa determinação de ser um país amigo de todos os países e o nosso papel da agricultura é cada vez mais fortalecer, além da amizade, o negócio da agropecuária brasileira com esses grandes países que são os países da Liga Árabe”, afirmou.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Prefeitura de Itabuna disponibiliza novo espaço para vendedoras de lanches do Hblem


O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, recebeu na manhã desta quarta-feira (10) o grupo de vendedoras que trabalham com barracas de lanches na entrada do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem), na tentativa de realocá-las para um local adequado onde elas possam comercializar seus produtos. O Secretário explica que a medida se justifica pelo fato de que a Prefeitura de Itabuna está trabalhando em todo município promovendo o reordenamento dos espaços públicos e como tal, também na área do entorno do Hblem.

De acordo com o Secretário, a necessidade de retirada das barracas e de um imóvel que está sendo construído de forma irregular, se dá por conta da ausência de propriedade do terreno (apresentação de escritura) e consequentemente do alvará de funcionamento dos pequenos comércios. “Existe o agravante de que todas as barracas foram construídas desrespeitando a legislação que determina uma distância de três metros da calçada”, completou. Preocupado com a situação das vendedoras, o Secretário informa que estão sendo disponibilizados seis boxes, com toda estrutura necessária no Shopping Popular - na avenida Inácio Tosta Filho, centro da cidade -, para que elas possam trabalhar já a partir de amanhã (11).

“Só depende delas para aceitarem ou não”, reiterou o Secretário Jorge Vasconcelos. Presentes na reunião: Iracema Ramos, Elinalva da Silva, Darcy dos Santos, Liliane Rocha, que trabalham no local há mais de 20 anos, argumentaram que o terreno onde foram construídas as barracas teria sido dado de modo informal pelo proprietário Salomão Mafuz (já falecido), mas que até o momento os herdeiros não haviam oficializado a doação. “Nós vamos conhecer esses boxes para ver se atende as nossas necessidades”, finalizou Darcy dos Santos.


Texto: Kaline Ribeiro
Fotos: Waldyr Gomes



Plenário do TSE considera promoção pessoal de imagem em outdoor ato de propaganda eleitoral antecipada

O entendimento aplicado a dois casos referentes às Eleições de 2018 muda a jurisprudência do Tribunal em relação a processos do pleito de 2016
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na sessão plenária desta terça-feira (9), o julgamento do Recurso Especial Eleitoral (Respe) referente à campanha de Manoel Jerônimo de Melo Neto à Assembleia Legislativa de Pernambuco, nas Eleições de 2018. Por maioria, a Corte considerou propaganda eleitoral antecipada a publicação de outdoors em apoio ao pré-candidato, ainda que sem pedido expresso de voto, com aplicação de multa de R$ 5 mil.
A decisão, que altera a jurisprudência do Tribunal em relação a casos semelhantes das Eleições de 2016, atendeu pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pleiteava a condenação de Manoel Jerônimo pela instalação de 23 outdoors, em diversos municípios do entorno de Recife (PE), com a imagem do pré-candidato a deputado estadual e os dizeres: “Manoel Jerônimo: o defensor do povo! Seus amigos se orgulham por sua luta pelos invisíveis”.
Ao apresentar seu voto na sessão plenária de 7 de fevereiro, o relator do processo, ministro Edson Fachin, propôs delimitar com mais clareza o que seria a conduta aceitável no período da pré-campanha eleitoral, bem como definir o alcance do que seria o pedido direto de voto como elemento que configura a campanha antecipada.
Para Fachin, a exaltação da imagem de Manoel Jerônimo perante as camadas mais carentes da sociedade, conforme os dizeres dos outdoors, ainda que ausente o pedido explícito de votos, configuraria a campanha eleitoral antecipada. “Entendo que é irrelevante, para a caracterização do ilícito que se configura pelo meio inidôneo [o uso de outdoors], a formulação de forma concorrente do pedido explícito de votos. Os dois ilícitos guardam autonomia, inclusive quanto à tipificação”.
Assim, o relator concluiu pelo provimento do recurso, reconhecendo a ilicitude da realização de atos de pré-campanha em meios proibidos, impondo multa de R$ 5 mil.. Leia também: TSE aplica sanção de inelegibilidade a ex-governador do RJ por abuso de poder econômico

Campanha nacional de vacinação contra Influenza começa nesta quarta (10)


O Município de Ilhéus realiza, a partir desta quarta-feira (10) até 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe). O mutirão contra o vírus da gripe será entre os dias 10 e 31 de maio, data em que os postos de saúde deverão estar abertos das 8 às 17 horas, para a aplicação da vacina, sendo que no dia 4 de maio, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é atingir 90% da população alvo.
O principal objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza no público alvo da vacinação, como explica a chefe do setor de Imunização, Walkiria Cardeal. “Considerando a imprevisibilidade do vírus Influenza, a forma mais efetiva de se precaver é a vacinação anual, a vacina é a medida mais segura de prevenir a gripe e complicações em decorrência da doença”.

Identidade Digital poderá ser emitida por todos os cidadãos cadastrados no programa ICN

Tribunal Superior EleitoralEmissão do documento deve começar no segundo semestre de 2019 e será inicialmente apenas para tablets e smartphones
Todos os brasileiros poderão emitir a Identidade Digital, e não somente os cerca de 90 milhões de eleitores já cadastrados na base de dados da Justiça Eleitoral (JE). Isso porque, o programa Identificação Civil Nacional (ICN), responsável pela emissão do documento, também coletará as informações biométricas dos cidadãos não individualizados – isto é, os que ainda não têm as impressões digitais cadastradas na JE –, possibilitando a eles ter a nova identidade. A expectativa é de que a emissão comece no segundo semestre de 2019.
No primeiro momento, a Identidade Digital, conhecida na legislação como Documento Nacional de Identificação (DNI), será emitida apenas para tablets e smartphones. Contudo, em breve, o seu número será incorporado aos documentos de identidade expedidos pelos estados. A Identidade Digital contará com um número de identificação – interno e individual para cada cidadão – que terá nove dígitos, e também exibirá a numeração de outros documentos, como a do CPF.

Chocolat Festival em São Paulo terá expositores de 40 marcas do Sul da Bahia

 
O chocolate de origem do Sul da Bahia, produzido com algumas das melhores amêndoas do mundo, chega a São Paulo com a realização do Chocolat Festival São Paulo, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O evento, que tem o apoio do Governo do Estado, reunirá 72 expositores, entre eles 40 marcas do chocolate da Região Cacaueira, no Sul do Estado. Entre as marcas, chocolates produzidos pela agricultura familiar, a exemplo do Bahia Cacau, que tem investimentos do Bahia Produtiva, programa que incentiva a qualificação, aumento da produtividade, capacitação de mão de obra e comercialização.

Além da exposição e venda de chocolates, o festival terá uma ampla programação com experiências sensoriais, uma série de atividades culturais, exposição A História do Chocolate, cursos e palestras como ChocoDay, Cozinha Show, Espaço Kids e Fórum do Cacau, com chocolatiers e palestrantes do Brasil e do Exterior.

De acordo com o coordenador do Chocolat Festival São Paulo, Marco Lessa, “o desafio é muito grande e nossa expectativa é de que o evento abra espaço para o chocolate de origem do Sul da Bahia no maior mercado consumidor do país”.

“O evento vai alinhar duas áreas importantes, a produção de cacau e chocolate e o turismo. A Bahia precisa acelerar o processo de expansão e consolidação do polo chocolateiro, com profissionalização do setor e um trabalho permanente de promoção no Brasil e no Exterior”, disse.
Por - Daniel Thame

GÁS DE COZINHA VAI BAIXAR DE PREÇO

Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha, diz Guedes

“É preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição”, defende ministro Paulo Guedes.

Luciano Nascimento
Agência Brasil
Do jornaldamidia.com
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (9) que o governo pretende reduzir pela metade o preço do gás de cozinha no país em dois anos. De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição.
“Daqui a dois anos, o botijão de gás vai chegar na metade do preço na casa do trabalhador brasileiro. Vamos quebrar esses monopólios e vamos baixar o preço do gás e do petróleo com a competição”, disse Guedes.
Ao participar da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, Guedes disse que o monopólio da Petrobras no refino do gás torna o preço do produto mais caro no Brasil. O ministro afirmou ainda que a solução para a falta de recursos vem do petróleo, especificamente da exploração da camada do pré-sal.
Guedes defendeu junto aos prefeitos a aprovação da reforma da Previdência, ressaltando que a reforma vai liberar recursos para os entes municipais. “Todos já sabemos que a reforma da Previdência é importante também para municípios e estados”, afirmou.
O ministro disse ainda que o governo trabalha para unificar ainda este ano até cinco tributos e que se a mudança for efetivada a arrecadação será compartilhada com estados e municípios.
“Vamos baixar, simplificar, reduzir impostos para o Brasil crescer. É a reforma tributária. Primeiro, vamos pegar três, quatro, cinco impostos e fundir em um só. Vai chamar Imposto Único Federal”, disse Guedes que não detalhou quais seriam os impostos unificados.
O ministro também disse que vai trabalhar para que a maior parte da arrecadação dos recursos arrecadados no país fique com os municípios. “Hoje, 65% é da União, 35% de estados e municípios. No futuro, 70% tem que ser de estados e municípios. Mas não é daqui a vinte anos, é pra agora”, disse.

MANGABEIRA NÃO COMPARECE A CÂMARA ALEGANDO NÃO TER ASSINATURAS NO CONVITE

Vereador Ronaldão: quem acusa tem que ter provas

 Em carta enviada a mesa diretora da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 9, o presidente do PDT de Itabuna, Antônio Mangabeira alegou que não recebeu o “suposto convite, e aguardou até o último momento, sem sucesso.”.

Na carta enviada, o Presidente do PDT afirma que recebeu um documento encaminhado pela mesa diretora da Câmara, mas, segundo ele, não constava nenhuma assinatura o que gerou dúvidas da autenticidade.
Vale ressaltar que, segundo apurou o iPolitica, a Câmara de Vereadores oportunizou o PDT e Antônio Mangabeira a formalizarem a denúncia, o que não foi feito.
Informações blog: ipolitica

BILHÕES DESPERDIÇADOS: Levantamento estima que há um total de 7.400 obras paralisadas no País

Paralisia de obras públicas dão prejuízo de R$140 bilhões à economia

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgará nesta quarta-feira (10) o resultado de pesquisa indicando que há 7.400 obras inacabadas no Brasil. Todas essas obras representam um montante de R$140 bilhões que deixam de ser aplicados na geração de empregos e renda. O estudo será divulgado no evento “Paralisação e retomada de obras de infraestrutura no Brasil”, das 8h às 13h na CNI, em Brasília. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O evento será marcado por dois painéis de debate, com a presença de especialistas e autoridades como o ministro Santos Cruz (Governo).
A pesquisa da CBIC indicará que as obras foram paralisadas por falta de recursos ou em razão de escândalos de corrupção, por exemplo.
O levantamento das obras paralisadas e o evento que divulgará o estudo têm apoio de entidades como Asbraco, Ademi e Sinduscon-DF.

Sesttran participa da Semana de Saúde do Sest/Senat



Nesta segunda-feira (08) a Coordenação de Educação da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sestran participou da “Semana Mundial da Saúde”, promovida pelo Sest/Senat, tendo como público alvo os caminhoneiros. A ação, que aconteceu no Posto Atalaia (na BR 101, em Itabuna), no horário das 16h às 20h, contou com a participação de diversos parceiros: Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE), INSS, Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde (com o CERPAT), além de empresas da iniciativa privada, que juntos levaram a esses profissionais orientações e diversos serviços gratuitos.

A Coordenadora do Setor de Educação da Sesttran, Professora Elessandra Bispo, destaca que o órgão (enquanto parceiro do evento) buscou ofertar aos caminhoneiros a mensagem da prevenção de acidentes e o alerta quanto à necessidade da adoção de práticas seguras durante a condução veicular, tais como: o respeito ao quantitativo de horas consecutivas trabalhadas, com a respectiva parada para descanso/repouso e aos limites de velocidade, o uso do cinto de segurança e a não utilização do telefone celular durante a prática da direção, dentre outros.

Comissões votam favorável a nome Candinha Dórea em teatro itabunense

Em reunião conjunta, na segunda, 08, as Comissões permanentes do Legislativo de Itabuna acataram a sugestão de Beto Dourado (PSDB) para denominar de “Candinha Dórea” o futuro teatro municipal. A obra, em fase de construção, deve ser inaugurada em julho deste ano. O projeto em homenagem à Dama do Teatro itabunense seguirá para votação no Plenário.

O relator Júnior Brandão (PT) acrescentou quatro emendas ao projeto do tucano. Uma delas estabelece que o novo bem público fique vinculado à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). “Considero a homenagem extremamente justa pelo que Candinha Dórea representou para a arte”, frisou o relator ao opinar favorável à proposta de lei denominativa.

“Candinha era uma artista completa. Além de ‘viver’ a arte, destacou-se pela presença crucial na fundação do Teatro ABC [construído em 1960 na Praça Camacan e demolido dez anos depois] e por tantos outros projetos desenvolvidos. Era uma mulher sempre à frente de seu tempo”, argumentou o autor do projeto. Candinha Dórea faleceu em 2014.     
 
Ascom/Câmara
Fotos : Gabriel De Oliveira

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...