sábado, 30 de março de 2019

O Barcelona do Nordeste está chegando

Alvaro Castro, comemorando os 20 anos do Grapiuna
(foto arquivo/Destaque Esportivo)
Com força total está surgindo em Itabuna sob o comando do empresário Álvaro Castro, o Barcelona do Nordeste. Um projeto de futebol já definido para a participação do time na série “D” do Campeonato Brasileiro.

O Barcelona do Nordeste que, na realidade, trata-se do Grapiúna Atlético Clube, num projeto arrojado em parceria com outros empresários, vai contar na sua base, não só com futebol, mas com todas as demais categorias do esporte, inclusive, o futebol feminino, que vem em acessão a nível mundial.

A respeito da área para a instalação da nova sede/base do Barcelona do Nordeste, Álvaro Castro, informou que estava procurando um terreno para comprar, mas em um encontro com o Prefeito Fernando Gomes, ele ficou de ver uma área do município, e através da Câmara, doar ao Barcelona. Outra garantia, do Prefeito, disse o empresário, é a conclusão das obras do estádio Luiz Viana Filho (Itabunão).

Como se trata de um macro projeto, a iniciativa que é de curto prazo vai contar também com todas as categorias da formação de jogador de futebol; “o que envolverá o fornecimento de mais de trezentos novos empregos” destacou o empresário. 

Essas informações foram colhidas neste sábado 30, na apresentação do programa "Resenha da cidade" do comunicador Roberto de Souza, Radio Nacional de Itabuna.  Bastante otimista,  Álvaro Castro, que recebeu vários telefonemas de incentivos de alguns torcedores, disse que o projeto, também, envolve parceria com o Itabuna Esporte Clube.

sexta-feira, 29 de março de 2019

SALVADOR COMPLETA HOJE 470 ANOS

Trânsito muda em vários pontos neste final de semana por conta do aniversário de Salvador

Há eventos no Farol da Barra, Cajazeiras X, Campo Grande, Rio Vermelho e em outras regiões da cidade.
Do - jornaldamidia.com - O trânsito de veículos será alterado em diversos pontos de Salvador, desta quarta-feira (27) a segunda (1º), por conta dos eventos em comemoração ao aniversário da Salvador.

Confira abaixo as mudanças:

29/03 (SEXTA-FEIRA)Há eventos no Farol da Barra, Cajazeiras X, Campo Grande, Rio Vermelho e mais. 
  • O Concerto Musical do Festival da Língua Portuguesa (FELPO)acontece na sexta-feira (29) na região da Barra. Das 17h às 0h haverá interdição do tráfego de veículos no Largo do Farol da Barra, Av. Oceânica (entre o Largo do Farol da Barra e a Rua Marquês de Caravelas), e Av. Almirante Marques de Leão (trecho centre o Largo do Farol da Barra e a Rua Dias d’Ávila). Os veículos que trafegam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego sentido Ondina – Barra, a Rua Marquês de Caravelas, Av. Almirante Marques de Leão, Rua Dias d’Ávila, e Rua Afonso Celso. Quem deseja segui no sentido oposto, Ladeira da Barra – Ondina, tem como opção acessar a Av. Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier, Largo do Chame – Chame, e então a Av. Centenário.
  • Ainda na sexta-feira, a Transalvador fará o controle do tráfego, auxílio na travessia de pedestres, e fiscalização para coibir estacionamento irregular no Campo da Pronaica (Cajazeiras X), das 17h30 às 0h, para o show de Hiago Danadinho, Denny Denan e Léo Santana; e a partir das 20h na Igreja de Santana (Rio Vermelho), para o evento Compadre de Ogum.
30/03 (SÁBADO)
Serão realizados seis eventos para comemorar o aniversário de Salvador. Para isso, a Transalvador fará o controle do tráfego, auxílio na travessia de pedestres, e fiscalização para coibir a incidência de estacionamento irregular para a realização dos seguintes eventos:
  • Feira de Arte e Antiguidades de Salvador, na Praça do Campo Grande, das 9h às 16h;
  • Coreto Hype, no canteiro central da Av. Centenário, das 10h às 22h;
  • Projeto Viva a Rua – Teatro para Todos, no Parque da Cidade, das 12h às 18h;
  • Show Sempre Novos e Baianos com Paulinho Boca, Moraes Moreira e show com Márcio Mello, no Largo da Mariquita, das 17h às 22h;
  • Compadre de Ogum, na Igreja de Santana (Rio Vermelho), a partir das 20h.
  • Também no sábado, o bairro de Periperi recebe o Show Bell Marques e Solange Almeida. Das 17h às 20h, haverá interdição do tráfego de veículos nas vias que dão acesso à Praça da Revolução. São as ruas Osvaldo Deway, Carlos Gomes, Cristóvão Ferreira, Domingos Pires (entre a Praça da Revolução e Rua Aristides Melo), Travessa Gal. Labatut, Rua Frederico Costa, e a Rua Natanael Palma.
31/03 (DOMINGO)
Equipes da Transalvador prestarão apoio para controle de tráfego, travessia de pedestres e coibir estacionamento irregular nas imediações dos seguintes eventos:

Comunidade da Urbis IV recebe Unidade de Saúde Dr. Elson Duarte totalmente reformada

  
A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou a comunidade da Urbis IV a Unidade de Saúde da Família Dr. Elson Duarte totalmente reformada. A solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (28) contou com a presença de Secretários Municipais e Diretores de Divisões, entre eles, Maria Alice Pereira (Governo), Dinailson Oliveira (Administração), Gilberto Santana (Sesttran), Nilmecy Santos Gonçalves (Educação), Daniel Leão (FICC), além do Diácono Trajano Ribeiro, que foi responsável pela cerimônia religiosa. 
 
O Secretário de Administração, Dinailson Oliveira, que esteve representando o prefeito Fernando Gomes, destacou a importância desta reforma e aproveitou para anunciar que em breve a prefeitura estará presente no bairro com obras de pavimentação. Na oportunidade, o Secretário de Saúde Jozimar Sales lembrou que encontrou a unidade de saúde totalmente deteriorada: “Há muitos anos que ela não era reformada, mas agora esta unidade está sendo entregue e poderemos oferecer um atendimento digno para todos”.
 

Representantes da construção civil são recebidos pelo prefeito de Ilhéus


A consolidação da parceria entre o Executivo municipal e a iniciativa privada foi a pauta principal do encontro entre o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), e representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Ilhéus e Itabuna, na tarde de quarta-feira (27), no gabinete do prefeito. O prefeito avaliou o encontro como promissor para a cidade.
Para Marão, é sempre bom estar em contato com os empresários do setor da construção civil. “Afinal, eles geram emprego e renda em nossa cidade, então vou buscar alternativas também para que sejam beneficiados de alguma forma, como por exemplo com compensações de outorgas”, destacou o prefeito.
Em troca desses benefícios, conforme explica Marão, os empresários deverão garantir como contrapartida melhorias das ruas no entorno dos empreendimentos por eles construídos, fazer o próprio saneamento, reconstrução de praças, entre outras benfeitorias. “Serão beneficiados para que consigam ter os lucros dignos do empresário, mas que tragam trabalho e que empregue o nosso povo; disso não abro mão”, salientou.

quarta-feira, 27 de março de 2019

Prefeito reavalia estudos para possível concessão da Emasa feitos pela Fundaçáo Getúlio Vargas

O prefeito Fernando Gomes recebeu, na tarde da última terça-feira (26), representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que reapresentaram estudo técnico com vistas a uma possível concessão dos serviços de água e esgoto de Itabuna. No mês passado a equipe técnica da fundação já tinha apresentado o diagnóstico do sistema operacional da Emasa, mas o prefeito pediu alterações em alguns dos itens, a exemplo da inclusão da taxa social que isenta famílias de baixa renda a pagar contas de água.

No encontro que contou com a presença do presidente da Emasa, Jader Guedes, do secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), João Zulato, além de  diretores técnicos do município e da fundação, o prefeito lembrou a necessidade de  melhorar a captação de água no município, bem como o serviço de saneamento básico em toda a cidade. 

Segundo o prefeito, o município não tem capacidade financeira para investimentos em projetos dessa natureza, dai a necessidade de uma possível concessão da empresa. Fernando Gomes disse que Itabuna, com uma população superior a 200 mil habitantes, enfrenta sérios problemas no sistema de água e esgoto, sem contar com o a questão da poluição do Rio Cachoeira.

Políticas públicas prioritárias para o Território Litoral Sul

Políticas públicas prioritárias para o Território Litoral Sul são eleitas durante plenária do PPA em Itabuna

As áreas prioritárias para a execução das políticas públicas do Governo do Estado nos territórios do Litoral Sul, Recôncavo e Bacia do Paramirim foram definidas, nesta terça-feira (26), nas escutas territoriais do Plano Plurianual (PPA 2020-2023) do Estado da Bahia. As atividades, realizadas durante todo o dia nos municípios de Itabuna, Cruz das Almas e Macaúbas, consistem no diálogo de técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) com representações dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos dos respectivos territórios de identidade.

A Coordenadora da Câmara de mulheres do Colegiado do Litoral Sul, Célia Evangelista, classifica como fundamental o encontro entre o poder público e a sociedade civil organizada para o exercício de pensar e construir políticas públicas. “Para a eficiência da política pública é determinante o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, portanto não cabe mais que o gestor pense a política pública sem escutar a sociedade. Pra nós é muito importante hoje que as políticas atuem nas questões da violência contra a mulher, da autonomia do trabalho e do lazer tanto para as crianças como para a mulher idosa”, disse.

Itabuna sedia a VIII Conferência Municipal de Saúde Caixa de entrada x

Acontece durante todo o dia de hoje(27),no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento que tem como tema “Democracia e Saúde”conta com um público formado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e representantes de diversos setores ligados ao assunto. Entre as autoridades presentes: o Secretário Municipal de Saúde, Jozimar Sales; a Diretora do Núcleo Regional de Saúde Sul/Governo do Estado, Mariza Edilaine; Carlos Marques, representante da Secretaria de Assistência Municipal de Social; a professora Elizângela Melo, representando a Secretaria Municipal de Educação; e Paulo Eduardo Santos, representando o Conselho Municipal de Saúde.
     
     Uma palestra sobre “Democracia e Saúde”, ministrada pelo bacharel em Administração e Ciências Sociais, Francisco José Santos, deu início aos trabalhos que contam com os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; Financiamento do SUS; e a importância da conduta ética e profissional. Vale ressaltar que a partir destes eixos serão construídas propostas que serão levadas para as Conferências Estadual e Nacional.“É uma satisfação enorme poder discutir assuntos que podem mudar efetivamente a vida da sociedade e o rumo da saúde pública do Brasil”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Jozimar Sales.

Educação de Itacaré oferece atendimento psicológico aos professores

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, estará oferecendo o atendimento psicológico aos professores da rede municipal de ensino. O objetivo é promover a qualidade de vida dos profissionais de educação e auxiliar na criação de estratégias que auxiliem nas atividades laborais.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, inicialmente serão disponibilizadas 10 vagas, mas a proposta é oferecer cada vez mais atendimentos aos educadores, a depender da necessidade e demanda. Os atendimentos acontecerão a partir do dia 08 de abril, das 18 às 21 horas, e as inscrições serão realizadas no Centro Educacional de Ensino Especializado de Itacaré (CEEEI), nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de março.

EMASA E FTC UNIDAS PELO MEIO AMBIENTE

Anderson  Alves


A FTC Verde promoveu neste último dia 25 uma mesa redonda,  cujo tema foi “Segurança Hídrica: aspectos quantitativos e qualitativos”. O evento foi em comemoração ao Dia Mundial da Água. Como expositor a EMASA foi convidada e representada pelo Assessor Técnico, Anderson Alves, onde na oportunidade falou sobre a estrutura  organizacional da empresa voltada a eficientização e otimização no uso da Água.
 Para o assessor “a EMASA tem transformado positivamente sua gestão no que tange as rotinas operacionais mais econômicas, sobretudo,  nos aspectos ligados diretamente aos sistemas de produção e distribuição de água”.
Participou também, o Prof. Alonso Góes, com exposições a respeito de contaminantes endócrinos, assunto de grande relevância referente a alguns contaminantes químicos presentes na água em todo o mundo. Para o coordenador da FTC Verde, Prof. Marcio Souza, o evento atingiu o objetivo, inclusive superou as expectativas. Ascom/Emasa

segunda-feira, 25 de março de 2019

Descontaminação: Desembargador do TRF-2 determina a soltura de Michel Temer e Moreira Franco

 Antonio Ivan Athié mandou soltar também o coronel Lima

Do - Diário do Poder - O desembargador federal Antonio José Athié determinou agora há pouco a soltura do ex-presidente Michel Temer, do ex-ministro Wellington Moreira Franco e de João Baptista Lima filho, o Coronel Lima, entre outros, presos quinta-feira da semana passada no âmbito da Operação Descontaminação, da Polícia Federal.

Em sua decisão, Athié determina a libertação “incontinente” desses presos na operação. Antonio Ivan Athié é desembargador da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).
O Alvará de Soltura de Moreira Franco, expedido pelo TRF-2. Foto: Diário do Poder
O ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco foi solto no início da tarde desta segunda (25) por decisão do mesmo desembargador do TRF-2. O ex-ministro estava preso desde a última quinta (21), após ação da força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro.

A defesa de Moreira Franco tentava a liberdade do ex-ministro desde a última sexta (22). Os advogados alegaram que os supostos desvios nas obras da Usina Nuclear Angra 3 devem ser analisados pela Justiça Eleitoral.

No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello decidiu por não examinar o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-ministro, por achar que recursos precisavam ser apreciados pelas instâncias inferiores antes

ELEITOR FAÇA SEU CADASTRAMENTO

Atendendo agora também no antigo Fórum Rui Barbosa na Praça José Bastos, centro de Itabuna, a Justiça Eleitoral continua cadastrando os eleitores das 27ª w 28ª Zonas, que ainda não fizeram a sua biometria, ou seja, o novo cadastro. O processo se estenderá até o final de abril! Caso o procedimento não seja realizado , o cidadão (irregular) sofrerá várias penalidades, inclusive, tendo o seu CPF cancelado.

O atendimento foi ampliado, onde praticamente  o cidadão  não sofre e nem se sente humilhado devido as enfadonhas filas, que agora acabaram. Hoje, o atendimento está sendo eficiente e rápido, ao contrário do que aconteceu anteriormente, devido a falta de estrutura. Agora, você, eleitor, merecidamente, conta  com um atendimento VIP!

Vá ao  cartório da Avenida Beira Rio, próximo ao Hotel Casa Branca ou ao Fórum Rui Barbosa, onde você encontrará, conforto e amplas salas para o seu novo bem estar e cadastramento. Faça isso, e vamos tirar os corruptos do comendo do nosso pais.   Horário de funcionamento: das 8h às 14h, todos os dias úteis!

Mais informações www.tre-ba.jus.br
     

Pagamento do IPTU com 5% de desconto vai até o dia 29

O Contribuinte de Itabuna tem até a próxima sexta-feira (29) para realizar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano 2019 (IPTU), em cota única, com 5% de descontos. De acordo com o Departamento de Tributos da Prefeitura Municipal de Itabuna, após esta data o pagamento seguirá para os contribuintes que optarem por parcelar o pagamento. O boleto pode ser retirado através do site prefeituradeitabuna.com.br ou no Setor de Tributos da Prefeitura de Itabuna localizado no prédio anexo ao Centro Administrativo Firmino Alves, de segunda a sexta-feira, das 09 às 15 horas.
A Prefeitura de Itabuna reforça que pagamento do IPTU contribui para garantir a melhoria em serviços de saúde, educação, dentre outros, além de possibilitar a execução de obras que melhoram a qualidade de vida da população, a exemplo das reformas nas praças dos Capuchinhos, Pisa na Fulô e Simão Fiterman e da revitalização de equipamentos públicos, como prédios escolares (IMEAM), CRAS Nova Ferradas, dentre outros. 
Além dessas intervenções, outros exemplos da utilização dos recursos do IPTU podem ser observados na aquisição de equipamentos para diversas secretarias, como os novos veículos da secretaria Saúde, da Guarda Civil Municipal e da Sesttran, equipamentos para escolas municipais, e diversas ações do governo municipal que estão beneficiando a população de Itabuna, levando qualidade de vida às comunidades que mais precisam. Ascom.

Em reunião na Conder, prefeito trata sobre avanços na infraestrutura de Ilhéus

A agenda em busca de recursos e obras para melhoria da infraestrutura de Ilhéus do prefeito Mário Alexandre, nesta segunda-feira (25), em Salvador, incluiu reunião com o novo diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio de Oliveira Silva, na sede do órgão. Durante o encontro, o chefe do Executivo ilheense discutiu sobre os convênios em andamento e o fortalecimento da parceria entre o Município e o Governo do Estado.
A reunião foi acompanhada pelos vereadores César Porto, presidente da Câmara Municipal, e Abraão Oliveira, além do ex-deputado federal e suplente de senador, Bebeto Galvão. “Discutimos sobre as reivindicações para os bairros populares, extensão e conclusão do convênio para o financiamento do Programa Asfalto Legal, melhorias para o aterro sanitário do Itariri, requalificação da parte de baixo do Nossa Senhora da Vitória, asfalto para as comunidades periféricas e outras obras importantes para a infraestrutura da cidade”, relata o prefeito. Secom

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...