Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sexta-feira, 8 de março de 2019

A importância do Hospital Manoel Novaes para a nossa região

O Hospital Manoel Novaes, fundado em 29 de junho de 1953, é parte integrante da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e referência em Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia de alto risco e Pediatria Cirúrgica. Considerado como Centro de Referência Regional em atenção à saúde da mulher e da criança é um hospital, cujo público de pacientes é, essencialmente feminino, por se tratar de uma maternidade.
O Banco de Leite Humano é uma unidade certificada com padrão Ouro pela Fiocruz e especializada na promoção de apoio e incentivo ao aleitamento materno, com habilitação técnica para executar atividades de coleta, pasteurização e controle de qualidade do leite humano. Tanto que mantém desde 1995 o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef.
Agrega serviços como Cirurgia Pediátrica, UTI Neonatal Unidade Semi-Intensiva Neonatal, Unidade Canguru, Radioterapia, Oncohematologia Pediátrica, Ambulatório, Emergência Pediátrica, Ginecológica e Obstétrica, Internamento, Banco de Leite Humano, Centro de Diagnóstico por Imagem (Tomografia, Mamografia, Ultrassons e Radiologia), além de Programas Sociais. Por lá, são realizados em média, por ano, mais de 92 mil atendimentos.
Tendo à frente da direção técnica, a Dra. Fabiane Irla Machado Ferreira D’Errico Chávez, Adriana Galvão na Gerência Administrativa e Adriana Cardoso na Gerência de Enfermagem, além do institucional e religioso das freiras da Comunidade Religiosa Irmã dos Pobres de Santa Catarina de Sena, percebemos a importância do Hospital Materno/Infantil para a cidade de Itabuna e região e a força da sua representatividade para o universo feminino. Ascom

Festival de Forró de Itacaré terá grandes atrações nacionais




Itacaré vai realizar de 18 a 20 de abril o 3° Festival de Forró, que já se consolidou como um dos maiores eventos turísticos da cidade e que esse ano terá grandes atrações nacionais. Os shows acontecerão em praça pública e terá atrações como Targino Gondim, Elba Ramalho, Estakazero, Tato do Falamansa, Fulô de mandacaru, Quinteto Sanfônico do Brasil, Marquinhos Café, Sebastian Silva, Cacau com Leite, Verlano do Flor Serena, Carlos Pita, Trio Baianado, Trio Forró Mais Eu, Aram e os Bahiunos, Nádia Maia, Rennam Mendes, Gel Barbosa, Arrastão de Forró com a Rural Elétrica, Grupo Cabrueira e muito mais.

O Festival de Forró de Itacaré tem como tema “30 anos de saudade de Luiz Gonzaga”, onde os músicos vão relembrar grandes sucessos do Rei do Baião. A proposta é de fazer uma grande festa, unindo a boa música, a animação e a alegria do forró e a característica que só Itacaré tem de fazer festa na praia. Tudo isso num lugar cercado de praias, cachoeiras, belezas naturais e uma gastronomia diversificada. A realização é da Prefeitura de Itacaré, Toca pra nós dois e com o apoio da Câmara de Vereadores, Governo da Bahia e a cerveja oficial do evento e a Skol Puro Malte.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que o objetivo é consolidar a cidade como um grande centro de eventos, atraindo cada vez mais turistas e movimentando a economia da cidade. E o Festival de Forró, segundo o prefeito, tem sido um dos eventos de grande sucesso na cidade, uma festa para todas as idades e públicos, onde todos podem curtir em clima de muita alegria e paz. Já o secretário de Turismo, Júlio Oliveira, adiantou que todas as providências já estão sendo adotadas para fazer uma festa com grandes atrações, uma infraestrutura maior e com segurança para os itacareenses e turistas.

Ascom

quinta-feira, 7 de março de 2019

Operação “Patrulha do Som” retorna a todo vapor em Itabuna


Uma das operações realizadas pela Prefeitura de Itabuna que são mais requisitadas pelo itabunense foi retomada a todo vapor neste mês de março, em cumprimento a uma determinação da justiça, através do juiz Ulysses Maynart, que moveu ação civil pública de nº 0502803402017805013. Intitulada de Operação Patrulha do Som, ela coíbe qualquer ação de perturbação sonora e é operada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Departamento de Indústria e Comércio, em conjunto com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O Ministério Público do Estado da Bahia tem atuado firme nesta ação que objetiva atender reclamações da população relacionadas aos casos de estabelecimentos comerciais, residências ou veículos que estiverem infringindo a Lei do Silêncio com som excessivo, independente do horário. O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, frisa que a fiscalização está intensa visando manter o sossego da população itabunense. Nos dias 1º, 2 e 3/03, por exemplo, foram atendidos diversos chamados para o São Caetano, Rua de Palha, Núcleo Habitacional da Ceplac, Maria Pinheiro, Nova Itabuna, Santa Inês, Ferradas, Califórnia e Condomínio Jubiabá.

Prefeitura implanta projeto de municipalização da Assistência Técnica e Extensão Rural



O projeto de Municipalização da Assistência Técnica e Extensão Rural do Município de Itabuna (ATER), idealizado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Departamento de Agricultura, com o objetivo de dinamizar o processo produtivo rural de modo a ampliar a produtividade na lavoura do município de Itabuna, será apresentado no próximo dia 15, na Câmara de Vereadores, às 15 horas.

A sessão que marcará a apresentação do projeto que foi criado pela Prefeitura de Itabuna em parceria com a Ceplac e o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itabuna, contará com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes. O projeto da ATER no município de Itabuna é apontado por especialistas da área como o primeiro desta natureza a ser implantado no Brasil.

Sesttran: vistoria anual obrigatória para taxistas tem início na próxima semana

  
No período de 11 a 28 de março/2019 a Diretoria de Transportes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran dará início à vistoria anual obrigatória para os permissionários do serviço de táxi do município. Os taxistas deverão comparecer à sede do órgão, no Bairro Lomanto (antigo aeroporto), a partir da próxima segunda, no horário de 8h às 14h.

Serão atendidos 50 profissionais por dia, mediante distribuição de senhas e obedecendo-se à ordem numérica dos Alvarás: na segunda-feira (11.03) será a vez dos permissionários dos Alvarás do T 0001 ao T 0050, no dia (12.03) do T 0051 ao T 0100 e assim sucessivamente, até o final da vistoria, previsto para o dia 28.03 (conforme Edital Nº. 05/2018 e Portaria Nº. 52/2018, além da Lei Municipal Nº 1.935/2004, Decreto Municipal Nº. 12.725/2017, que regulamentam o processo e dispõem sobre a obrigatoriedade do curso educacional e da vistoria anual documental e veicular).

O Assessor da Divisão de Transportes Especiais da Sesttran, Pedro Miguel K. Júnior destaca “que os permissionários deverão apresentar os seguintes documentos: CRLV atualizado, CNH com atividade remunerada e em dia, curso de taxista, nada consta da CNH, atestado de antecedentes criminais, quitação eleitoral, aferição do taxímetro comprovada, tributos municipais em dia e declaração de participação no curso educativo obrigatório realizado pela Sesttran. O não comparecimento do permissionário acarretará em sanções conforme legislação vigente, podendo implicar inclusive, no cancelamento do alvará”, finaliza. Ascom/Sesttran

LEÃO: Começa nesta quinta o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda


Do - Diário do Poder - Começa nesta quinta (7) o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2019. Os contribuintes terão até 30 de abril para acertar as contas com a Receita. As regras para a entrega do ajuste anual estão na Instrução Normativa 1871/2019, da Receita Federal, publicada no Diário Oficial da União de 22 de fevereiro. De acordo coma a Receita Federal, quem tem restituição para receber, quanto mais cedo enviar a declaração mais rapidamente receberá o valor.
As restituições são liberados prioritariamente para idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O programa para fazer a Declaração do Imposto de Renda deste ano está disponível desde a última semana. O Fisco espera receber neste ano 30,5 milhões de declarações. No ano passado, foram entregues 29,27 milhões. Do total previsto para 2019, a expectativa é que entre 700 mil e 800 mil declarações sejam feitas por tablets e smartphones. Em 2018, 320 mil declarações foram feitas por meio de dispositivos móveis.
A Receita promete acelerar o processamento da declaração este ano. Assim, o contribuinte pode checar no e-CAC se há alguma pendência na declaração e fazer correções.
No site da Receita, é possível conferir uma série de perguntas e respostas sobre a declaração deste ano.
Depois do Prazo
A declaração depois do prazo deve ser apresentada pela internet, utilizando o PGD IRPF 2019 ou o serviço “Meu Imposto de Renda”, ou em mídia removível, nas unidades da Receita Federal, durante o seu horário de expediente.
A multa para quem apresentar a declaração depois do prazo é de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o Imposto sobre a Renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% do Imposto sobre a Renda devido.
Lotes de restituição
As restituições do Imposto de Renda serão feitas em sete lotes, a partir de junho deste ano: o primeiro sairá no dia 17 de junho; o segundo em 15 de julho; o terceiro, no dia 15 de agosto; o quarto em 16 de setembro; o quinto, no dia 15 de outubro; o sexto em 18 de novembro; e o sétimo em 16 de dezembro.
Programa
A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Secretaria da Receita Federal.
Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.
O contribuinte que tiver apresentado a declaração referente ao exercício de 2018, ano- calendário 2017, poderá acessar a Declaração Pré-Preenchida no e-CAC, por meio de certificado digital. Para isso, é preciso que no momento da importação do arquivo, a fonte pagadora ou pessoas jurídicas tenham enviado para a Receita informações relativas ao contribuinte referentes ao exercício de 2019, ano-calendário de 2018, por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed), ou a da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob).
Segundo a Receita, o contribuinte que fez doações, inclusive em favor de partidos políticos e candidatos a cargos eletivos, também poderá utilizar, além do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2019, o serviço “Meu Imposto de Renda”.
Para a transmissão da Declaração pelo PGD não é necessário instalar o programa de transmissão Receitanet, uma vez que essa funcionalidade está integrada ao IRPF 2019. Entretanto, continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão da declaração.
O serviço Meu Imposto de Renda não pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milhões.
Obrigatoriedade
Estará obrigado a apresentar a declaração anual o contribuinte que, no ano-calendário de 2018, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50
Também estão obrigadas a apresentar a declaração pessoas físicas residentes no Brasil que no ano-calendário de 2018:
– Receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;
– Obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
– Pretendam compensar, no ano-calendário de 2018 ou posteriores, prejuízos com a atividade rural de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2018;
– Tiveram, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00;
– Passaram à condição de residentes no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontravam-se em 31 de dezembro; ou
– Optaram pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato.
CPF de dependentes
Neste ano, é obrigatório o preenchimento do número do CPF de dependentes e alimentados residentes no país. A Receita vinha incluindo essa informação gradualmente na declaração. No ano passado, era obrigatório informar CPF para dependentes a partir de 8 anos.
Dados sobre imóveis e carros
Em 2019, não será obrigatório o preenchimento de informações complementares em Bens e Direitos relacionadas a carros e casas. A previsão inicial da Receita era que essas informações passassem a ser obrigatória neste ano, mas devido à dificuldade de contribuintes de encontrar os dados, o preenchimento complementar não precisa ser feito.
Desconto simplificado
A pessoa física pode optar pelo desconto simplificado, correspondente à dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis, limitado a R$ 16.754,34.
Deduções
O limite de dedução por contribuição patronal ficou em R$ 1.200,32, devido ao reajuste do salário mínimo. No ano passado, o limite era R$ 1.171,84. Se não houver nova lei, este é o ultimo ano em que há a possibilidade dessa dedução de contribuições pagas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por patrões de empregados domésticos com carteira assinada. Essa medida começou a valer em 2006 para incentivar a formalização dos empregados domésticos.
A dedução por dependente é de, no máximo, R$ 2.075,08 e, para instrução, de R$ 3.561,50.
Os contribuintes também podem deduzir valores gastos com saúde, sem limites, como internação, exames, consultas, aparelhos e próteses, e planos de saúde. Nesse caso é preciso ter recibos, notas fiscais e declaração do plano de saúde e informar CPF ou CNPJ de quem recebeu os pagamentos.
As chamadas doações incentivadas têm o limite de 6% do Imposto de Renda devido. As doações podem ser feitas, por exemplo, aos fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente, que se enquadram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo a Receita, neste ano o formulário sobre as doações ao ECA vai ficar mais visível.
Aqueles que contribuem para um plano de previdência complementar – Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi) – podem deduzir até o limite de 12% da renda tributável. (ABr)

CORRUPÇÃO IMPRESSIONA: Gouveia Vieira espantou Bolsonaro relatando detalhes da corrupção na CNI

Presidente ficou impressionado 'com o que estavam fazendo com este País'
Espantou o presidente Jair Bolsonaro o relato de Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, titular interino da Confederação Nacional da Indústria, sobre o escândalo de corrupção na entidade. “Recebi o cara da CNI há pouco e estou impressionado com o que estavam fazendo com este País”, desabafou Bolsonaro, de cenho cerrado, sobre sua audiência a Vieira, instantes antes de iniciar a conversa com jornalistas, dias atrás. A coluna tentou saber detalhes da conversa, mas Vieira não quis falar. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Gouveia Vieira fez a caveira do presidente afastado da CNI, Robson Andrade, detalhando a roubalheira revelada pela Operação Fantoche.
Nem precisava: Bolsonaro estava informado dos detalhes da apuração da Polícia Federal, antes mesmo de serem detalhadas publicamente.
A PF investiga afano de mais de R$400 milhões usando uma agência de viagens do Recife, terra do ex-presidente da CNI Armando Monteiro.
Titular do conselho nacional do Sesi, o ex-presidente da Firjan Gouveia Vieira é candidatíssimo a se efetivar na presidência da CNI.

Prefeitura de Itacaré realiza um dos maiores carnavais da Bahia







Um dos maiores carnavais de todos os anos, com direito a grandes atrações nacionais e regionais, blocos alternativos, grupos de fantasias, mascarados e muita alegria. Assim foi o Carnaval de Itacaré 2019, realizado de 02 a 05 de março e que atraiu um público de cerca de 25 pessoas a cada noite. O evento também foi marcado pelo clima de paz e tranquilidade, não tendo sido registrada nenhuma ocorrência mais grave no circuito da folia.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou que o objetivo do carnaval foi de realizar uma grande festa para os itacareenses e turistas e o resultado não poderia ter sido outro a não ser esse, de muita animação e tranquilidade, reafirmando o município como uma referência em eventos desse porte. Outro ponto positivo destacado pelo prefeito foi a garantia da tradição do carnaval de Itacaré, com as famílias brincando juntas e em clima de paz, foliões fantasiados com roupas coloridas e criativas, a alegria dos mascarados e uma festa com todos os ritmos, cores e sons.
E para garantir ainda mais o clima de paz e segurança, durante todos os dias da folia cerca de 150 policiais militares atuaram em todo o circuito. Também foi implantado um sistema de monitoramento das ruas que permitia o acompanhamento de todos os movimentos dos foliões. A festa contou ainda com o apoio da Polícia Civil, seguranças contratados pela Prefeitura, equipes de fiscalização, grupo do brigada do Bombeiros Civil, equipes de Secretaria de Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Tutelar prestando atendimento aos foliões. A realização do evento foi da Prefeitura de Itacaré, com o apoio do Governo do Estado e Câmara de Vereadores. A cerveja oficial do circuito foi a Skol Puro Malte.
O clima de alegria tomou conta das ruas de Itacaré desde o primeiro dia do carnaval. A abertura oficial da festa foi último sábado com as bandas Samba da Porra, Mussutaiba, Os Travessos e Jeanne Lima. No domingo a folia começou mais cedo com o bloco pipoca, para todos os foliões, às 11 horas da manhã, saindo da praça do Canhão, no trio sob o comando de Padre Ednaldo e Amigos. E às 14 horas foi a vez do Bloco Laranjada. Logo depois entrou na avenida o Bloco Sensação. Às 20 horas a festa começou no palco com Zalela e Banda e às 22 horas foi a vez de Dany Matos. Sinho Ferrary subiu ao palco à meia noite e levantou a multidão. Logo depois o reggae de Isaac Gomes encerrou o segundo dia do carnaval.
E na segunda-feira a festa começou com os blocos alternativos e fantasiados fazendo a alegria dos foliões. Á tarde foi a vez do Bloco Me Siga e às 16 horas a beleza, criatividade e irreverência tomam conta da avenida com o Bloco Trepadeiras. Também à tarde retornou a avenida o bloco Os Anjos Abençoados. E logo depois a alegria ficou por conta do bloco Turma do Guetho. Às 20 horas a alegria recomeça no trio elétrico com o Grupo Amassa e logo depois no palco foi a vez de Vitrine do Amor. À meia noite a alegria ficou por conta de Rafa e Pipo Marques e logo depois quem comandou a festa foi a banda Sem Retoque.
O último dia do carnaval de Itacaré começou às 11 horas no trio sob o comando da banda Os Spartas. À tarde foi a vez do bloco Leva Eu e logo depois a alegria ficou sob o comando dos foliões do Bloco TDB. A noite começou com a Banda Os Spartas, fazendo a alegria dos foliões no trio elétrico. E no palco se apresentou as bandas Melim, Jau e o cantor Vítor Kelsh encerrando em grande estilo o Carnaval 2019 de Itacaré. Ascom

quarta-feira, 6 de março de 2019

Flamengo vence pela primeira vez na altitude da Bolívia


Do - www.goal.comApesar das condições adversas impostas pela altitude de Oruro, Rubro-Negro venceu o San José por 1 a 0 na estreia da Libertadores
O Flamengo estreou na Copa Libertadores com muitas dúvidas em relação a sua postura em campo. No entanto, apesar dos questionamentos e críticas, a equipe comandada por Abel Braga venceu por 1 a 0 o San José, e alcançou a sua primeira vitória na altitude da Bolívia.
"É muito difícil. Não falamos, mas é muito difícil. Não adianta, todos vão passar pela mesma coisa, mas jogar a 3.700 metros é uma coisa incrível", disse o treinador após o apito final.
Mais artigos abaixo
Com grande atuação de Diego Alves, que salvou diversas chances criadas pelo adversário, o Rubro-Negro somou os três primeiros pontos na fase de grupos, após uma grande preparação da equipe para o duelo.
Desde janeiro, os atletas tomam medicamentos para aumentar a captação de oxigênio e fazem exercícios respiratórios com aparelhos que estimulam os músculos responsáveis por inspiração. Além do mais, a delegação desembarcou em Oruro apenas seis horas antes do início da partida - justamente para não sentir tanto a altitude. E a preparação deu certo.
Agora, o Flamengo enfrenta a LDU, do Equador, no Maracanã, no dia 13, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Antes, o clássico no sábado (9), diante do Vasco, pela Taça Rio.

Imagens mostram reconstrução de estação de lançamento de mísseis na Coreia do Norte


Do - Diário do Poder - Imagens aéreas captadas por satélites identificaram que a Coreia do Norte começou a reconstrução de um local para o lançamento de mísseis. Pelas imagens, a interpretação é que o processo recomeçou na Estação de Lançamento de Satélites Sohae antes do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.
Segundo a imprensa sul-coreana, as informações foram transmitidas a parlamentares e funcionários da inteligência do governo da Coreia do Sul. O acordo, segundo negociações anteriores entre Kim e Trump, era desmontar a estação de mísseis.
No final do mês passado, o norte-coreano e o norte-americano se reuniram, em Hanói, no Vietnã, no esforço de buscar um acordo para a desmilitarização. Mas as negociações não avançaram.
O representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, que liderou os esforços de negociação antes da cúpula, deve se encontrar hoje (6) com negociadores sul-coreanos e japoneses.
No início desta semana, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse acreditar que Washington enviará uma delegação à Coreia do Norte nas próximas semanas. Porém, houve um alerta do assessor especial da Casa Branca John Bolton, sobre a possibilidade de elevar as sanções contra os norte-coreanos. (ABr)

URUÇUCA PROMOVE O MAIOR E MAIS COMPLETO CARNAVAL JÁ VISTO NO MUNICÍPIO Caixa de entrada x

 População da cidade de Uruçuca orgulhosa pela realização de um grande carnaval

Apesar da crise financeira que recai sobre os municípios, a Prefeitura de Uruçuca tem mantido os salários dos servidores em dia. Por determinação do prefeito Moacyr Leite, antecipou os vencimentos do mês de fevereiro para que o servidor pudesse aproveitar o carnaval. Esse ano, através das Diretorias de Cultura e de Comunicação, promoveu o maior e mais completo carnaval já realizado no município, entre os dias 01 a 05 de março, com muitas surpresas, como o resgate dos blocos e marchinhas de carnaval pelas ruas de Uruçuca e Serra Grande . A atual gestão fez questão de envolver toda a comunidade, ouvindo opiniões, idéias e sugestões. Foram 17 atrações no total, que se apresentaram no palco principal ou nos trios que puxaram os blocos.

A Prefeitura de Uruçuca apoiou e patrocinou a iniciativa. "A ideia é que os blocos se fortaleçam e que a cada ano, Serra Grande consiga se destacar mais, trazendo para a Vila uma dimensão cultural cada vez mais diversificada, consolidando-se como o melhor destino de carnaval do litoral sul da Bahia", disse o prefeito Moacyr Leite Jr.

Central Estadual de Regulação bate recorde de atendimentos durante o carnaval

A Central Estadual de Regulação (CER) contabilizou mais de 2.100 atendimentos durante o carnaval. A informação é do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas,  ao avaliar que a rede hospitalar e a Central tem se tornado cada vez mais eficientes.

"Foram mais de 2.100 pacientes atendidos, sendo nove transferidos por UTI aérea e 83 por ambulâncias UTI", detalha o secretário.
 
Um dos fatores decisivos para a evolução do trabalho da CER foi a Informatização do processo e o acompanhamento online de metas e indicadores. Contribuiu também a expansão da rede de atendimento. Durante o ano passado, foram implantados mais de 1.000 novos leitos hospitalares na Bahia, distribuídos em forma de rede direta, indireta e por meio de contratos.

Outra ação que tem contribuído para a evolução do trabalho da CER é a desospitalização de pacientes crônicos, como estratégia para que se disponibilizem mais leitos para a população baiana. Com a implantação de leitos para a internação em domicílio, já foram retirados mais de mil pacientes dos hospitais, para que continuem seu tratamento em casa.

Em 2018, até o mês de dezembro, a Central Estadual de Regulação (CER) registrou mais de 180 mil solicitações atendidas, número maior que o computado em todo ano de 2017. "Esse resultado só pode ser alcançado graças aos investimentos que o governador Rui Costa fez na estrutura da CER e também na expansão da rede de assistência, como a construção de novos hospitais", pontua o secretário. Secom

CEEP do Chocolate em Ilhéus forma 1a. turma de Teatro




O Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Shaun (CEEP), em Ilhéus, realizou a solenidade de formatura da 1ª. turma da Bahia do curso técnico em Teatro. A colação de grau reuniu 12 formandos e contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Pawlo Cidade, dirigentes e professores do CEEP e familiares.
A  professora e articuladora do curso, Valdiná Guerra Félix, escolhida como paraninfa da turma, destacou o desafio de implantar um curso pioneiro no Estado e falou da satisfação de formar profissionais capacitados e comprometidos com a valorização da cidadania através de arte. “É um momento especial, a primeira de muitas conquistas, num processo de construção em que caminhamos juntos ao logo de todo o curso”.
Escolhida como uma das  homenageadas pelos novos técnicos em Teatro, a professora Maria Helena Tavares ressaltou o compromisso do CEEP do Chocolate em oferecer um ensino de qualidade, com cursos que atendem as demandas regionais. 
Por - Daniel Thame

A fé anencéfala dos evangélicos e protestantes


Resultado de imagem para fanatismo religioso doençaArtigo: 

O estudo da anencefalia pode abranger vários setores culturais da sociedade contemporânea. Assim, a anencefalia não interessa apenas, de fato, à área médico-biológico-científica, o que revela seus aspectos de multidisciplinariedade e de transdisciplinariedade. Podemos, modernamente, definir a anencefalia como uma patologia, a qual atinge o tubo neural do feto ainda na fase embrionária da gestação, de tal sorte resultar na incapacidade racional bem como no óbito do recém-nascido.

Como dito, o estudo da anencefalia e, consequentemente, da irracionalidade humanas pode interessar a vários setores culturais da sociedade pós-moderna como, por exemplo, os da religiosidade e os da fé. Por conseguinte, a fé totalmente irracional tem conduzido, com todo respeito, inúmeros segmentos do cristianismo contemporâneo. De fato, a histeria e o descontrole psicológico, mental e religioso das massas fazem-se, realmente, presentes nos meios evangélicos e protestantes os mais diversos possíveis.

O comportamento irracional revela-se presente, por exemplo, no desconhecimento hermenêutico, técnico e exegético das próprias Escrituras Sagradas, bem como nas contradições bíblicas ensinadas pelos próprios pregadores. A descrença na própria ressurreição espiritual do Cristo, ensinada pelo apóstolo Mateus, é uma das claras manifestações de incongruência e da anencefalia religiosas praticadas nos meios evangélicos cristãos (Mt 28:6-7). Além disso, a crença ilusória, fantasiosa e dogmática vem conduzindo, também, a fé irracional e amental nos dias atuais. Nesse sentido, podemos citar a crença na figura imaginária e dogmática do Divino Espírito Santo, o qual foi oficializado pelo Concílio Ecumênico de Constantinopla em 381 depois de Cristo. Observem-se, nesse contexto, que a maioria dos evangélicos e protestantes não acredita na existência do espírito e, muito menos, na existência do mundo espiritual. Porém, alguns juram, nos meios religiosos, que veem o Espírito Santo bem como o próprio demônio, os quais são, antes de tudo, espíritos ou corpos celestiais. Nessa ótica, Paulo ensina-nos: Se há corpo natural, há também corpo espiritual” (1Co 15:44).

Parece-nos, com todo respeito, que nossos irmãos evangélicos e protestantes sofrem de histeria coletiva ou histeria em massas. Para o renomado psicólogo austríaco Sigismund Freud, a histeria coletiva é um fenômeno social patológico no qual um determinado grupo de pessoas passa a acreditar que sofre de doenças semelhantes. Assim, a fé coletiva irracional e anencéfala pode muito bem ilustrar, de certa maneira, o comportamento sociorreligioso doentio praticado nos dias atuais.

Percebam, por fim, que o renomado sociólogo Karl Marx afirmou, no século XIX, que “a religião é o ópio do povo”. Eu acrescentaria a isso dizendo que, no Brasil, a fé e a religiosidade são o crack, a cocaína e a maconha das massas anencéfalas, evangélicas e protestantes.

Ricardo Lebourg Chaves
Advogado, professor de direito e cristão gnóstico
ricardolebourg@yahoo.com.br   

Aos 79 anos, calouro é aprovado em Engenharia de Controle e Automação

Ivo Klug é casado com Vera Regina e pai de Alessandra, Jamile e Pedro Ivo. Aos 79 anos é o candidato mais idoso aprovado no Vestibular 2019 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir do segundo semestre deste ano, quando estará com 80 anos, iniciará o curso de Engenharia de Controle e Automação no Campus Blumenau, sua segunda graduação.
Em duas horas e quarenta minutos de entrevista, Klug contou, em detalhes, a sua trajetória profissional e acadêmica. Os detalhes, como datas e nomes exatos de cursos e empresas, estavam metodicamente organizados em uma pasta que ele trouxe para a entrevista, “tenho ela desde o começo e consulto quando tenho uma dúvida. Acrescentei algumas coisas por causa de ti”.
A vitalidade de Ivo é visível nas expressões faciais e na tonalidade da voz ao contar histórias e feitos. Passou por diversas empresas, algumas cidades, viajou para o exterior, fez uma série de cursos e uma pós-graduação e agora, 50 anos após a conclusão do curso superior em Engenharia Mecânica na Federal do Paraná retorna aos bancos escolares para aprender, ‘com profundidade’, sobre projetar, analisar e usar sistemas de controle e automação na área de concentração Controle de Processos.
A escolha pela UFSC e pelo curso não foi um mero acaso. Todos os passos foram analisados, estudados e preparados para que a aprovação fosse possível. Ivo frequentou aulas no Campus Blumenau em 2018, quando cursou a disciplina de Física I como aluno isolado. Foi aprovado com média 7,5, se apaixonou por Controle e Automação, pela estrutura e pelos professores. Esses motivos foram suficientes para que decidisse prestar o Vestibular 2019. “A prova foi difícil, cansativa, são três dias. Fui bem em matemática, mas não consegui fazer todas as discursivas. É muito diferente da minha época”.
Quando soube que seria calouro da UFSC, após confirmação de aprovado na Secretaria do Campus, Ivo disse: “‘então quer dizer que eu estou dentro?’. Dei um berro ali fora, sabe aquele de emoção?”. “Eu fiquei muito emocionado, é uma grande alegria. Eu me senti não no céu ainda (rsrs), mas bem pertinho”, relata ele, com o Boletim de Desempenho Individual nas mãos.
A vocação para a engenharia

Execução do maior Carnaval do planeta mostra eficiência de Salvador


Do - jornaldamidia.com - Salvador é exemplo de eficiência na execução do maior Carnaval do planeta. Nenhuma outra cidade tem o know howpara organizar um evento que reúne milhões de pessoas nas ruas em vários locais ao mesmo tempo com poucas ocorrências graves, em uma operação que envolve 10 mil colaboradores da Prefeitura. E esse ano a folia bateu recorde de público e renda, movimentando toda a cadeira produtiva da capital.
A experiência e capacidade da Prefeitura envolvem ainda a captação de recursos privados para a realização da festa, sobretudo para a contratação de atrações que desfilam gratuitamente, sem cordas, para o folião pipoca (este ano foram mais de 300). O sucesso de toda essa operação se reflete nos números: 800 mil turistas durante a festa, 250 mil empregos temporários gerados e R$1,8 bilhão injetados na economia.
O prefeito ACM Neto comemorou os números da folia.
Outro dado importante: a ocupação de leitos das hospedarias atingiu média de 96,3%. Além disso, a venda de bebidas pelos ambulantes credenciados pela Prefeitura (dez mil no total) registrou um aumento de 17% em relação ao ano passado. A festa em Salvador conta com o patrocínio da Ambev, que comemora um crescimento total de 60% nas vendas quando se compara ao desempenho do Carnaval 2018.
Infraestrutura – Durante os dias de folia, Salvador provou mais uma vez sua capacidade de prover serviços públicos com qualidade e resolutividade. Toda a infraestrutura é montada de forma que a cidade funcione de forma adequada e adaptada às diversas realidades impostas pela festa, proporcionando conforto e segurança para quem trabalha e se diverte no Carnaval, beneficiando ainda quem não gosta da folia.
A estrutura de saúde, com a implantação de módulos dentro ou próximo dos circuitos, é um dos exemplos de sucesso de organização. Essas unidades alcançam 97% de resolutividade, sem necessidade de transferência de pacientes para hospitais ou UPAs.
No trânsito, a Transalvador registrou uma redução de cerca de 50% na quantidade de acidentes nos cinco primeiros dias do Carnaval. No transporte, uma das novidades é a linha gratuita que faz a ligação entre a Estação da Lapa e o bairro do Calabar passando pela Avenida Centenário, uma das principais utilizadas pelos foliões para chegar ao Circuito Dodô. Essa é a única linha de ônibus que circula pela via, evitando transtornos e engarrafamentos. No total, a Prefeitura oferta 3 mil ônibus para atender a população. Já foram registrados 5.718.574 passageiros transportados neste Carnaval.
O prefeito ACM Neto celebra os números da festa. “Temos cerca de 12% a mais de pessoas nas ruas do que ano passado. Isso fica comprovado com os dados do transporte público, por exemplo. No sábado passado, o Circuito Dodô teve o maior número de foliões de sua história. Esses números demonstram o sucesso dessa festa, o que representa avanço econômico para Salvador. Para que tudo isso dê certo, o esforço que a Prefeitura faz é gigantesco”.