sábado, 16 de fevereiro de 2019

Parques na orla de Salvador prontos em seis meses

Palco dos esportes radicais, Parque dos Ventos ficará pronto em 6 meses

O Parque dos Ventos será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, onde funcionava o antigo Aeroclube.
Do - Jornaldamidia.com - Um espaço destinado para a prática de esportes radicais, que também será uma grande área de lazer para as famílias, bem à beira-mar e ao lado de três importantes ações da Prefeitura: a Arena Daniela Mercury, o Centro de Convenções de Salvador e o trecho requalificado de orla da Boca do Rio. É o Parque dos Ventos, que será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, onde funcionava o antigo Aeroclube. A ordem de serviço para a construção do parque foi assinada nesta sexta-feira (15) pelo prefeito ACM Neto, no próprio local.
Na ocasião, estiveram presentes também o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, entre outras autoridades. “Será uma mudança completa nesse trecho de orla, beneficiando diretamente tanto os moradores na Boca do Rio, este que é um dos dez bairros mais populosos da cidade, como também toda a Salvador. É um parque que vai servir para a prática das atividades esportivas e como grande um espaço de lazer para as famílias”, resumiu o prefeito.
Ao lado do secretário de Infraestrutura Bruno Reis, o prefeito ACM Neto assinou A ordem de serviço para a construção do parque, que será inaugurado dentro de seis meses.
Toda a área do parque, que até então estava sem aproveitamento e sem uso na cidade, se transformará num verdadeiro centro esportivo com estrutura de 10 metros de altura para atividades de rapel e escalada.
O local abrigará inclusive uma pista de skate street, cuja composição simula obstáculos de rua como escadarias, rampas e corrimões. Ideal para atletas profissionais e amadores fazerem manobras radicais.
Os amantes da bike também terão espaços para pedalar a passeio através de uma ciclovia de 3km. Quem já é bastante habituado com o veículo e gosta de desafios, poderá percorrer a pump track – pista de circuito contínuo, com lombadas, morros de terra arredondados e curvas levemente inclinadas.

UMA HORA A MAIS Horário de verão termina neste domingo em dez estados e no DF


Do - Diário do Poder - Motivo de alegria para uns e de tristeza para outros, o horário de verão termina à zero hora deste domingo (17). Com isso, os relógios terão que ser atrasados em uma hora (voltarão para 23h) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O horário de verão de 2018 começou no dia de 4 novembro para moradores de 10 estados e do Distrito Federal. Até 2017, o horário de verão tinha início no terceiro domingo de outubro, mas atendendo um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então presidente Michel Temer alterou o início do horário para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno da eleição.
Viagens

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

PORTOS E AEROPORTOS Governo espera realizar 23 leilões de concessões nos primeiros 100 dias de governo




Do - Diário do Poder - O governo espera realizar 23 leilões de concessões, incluindo portos e aeroportos, dentro dos primeiros 100 dias da gestão do presidente Jair Bolsonaro.
Pelo Twitter, Bolsonaro compartilhou a informação dada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Na Secretaria de Portos, a previsão é realizar o arrendamento de dez áreas portuárias apenas no primeiro semestre de 2019, incluindo três terminais do Porto de Cabedelo, em Pernambuco. Os leilões de quatro dessas áreas acontecem no dia 22 de março. Os empreendimentos, nos quais estão previstos investimentos de R$ 199 milhões, fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Bandidagem invade Jussari e prega o terror



Foto: Arquivo
(População de Jussari pede providencias das autoridades policiais)

Esse blog está recebendo denuncia de que o município de Jussari, sul da Bahia está sendo atacado pela bandidagem portando armas de grosso calibre e se exibindo na praça da cidade. Havendo, inclusive troca de tiros com policial militar, que eles tentaram rouba.  

Fonte segura informa que os bandidos invadiram a propriedade do fazendeiro conhecido por Zé do Olho, levando até a sua feira e pregando o terrorismo no local.

A população aterrorizada da cidade e do campo está pedindo providencias, urgentes às autoridades e o comando das policias tanta civil, como militar.  Fica ai a denuncia.

Sesttran promove ação educativa para taxistas


  

A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito - Sesttran, através da Diretoria de Transportes e da Coordenação de Educação, dará início ao Curso Educacional Obrigatório voltado aos Permissionários do Serviço de Táxi do município. Segundo a Coordenadora do Curso, Professora Elessandra Bispo, a atividade contará com as participações do Sest/Senat, INSS, além da equipe educacional do órgão. Cerca de 600 profissionais taxistas participarão do encontro anual, que acontecerá no auditório do Sest/Senat (Bairro Lomanto), nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 9h às 17h.

O Assessor da Divisão de Transportes Especiais da Sesttran, Pedro Miguel K. Júnior ressalta que a declaração de participação no curso será pré-requisito para a vistoria documental e veicular obrigatórias, previstas para o período de 11 a 27 de março/2019, na sede da Sesttran (Bairro Lomanto), conforme disposto na Lei Municipal Nº 1.935, Decreto Municipal Nº 12.725 e Portaria Municipal Nº 52/2018, que dispõem sobre as vistorias obrigatórias.

Ainda segundo o Assessor, será necessário que os taxistas levem a CNH e Alvará do Permissionário para o curso. Já para a vistoria, os taxistas deverão apresentar: CNH, nada consta da CNH, antecedentes criminais, certidão de quitação eleitoral, atestado médico ocupacional, quitação dos tributos municipais, dentre outros, além do veículo em perfeito estado de conservação, finaliza. Ascom





Paulo Lima defende pacto de amor por Itabuna em palestra nos Rotarys

Jornalista  Paulo Lima  pede pacto pensar Itabuna 

    

Falando aos Rotarys Itabuna e Itabuna Sul, na noite da ultima quinta-feira 14, o jornalista Paulo Lima expôs o tema Pensar Itabuna, oportunidade em que fez uma trajetória entre a luta dos pioneiros e desbravadores até os dias atuais da cidade. Ainda no decorrer da palestra, o comunicador enumerou os vários gargalos em que se depara esta cidade citando a  falta de um novo terminal rodoviário, de uma central de abastecimento, de um aeroporto, da duplicação da estrada Ilhéus/Itabuna, de um novo centro administrativo (Prefeitura) e Câmara de Vereadores etc.

Paulo Lima afirmou ainda que todos esses gargalos acontecem devido a não execução do Plano Diretor desta cidade, realizado na segunda administração do Prefeito José de Almeida Alcântara (que faleceu em 7 de abril de 1968), esses estudos chegaram a Itabuna  após  vários meses do enterro do líder politico, sendo prefeito tampão o vereador Raimundo Lima, presidente da Câmara na época, tendo em vista que o cargo de vice-prefeito ainda havia sido criado. O Plano Diretor Urbano não foi posto em prática pelo então prefeito e toda essa documentação não foi mais localizada.

     Finalizando a sua palestra, o jornalista Paulo Lima conclamou a sociedade civil organizada da cidade a fazer um pacto de amor por Itabuna “e que pensar esta cidade é um estado de espirito de todos nós”,  sendo ovacionado pelos rotaryanos, quando foi agraciado com uma placa pelos serviços prestados à comunidade.

A presença do jornalista Paulo Lima no encontro dos dois Rotarys, foi  convite do presidente João Luiz Barbosa Costa, do Rotary Club Itabuna Sul.   
   





CAPs AD realiza confraternização de carnaval


A sexta-feira (15) foi de alegria e animação no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD (Álcool e Drogas) de Itabuna. Para confraternizar e relembrar os grandes carnavais, a coordenação do Centro realizou a 1ª Lavagem do Caps AD, um verdadeiro grito de carnaval ao som de marchinhas que marcaram época. A iniciativa foi comemorada pelos pacientes, que tiveram a oportunidade de sair da rotina, aproveitando um dia diferente. O evento acontece uma semana antes da Lavagem do Beco do Fuxico, principal comemoração carnavalesca do município.

Além de uma decoração especial que deixou o ambiente com um verdadeiro clima de carnaval, o evento teve em sua programação uma série de atividades recreativas e, também, um saboroso lanche para os participantes. Segundo o coordenador do Caps AD, José Messias, a atividade teve como propósito promover socialização dos pacientes atendidos pela unidade, bem como a integração com a equipe que coordena o local.

Escola Municipal de Trânsito abrirá inscrições na próxima segunda-feira

A Secretaria Municipal de Segurança Transporte e Trânsito (Sesttran), através da Escola Municipal de Trânsito (Emtran) abrirá no próximo dia 18 as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado em que serão selecionados candidatos de baixa renda para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A ou B.

As inscrições serão realizadas no site da Prefeitura Municipal de Itabuna (www.prefeituradeitabuna.com.br), a partir de 00h00min do dia 18 de fevereiro, até às 23h59min do dia 20 de fevereiro de 2019. A lista de selecionados será publicada no mesmo site e na sede da Emtran, em até 72 horas após o fechamento das inscrições. Serão ofertadas 40 vagas para os postulantes à CNH categoria A (moto) e 30 na categoria B (carro). Ascom

Documentos para fazer exames de DNA devem ser entregues até 2ª feira em Itacaré


O município de Itacaré estará realizando no próximo dia 20 de fevereiro a segunda edição do Projeto Pai Presente, uma iniciativa que tem por objetivo realizar testes de DNA gratuitos para as pessoas que não possuem nome do pai em seu registro de nascimento. O projeto faz parte de uma ação conjunta promovida pela Prefeitura de Itacaré e o Tribunal de Justiça da Bahia, através do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), O agendamento e a entrega dos documentos devem ser realizados até a próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, no Cejusc, localizado na praça Santos Dumont (Praça dos Cachorros), 60, Itacaré.
 Em novembro do ano passado dezenas de famílias de Itacaré tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre a paternidade das crianças, fazendo gratuitamente os exames de DNA e recebendo as orientações jurídicas sobre como proceder para garantir o reconhecimento.  Esses exames já estão sendo entregues, observando o procedimento de entrega e abertura dos documentos, somados a retificação gratuita dos registros de nascimento no ato do resultado.

Emasa recupera adutora na Avenida Itajuípe

  
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) realizou de modo emergencial o serviço de recuperação da adutora de 300ml instalada na avenida Itajuípe. A adutora que abastece grande parte do centro da cidade, entre os bairros, Conceição, Góes Calmon e Mangabinha, apresentou um grande vazamento de água, sendo necessário contar com o apoio da Sesttran para interromper o trânsito e executar o serviço.
A equipe sob a coordenação do técnico Ailson Souza utilizou duas caçambas,  uma máquina retroescavadeira e outros equipamentos. Devido aos investimentos que vem sendo feitos nos últimos dois anos, a Emasa já dispõe de  estrutura suficiente para resolver um problema deste tipo, de forma rápida e eficiente, evitando  maiores transtornos no cronograma de  abastecimento. Ascom

Ricardo volta a defender fortalecimento da região cacaueira

Repetindo parte do que disse na posse como presidente do Legislativo de Itabuna, Ricardo Xavier (PPS) defendeu a criação de movimento regional pelo fortalecimento da região cacaueira. A nova declaração ocorreu nessa manhã, 14, ao recepcionar dois presidentes de câmaras municipais: Elio Almeida (Pode), de Buerarema; e Gabriel Nascif (PT), de Ubatã, que estava acompanhado do vereador ubatense Davidson Muniz (PTB).

Na visita de cortesia, Ricardo recordou que a luta pelo fortalecimento socioeconômico da região cacaueira é de todos. “O que sugerimos é a criação de uma frente suprapartidária em que o engajamento de cada agente político será determinante para viabilizar ações políticas conjuntas e eficazes”, frisou. O sul da Bahia é formada por 41 municípios e mais de 1 milhão de habitantes.

HIGH TECH BRAZUCA Tecnologia desenvolvida no Brasil fará parte da Estação Espacial Internacional




Do - Diário do Poder - Uma nova versão do Solar-T, telescópio fotométrico desenvolvido no Brasil, será embarcada na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para medir as explosões solares. A previsão é que o Sun-THz, como foi nomeado o novo equipamento, seja lançado em 2022 e permaneça fazendo medições de forma constante.
O telescópio fotométrico trabalha numa frequência de 0.2 a 15 terahertz (THz), que só pode ser medida do espaço. Paralelamente, um outro telescópio, o HATs, será instalado na Argentina. O instrumento, que ficará pronto em 2020, vai trabalhar na frequência de 15 THz em solo. O HATs está sendo construído como parte de um Projeto Temático que tem como responsável Guillermo Giménez de Castro, professor do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Exoneração de Eduardo Pessoa, da Agerba, ainda não foi publicada

Exoneração de Eduardo Pessoa, da Agerba, ainda não foi publicada; Compra de navios em empresa com sede no salão de beleza repercutiu muito.

Eduardo Pessoa é escoltado por policiais militares no Terminal de São Joaquim durante intervenção na concessionária TWB (Foto: Arquivo/Jornal da Mídia)
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Ainda não foi nesta quinta-feira (14) a publicação, no Diário Oficial do Estado, do decreto do governador Rui Costa Costa exonerando Eduardo Pessoa da direção da Agerba Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. Mas fontes do governo e da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) garantem que a publicação sairá nesta sexta-feira.
Portanto, desta vez o senador Otto Alencar, que segurava a todo custo Pessoa na Agerba, não pedirá mais a Rui Costa para não demitir seu afilhado, que conclui uma gestão pífia, desastrosa e melancólica à frente da agência de regulação do governo.
Ontem, Pessoa passou o dia limpando as gavetas e cortando papeis em seu gabinete na Agerba. No início da semana, ele esteve com o chefe Otto Alencar, quando recebeu a notícia de que desta vez sua exoneração era irreversível.
É bom lembrar que há um ano Otto Alencar conseguiu que Rui Costa suspendesse a demissão de Eduardo Pessoa. O diretor da Agerba foi denunciado e multado  pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por exercer mais uma atividade incompatível com o cargo.

Leia Também: Eduardo Pessoa é exonerado após gestão pífia e desastrosa na Agerba

Entenda o Caso – Em 6 de dezembro de 2017, o TCE analisou as provas apresentadas pela empresa São Luiz, que apontam Pessoa como proprietário da Antuérpia Consultoria, aberta dois meses antes do diretor executivo assumir a Agerba. Na ocasião, os conselheiros do órgão decidiram por unanimidade que, “por conta da gravidade das denúncias de acumulação de cargo”, Eduardo Pessoa seria multado em R$ 19.747,82, e um oofíciofoi encaminhado para comunicar o governador Rui Costa sobre a denúncia.
Quando entrou na Agerba, em 2011, Pessoa chegou pelas mãos de empresários do setor de transporte intermunicipal, que forçaram a indicação junto ao então governador Jaques Wagner. Mas à frente desse empresários tinha nada nenos que Carlos Martins, secretário da Fazenda de Wagner. Pessoa sempre advogou para empresas do sistema intermunicipal de transportes. Wagner sabia  de tudo, mas fez vista grossa. Não respeitar a ética também faz parte – e como faz – do estilo petista de governar.
Na Agerba, Pessoa se aproximou de Otto Alencar e se fortaleceu quando o Governo do Estado foi ao mercado grego para comprar dois navios que viriam reforçar a frota do Sistema Ferry-boat, cuja concessão o governo tirou da TWB e passou para a Internacional Marítima, uma troca por sinal muito pior.
Como ficou muito à frente das negociações de compra dos dois ferries gregos, inclusive fazendo algumas viagens para a Europa, Pessoa foi aumentando seu prestígio junto a Otto Alencar, a ponto de hoje ser tido como integrante da cota de cargos que o senador desfruta na estrutura do Governo do Estado.
O JORNAL DA MÍDIA publica abaixo, a reprodução de uma matéria bombástica que editou em 19/10/2014, contando tudo sobre as negociações envolvendo o Governo da Bahia, através da Seinfra e Agerba, para a compra dois dois navios gregos.
Superfaturadas em quase 20 milhões, segundo relatório do conselheiro Pedro Lino, do TCE, as duas embarcações foram adquiridas junto à Happy Frontier, uma empresa com sede no  salão de beleza de Dona Milu, uma sexagenária que mora em Lisboa e  sogra do dono do ”armador” português. Confira as fotos, o vídeo e outros documentos que mostram o ambiente nebuloso em que as negociações

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ABATE DE GÁS CARBÔNICO Caverna de estocagem de gás carbônico pode começar a operar em 2022

Centro de Pesquisa para Inovação em Gás desenvolve tecnologia para separar CO2 e metano na exploração de óleo e gás e estocá-los em abrigos subterrâneos na camada de sal. Imagem: RCGI

Do - Diário do Poder - Um conjunto de tecnologias, que deve ter seus primeiros resultados aplicados em quatro anos, tem como objetivo resolver um dos maiores problemas da exploração de óleo e gás no mundo hoje: a emissão de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) na atmosfera.
Resultado de uma patente depositada no ano passado, a inovação consiste em injetar o CO2 e o CH4 que saem dos poços durante a extração de petróleo em cavernas de sal, de forma a abater o gás carbônico da conta das emissões.
A primeira “caverna-piloto” pode estar pronta em 2022 e é resultado de pesquisas realizadas no Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), constituído pela FAPESP e pela Shell, com sede na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O RCGI é um dos Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE) financiados pela FAPESP em parceria com empresas.

Prefeitura e iniciativa privada para implantar “Praça do Mel” em Itabuna


 O projeto de reforma da praça Olinto Leoni, onde será implantada a “Praça do Mel” só está dependendo de recursos para que saia do papel e se transforme numa referência  em Itabuna.  A ideia de uma praça temática partiu do extensionista Edney Magalhaes, criador de abelhas sem ferrão, da Ceplac e foi elaborado pelas arquitetas Keila Silva, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e Stella Neyla, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o incentivo da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

O projeto foi abraçado por instituições públicas e privadas a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Farmácia Indiana. Quando estiver pronto, o local se transformará num “jardim do mel”, nos moldes de outros semelhantes aos existentes em Curitiba e na Europa, além de ser um ponto turístico, conforme adiantou o diretor do Departamento de Agricultura do município, Erlon Botelho.   

Segundo o diretor, a Praça do mel também permitirá a ampliação da área verde, inserindo uma maior diversidade de plantas, além das próprias abelhas produtoras de mel que não oferecem risco às pessoas. “Como elas não possuem ferrão e são espécies próprias para serem inseridas neste conceito temático e com isso poderão conviver muito bem com a população”, disse.

Prefeito prestigia entrega de carro de campanha da CDL


O prefeito Fernando Gomes participou na noite de ontem (13), no Jequitibá Plaza Shopping, da cerimônia de entrega do Renault Kwid zero quilômetro, da Campanha “Natal vem que tem, no comércio de Itabuna”, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL). A sortuda da vez foi Mônica Dantas Messias, que adquiriu o cupom no Supermercado Compre Aqui (antigo Carisma).
A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades e empresários locais, entre eles, o presidente da CDL, Carlos Leahy e representantes do segmento do comércio. Na oportunidade, o prefeito Fernando Gomes ressaltou a importância da parceria da Prefeitura Municipal de Itabuna com a CDL. “Precisamos investir no comércio, pois é através deste setor que a nossa economia é aquecida”. E completou: “Também agradeço o apoio da população que compreendendo as dificuldades financeiras que o município tem enfrentado, está pagando o IPTU e o município está tendo condições para equilibrar as contas e pagar os meses de salários atrasados dos servidores”.
Para finalizar, o prefeito anunciou que o município conseguiu junto ao Governo estadual uma verba no valor de R$ 7 milhões para obras de pavimentação asfáltica que serão realizadas em diversos bairros de Itabuna. “Nossa satisfação é poder trabalhar pelo povo, e aos poucos estamos conseguindo alcançar nosso objetivo, que é melhorar a qualidade de vida dos itabunenses”.

Texto: Kaline Ribeiro
Fotos: Adeildo Marques

Produtores de cacau devem voltar a acessar crédito rural



Agricultores familiares produtores de cacau da Bahia devem voltar a fazer financiamento de crédito para implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, agroindustrialização do cacau, entre outras ações. A medida foi discutida, nesta terça-feira (12), por dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e do Banco do Nordeste, no município de Ilhéus. 


O secretário em exercício da SDR, Jeandro Ribeiro, apresentou as diversas ações que estão sendo realizadas pela secretaria para fortalecer a cacauicultura baiana, como assistência técnica e extensão rural (Ater), apoio à reforma agrária, regularização fundiária, mecanização rural, além dos investimentos realizados por meio de projetos como o Pró-Semiárido e o Bahia Produtiva.



Ribeiro enfatizou que é preciso somar esforços para a região cacaueira: "É um desafio que trazemos, mas essa é uma estratégia de juntar todos os investimentos e potencializá-los como esse acesso ao crédito".



Estiveram presentes técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), além de agentes das prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater) dos Territórios de Identidade Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio das Contas e Costa do Descobrimento.

Projeto Social Itinerante atende mais comunidades rurais de Itacaré




O Projeto Social Itinerante, realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, continua assegurando o atendimento em diversas comunidades da zona rural do município, visitando os moradores do campo, cadastrando os beneficiários para os programas sociais e oferecendo uma série de serviços aos cidadãos. E nessa quarta-feira as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram o atendimento nas comunidades de Cachimbo Seco, Quirinos e diversas propriedades rurais nessas regiões.
 Nesse local as equipes atenderam dezenas de famílias com os serviços de cadastramento do Bolsa Família, cadastramento dos idosos com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência para que recebam ou continuem recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As equipes da Prefeitura de Itacaré também esclareceram dúvidas dos beneficiários e informaram sobre os procedimentos que devem ser adotados e as condicionantes para que façam parte do Bolsa Família, como a matrícula e a frequência dos estudantes e o acompanhamento na área de saúde. No total, foram atendidos cerca de 100 beneficiários dos programas somente nessas regiões.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – CISO MUNICIPAL



Compreendendo a difícil missão de potencializar ao máximo possível os recursos financeiros da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) e a prerrogativa maior preconizada pela  Proposta Político-Pedagógica “Pelo Direito de Aprender”, da Rede Municipal de Ensino, defendendo, de um lado, o âmbito de funcionamento de um quantitativo de salas de aulas que determine o respeito à relação identitária dos estudantes com os seus espaços escolares, mas, ao mesmo tempo, compreendendo todas as nuances que permeiam os aspectos financeiros e orçamentários, a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Santos Gonçalves, vem comunicar que, embora tenha sido anunciado, através de entrevistas às duas principais emissoras de TV deste município, nesta terça-feira (12), que a Prefeitura de Itabuna teria chegado a uma circunstância que permitiria manter o convênio mantido com o Centro de Integração Social – CISO (Colégio Municipal Sesquicentenário), fatos novos circunscritos aos mesmos aspectos financeiros ora destacados reconduziram o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, à decisão de cancelar de maneira unilateral, o convênio com aquela unidade escolar.

Tal decisão perpassa pela política de otimização de recursos da SME, defendida pelo prefeito, numa dimensão que efetivamente preconiza que a prioridade da gestão municipal, neste momento, é o de reduzir custos, ocupar os prédios e edificações que já pertencem ao patrimônio municipal e permitir a valorização dos servidores e professores.

Por essas razões, informamos que o Colégio Municipal Sesquicentário não estará no âmbito das escolas conveniadas à Rede Municipal de Ensino, a partir do ano letivo de 2019.

As ações da Secretaria Municipal da Educação garantirão que, em possível sendo, os alunos que assim desejarem, juntamente com seus pais e responsáveis, em 2019, serão recepcionados de maneira muito positiva no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (NOVO IMEAM), que está sendo preparado para se transformar numa escola modelo para a rede.

Manifesta-se mais uma vez que reconhece-se a inegável importância histórica do Centro de Integração Social (CISO) para a Educação Grapiúna e muito sensivelmente faz-se o registro de que o convênio daquela instituição com o Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação do Estado, permitirá que essa história seja continuada, com muitas páginas ainda a serem escritas, muitos personagens a serem destacados e muitos cidadãos de bens, hoje adolescentes em formação, a se transformarem em adultos íntegros, contribuintes de uma sociedade justa, harmônica e inspirada no saber.

Itabuna, 13 de fevereiro de 2019.

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE ITABUNA.


JUIZ ALEX VENÍCIUS RECEBE PREMIAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Do - politicosdosuldabahia.com.br - O juiz Alex Venícius Campos Miranda, da 1ª Fazenda da Vara Pública de Ilhéus, e também titular da comarca de Ibicaraí, recebeu nesta terça-feira (12) o Selo Justiça em Números na categoria Ouro e diamante. A cerimônia aconteceu no Auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador.

O Selo Justiça em Números do Tribunal de Justiça da Bahia é um programa permanente de premiação a magistrados e servidores lotados nas unidades mais produtivas.

A premiação leva em conta a taxa de congestionamento apurada em 2018. As unidades judiciais nas quais foram realizados mutirões ou saneamentos com força de trabalho auxiliar não foram contempladas. A premiação, promovida com critérios semelhantes ao Selo Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), busca incentivar e reconhecer o esforço de magistrados e servidores lotados nas unidades judiciárias de 1º e 2º Graus.

ENSAIO ENSAIO GERAL VAI AGITAR ITABUNA NA VÉSPERA DA LAVAGEM DO BECO DO FUXICO

Itabuna terá ensaio geral na véspera da Lavagem do Beco
Do - Pimenta - Não terá carnaval em Itabuna neste ano, mas o folião poderá curtir, no próximo dia 22, o Ensaio Geral, na véspera da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico. O evento será no Tarik Plaza Hotel, às 22h, e contará com apresentação de bandas conhecidas e que costumam agitar a galera no sul da Bahia.

De acordo com os organizadores da folia, estão garantidas as bandas Lê Bandê e Sem Censura. Em Itabuna, os ingressos são vendidos na Cadê Ingressos, na Praça Camacã e na recepção do Hotel Tarik. Em Ilhéus, os ingressos são comercializados no Stand do Karioka. Mais informações na página do evento.

ANA define tarifas para adução de água bruta

ANA define tarifas para adução de água bruta do Projeto de Integração do São Francisco em 2019

Cada metro cúbico de água disponibilizado pelo PISF custará R$ 0,263. Para o consumo o valor será de R$ 0,519/m³.

Resolução nº 6/2019 da Agência Nacional de Águas (ANA), que estabelece as tarifas para a prestação do serviço de adução (transporte) de água bruta do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) para 2019, foi publicada nesta terça-feira, 12 de fevereiro. O valor definido para a cobrança da Operadora Federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), foi de R$ 0,519 por metro cúbico de água para a tarifa de consumo e R$ 0,263/m³ para a tarifa de disponibilidade. 

tarifa de consumo é cobrada proporcionalmente ao volume de água efetivamente retirado pelas operadoras estaduais nos pontos de entrega. O valor visa a cobrir os custos variáveis do empreendimento, como a energia elétrica utilizada para o bombeamento. Esta tarifa será multiplicada pelo volume de água do PISF entregue aos estados receptores das águas do Velho Chico.

Já tarifa de disponibilidade de água se refere à cobrança da CODEVASF junto às operadoras estaduais para cobrir a parcela fixa dos custos decorrentes da operação do PISF, como manutenção da infraestrutura, cobrança pelo uso de recursos hídricos da bacia do rio São Francisco e gastos fixos com energia elétrica, que serão cobrados independente do bombeamento de água. Esta tarifa será multiplicada pelo volume disponibilizado aos estados beneficiados pelo PISF.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Escândalos envolvendo a Agerba são marcas dos governos do PT na Bahia

Essa foto divulgada com exclusividade pelo JORNAL DA MÍDIA  do então governador Jaques Wagner com um dos sócios da Happy Frontier foi encaminhada pelo advogado da companhia ao jornalista Fernando Conceição. O advogado diz através de e-mail a Fernando que foi Wagner quem visitou o sócio da empresa “para o felicitar pelo excelente trabalho que estão a realizar para o Estado da Bahia e as suas populações”. O português João Carlos Palmeirão de Melo encontrava-se em Salvador para eacompanhar os testes dos navios gregos e foi visto circulando com desenvoltura com diretores da Agerba e Seinfra no Terminal de São Joaquim. Circulou muito também nas sedes da Seinfra e da Agerba, no CAB. (Foto: Arquivo/Jornal da Mídia)
Do - jornaldamidia.com.br - A exoneração de Eduardo Pessoa (leia logo mais perfil completo do futuro diretor da agência)  do comando da Agerba traz à tona  uma série de escândalos envolvendo a agência de regulação do setor de transportes do Governo da Bahia desde o início do governo de Jaques Wagner, hoje senador eleito pelo PT. O escândalo maior mesmo foi a compra de dois navios na Grécia para a frota do Sistema ferry-boat. Navios superfaturados, segundo as denúncias da época e documentos divulgados pela Marinha da Grécia. O governo da Bahia desembolsou R$ 19 milhões a mais para trazer as duas embarcações, que não eram novas: estavam desativadas na Grécia.
Os dois ferries, batizados na Bahia de Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, custaram a bagatela de R$ 18 milhões de euros, ou, 6,5 milhões de euros a mais que o valor de marcado, mostram os documentos divulgados  com exclusividade pelo JORNAL DA MÍDIA.
JORNAL DA MÍDIA publicou na época uma série de reportagens,  que serão reproduzidas neste espaço para que o leitor saiba como esses escândalos  aconteceram. Confira, na íntegra, a primeira dessa reportagens:

Governo da Bahia teria pago R$ 19 milhões a mais pelos navios usados da Grécia

Empresário é preso em Itabuna em operação da Policia Civil

Envolvido  com o roubo de cargas na BA


Do - verdinhooitabuna.blog.br - Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Civil deflagrou a Operação Cachoeira, em combate ao crime de roubo de cargas em rodovias na Bahia e em outros estados. Cerca de 50 policiais de Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus participam da operação. José Luís Andrade, popularmente conhecido como Zeu, foi preso em Itabuna, durante esta operação, comandada pela Delegacia de Repressão e Combate a Furtos e Roubos em Rodovias, a Decarga. 
A ação policial visa desarticular uma quadrilha de roubo de cargas e estelionato que atua na Bahia e em outras unidades da Federação. Zeu é dono de uma loja de materiais de construção, no bairro de Fátima. Ele já havia sido preso há oito meses, em Feira de Santana, pelo mesmo tipo de crime, quando as investigações começaram. Na manhã desta quarta, Zeu foi conduzido coercitivamente para o Complexo Policial de Itabuna, apenas para prestar esclarecimentos, mas já na delegacia, com a operação em andamento e a chegada de novas provas, ele recebeu voz de prisão. 

Na operação foram apreendidos pelos agentes diversos materiais como, por exemplo, máquinas de lavar, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos de informática e materiais para construção em geral. De acordo com a polícia, as apreensões ocorreram no próprio estabelecimento comercial de Zeu, no bairro de Fátima e também em endereços ligados a ele, no bairro Castália, onde mora o comerciante.  Contudo, também houve inspeções dos agentes no Centro da cidade e nos bairros Jaçanã e Jardim Primavera.
Ainda conforme a polícia, a quadrilha atuava em âmbito nacional, de forma metódica, organizada e compartimentada. Uma parte dela fraudava documentos, outra usava laranjas para aplicar golpes em vários Estados e também há uma parte que atuava na receptação de carga roubada em rodovias estaduais e federais. 
Nesta quarta-feira, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fazer parte da quadrilha. Além de Itabuna, a polícia também realizou buscas nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Estima-se que o bando tenha movimentado mais de R$ 5 milhões nos últimos cinco anos. Há suspeitos de participar da quadrilha que já são considerados foragidos da justiça. Titular da Decarga, Gustavo Coutinho é o delegado que coordena a Operação Cachoeira, que prossegue em investigações e diligências. 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...