sábado, 9 de fevereiro de 2019

DESBUROCRATIZAÇÃO Bolsonaro diz que Ministério da Infraestrutura vai ampliar validade da CNH

Presidente quer extinguir simuladores e medidas que afetam caminhoneiros
Jair Bolsonaro quer ampliar prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação no Brasil dos atuais 5 para 10 anos. Foto: Jr Manolo/Fotoarena/Folhapress
Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste sábado (9) que o Ministério de Infraestrutura anunciará a ampliação da validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As informação foi divulgada pela pagina do Facebook do presidente, que segue internado no Hospital Albert Einstein.
Segundo o presidente, o ministro Tarcísio Freitas também deverá declarar o fim da obrigatoriedade de aulas com simuladores e haverá revisão nas questões de emplacamento e de medidas que afetam caminhoneiros.
As decisões prometem uma “desburocratização e economia” para o trânsito.
Em dezembro de 2018, dias antes de tomar posse, Bolsonaro afirmou que pretendia estender a validade da CNH de cinco para dez anos durante seu governo.
Na mesma postagem, o presidente parabenizou a gestão anterior do estado do Rio de Janeiro por ter sancionado a lei que põe fim à vistoria anual de veículos feita pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Segundo o novo texto, os proprietários dos veículos devem fazer apenas uma autodeclaração para informar a segurança veicular e ambiental do automóvel.
Quem prestar informações falsas poderá ser processado civil e criminalmente. Os veículos que fazem transporte escolar, de carga e coletivos de passageiros continuam obrigados a fazer a vistoria no estado.
NOVA CNH

“Clara Kauark” recebe plantio de árvores


Com a presença do Prefeito Fernando Gomes, dos secretários João Zulato Filho (Sedur), Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica) e Maria Alice, além do vereador Júnior Brandão, hoje 09, pela manhã foi realizado plantio de árvores na Praça Clara Kauark, Bairro Zildolândia.

O novo espaço urbanístico que conta  com  um mosaico da artista plástica, itabunense e  internacional, Waldirene Borges, deverá ser inaugurada no próximo dia 28 de Julho, Dia da Cidade, quando Itabuna comemorará 109 anos de emancipação.

Prefeito Fernando Gomes e Maria Alice, conversam
Secretários Jorge e Zulato
Vereador Júnior Brando e o amigo Noquinha
O evento teve a iniciativa da secretária de governo Maria Alice, que destacou o grande nome e a importância da arquiteta Clara Kauark para Itabuna e, que, morreu há nove anos. In-memoriem a arquiteta, estava sendo representado pelo engenheiro Cláudio Fontes, que coordenou o plantio das árvores, com a prticipação também de várias crianças e a comunidade local.
Fabiano Andrade, no centro, ao lado de Claudio Fontes e um amigo 

Um dos pontos altos do evento foi à presença do morador do bairro, Fabrício Andrade, que atendendo pedido de seu irmão, Fabiano Andrade, campeão de Jiu-jitsu, vitimas de atropelamento na cidade de Gramado/RS, fazendo o plantio de um Jequitibá Rosa, com parte das cinzas do corpo do seu irmão.
  
O campeão, que sempre nos representava lá fora, natural de Itabuna, foi atropelado por um automóvel, quando pilotava sua bicicleta, em uma das avenidas daquela cidade, onde estava morando, juntamente com seu irmão que retorna para esta cidade.    




  
            

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Município lança oficina para cuidadores de idosos


“Cuidar de quem cuida”, com este tema a Prefeitura Municipal de Itabuna através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na quinta-feira (07) a realização do projeto de Oficinas para Cuidadores de Pessoas da Terceira Idade que possuem diversas doenças. O evento realizado na Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães (antigo Lactário), bairro Zildolândia, contou com o apoio dos programas Prosi/Hiperdia.

A coordenadora do Prosi, Klívia Miranda, informa que esta primeira ação teve como público-alvo os cuidadores de idosos portadores de Alzheimer. Duas instrutoras foram as responsáveis por transmitir as informações para os participantes: a psicóloga Manuela Belo e da enfermeira Larissa Morgana. “A oficina contou com 33 participantes dos 51 inscritos, o que nos mostra um resultado muito positivo. E aproveito para informar que a próxima oficina será no próximo dia 18. Interessados a cuidarem de idosos podem fazer suas inscrições no Prosi ou através do telefone 73 3612 2700”, informou Klívia Miranda.

Também participou desta primeira ação a diretora do Hiperdia, Sandra Lacerda, que considerou que o evento superou as expectativas. Para José Guimarães Edézio, 73 anos, “essa iniciativa foi muito positiva porque nos deixa aptos e informados para atender as pessoas portadoras de anomalias com mais segurança e conhecimento”. Já Rose Silva, 51 anos, destacou a importância de adquirir novos conhecimentos que serão utilizados diariamente na sua atividade profissional.


Fotos: Adeildo Marques

Núcleo de Assistência Jurídica atinge a marca de 1.000 atendimentos/mês




Com foco na prestação de assistência jurídica gratuita ao cidadão carente, o Núcleo de Assistência Jurídica do Município de Itabuna tem realizado um trabalho eficiente e com resultados positivos para quem busca atendimento. A diretora do Núcleo, a advogada Aline Batista, está no comando da unidade com o apoio de outros cinco profissionais do direito e comemora que mensalmente estão sendo realizados cerca de 1.000 atendimentos.

“A média tem sido 50 atendimentos diários, mas tem dias que esse número aumenta. As pessoas chegam a formar uma fila enorme na área externa do prédio”, lembra a diretora Aline Batista. E salienta que a agilidade é uma das marcas do Núcleo de Assistência Jurídica Municipal: “Em média em dois dias o cidadão já tem o número do processo que é remetido para justiça, mas mesmo após esta fase o cidadão pode nos procurar a qualquer momento que nós temos profissionais a disposição para informar sobre o andamento do processo”, explica.

Veja quem são as vítimas da tragédia no Ninho do Urubu, CT do Flamengo

Uma tragédia na manhã desta sexta-feira abalou o mundo do esporte. Um incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, deixou dez mortos e três pessoas feridas, sendo uma em estado grave.
Por - www.torcedores.com -  O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 5h da manhã, mas não deu tempo de evitar que as chamas destruíssem o alojamento do antigo módulo do CT do Flamengo. O fogo foi controlado por volta de 7h. Cedo, as autoridades haviam dito que eram seis jogadores e quatro funcionários entre as vítimas. No entanto, até o momento, dos oito corpos identificados, todos são de atletas.
Veja os nomes dos mortos na tragédia:
Athila Paixão (14 anos)
Arthur Vinícius de Barros (14 anos)
Bernardo Pisetta (15 anos)
Christian Esmério (15 anos)
Jorge Eduardo Santos (15 anos)
Pablo Henrique (14 anos)
Samuel Thomas (15 anos)
Vitor Isaias (14 anos)

Veja os nomes dos atletas feridos, que foram levados ao hospital:
Cauan Emanuel Gomes (14 anos)
Francisco Diogo Bento (15 anos)
Jhonatan Cruz Ventura (15 anos)

* Os nomes dos mortos ainda não foram confirmados oficialmente. Mais informações em instantes!

“Café Pomar” realiza sua segunda lavagem dia 22 de fevereiro



 A tradição não pode parar, pois trata-se de uma 
memória viva e histórica da cidade 


No próximo dia 22 de Fevereiro (sexta-feira), acontecerá à segunda edição da “Lavagem do Café Pomar”, na Rua Osvaldo Cruz, esquina com a Avenida do Cinquentenário. Neste sentido, o seu proprietário, Danilo Fragoso Pitombo já iniciou todos os preparativos, visando mais um grande sucesso da Lavagem, da tradicional casa, onde todos os formadores de opinião se encontram.

Com o objetivo de manter a alegria do carnaval e a tradição da casa em Itabuna, inaugurada em 1943, pelo comerciante Bartholomeu Mariano. “O estabelecimento que concentra intelectuais, políticos e profissionais liberais (jornalistas). Está completando 76 de existência como uma história viva de nossa cidade” diz Danilo Pitombo, informando que o evento terá inicio às 18h e se estenderá até às 23h.

O evento que foi criado através de uma Lei Municipal, do então vereador Joilson Rosas, atendendo solicitação de alguns segmentos, entre eles, a Revista Vitória e o Clube do Poeta Sul da Bahia, terá como atrações as tradicionais marchinhas de carnaval e recital de poesia.  O Café Pomar é considerado hoje, a exemplo do ABC da Noite, do Caboclo Alencar, uma grande referencia da nossa memória histórica, memorial e cultural.

“O objetivo maior do nosso evento e o de manter viva as nossas tradições, memórias de um comércio ativo, considerando o “Café Pomar” como um grande ponto de nossa cultura referencial e ativo desde 1943”, ressalta Danilo, convidando a todos para um grande momento de alegria, entrelaçamento e folia.               


Obs: fotos do eventro anterior.

TRAGÉDIA Incêndio em centro de treinamento do Flamengo mata dez adolescentes

Três pessoas estão feridas — uma em estado grave; alojamento abriga categorias de base, com jogadores de 14 a 17 anos

Do - Diário do Poder -Um incêndio atingiu o Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, na manhã desta sexta (8), no Rio de Janeiro. O incêndio já foi controlado, mas segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, há 10 mortos e três feridos – um deles em estado grave.
Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas. O incêndio atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. Os feridos foram levados para o hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
“A gente tem o local, que é o alojamento, onde os jogadores da base do Flamengo dormiam. A identificação das vítimas é feita posteriormente pela Polícia Civil”, disse o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Douglas Henaut à TV Globo.
“O que causou o incêndio só posteriormente pela perícia. Mas a identificação destes óbitos a perícia vai averiguar. Eram jovens, segundo informações do Flamengo”, afirmou Henaut ao Sportv.
O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base.
O local passou por reformas recentemente, com a inauguração de um novo módulo para os profissionais em novembro de 2018. Era previsto, inclusive, que a ala atingida pelo incêndio fosse demolida após a inauguração do novo espaço.
O elenco principal do Flamengo tinha trabalho programado para o Ninho do Urubu na manhã desta sexta. A equipe faria, a partir das 9h30, seu último treinamento antes do clássico contra o Fluminense pela Taça Guanabara. A atividade foi transferida para o período da tarde.
Grandes clubes brasileiros se solidarizaram com a tragédia no CT do Flamengo e prestaram condolências às vítimas. (FolhaPress).

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Polícia Civil tem Ouvidoria à disposição do cidadão


Serviço tem objetivo de acompanhar as solicitações relacionadas às atividades realizadas pela Instituição

Os cidadãos já contam com um serviço para encaminhar as solicitações relacionadas às atividades realizadas pela Polícia Civil. A Ouvidoria da Instituição está em funcionamento, no andar térreo, do edifício-sede, na Piedade.   Instituída por meio de portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, a Ouvidoria tem a função de receber, analisar, organizar e encaminhar as demandas da população aos departamentos competentes.

Segundo a coordenadora do setor, delegada Dalva Cardoso do Nascimento, o serviço contribui para a melhoria da gestão. “Esse atendimento direto ao cidadão deve aprimorar a qualidade e eficácia do trabalho exercido pelo órgão”, destaca a delegada.
Além do espaço na sede da Polícia Civil, a Ouvidoria também poderá ser acessada pela internet, por meio do site da PC (www.policiacivil.ba.gov.br), ou pelo telefone (71) 3116-6408. O serviço ainda estará integrado a Ouvidoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e ao Sistema de Ouvidoria do Estado.

Ascom-PC/Daza Moreira


Ascom - Polícia Civil

Enfermeiros de Itabuna participam de formação para o trato com pacientes ostomizados

  Enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede pública de saúde em Itabuna participaram durante todo o dia desta quinta-feira (7), de uma “atualização sobre prevenção e tratamento de feridas e cuidados com ostomias”. O evento foi uma iniciativa do Departamento de Média e Alta Complexidade (Demac) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a empresa Convatec.

O encontro que reuniu um grande público, aconteceu no auditório da própria secretaria e teve como finalidade além da atualização sobre o tema, estimular o profissional de saúde que lida com pacientes portadores de vários tipos de agravos, inclusive os ostomizados, conforme destacou uma das palestrantes, a enfermeira Antônia Ieda Silva, de Salvador.

Em sua apresentação, a enfermeira orientou os participantes de como acolher e compreender melhor um paciente ostomizados e também ensinou a forma correta do uso de equipamentos usados por esse tipo de paciente, a exemplo da bolsa de colostomia. ”Muitos pacientes sentem dificuldade em aceitar a nova condição de ostomizados e o conhecimento do profissional de enfermagem é fundamental para torna-lo apto a lidar com as transformações geradas pela estomia”, explicou Antônia Ieda.

Já a enfermeira Itabunense, Viviane Soares, abordou temas sobre colostomia, iliostomia e mastomia, além do tratamento e prevenção com lesões periestoma. “É  importante que o paciente tenha o acompanhamento de um profissional preparado pois o tratamento exige alguns cuidados especiais, principalmente no que se refere  à pele, que deve estar sempre limpa e seca.

Praça Simão Fitermam vai ganhar grama nova

  
A Prefeitura de Itabuna segue trabalhando na revitalização da praça Simão Fitermam, no bairro São Caetano. Na manhã desta quinta-feira (07), a equipe de operações da Secretaria Municipal de Administração recebeu os tapetes de grama que  serão  instalados na praça, visando deixar o local mais bonito e humanizado e  a partir da valorização do verde que proporcionará ainda mais harmonia à praça revitalizada.

De acordo com a Secretaria de Administração, o caminhão com a grama foi descarregado por volta das 10:00h e logo em seguida foi dado inicio  a uma nova etapa da requalificação da praça, cuja obra foi iniciada há quinze dias. Em ritmo acelerado de trabalho, os técnicos já instalaram bancos novos, reformaram os canteiros do local e  estão requalificando o piso.

A obra que conta com trinta e cinco profissionais trabalhando diariamente tem previsão de conclusão dentro de 15 dias. A melhoria no local deve beneficiar não só os moradores do bairro São Caetano, como também os comerciantes, já que a localidade ganhará mais visibilidade a partir da praça revitalizada.


Texto: Érica de Sá
Revisão: Wilson Junior
Foto: Divulgação

Secretaria de Assistência Social promove colônia de férias para crianças beneficiárias dos programas sociais



         Com o intuito de proporcionar uma série de atividades recreativas e educacionais para as crianças das famílias beneficiárias dos programas sociais executados pelo município, a Prefeitura de Itabuna, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realiza nos próximos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, a tradicional Colônia de Férias. O evento acontecerá na Usemi, sempre das 8 às 12h.

         Contando com uma equipe multidisciplinar que compreende desde assistentes sociais a orientadores e monitores especializados, a Colônia de Férias terá uma programação diversificada, incluindo brincadeiras, oficina dança, jogos, além de banho de piscina e brinquedos montados especialmente para a criançada.

         Ao destacar a importância do evento que também é voltado para o fortalecimento do direito das crianças à cidadania, a secretária Sandra Neilma comentou que o objetivo principal da Colônia de Férias é promover o bem estar das crianças, oportunizando um dia alegre e divertido.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cassia Leal informou que muitas atrações estão sendo preparadas especialmente para as crianças que participarão da Colônia de Férias. Segundo Cassia, a expectativa da SAS é repetir o sucesso dos anos anteriores, quando as crianças saíram felizes e com a autoestima mais elevada após o evento.


Texto: Wilson Junior
Foto: Waldyr Gomes

ESPECIAL IMEAM 40 ANOS: PREFEITO CONFIRMA CONVÊNIO COM A POLÍCIA MILITAR


  
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, anunciou, nesta quarta-feira (06), a assinatura de um convênio entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) e a Polícia Militar da Bahia (PM/BA) para implementar no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM) a primeira escola municipal da cidade que terá a disciplina militar como modelo orientador de ensino. A formação do convênio dá início à comemoração dos 40 anos do IMEAM e foi confirmada pela secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Santos Gonçalves, na sede do Comando Geral da PM, em Salvador. A secretária esteve reunida com o comandante geral, Coronel Anselmo Alves Brandão, com o tenente-coronel Ricardo Albuquerque, assessor do comandante geral; e com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Itabuna, tenente-coronel Daniel Riccio, para assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O encontro foi acompanhado ainda pelo jornalista oficial do Comando Geral da PM, Washington Silva de Oliveira.

Pelas orientações, o IMEAM passará a contar, já neste ano de 2019, com o mesmo sistema de ensino adotado nas demais escolas militares do estado. Para além do novo modelo de ensino, acontecerão também mudanças importantes na estrutura física na escola, que passará por reforma.

O prédio ganhará a mesma identidade visual praticada pelos CPM’s (Colégios da Polícia Militar): fachada externa baseada nas cores branca, azul e vermelha; e o interior da escola nas cores amarela, azul, branca e vermelha.

Itacaré assina Protocolo de Intenções para investimentos no turismo



O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou na noite desta terça-feira de uma reunião com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com o objetivo de discutir e implementar uma série ações voltadas para o turismo do município e as medidas envolvendo os mais diversos setores da cidade. Na oportunidade, o prefeito assinou junto com o Comtur o Protocolo de Intenções “O Turismo que Queremos”, com diversas ações conjuntas e compartilhadas voltadas para o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento da cidade.
Na lista de ações está a elaboração e implantação do Plano Municipal de Turismo, que passa pela harmonização e definição sobre o volume e nicho de visitantes que são desejados pela comunidade itacareense, levando em consideração a geografia, o meio ambiente, a infraestrutura e o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Também está prevista a conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico e acompanhamento do Comtur do cronograma de implantação.
Outra ação importante é o aumento da fiscalização e combate a informalidade, tendo em vista a necessária ampliação de receitas pelo município para garantir uma prestação de serviços qualificada aos moradores e aos visitantes. Também se comprometeu a implantar o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), estrutura física relevante para o acolhimento dos visitantes, reforçando a imagem positiva da cidade.
Ainda como parte das ações conjuntas será feita a implantação do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do Circuito Turístico do Rio das Contas e Taboquinhas, que busca valorizar as atrações e belezas naturais que circundam o Rio, tendo por base o Turismo Comunitário, como fazendas de cacau, comunidades quilombolas e ribeirinhas, atrativos naturais, restaurantes e pesca esportiva. O prefeito Antônio de Anízio destacou que grande parte das ações do Protocolo de Intenções já vem sendo implementadas pela Prefeitura de Itacaré e reafirmou a necessidade da participação de todos os segmentos para que fortalecer cada vez mais o turismo da cidade. Ascom

Policlínicas e Central de Regulação se tornam referência para outros estados



O modelo adotado na Bahia para a descentralização da assistência de média complexidade, com as policlínicas regionais de saúde, está se tornando referência para outros estados. A unidade instalada em Feira de Santana foi apresentada nesta quarta-feira (06), para o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A expectativa é que o modelo baiano seja implantado em outros estados a fim de ampliar e descentralizar o atendimento especializado para a população em outras localidades do Brasil. “Podemos afirmar que essa é uma experiência inovadora na gestão do sistema de saúde, diferente do que vem sendo implantado em todo o Brasil”, explicou Fábio Vilas-Boas.

O secretário de Goiás ainda visitou toda a estrutura e à tarde reuniu-se com gestores da SESAB para detalhar o conhecimento. “As policlínicas contribuem para a regionalização da saúde. Nós entendemos que a saúde não pode ser praticada somente na capital. Esse é um modelo exitoso aqui na Bahia e nós pretendemos implantar no estado de Goiás e dar acesso à saúde mais próximo da população”, afirmou Ismael Alexandrino Júnior.

Bahiafarma e Central de Regulação 

O secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, visitou ainda a sede da Bahiafarma, onde ele foi apresentado à planta de produção da indústria farmacêutica, que faz a distribuição de medicamentos e testes rápidos para o Sistema Único de Saúde em todo o país.

Na sequencia, foi realizada visita à Central Estadual de Regulação, onde pode conhecer o sistema de informática desenvolvido pela SESAB e que vem permitindo reduzir rapidamente o número de pessoas aguardando leitos em todo o estado.

TRAGÉDIA: Sobe para 150 o número de mortos após rompimento da barragem da Vale

Rompimento da barragem da Vale continua impune

Do - Diário do Poder - Uma barragem da mineradora Vale se rompeu e ao menos uma transbordou, no dia 25 de janeiro, em Brumadinho, cidade da Grande Belo Horizonte, liberando cerca de 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no rio Paraopeba, que passa pela região. A lama se estende por uma área de 3,6 km² e por 10 km.
Até esta quarta (6), 150 corpos haviam sido encontrados. Desses, 134 já foram identificados, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas. Ainda há 182 desaparecidos.
A barragem 1, que se rompeu, é uma estrutura de porte médio para a contenção de rejeitos e estava desativada. Seu risco era avaliado como baixo, mas o dano potencial em caso de acidente era alto.
Pelos números 0800 285 7000 (Alô Ferrovia – prioritário) e 0800 821 5000 (Ouvidoria da Vale), a mineradora está recebendo informações sobre sobreviventes encontrados e desaparecidos, além de solicitações de apoio emergencial (abrigo, água, cesta básica, roupa, medicamento, transporte etc.).
As autoridades, no entanto, pedem cautela nos contatos. Segundo o tenente Aihara, do Corpo de Bombeiros, ligações com informações falsas têm atrapalhado e atrasado o trabalho das equipes de buscas. (FolhaPress)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Prefeito discute com técnicos da Fundação Getúlio Vargas questão da água e do esgoto em Itabuna



O prefeito Fernando Gomes recebeu, na tarde da última terça-feira (5), em seu gabinete, uma equipe de técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Eles vieram apresentar um diagnóstico de operação do sistema de água e esgoto de Itabuna e mostraram por meio de vídeo, gráficos da situação da Emasa, a exemplo do que a empresa tem e as ações que poderiam contribuir para a despoluição do Rio Cachoeira, um problema antigo e um dos motivos de preocupação do prefeito Fernando Gomes.

“Acredito que meu desejo de ver nosso rio limpo, despoluído e com 100% do  esgoto tratado é o mesmo de toda a população de Itabuna. Mas  o investimento é alto e o município sozinho não tem como arcar com um compromisso  tão grande como esse, por isso a busca de alternativas e estudos para ver se  conseguimos reverter tal situação”, salientou o prefeito.

O presidente da Emasa, Jader Guedes que participou do encontro, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), João Zulato, confirmou a opinião do prefeito, ao destacar que  o Rio Cachoeira vive uma situação crônica, assim como o abastecimento de água no município. “Um problema sério e preocupante que exige investimento alto e à curto prazo para sua reestruturação”, disse o dirigente da Emasa.

Prefeitura retoma obras do Teatro Municipal



O prefeito Fernando Gomes transferiu o seu gabinete para a área do Teatro Municipal de Itabuna, mostrando mais uma vez sua preocupação com a conclusão deste importante empreendimento que dará um novo conceito ao município de Itabuna no que diz respeito à valorização da cultura e do turismo de negócios. “Retomamos esta importante obra através de convênio com o Governo do Estado e a nossa expectativa é concluir em pouco tempo”, comentou.

Até a conclusão desta obra, o prefeito Fernando Gomes passa a atender direto do Teatro Municipal que está em construção, pois o objetivo é fiscalizar de perto o andamento da obra que esteve parada por mais de 10 anos. De acordo com o projeto atual, o Teatro de Itabuna terá capacidade para cerca de 600 pessoas e uma moderna estrutura de iluminação, sonorização, mecânica, cênica, acústica, além de um amplo foyer que também poderá ser utilizado para exposições. Também conta com camarim, sanitários, salas de apoio e administração.

  
Texto: Kaline Ribeiro
Reportagem: Hélio Fonseca

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Trindade é o novo presidrnte do Hospital de Base

Trindade  José Carlos Trindade: Novo Diretor -Presidente da FASI do Hospital De Base luís eduardo magalhães de itabuna.  Foi publicada no Di...