sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Brumadinho: Corpo de Bombeiros confirma 200 pessoas desaparecidas

Do -noticias.r7.com -  O Corpo de Bombeiros confirma o desaparecimento de 200 pessoas após orompimento da barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Rejeitos de lama atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira (25). 

Segundo os bombeiros, 51 oficias e seis aeronaves estão empenhados no local. Os helicópteros estão realizando o resgate de inúmeras pessoas ilhadas em diversos pontos a todo momento.
Vários órgãos, principalmente de segurança pública, estão no local e em reunião neste momento definindo as estratégias de atendimento.
O campo de futebol próximo ao local do rompimento está sendo utilizado como área de avaliação e triagem das vítimas para atendimento médico.
A barragem da Mina Feijão, administrada pela Vale, atingiu a cidade de Brumadinho e causou destruição. Aeronaves do Corpo de Bombeiros, Exército e Polícias Civil e Militar foram encaminhadas ao local para resgate e atendimento das vítimas.

MAIS UMA BARRAGEM ROMPE EM MINAS GERAIS

DESTA VEZ NA CIDADE DE BRUMADINHO




Rompimento de barragem da Vale em MG deixa possíveis vítimas, segundo os bombeiros

dO - extra.globo.com  - Uma barragem de rejeitos da Vale se rompeu na tarde desta sexta-feira, na região de Mário Campos e Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a Defesa Civil, há possíveis vítimas, e os moradores que moram na parte mais baixa da cidade serão retirados das casas.
00:00/00:40
Deivison Inácio, de 22 anos, trabalha em uma empresa de mineiração vizinha a barragem da vale. Ele conta que o rompimento aconteceu por volta de 12h30, e surpreendeu a todos.
— A gente não entendeu nada direito. Está tudo muito tumultuado. A mina da Vale fica virada para o Centro de Brumadinho. Daqui da mina não conseguimos ver ainda até onde a lama invadiu — disse.
A Vale informou que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local, segundo a mineradora.
"A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens", afirmou a empresa em um comunicado. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade".
Nas redes sociais, a prefeitura da cidade publicou um alerta para que a população não fique perto do leito Rio Paraopeba. Moradores informam que acessos à cidade estão fechados.
O governo do Estado de Minas Gerais informou que enviou uma força-tarefa para acompanhar e tomar as primeiras medidas. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, determinou o envio de equipes de emergência do Ibama e grupos de coordenação de trabalho do ministério para Brumadinho. Salles informou ao GLOBO que o ministério do Meio Ambiente está coordenando os trabalhos junto com Agência Nacional de Mineração e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Segundo informações preliminares, a barragem que se rompeu é usada para recirculação de água da planta e contenção de rejeitos em eventos de emergência. No site da Vale, consta que ela tem cerca de um milhão de metros cúbicos.

AGENDA CHEIA: Bolsonaro já está em Brasília para dia de reuniões com ministros

O presidente Jair Bolsonaro foi recebido pelo vice, Hamilton Mourão, na Base Aérea de Brasília. (Foto: Alan Santos/PR)








Ele chegou ao amanhecer desta sexta, após o Fórum Mundial de Davos
Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) desembarcou em Brasília na manhã desta sexta (25) após passar quatro dias em Davos, na Suíça, onde participou do Fórum Econômico Mundial – primeiro compromisso internacional de Bolsonaro desde que assumiu a Presidência da República.
De volta a Brasília, o presidente tem agenda cheia, com reuniões com ministros e com o governador de Rondônia. Às 10h, Bolsonaro se encontra com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; às 14h, o compromisso é com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo; às 15h, o presidente tem uma reunião marcada com o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz e às 15h30, com o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

Festival ChocoSummer reúne gastronomia, música e negócios em Ilhéus, de 1° a 10 de fevereiro


Ilhéus recebe a terceira edição do Festival ChocoSummer, de 1° a 10 de fevereiro, no “Cidade Verão”, complexo de lazer turístico instalado na Avenida Soares Lopes. O ChocoSummer é realizado pela MVU Promoções e Eventos, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) e reúne gastronomia, música e negócios, com exposição e comercialização de chocolates.
A expectativa para este ano é receber um público maior, comparando com edições anteriores, pois no novo espaço, onde será instalada a feira, existem outras atividades de lazer e entretenimento. Realizado sempre no verão, época de grande fluxo de visitantes em Ilhéus, o ChocoSummer agrega valor às marcas e produtores de chocolate da região.
A entrada é gratuita e permite ao visitante conhecer chocolates com alto teor de cacau, em um ambiente cultural que valoriza as raízes da região, propondo enriquecer a programação de verão para moradores e turistas. O festival incrementa o setor de serviços, aumenta a oferta de empregos indiretos e dissemina a verticalização da cacauicultura, através da comercialização de chocolate feito com amêndoas de cacau selecionadas oriundas do Sul da Bahia. Secom


Prefeito de Itabuna entrega oficialmente o novo Shopping Popular

  
O prefeito Fernando Gomes entregou oficialmente na manhã desta sexta-feira (25) o Novo Shopping Popular aos comerciantes que trabalhavam informalmente na Praça Adami, Avenida do Cinquentenário e Transversais. Secretários Municipais, chefes de divisões, servidores municipais, empresários, comerciantes e clientes participaram do ato que contou ainda com a apresentação do síndico que administrará o espaço que funciona em um prédio com entrada e saída pelas avenidas Inácio Tosta e Amélia Amado, centro de Itabuna.

         “Sinto-me muito feliz em entregar este espaço que há muito tempo era um anseio dos comerciantes informais de nossa cidade. Agora todos podem contar com um ambiente limpo, seguro, livre do sol e da chuva, com sanitários, e o melhor, com toda segurança necessária”, destacou o prefeito Fernando Gomes, lembrando que agora não será permitido vendedores ambulantes no centro da cidade.

         O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, frisou a importância de oferecer um espaço digno. “Estivemos durante todo tempo atento ao bem-estar destes trabalhadores, atendendo inclusive a várias reivindicações que eles consideravam importantes para facilitar a chegada e acesso dos comerciantes”. O síndico Rosivaldo Santos finalizou agradecendo a iniciativa do prefeito Fernando Gomes, e prometendo um trabalho efetivo para união e organização de todos que trabalham no Shopping Popular.


Texto: Kaline Ribeiro
Fotos: Waldyr Gomes

Prefeito assina ordem de serviço que beneficiará três bairros de Itabuna


O prefeito Fernando Gomes assinou ordem de serviço que beneficiará os principais acessos aos bairros Corbiniano Freire, Novo Horizonte e São Roque, com obras de pavimentação asfáltica, meio-fio e passeio. “Esta é uma obra de extrema importância para essas três comunidades. Irá melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores, pois agilizará o acesso e a saída desses bairros”, destacou o prefeito.

A obra que ficará sob a responsabilidade da MJR Construtora LTDA. terá início imediato e a previsão é de conclusão em seis meses. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, João Zullato, a verba para essa obra é oriunda do Ministério das Cidades, de um contrato do ano de 2009, mas que havia sido paralisada. “O prefeito Fernando Gomes está retomando esta obra, de extrema relevância, pois contempla os principais acessos do Corbiniano Freire, Novo Horizonte e São Roque, através da Travessa dos Trovadores e das Ruas D, G e Senhor dos Passos”, informa o Secretário Zullato. 
Ascom
Foto: Waldyr Gomes

Escola Profissionalizante de Itabuna suspende matrículas


A Secretaria de Assistência Social de Itabuna (SAS) suspendeu as matrículas para o primeiro semestre da Escola Profissionalizante, que aconteceria na próxima semana. Segundo a SAS, em breve será divulgada a nova de grade de cursos que serão oferecidos ainda neste primeiro semestre, bem como os dias para cada matrícula. A medida foi tomada em função de melhorias e adequações na unidade profissionalizante que atende à população do município.

A secretária Sandra Neilma adiantou que na grade a ser divulgada estarão contemplados novos cursos, incluindo Informática Avançada, Cuidador de Idosos e Crianças e Técnicas em Vendas. Segundo a secretária, a expectativa é para mais um ano de sucesso da Escola que vem qualificando profissionais para o mercado de trabalho e contribuindo com a geração de renda para centenas de famílias itabunenses.

Vale ressaltar que as matrículas serão destinadas apenas aos moradores de Itabuna. A Escola Profissionalizante funciona na avenida São Vicente de Paulo, centro de Itabuna.

Texto: Wilson Júnior
Fotos: Divulgação
25 de Janeiro de 2019

AMURC TEM NOVO PRESIDENTE

 
Lero Cunha é eleito presidente da Amurc por aclamação
                                                                                                                                     
O prefeito de Firmino Alves, Aurelino Moreno da Cunha Neto foi eleito por aclamação nesta quinta-feira, 24, presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc para o biênio 2019/2020. No seu discurso de posse, o gestor convocou o apoio dos prefeitos para trabalhar em conjunto, na defesa dos interesses municipais.
Lero Cunha, como é conhecido, sucede o prefeito de Itacaré, Antônio Mário Damasceno (Antônio de Anízio), que geriu a entidade no período de 2017 e 2018, com a missão de dar continuidade as capacitações dos servidores municipais, com o apoio do Programa Gerencial e Institucional as Prefeituras do Território Litoral Sul. Aliado a isso, lutas regionais em defesa da duplicação da BR 415 e da criação de uma Região Metropolitana. 
Dentre outros assuntos, Lero citou a importância de atuar em conjunto com os consórcios, Litoral Sul, Médio Sudoeste e da Mata Atlântica. “Junto a isso, vamos atuar em união, fortalecendo a parceria com a União dos Municípios da Bahia - UPB e a Confederação Nacional dos Municípios - CNM, visando garantir um Pacto Federativo justo, com ampliação das receitas dos municípios”, destacou.

Secretarias de Turismo e Cultura de Ilhéus apresentam o projeto “Museu da Capitania”



O projeto de instalação do “Museu da Capitania” foi apresentado na tarde de quarta-feira (23), no salão nobre do Palácio Paranaguá, que será a futura sede do museu. Na oportunidade, o secretário municipal de Turismo e Esporte de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, destacou a necessidade de desocupação do prédio para iniciar a revitalização do espaço público. Em seguida, o vice-prefeito, José Nazal, fez uma palestra sobre a história da Vila de São Jorge dos Ilhéus e do Palácio Paranaguá, epicentro da vida da cidade no último século.
O secretário municipal de Cultura, Pawlo Cidade, apresentou toda a concepção do projeto e falou sobre os possíveis ambientes da nova estrutura. Por fim, o chocolatier francês, Christophe Puyodebat, mostrou seu famoso acervo de chocolate e disponibilizou parte deste material para colaborar na construção do museu, coleções e obras.
Na ocasião, foi apresentada a museóloga, Juliane Silva, recém-convocada do concurso público 002-2016 da Prefeitura Municipal de Ilhéus, que falou sobre sua expectativa. “O projeto é interessante, e utilizar da estrutura do Palácio é preservar o patrimônio publico e a historia local. O acervo precisa ser catalogado e guardado, para não se perder no tempo” enfatiza.

ECONOMIA: Esperança de preços mais baixos em aparelhos para medir diabetes

Pesquisadora da Unesp Sorocaba avança na pesquisa acerca de sensores eletroquímicos
Do - Diário do Poder - Pesquisa realizada no câmpus da Unesp em Sorocaba sobre sensores eletroquímicos revela esperança para a diminuição de gastos com aparelhos para medir doenças crônicas como, por exemplo, a diabetes.
Desenvolvida por Daniela Branco Tavares Mascagni, pesquisadora em colaboração com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a pesquisa deu origem à tese de doutorado de Daniela, egressa do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp, que tem atividades em vários câmpus da Universidade, inclusive Sorocaba. Durante seu doutoramento, Daniela contou com a orientação da professora Marystella Ferreira, da UFSCar (câmpus Sorocaba), integrante do referido Programa de Pós-Graduação.
Daniela Mascagni argumenta que o número de mortes por diabetes tem crescido, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a organização, até 2030 haverá o dobro de casos de diabetes no mundo em relação a 2014, ano em que o número de mortes devido a complicações da doença chegou a 4,9 milhões.
De acordo com a pesquisadora da Unesp, esse panorama e a necessidade do desenvolvimento de aparelhos práticos e de baixo custo para o controle da glicose foram fatores fundamentais para sua motivação em realizar a pesquisa. Além da Unesp Sorocaba, houve parcerias fundamentais com a Universidade Federal de São Carlos e com a Universidade de São Paulo.
O sensor pesquisado foi testado para medir glicose em leite. Os testes foram realizados com sucesso, tornando o sensor uma opção rápida, simples e mais barata que os atuais sistemas de medição existentes no mercado. Estes testes foram realizados recentemente na Unesp Sorocaba, com o apoio de uma empresa de embalagens de alimentos.
Ao comentar sobre detalhes no desenvolvimento do seu trabalho, Daniela salienta que utilizou uma substância denominada grafeno (um tipo de nanomaterial), por esta apresentar excelente condutividade elétrica. A pesquisadora relata que “como os resultados foram satisfatórios, a ideia é também analisar o desempenho do grafeno na fabricação de sensores para outras análises clínicas, como colesterol e ácido úrico, e desta forma viabilizar a fabricação de um dispositivo portátil que seja capaz de medir simultaneamente estas substâncias de uma forma simples e rápida”.
Mais dados
Para quem desejar obter conhecimentos mais profundos acerca do tema objeto da pesquisa, pode acessar a tese de doutorado da pesquisadora no repositório da Unesp, por meio do link  https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151168.

Leia mais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em BRASIL CTI.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...