quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Projeto da FTC Itabuna leva mais saúde para crianças da Creche Caic-Jorge Amado


Iniciativa beneficia 140 meninos e meninas da instituição

“Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde na comunidade escolar, mostrando os prejuízos, a importância da prevenção e do cuidado básico com a saúde das crianças”. Essa foi a justificativa que a professora Maria da Graças Viana Ferreira e acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Farmácia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), encontraram para desenvolver o Projeto Criança Saudável, Criança Feliz, voltado para os 140 alunos da Creche-Escola Municipal do Caic Jorge Amado , localizado no bairro Jardim Primavera, em Itabuna.
A primeira etapa do projeto foi encerrada no último dia 11, quando os estudantes promoveram a Festa de Natal para os pequenos da creche, com uma tarde de recreação, distribuição de lanches e brinquedos, além da entrega dos resultados dos exames de parasitologia à direção da escola que, posteriormente serão entregues aos pais das crianças. Segundo explicou a professora Maria das Graças, nesta fase, após estabelecer parceria com a equipe gestora da escola, houve um trabalho sensibilização com os pais, por meio de palestras, orientações e distribuição de panfletos.
“Em seguida, formalizamos junto às famílias a solicitação da autorização de coleta do material para análise. Durante três semanas viemos com os acadêmicos de Biomedicina e Farmácia para recolher os coletores com as amostras que foram analisadas nos laboratórios da FTC”, elucidou a professora. Ela acrescenta que, na próxima etapa do projeto, todas as crianças que apresentaram alto índice de infestação serão examinadas pelos pediatras que atendem na Unidade de Saúde da comunidade.

“Junto à direção da Unidade de Saúde, nós conseguimos assegurar prioridade no atendimento destas crianças e, para garantir que elas tenham acesso ao tratamento medicamentoso após a consulta médica, procuramos as farmácias que mantém parceria com a FTC no campo de estágio supervisionado que, por sua vez, irão fornecer às famílias os remédios receitados pelos pediatras”, revelou a professora. Maria das Graças disse que os resultados revelaram um percentual de 32,8% de parasitose nos exames de fezes realizados.
Para a diretora da Creche-Escola Caic Jorge Amado, Joanny Francyne Bomfim, a execução do projeto está sendo muito importante para a comunidade escolar, principalmente por tratar das questões relacionadas à saúde e qualidade de vida. “Porque isso reflete diretamente no bem-estar das nossas crianças, que são carentes no acesso a procedimentos de exames e consultas médicas. Portanto, esta parceria com a FTC enriqueceu nosso programa de educação, com foco na promoção da saúde” disse a diretora.
Por - Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...