sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Prefeito recebe novo gestor do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho

O prefeito Fernando Gomes recebeu na manhã desta sexta-feira (06) membros da Comissão do Aeroclube de Itabuna. Eles apresentaram ao prefeito o novo gestor de segurança e administração do aeroporto, Lauro Mendes Calazans, que também é presidente do Aeroclube de Ilhéus. Também participaram da reunião: o presidente do Aeroclube de Itabuna, Olívio José de Oliveira, e o Diretor Social, Ewerton Marcelo Filho.

Na oportunidade, o novo gestor lembrou que o aeroporto está com suas atividades suspensas há cerca de cinco meses, e que sua meta será colocar o equipamento em operação para pouso e decolagens de aeronaves de pequeno porte, o mais rápido possível. “Para isso, precisamos solucionar pequenos entraves, como por exemplo, fechamento do muro, instalação de placas de sinalização e segurança”, disse.

Para o prefeito Fernando Gomes é de sua importância um aeroporto para uma cidade do porte de Itabuna, “representa desenvolvimento social e econômico para toda nossa região”. Como resultado do encontro, foi determinado pelo prefeito o fechamento total do muro que separa o aeroporto da comunidade da Bananeira, e uma equipe de plantão para segurança do local. Leia também...



AUDIÊNCIA PÚBLICA APROVA AMPLIAÇÃO DO VETOR DISCIPLINAR EM ITABUNA


Em audiência pública convocada pelo prefeito Fernando Gomes e pelo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), tenente-coronel Ferreira Lopes, realizada na manhã desta quinta-feira (05/12), no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Doria (TMI), com a participação de cerca de 450 pessoas, foi aprovado, quase que por unanimidade, a ampliação do Vetor Disciplinar para mais quatro unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

 As escolas que terão a inserção do vetor já no ano letivo de 2020 são as quatro maiores da rede, depois do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), que foi a primeira a receber o vetor, dados os índices de vulnerabilidade e violência dentro e fora da escola, até o ano passado (2018) e o contexto da comemoração dos 40 anos de existência daquela unidade escolar, primeira de grande porte construída em Itabuna. A experiência do IMEAM, que carregou consigo o projeto piloto na Rede Municipal, foi considerada bastante positiva pelos participantes da audiência. As escolas que serão beneficiadas serão a Margarida Pereira (no bairro Pedro Jerônimo), Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC (bairro Jardim Primavera), Lourival Oliveira Soares (no bairro de Ferradas) e Flávio Simões (no bairro da Califórnia).

 Estiveram presentes na audiência, além do prefeito Fernando Gomes e o comandante  do 15º BPM, tenente-coronel Ferreira Lopes, a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves; o procurador geral do município, Luiz Guarnieri, representando o secretariado municipal; o vereador Babá Cearense, representando o poder legislativo; a diretora pedagógica do IMEAM, professora Wildes Alvarenga; o diretor do Vetor Disciplinar do IMEAM, o tenente-coronel Washington Idilceu Bastos; a estudante Victória Sampaio, representando os estudantes da Rede Municipal de Ensino; o professor Renan Braga, representando os professores da rede; a mãe Ane Assis dos Santos, representante dos pais e responsáveis; e o funcionário Leandro Calazans da Silva, representando os servidores públicos da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Durante a audiência, a secretária da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves disse que a decisão do prefeito de ampliar o vetor disciplinar para mais quatro escolas foi de muita inteligência, coragem e ousadia. Segundo a secretária, o Vetor Disciplinar se transformou no principal fator de atração de novos estudantes para o IMEAM, neste ano letivo de 2019. Em comparação com o ano anterior, a escola saiu da marca de cerca de 650 estudantes matriculados, para quase 1.400 no ano atual, já com a predisposição de que esse número chegue a 1.800 (capacidade máxima), em 2020.

Para o prefeito de Itabuna, investir em educação “deve ser sempre uma prioridade de qualquer governante e que Itabuna está dando uma resposta rápida, altiva e eficiente em suas políticas de proteção de jovens frente às possibilidades de serem cooptados para o mundo do crime”. O prefeito destacou ainda que o Vetor Disciplinar assume, nos dias atuais, as mesmas prerrogativas de ensinamentos que ele recebera na juventude, quando serviu ao Exército Brasileiro, no Alistamento Militar Obrigatório, promovendo valores como honradez, hombridade e respeito aos atores que participam diretamente do processo do ensinar e aprender; e respeito ao patrimônio público.

O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, coronel Ferreira Lopes, indicou que o Estado da Bahia já conta com 83 unidades escolares em todo o estado, conveniadas com a Polícia Militar no âmbito de inserção do vetor e que Itabuna assumiu, entre essas escolas, uma posição estratégica, por ser a cidade com a maior escola da Bahia conveniada (no caso, o IMEAM); e por se tornar, a partir de 2020, a cidade com a maior quantidade de escolas que terão a gestão compartilhada (cinco, ao todo).

Procedidas todas as considerações, a conclusão da audiência foi considerada bastante positiva pelo prefeito, que apontou como o debate respeitoso e os esclarecimentos bem pontuados podem contribuir para que o projeto seja melhorado e produza resultados nas escolas elencadas para receber o projeto no ano que vem, os resultados tão positivos como os que foram identificados no IMEAM.   


PARCERIA ENTRE  EMASA E A BAUMINAS POSSIBILITA CURSO DE CAPACITAÇÃO

 Dando sequência à política de capacitação implementada pela atual Diretoria, que visa o aperfeiçoamento,  a melhoria e a qualificação de seus funcionários, a Emasa promoveu mais um encontro entre seus trabalhadores, na quinta feira, dia 05/12, no auditório  na sede da (ETA)  Estação de Tratamento de Àgua, no Bairro São Lourenço.

O palestrante Rinaldo Lima, que tem mestrado em tratamento de Água e Esgoto, e vários outros títulos acadêmicos, veio de Recife, contratado pela empresa Bauminas, fornecedora de produtos químicos para a EMASA, apresentou equipamentos modernos, as novas tecnologias, deu aula prática de manuseio,  e falou sobre a necessidade dos trabalhadores  ampliar o conhecimento das suas atividades.

Os técnicos e operadores das Estações de Tratamento de Água e de Esgotos da EMASA, tiveram mais uma vez a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, como também de aprender novos métodos de operação e manuseio de novas tecnologias.

 Segundo o empresário Flauber Brandão, a busca constante da  EMASA  pela  melhoria no tratamento da água, e do esgoto, oferecendo tecnologia e qualificação para seus trabalhadores,  motivou  a  Bauminas, a consolidar mais uma importante parceria entre estas duas empresas, e assim possibilitou  a realização de mais um curso.

 Anderson Alves, que representou a diretoria técnica da EMASA na abertura do encontro, disse que este evento faz parte dos procedimentos internos da empresa, que visam a melhoria na qualificação dos trabalhadores  objetivando o fornecimento da água de excelente qualidade, atendendo a todos os padrões recomendados.


Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...