sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Prefeito recebe novo gestor do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho

O prefeito Fernando Gomes recebeu na manhã desta sexta-feira (06) membros da Comissão do Aeroclube de Itabuna. Eles apresentaram ao prefeito o novo gestor de segurança e administração do aeroporto, Lauro Mendes Calazans, que também é presidente do Aeroclube de Ilhéus. Também participaram da reunião: o presidente do Aeroclube de Itabuna, Olívio José de Oliveira, e o Diretor Social, Ewerton Marcelo Filho.

Na oportunidade, o novo gestor lembrou que o aeroporto está com suas atividades suspensas há cerca de cinco meses, e que sua meta será colocar o equipamento em operação para pouso e decolagens de aeronaves de pequeno porte, o mais rápido possível. “Para isso, precisamos solucionar pequenos entraves, como por exemplo, fechamento do muro, instalação de placas de sinalização e segurança”, disse.

Para o prefeito Fernando Gomes é de sua importância um aeroporto para uma cidade do porte de Itabuna, “representa desenvolvimento social e econômico para toda nossa região”. Como resultado do encontro, foi determinado pelo prefeito o fechamento total do muro que separa o aeroporto da comunidade da Bananeira, e uma equipe de plantão para segurança do local. Leia também...



AUDIÊNCIA PÚBLICA APROVA AMPLIAÇÃO DO VETOR DISCIPLINAR EM ITABUNA


Em audiência pública convocada pelo prefeito Fernando Gomes e pelo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), tenente-coronel Ferreira Lopes, realizada na manhã desta quinta-feira (05/12), no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Doria (TMI), com a participação de cerca de 450 pessoas, foi aprovado, quase que por unanimidade, a ampliação do Vetor Disciplinar para mais quatro unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

 As escolas que terão a inserção do vetor já no ano letivo de 2020 são as quatro maiores da rede, depois do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), que foi a primeira a receber o vetor, dados os índices de vulnerabilidade e violência dentro e fora da escola, até o ano passado (2018) e o contexto da comemoração dos 40 anos de existência daquela unidade escolar, primeira de grande porte construída em Itabuna. A experiência do IMEAM, que carregou consigo o projeto piloto na Rede Municipal, foi considerada bastante positiva pelos participantes da audiência. As escolas que serão beneficiadas serão a Margarida Pereira (no bairro Pedro Jerônimo), Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC (bairro Jardim Primavera), Lourival Oliveira Soares (no bairro de Ferradas) e Flávio Simões (no bairro da Califórnia).

 Estiveram presentes na audiência, além do prefeito Fernando Gomes e o comandante  do 15º BPM, tenente-coronel Ferreira Lopes, a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves; o procurador geral do município, Luiz Guarnieri, representando o secretariado municipal; o vereador Babá Cearense, representando o poder legislativo; a diretora pedagógica do IMEAM, professora Wildes Alvarenga; o diretor do Vetor Disciplinar do IMEAM, o tenente-coronel Washington Idilceu Bastos; a estudante Victória Sampaio, representando os estudantes da Rede Municipal de Ensino; o professor Renan Braga, representando os professores da rede; a mãe Ane Assis dos Santos, representante dos pais e responsáveis; e o funcionário Leandro Calazans da Silva, representando os servidores públicos da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Durante a audiência, a secretária da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves disse que a decisão do prefeito de ampliar o vetor disciplinar para mais quatro escolas foi de muita inteligência, coragem e ousadia. Segundo a secretária, o Vetor Disciplinar se transformou no principal fator de atração de novos estudantes para o IMEAM, neste ano letivo de 2019. Em comparação com o ano anterior, a escola saiu da marca de cerca de 650 estudantes matriculados, para quase 1.400 no ano atual, já com a predisposição de que esse número chegue a 1.800 (capacidade máxima), em 2020.

Para o prefeito de Itabuna, investir em educação “deve ser sempre uma prioridade de qualquer governante e que Itabuna está dando uma resposta rápida, altiva e eficiente em suas políticas de proteção de jovens frente às possibilidades de serem cooptados para o mundo do crime”. O prefeito destacou ainda que o Vetor Disciplinar assume, nos dias atuais, as mesmas prerrogativas de ensinamentos que ele recebera na juventude, quando serviu ao Exército Brasileiro, no Alistamento Militar Obrigatório, promovendo valores como honradez, hombridade e respeito aos atores que participam diretamente do processo do ensinar e aprender; e respeito ao patrimônio público.

O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, coronel Ferreira Lopes, indicou que o Estado da Bahia já conta com 83 unidades escolares em todo o estado, conveniadas com a Polícia Militar no âmbito de inserção do vetor e que Itabuna assumiu, entre essas escolas, uma posição estratégica, por ser a cidade com a maior escola da Bahia conveniada (no caso, o IMEAM); e por se tornar, a partir de 2020, a cidade com a maior quantidade de escolas que terão a gestão compartilhada (cinco, ao todo).

Procedidas todas as considerações, a conclusão da audiência foi considerada bastante positiva pelo prefeito, que apontou como o debate respeitoso e os esclarecimentos bem pontuados podem contribuir para que o projeto seja melhorado e produza resultados nas escolas elencadas para receber o projeto no ano que vem, os resultados tão positivos como os que foram identificados no IMEAM.   


PARCERIA ENTRE  EMASA E A BAUMINAS POSSIBILITA CURSO DE CAPACITAÇÃO

 Dando sequência à política de capacitação implementada pela atual Diretoria, que visa o aperfeiçoamento,  a melhoria e a qualificação de seus funcionários, a Emasa promoveu mais um encontro entre seus trabalhadores, na quinta feira, dia 05/12, no auditório  na sede da (ETA)  Estação de Tratamento de Àgua, no Bairro São Lourenço.

O palestrante Rinaldo Lima, que tem mestrado em tratamento de Água e Esgoto, e vários outros títulos acadêmicos, veio de Recife, contratado pela empresa Bauminas, fornecedora de produtos químicos para a EMASA, apresentou equipamentos modernos, as novas tecnologias, deu aula prática de manuseio,  e falou sobre a necessidade dos trabalhadores  ampliar o conhecimento das suas atividades.

Os técnicos e operadores das Estações de Tratamento de Água e de Esgotos da EMASA, tiveram mais uma vez a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, como também de aprender novos métodos de operação e manuseio de novas tecnologias.

 Segundo o empresário Flauber Brandão, a busca constante da  EMASA  pela  melhoria no tratamento da água, e do esgoto, oferecendo tecnologia e qualificação para seus trabalhadores,  motivou  a  Bauminas, a consolidar mais uma importante parceria entre estas duas empresas, e assim possibilitou  a realização de mais um curso.

 Anderson Alves, que representou a diretoria técnica da EMASA na abertura do encontro, disse que este evento faz parte dos procedimentos internos da empresa, que visam a melhoria na qualificação dos trabalhadores  objetivando o fornecimento da água de excelente qualidade, atendendo a todos os padrões recomendados.


Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Brasil sofre ‘campanha de desinformação’ sobre meio ambiente, diz Bolsonaro na ONU

  O discurso foi apresentado por meio de um vídeo gravado. Por causa da pandemia de Covid-19, a reunião da ONU neste ano, baseada na sede da...