segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Pavimentação do bairro Jorge Amado garante mobilidade e qualidade de vida aos moradores



A melhoria nas ruas e avenidas do bairro Jorge Amado, em Itabuna, alterou a rotina dos moradores da localidade. A chegada do asfalto, além de transformar o aspecto urbano do bairro, possibilitou à população ter maior mobilidade e, consequentemente, mais qualidade de vida, a partir da redução da poeira e da lama formada em dias chuvosos. A obra que foi viabilizada a partir do empenho da Prefeitura Municipal de Itabuna, que recuperou recursos originados do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II (Pacão) - do Governo Federal, está concluída e recebeu elogios dos moradores.

“A nossa vida melhorou muito, pois agora as ruas estão um tapete”, comemorou Dona Suelane, moradora do bairro, elogiando o trabalho realizado e destacando que a pavimentação mudou a vida de todos do bairro. “O asfaltou deu vida à nossa comunidade, porque hoje é possível ver crianças brincando de bicicleta nas ruas e a vizinhança na porta de casa”, concluiu.

O trabalho de pavimentação no Jorge Amado teve ainda uma ação complementar da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa), que realizou a construção de caixas domiciliares, além das ligações dos imóveis com a rede geral de esgotos. Em locais que possuem apenas os terrenos sem imóvel construído foram feitos os ramais que facilitarão as ligações da rede geral no futuro.

Além do Jorge Amado, o município também executou melhorias no Maria Matos (Rua de Palha) e está concluindo os trabalhos de pavimentação no Santa Catarina. O projeto que prevê a requalificação e humanização de sete bairros da zona oeste do município irá contemplar ainda as comunidades dos bairros Nova Itabuna, Lomanto Júnior, Sinval Palmeira e Bananeira. Em paralelo a essas ações, a Prefeitura de Itabuna, com recursos próprios, prossegue intensificando a Operação Tapa Buracos, concluiu o asfaltamento do bairro Monte Cristo e iniciou a pavimentação do bairro Antique. Leia também: Itabuna foi o único município baiano contemplado com verbas para o PAA


 Itabuna foi o único município baiano contemplado com verbas para o PAA

         Itabuna comemora o retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e já com uma verba de R$200 mil do Ministério da Agricultura (MA). A liberação dos  recursos foi possível graças a intermediação do Deputado Federal Raimundo Costa, que se  tornou um importante aliado do município, segundo destacou o consultor da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e meio Ambiente (Sema) e coordenador do PAA em Itabuna, Roberto Pacheco.

Inicialmente serão beneficiados 40 agricultores, mas Roberto acredita que até o trimestre do próximo ano esse número dobre com a perspectiva de novo montante dos recursos federais. O repasse do dinheiro pelo MA é feito diretamente na conta do produtor rural da agricultura familiar, como pagamento de parte da produção adquirida pela prefeitura por meio da Sema. O município, por sua vez repassa os alimentos às instituições assistenciais cadastradas na prefeitura, como abrigos, creches e escolas e para a Maternidade Esther Gomes (Mãe Pobre), como explicou o coordenador.

Ele disse que o PAA é uma importante ferramenta que permite o município  comprar produtos, como hortifrutigranjeiros, diretamente do pequeno produtor rural, “o que o estimula a investir ainda mais em sua produção que já tem destino certo, ao ser adquirida pelo município”,  frisou Roberto. Ele destacou que além da geração de emprego e renda, outro fator importante é a garantia da permanência do homem no campo, que contribui decisivamente para o desenvolvimento social, econômico e financeiro no município.

O coordenador do PAA reforçou a importância do programa também para o fortalecimento da atividade na agricultura familiar, o escoamento fácil e garantido, uma produção de alimentos orgânicos e altamente saudáveis, além do incentivo pela organização das cooperativas e  associações como as já existentes e cadastradas na prefeitura.

Além de Itabuna, único município na Bahia, também foram contemplados seis municípios Rio Grande Sul, um do Acre e outro de Minas Gerais, conforme o Diário Oficial da União, em sua edição de número 224, do dia 20 de novembro deste ano.

Ascom 
Fotos: Waldyr Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...