segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

NUSAT recebe visita da Sesab e fortalece parceria para 2020

 

O Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) recebeu na última quarta-feira (4), visita da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), representada pela Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DIVAST), para prestar conta das ações realizadas em 2019, quanto ao enfrentamento das consequências do derramamento de óleo cru no litoral do Nordeste.
Na ocasião, foi apresentada a elaboração e divulgação da Nota Técnica Nº 01/2019 - VISAU/SESAU, que teve como objetivo orientar os profissionais da Rede Municipal de Atenção Integral à Saúde, quanto ao manejo adequado dos casos expostos a resíduos e contaminantes decorrentes do desastre. Na oportunidade, foram definidos os próximos passos baseados nos documentos técnicos atuais.
Foram apresentados ainda folhetos informativos entregues às unidades da Rede Municipal de Saúde, como forma de instrumentalizar os profissionais de saúde que realizam diariamente o atendimento de possíveis vítimas de intoxicação pelo óleo, e também para aqueles trabalhadores que estão mais expostos, em consequência do ramo de atividade.

Letícia Nobre, diretora da DIVAST, fez recomendações quanto às estratégias utilizadas pelo Município na atenção e vigilância da saúde dos trabalhadores expostos. Discutiram as orientações constantes na versão preliminar do Protocolo de Avaliação da Saúde da População Exposta a Petróleo, documento em fase de elaboração pelo Comitê Operacional de Emergências em Saúde – Bahia (COES-BA).
“A formação do COES-Ilhéus representa a união de diversos setores da Secretaria de Saúde, como a vigilancia em saúde, atenção básica, média e alta complexidade, rede de laboratórios, dentre outros, a fim de elaborar um planejamento conjunto capaz de atender, de forma oportuna e eficaz, demandas provenientes de desastres”, afirmou Fernanda Jovita, coordenadora do NUSAT. - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...