segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Drª Teresa Cristina coordena II Simpósio de doença falciforme do Sul da Bahia

Nesta segunda e terça-feira (16 e 17) acontece o II Simpósio de Doença Falciforme do Sul da Bahia, a partir das 8 horas, no Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus, sob a organização do Núcleo de Estudos e Orientação em Oncohematologia Pediátrica (NEOOP), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde (DCS), coordenado pela Dra. Teresa Cristina Cardoso Fonseca, presidente do GACC Sul Bahia. 

O principal objetivo do simpósio, que reunirá palestrantes renomados da Bahia e do Brasil, é promover a difusão e atualização do conhecimento sobre Doença Falciforme, estimulando a integração, troca de informações e experiências entre diversos profissionais de saúde, comunidade acadêmica e pacientes.

Além disso, será realizado mais uma edição do Curso de Extensão em Oncologia Pediátrica com o objetivo de colaborar com o conhecimento sobre o câncer infantojuvenil dos acadêmicos e profissionais da área de saúde, bem como dos pacientes. Desta forma os acadêmicos e profissionais estarão mais aptos a detectar e encaminhar os casos suspeitos de câncer para centros de referência.

Doença
Caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, a doença falciforme é muito grave, de elevada mortalidade, porém pouco conhecida. É uma doença genética e hereditária, predominante na população negra, mas, devido à miscigenação, afeta outsra raças. Causa complicações em todos os órgãos e sistemas do organismo, necessitando de cuidados especiais para toda a vida. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...