sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Celebrações para Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem começam hoje

As homenagens seguem até o dia 5 de janeiro de 2020, encerrando com uma procissão que, além dos santos celebrados, irá adorar também Santa Dulce dos Pobres
Tribuna da Bahia, Salvador
27/12/2019 06:40 | Atualizado há 3 horas e 8 minutos
     
Foto: Romildo
Por: Rayllanna Lima
Com muita fé e devoção, milhares de fiéis começam nesta sexta-feira (27) a celebrar Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, como já ocorre há mais de 200 anos. Uma alvorada de fogos de artifícios anunciaram o início dos festejos às 6h, seguida por missa e lavagem do templo. As homenagens seguem até o dia 5 de janeiro de 2020, encerrando com uma procissão que, além dos santos celebrados, irá adorar também Santa Dulce dos Pobres.
Em mensagem oficial à toda comunidade católica, o arcebispo de Salvador e primaz e do Brasil, Dom Murilo Krieger, convidou os fiéis a se aproximarem mais dos ensinamentos de Jesus Cristo e Maria. Ele lembrou ainda a devoção da primeira santa brasileira, Irmã Dulce.
"A festa em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à Nossa Senhora da Boa Viagem, neste final de 2019 e começo de 2020, quer nos ajudar a viver a espiritualidade mariana. Quem fez tal experiência e muito nos ensina foi "Santa Dulce dos Pobres. Por isso, com alegria proclamamos: "Na gratidão do povo, navega o Anjo Bom da Bahia".

Este é inclusive o tema da festa nesta edição. E além de celebrar a primeira santa, os devotos baianos têm mais um motivo para comemorar: completamente restaurada, a Galeota da Gratidão do Povo retornará para os braços dos fiéis, depois de não participar do evento em 2019, quando havia sido embargada pela Capitania dos Portos por irregularidades na estrutura.
A embarcação descerá ao mar no dia 31 de dezembro, às 9h, como um dos pontos altos do festejo. Às 15h do mesmo dia, Dom Murilo presidirá a Missa do Embarque. Logo após a Celebração Eucarística, por volta das 16h30, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será embarcada na galeota e navegará da praia da Boa Viagem até o cais do Porto de Salvador, de onde seguirá, em procissão terrestre, até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio), onde passa a noite e fica até a manhã do dia 1º de janeiro de 2020.
Outro destaque da celebração é que, sempre no primeiro dia de cada ano, os devotos participam de missas em duas igrejas na capital, uma no Comércio e outra na Cidade Baixa. Dom Murilo presidirá a Missa na Basílica da Conceição da Praia às 8h. Já os devotos que estiverem na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem participarão das Missas às 9h e às 10h.
Por volta das 10h, no Comércio, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida ao píer da Capitania dos Portos, e seguirá até o Porto da Barra, retornando até o cais do Porto e seguindo até a Ponta do Humaitá. Lá, a imagem será desembarcada e seguirá em procissão terrestre até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde ficará, até 15h, exposta para veneração pública.
Confira a programação completa
27 de janeiro
● 6h - Alvorada
● 7h30 - Missa seguida da lavagem do templo e de um momento de oração
● 11h - Tradicional hasteamento da bandeira da Devoção
● 19h30 - missa com os vendedores ambulantes e as famílias que residem na região da praia da Boa Viagem
28 de dezembro
● 19h30 - Primeiro dia do tríduo com o subtema: "Fé é também crer que, com o Senhor dos Navegantes, a vida não caminha para o caos"
29 de dezembro
○ 19h30 - Segundo dia do tríduo com o subtema: "Maria, Mãe de Jesus, estenda seu manto de esperança sobre nós"
● 30 de dezembro
○ 19h30 - Terceiro dia do tríduo com o subtema: "O amor e o testemunho na trajetória do Anjo Bom da Bahia nos inspirem a perseverar na missão"
● 31 de dezembro
○ 9h - Galeota descerá ao mar
○ 15h - Missa de Embarque presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger
○ 16h30 - Imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é embarcada na galeota com destino ao cais do Porto de Salvador. Ao chegar no porto, haverá uma procissão até a basílica da Conceição da Praia.
● 1º de janeiro
○ 8h - Missa na Basílica da Conceição da Praia presidida por Dom Murilo Krieger
○ 9h - Missa na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
○ 10h - Missa na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
○ 10h - No Comércio, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida à procissão marítima.
● 5 de janeiro - Encerramento dos festejos
○ 15h30 - Recitação do Terço
○ 16h - Missa
○ 17h - Procissão terrestre com as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Dulce dos Pobres, saindo da Boa Viagem e passando pela Avenida Luiz Tarquínio, Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), Rua Henrique Dias, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e Largo da Boa Viagem
Compartilhe  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...