terça-feira, 19 de novembro de 2019

Sesau promove ações gratuitas em combate ao diabetes



A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Atenção ao Diabético Hipertenso e Idoso de Ilhéus (CADHI) realizou no sábado (16) um mutirão de atendimentos e exames em atenção ao Dia Mundial do Diabetes. A ação aconteceu no Calçadão da Rua Marquês de Paranaguá e contou com a parceria das Drogarias Velanes e o prestígio do prefeito Mário Alexandre.
“O propósito do prefeito Mário Alexandre é levar serviços de saúde à população em diversas localidades. A ação é fruto da parceria entre grupos para montar um projeto de identificação e prevenção do diabetes. Esse foi o primeiro de muitos mutirões que estão por vir”, ressaltou Geraldo Magela, titular da Saúde em Ilhéus.

O prefeito elogiou a iniciativa e fez questão de lembrar que quando assumiu a Administração Municipal, os setores da saúde eram vistos com desprezo e desatenção. “A realidade mudou e deixamos de exportar saúde para promovê-la. Com a força do trabalho, mudamos o conceito das pessoas, e hoje, vemos isso, o sorriso e a alegria da população que precisa dos serviços”.
De acordo com Pedro Maciel Couto, gerente administrativo da Velanes, foram distribuídas mais de 200 senhas para os serviços de triagem, orientação farmacêutica, consulta cardiológica, realização de eletrocardiograma, teste de pé diabético, exames de fundo de olho e pressão ocular e exames laboratoriais para os recém-diagnosticados com a doença.
“Eu sou diabético, insulina independente. Infelizmente o índice de portadores da doença tem crescido de forma assustadora, especialmente por conta dos maus hábitos alimentares e da falta de exercício físico. Nós estamos atentos a esses fatores e a pretensão é que as ações sejam ampliadas em 2020”, explicou o gerente.
Satisfação e comodidade para Telma Alves, de 53 anos, moradora da Vila Olímpio, no interior de Ilhéus. “É muito bom quando a Prefeitura Municipal realiza esses eventos. A gente precisa muito desse tipo de atendimento. Fui muito bem tratada e aqui realizei o teste de glicemia. Espero não ter diabetes”, contou.
Já Silvestre dos Santos, de 55 anos, morador do bairro Nossa Senhora da Vitória, frisou que a ação é uma maneira eficaz de prevenir a doença. “Uma ótima iniciativa da Prefeitura, porque é importante prevenir o diabetes. No dia a dia essa doença é silenciosa. Às vezes a pessoa já tem, mas por falta de um acompanhamento a saúde acaba ficando comprometida”.
A ação não atendeu apenas aos pacientes diabéticos, se estendeu também àqueles que ainda não foram diagnosticados. Além das Drogarias Velanes, a ação contou com a parceria do Lidi Laboratório, Lions Club de Ilhéus e da Clínica 2 de Julho.
- Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...