sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Prefeitura de Itabuna prestes a concluir obras de urbanização do Monte Cristo


  

Obras no bairro estão em fase de conclusão e devem ser totalmente entregues à comunidade até início do mês de dezembro

A intervenção da Prefeitura Municipal de Itabuna no bairro Monte Cristo mudou, para melhor, o aspecto urbano da localidade. Com quase todos os trabalhos concluídos, restando apenas poucas ações para a entrega total da obra, o projeto de reurbanização do bairro beneficiou os moradores através das melhorias no saneamento básico, na pavimentação asfáltica, além da colocação de meios-fios e construção de calçadas em algumas praças do bairro.
Ao todo, as 23 ruas do bairro Monte Cristo receberam 8 quilômetros de asfalto, sendo totalmente revitalizadas para serem entregues à comunidade local. Além de melhorar a mobilidade dos bairros, facilitando o acesso de pedestres, veículos e transporte coletivo, a pavimentação asfáltica interfere diretamente na qualidade de vida da população a partir da redução da poeira e da lama que se forma em dias chuvosos, podendo causar doenças e diversos males à saúde.


Com uma população estimada em 8.000 habitantes, o bairro Monte Cristo possui imóveis residenciais e comerciais, abrigando também uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) e uma Base Comunitária da Polícia Militar.

Os trabalhos do governo municipal no bairro Monte Cristo estão sendo feitos com recursos próprios, através das Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), numa ação conjunta com a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Tudo isso compõe o plano de ações do ‘Prefeitura nos Bairros’, um projeto que está levando o gabinete itinerante para as comunidades, aproximando o poder público da população. A conclusão da obra no bairro Monte Cristo depende apenas da chegada do CM 30, componente fundamental à produção do asfalto.


Prosseguem obras da zona oeste

Após concluir pavimentação no Jorge Amado e na Rua de Palha, a Prefeitura intensificou as intervenções de urbanização no bairro Santa Catarina

A Prefeitura de Itabuna prossegue realizando obras nos bairros da zona oeste do município. Com um trabalho em ritmo acelerado, o município concluiu intervenções nas áreas de saneamento básico e pavimentação asfáltica nos bairros Jorge Amado e Maria Matos (Rua de Palha), melhorando a mobilidade e qualidade de vida dos moradores. Neste momento, as intervenções estão em andamento no bairro Santa Catarina, de onde partirá para outros bairros, como Nova Itabuna, Lomanto Júnior, Sinval Palmeira, Bananeira.

  
Possibilitadas após a Prefeitura Municipal reaver recursos da ordem de R$ 19 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II (Pacão) - do Governo Federal, as obras estão mudando a cara da zona oeste da cidade, através de um projeto que prevê não só a urbanização, mas também a humanização dos espaços públicos das comunidades. No bairro Jorge Amado, por exemplo, 13 quilômetros de asfalto foram utilizados para pavimentar todas as ruas e avenidas da localidade, resgatando o orgulho dos moradores.

Já no bairro Maria Matos (Rua de Palha), as obras atenderam a uma importante demanda da comunidade local que parou de conviver com a poeira e com os alagamentos, que foram solucionados após implantação de redes de drenagem. No local, é possível observar o aumento no fluxo de pessoas e, principalmente, de crianças usufruindo das vias urbanas em boas condições.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a expectativa é para que ainda neste ano sejam entregues, também, as obras do bairro Santa Catarina, que fica localizado próximo à avenida José Soares Pinhe

Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...