terça-feira, 5 de novembro de 2019

Organização de navio-livraria se compromete a pedir desculpas após ligar Salvador a crença em demônios

Momento da assinatura do TAC entre MP e a OM Brasil, em Salvador, após a ação discriminatória por parte da organização — Foto: Divulgação/MP-Ba.

Do - jornaldamidia.com.br - A organização responsável pelo navio Logos Hope, considerado a maior livraria flutuante do mundo. que está atracado no Porto de Salvador, se comprometeu junto ao Ministério Público da Bahia a realizar ações de reparação do dano causado pela postagem de cunho discriminatório contra Salvador e sua população publicada em rede social. O grupo escreveu que Salvador “é conhecida pela crença das pessoas em espíritos e demônios”.
De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o MP-BA, a OM Brasil deverá publicar um pedido de desculpas oficial em dois jornais impressos de Salvador até a esta quarta-feira (6). Além disso, a organização deverá produzir e custear um vídeo de três minutos sobre a temática do racismo religioso com representantes de diversas crenças.
Maior livraria flutuante do mundo – Considerado a maior livraria flutuante do mundo, o navio Logos Hope aportou no último dia 24 de outubro no Porto de Salvador, na capital baiana. A embarcação de 132,5 metros de comprimento e nove andares, tem em sua livraria mais de cinco mil livros em inglês e português. Além da venda de livros, uma programação cultural composta de exposições, peças teatrais e outras atrações estão previstas para acontecer a bordo do barco.
Com 400 voluntários de mais de 60 países, o objetivo da organização com o Logos Hope é promover projetos sociais e de ajuda humanitária pelo mundo. O navio ficará na capital baiana até esta terça-feira, 5 de novembro. Antes, passou por Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e, após Salvador (BA), desembarca em Belém (PA).
O vídeo deverá ser difundido nas redes sociais e nas principais emissoras locais de televisão a partir do dia 18 de novembro. O roteiro e as versões finais dos materiais deverão ser aprovados pelo Ministério Público. Em caso de descumprimento, a OM Brasil estará sujeita ao pagamento de uma multa de R$1.000 por dia.
O acordo foi assinado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (Caodh), promotora de Justiça Márcia Teixeira, pela coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e de Combate à Discriminação (Gedhdis), promotora de Justiça Lívia Vaz e pelo advogado Isaías Andrade, que representou o presidente da OM Brasil, o pastor Geremias Bento da Silva.
Durante a assinatura, a promotora Márcia Teixeira ressaltou a necessidade de se diferenciar o discurso ofensivo do direito de manifestar uma crença. “O discurso de ódio e a intolerância são um abuso da liberdade de manifestação de crença. O direito à liberdade religiosa não pode ser usado para autorizar a discriminação”, afirmou.
Já a promotora Lívia Vaz explicou que, apesar de não citar uma religião específica, a mensagem ofende principalmente os praticantes de religiões de matriz africana. “Algumas pessoas entendem que a mensagem não trouxe uma ofensa específica. Mas sabemos que, historicamente, são essas religiões que sofrem com essa associação a figuras como ‘demônios’ ou ‘diabo’”, disse.
No MP, 90% das denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo aplicativo Mapa do Racismo tiveram como vítimas praticantes de religiões afrobrasileiras. Segundo informações dos representantes da OM Brasil, a postagem discriminatória foi elaborada por integrantes da equipe alemã da OM e postada na rede social. Mas o escritório brasileiro, que representa a organização no país, assumiu o compromisso de reparar os danos causados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...