quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Expomel movimenta cenário econômico e turístico em Itabuna

A
Vice-prefeito Fernando Vita abre a Expomel
Foi aberta oficialmente na noite de ontem (06), no Teatro Municipal Candinha Doria, em Itabuna, a 1ª Expomel e o 1º Congresso Nacional de Apicultura e Meliponicultura. O evento que é uma realização do Conselho Nacional do Agronegócio de Abelhas (CNAA) juntamente com diversos parceiros e apoiadores como a Ceplac e a Prefeitura Municipal de Itabuna reúne apicultores de todas as regiões do país, renomados pesquisadores, visitantes, entre outros interessados no agronegócio de abelhas.

Diversas autoridades estiveram na abertura oficial: o vice-prefeito Fernando Vita, representando o prefeito Fernando Gomes; o Superintendente Regional da Ceplac, Roberto Melo; o chefe do Centro de Pesquisas e Extensão da Ceplac, Raul Vale; o pesquisador da Ceplac e coordenador do evento, Ediney Magalhães; o representante do Governo do Estado, Marcos Alves; o presidente da CDL, Carlos Leahy; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Ricardo Xavier, entre outros.


Várias opções de entretenimento estão sendo disponibilizadas para o público: mesas-redondas, oficinas práticas, estandes onde estão sendo comercializados produtos, materiais e equipamentos da apicultura e meliponicultura, exposições de insetos gigantes, além de um espaço reservado para o entretenimento da garotada. O evento segue até sexta-feira (08). Para o vice-prefeito Fernando Vita, a Expomel está sendo uma verdadeira demonstração de que Itabuna despertou para o seu enorme potencial existente na área da apicultura.

“Unidos fortaleceremos ainda mais a cadeia produtiva da apicultura. Itabuna só tem a ganhar com esta iniciativa, pois fortalece também nossa economia por conta da atração de visitantes. O comércio, restaurantes, hotéis, entre outros estabelecimentos só tem a ganhar”, destacou o vice-prefeito Fernando Vita. Para Ediney Magalhães, Itabuna se consolida como um dos maiores polos do agronegócio das abelhas. “Este evento representa o despertar de novas oportunidades para todos, e um novo passo para a apicultura em nossa região”.

Caravanas de diversas regiões do país estão presentes - Ceará, Paraíba, Tocantins, Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina -, mostrando que Itabuna está no caminho certo. A noite ainda foi marcada por homenagens a personalidades e entidades que prestam relevantes serviços em prol do desenvolvimento de Itabuna: o prefeito Fernando Gomes (Prefeito de Itabuna), Tião Barros (Art3), Carlos Leahy (CDL), Ediney Magalhães (Ceplac), Roberto Melo (Ceplac), entre outros. Ainda como parte da programação, alunos assistidos pela Fundação Marimbeta fizeram belíssimas apresentações culturais que encantaram os presentes.

Atrações para todos os gostos e públicos

Ednei recebe premiação
Um espaço amplo, com atrações variadas, opções de compras, troca de conhecimento e tudo isso em meio ao cheiro e ao gosto de mel e seus derivados. Tudo isso num som lugar: o Teatro Municipal Candinha Dória, o palco da 1ª Expomel e o 1º Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura, um mega evento aberto na manhã da última quarta-feira (6) em Itabuna. A programação com abertura diariamente as 9 horas da manhã e encerramento as 22 horas, se estenderá até sexta-feira próxima.
Enquanto especialistas em criação de abelhas e produção de mel contam suas experiências no interior do teatro, expositores de vários estados brasileiros como Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Brasília e de municípios da Bahia, como Vitória da Conquista, Buerarema, Ilhéus, inclusive de Itabuna, mostram o que sabem fazer de melhor, com o mel e outros produtos da terra.

Quem passa em um dos estandes, por exemplo, encontrará uma variedade enorme de chocolates que enchem os olhos e dão água na boca, até mesmo daqueles que não são tão apaixonados assim pelo produto. Chocolate com limão siciliano, com café, com coco e curry, menta, flocos de arroz e cappuccino são apenas algumas das muitas variedades disponíveis, com direito a degustação por quem visita. A fabricação é genuinamente itabunense.
O mel de laranja (produzido pelas abelhas que se alimentam com o néctar do laranjal) é outra atração no estande “Apiário Santa Rita”, de Minas Gerais. Os produtos à base de mel incluem desde cachaça, cocadas, velas, sabonetes, entre outros, até então desconhecidos do grande público. Passeando ao redor do teatro,  o visitante encontrar também estandes como a Rainha da Paraíba, do Rio Grande do Norte e diversas  outras associações ligadas à produção do mel.

Também tem um espaço para a criançada com atividades lúdicas como contação de histórias pelos artistas Adilson Nascimento e Larissa Profeta, além de show de voz e violão com Jan Costa. Quem anda mais um pouco se depara com a “Natureza em Exposição”, um  espaço amplo onde podem ser vistos animais vivos como cobras e  insetos  em tamanho gigante confeccionados com ferro,  mudas de plantas nativas medicinais e ornamentais, além do cacau.  

Uma feira orgânica, uma ampla praça de alimentação com a tradicional  Churrascaria de Itororó  e diversos outros estandes para venda de alimentos e até uma baiana de acarajé também são algumas das atrações da 1ª Expomel realizada em Itabuna.
Ascom
Fotos: Rosi e Adeildo Marques  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...