sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Trump reforça apoio a Bolsonaro e ao Brasil na OCDE e denuncia fake news

A pedido de Trump, Bolsonaro quer MP para mudar lei de TV paga no país

Presidente americano diz que decaração de apoio em março é clara e está mantida

Do - Diário do Poder - Após notícias de que os Estados Unidos teriam rejeitado o pedido do Brasil para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o presidente americano Donald Trump reforçou na noite desta quinta-feira (10) o apoio do país à solicitação brasileira e ao presidente Jair Bolsonaro.
As declarações foram publicadas por Trump em seu perfil do Twitter, junto a uma foto ao lado do presidente brasileiro, em visita de Bolsonaro à Casa Branca. E Bolsonaro respondeu com a passagem bíblica de João 8:32: “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
“A declaração conjunta divulgada com o presidente Bolsonaro em março deixa absolutamente claro que eu apoio que o Brasil inicie o processo de adesão plena à OCDE. Os Estados Unidos defendem essa afirmação e defendem @jairbolsonaro. Este artigo é FAKE NEWS”, escreveu Trump.

Ritmo controlado
Por meio de nota oficial, a Embaixada do Estados Unidos já havia reafirmado o apoio ao ingresso do Brasil na OCDE, ressaltando que tal expansão deve avançar em “ritmo controlado que leve em conta a necessidade de pressionar as reformas de governança e o planejamento de sucessão”.
A notícia de que o pedido do Brasil havia sido preterido pelos Estados Unidos surgiu após a agência de notícias Bloomberg informar que o secretário de Estado americano Mike Pompeo se negou a discutir a ampliação na OCDE, para além dos 36 países que se concentram majoritariamente na Europa e na América do Norte. Tal informação, com apoio à Argentina e Romênia, estaria em uma carta enviada por Pompeo ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria.
Em sua live semanal no Facebook, o presidente Bolsonaro disse que já conhecia o apoio dos EUA e a prioridade do ingresso da Romênia e da Argentina na OCDE. E reforçou sua confiança de que o Brasil vai ter sua oportunidade, ao cumprir todo o rito obrigatório até integrar a OCDE, conhecida como o “clube dos ricos” na economia global.
“Estamos praticamente chegando lá, só que dois países estavam na frente, Argentina e Romênia, e isso foi mais uma vez externado hoje. Não é chegou e vai entrando. Eles [a OCDE] fazem uma seleção, e a seleção é a conta-gotas, para exatamente esse novo país que entra cumpra tudo aquilo que está no Estatuto da OCDE, porque eles não podem errar. E o Brasil vai chegar a sua hora”, declarou Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...