terça-feira, 22 de outubro de 2019

Sesau de Ilhéus e 5º GBM promovem Encontro do Outubro Rosa


 A parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) de Ilhéus e a Faculdade Madre Thaís (FMT) deu certo e trouxe na última sexta-feira (18), a primeira edição do encontro sobre o Outubro Rosa, com palestras e atividades, além de depoimentos de experiências sobre o tratamento do câncer de mama.
doutor Luís Fernando Carvalho, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia ministrou a palestra “Outubro Rosa e o câncer de mama”. A enfermeira obstetra Viviane Cruz apresentou a temática “Se toque, se cuide, se ame!”. O tenente-coronel BM Ednei Factum, Comandante do 5º GBM de Ilhéus explicou que o evento mobiliza a comunidade e chama a atenção para ações preventivas.
“O 5º GBM busca desenvolver atividades que visam a responsabilidade social e mostrar que o Corpo de Bombeiros tem essa preocupação com a saúde, não apenas dos servidores, mas da comunidade em geral. A vida, a saúde, o bem-estar são nossas preocupações, inclusive com nosso grupamento, afinal, devemos cuidar de quem cuida dos outros. Uma troca de experiências importante com a Sesau e todos que colaboraram com esse momento”, frisou.

“Uma experiência ímpar poder participar desse evento, trazendo conhecimento para a comunidade. Vidas são salvas através da prevenção. Essa é a nossa intenção, cuidar do próximo”, afirmou Alane Soares, estagiária do curso de enfermagem da FMT.
A Cb PM Cátia Regina, lotada na 68ª Companhia de Polícia Militar cortou uma mecha do seu cabelo em auxílio às mulheres portadoras da doença. “O processo de conscientização vem pela internalização. Infelizmente muitas mulheres estão acometidas pela doença e essa é uma realidade no nosso País. Mas de alguma forma é possível se doar. Cada palestrante trouxe o seu saber e experiência. Com um pouco podemos fazer o nosso papel”, comentou.
Para a Major BM Ana Isabel, fazer alguém sorrir poder tornar alguém feliz. “A campanha é proposta justamente para elevar a autoestima das mulheres. Estamos aqui para salvar vidas, e porque não levar essa alegria para as mulheres? Aderimos à campanha ‘Ligadas por Fios’, a fim de conscientizar e sensibilizar mulheres sobre a importância de doar uma mecha ou um lenço para que a outra mulher se sinta bem”, afirmou.
A Campanha Ligadas por Fios foi lançada em setembro último pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e se estende até a próxima terça-feira (22). A doação de mechas, lenços, turbantes e bonés é feita no 5º Grupamento de Bombeiros Militar, localizado na Barra de Itaípe. O Encontro também contou com o apoio do Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Cacaueira) e da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (68ª CIPM).  

Secom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...