quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Ilhéus recebe maior edição da Feira Cidadã em 2019 com oferta de 20 mil procedimento

Resultado de imagem para foto de ilhéus
O novo cartão postal em breve, a ponte ilhéus/pontal
A maior edição da Feira Cidadã em 2019 chegou a Ilhéus, na região sul, nesta quinta-feira (24), e segue até o próximo domingo (27). A iniciativa realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição presidida pela primeira-dama Aline Peixoto, deve realizar cerca de 20 mil atendimentos para os mais diversos tipos de exames e procedimentos. A estrutura da Feira foi montada no Centro de Convenções da cidade.
O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, lembra que para conseguir a ficha de atendimento a população deve levar o cartão do SUS, comprovante de residência e RG. “São cerca de 20 mil fichas que serão distribuídas entre hoje e amanhã. Nós iremos agendar os atendimentos que seguem até domingo. A intenção é realmente facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e cidadania, e com isso desafogar a demanda, que é muito grande dos municípios que recebem essa ação”.

Em Ilhéus, os procedimentos mais procurados são odontologia, ultrassonografia, mamografia e oftalmologia. A dona de casa Maria Vitória conseguiu realizar o exame oftalmológico e foi encaminhada para cirurgia de catarata no Hospital Regional da Costa do Cacau. “Eu estou com minha visão muito curta e vinha sentindo um incômodo. Hoje consegui fazer esse exame de graça e para a gente que não consegue pagar em clínica particular é muito importante”, pontuou.


Os pacientes que tiveram o diagnóstico de catarata confirmado serão encaminhados para a cirurgia no Hospital Regional da Costa do Cacau. Os procedimentos começarão no sábado (26) e seguirão até terça-feira (29). Ainda durante a Feira, as pessoas que precisarem realizar cirurgias eletivas, a exemplo de hérnias e vesícula, serão encaminhadas para o mesmo hospital, a partir do dia 27 de novembro.

Esta é 29ª edição da Feira Cidadã. Até o momento, a iniciativa já atendeu 300 mil baianos. Ainda segundo Edvaldo Gomes, a expectativa é de que 450 mil pessoas sejam atendidas até o final do ano em mais sete edições do projeto. As próximas cidades a sediarem a Feira Cidadã são Juazeiro, Cocos, Santa Maria da Vitória, Jequié, Lapão e Ourolândia.

Na Feira são oferecidos exames odontológicos, de imagem, como raio-x, ultrassonografia, oftalmológicos, eletrocardiograma, entre outros. Uma unidade móvel do SAC também oferece serviços de emissão de identidade, CPF e antecedentes criminais. Serão emitidas 250 identidades por dia, até domingo, de forma gratuita. Para o atendimento, é necessário levar duas fotos 3x4.

O prefeito de Ilhéus, Marão, esteve na feira e agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Essa é uma ação que atende uma demanda reprimida da população de ilhéus e cidades circunvizinhas. A gente fica grato e com o sentimento de dever cumprido que só é possível por esse trabalho que é feito com muita seriedade e cuidado pelo Governo do Estado”.

Secom
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz licitação para construção de viadutos

Um dos viadutos será construído aqui, cabefeira da ponte Governador César Borges, saída para o bairro São Caetano. Foto: jornal a Região. Do...