quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Vigilância Sanitária apreende produtos impróprios para consumo humano em Itabuna

 Fiscais da Vigilância Sanitária aprenderam, nos últimos dias, uma série de produtos que estavam sendo vendidos com prazo de validade vencido  ou apresentado  algum tipo de irregularidade, a exemplo da falta de registro nos órgãos da vigilância sanitária. Dentre os produtos estavam garrafas de refrigerantes tipo pet, pacotes inteiros de queijo mussarela, presuntos e biscoitos   todos impróprios para o  consumo humano.

Parte da mercadoria foi apreendida numa padaria localizada na Avenida Bionor Rebouças, no bairro São Roque e outra metade numa distribuidora de bebidas no bairro Jaçanã. O coordenador da Vigilância Sanitária (Visa), Manoel Mattos, explicou que a descoberta de produtos vendidos irregularmente se dá durante visitas rotineiras dos fiscais da Visa nos diversos estabelecimentos comerciais como farmácias, salões de beleza, mercados, lojas, restaurantes,  lanchonetes, barracas de comidas,  inclusive nas feiras livres de Itabuna. Veja também:  OPO Sul do Hospital de Base promove concerto especial 


O coordenador diz que a Visa conta com uma equipe de profissionais altamente competentes e compromissados com a saúde da população. Eles seguem um cronograma de visitas diárias e ininterruptas, especialmente nos fins de semana.

“É um trabalho permanente feito em estabelecimentos comerciais tanto dos bairros quanto no centro da cidade e cuja mercadoria apreendia é descartada em área especifica e incinerada, o que evitará que pessoas possam pegar para comer ou usar e depois ter alguma complicação de saúde”, diz  o coordenador. 

Manoel Matos reforça o alerta à comunidade para quando for comprar qualquer que seja o produto, observar rótulos, condições dos potes e em especial as embaladas em latas de alumínio que enferrujam com facilidade a depender do ambiente e do prazo de validade. A Visa também aceita denuncias  pelo telefone  (73) 3617-9169 ou diretamente na sede da unidade, que fica na Avenida Manoel Chaves, 2373, bairro do São Caetano.

Foto: Waldir Gomes

 OPO Sul do Hospital de Base promove concerto especial 
        
Como parte da programação da campanha Setembro Verde 2019, mês de conscientização acerca da importância da doação de órgãos e tecidos, a Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (OPO Sul – HBELEM) promove, nesta sexta-feira (27), a partir das 18 horas, um evento especial no Shopping Jequitibá. Na ocasião, a orquestra Opus Music The Concept apresentará um concerto exclusivo, com canções que reforçam ao espírito solidário e valorizam a importância da doação de órgãos.

Sobre a expectativa para o evento, a enfermeira coordenadora da OPO Sul, Naama Ramos comenta que este momento é oportuno para que as pessoas se juntem, formando e fortalecendo uma verdadeira rede de apoio à doação no município. “O nosso objetivo é sensibilizar a comunidade de Itabuna e região acerca da importância da doação de órgãos, do quanto esse gesto de solidariedade salva vidas e resgata a esperança dos pacientes que esperam na fila por um transplante”, disse.

Com o tema: O Verdadeiro Herói Está em Você – Doe Órgãos, Doe Vida!”, o Setembro Verde 2019 reúne uma programação que abrange ações e atividades educativas, objetivando incentivar o cidadão a declarar para seus familiares a intenção de ser um doador após a morte. Atualmente, a negativa familiar ainda é um dos principais motivos para a não doação. A OPO Sul do HBLEM prossegue até a primeira semana de outubro desenvolvendo atividades voltadas ao Setembro Verde.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...