sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Secretário é denunciado por ignorar ordem para tratar criança com câncer na Bahia

     MPF acusa Fábio Vilas-Boas de crime de desobediência e de arriscar vida de menino de 5 anos
Governador Rui Costa com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Foto: Redes Sociais
Do - Diário do Poder -  O Ministério Público Federal (MPF) voltou a denunciar o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto, por descumprir ordem da Justiça Federal que determinava o fornecimento de medicamento para tratamento de câncer a uma criança de 5 anos de idade. MPF da 1ª Região cita descaso do agente público nomeado pelo governador Rui Costa (PT) com a situação de saúde do menor de idade, bem como o risco à credibilidade do Judiciário.
A denúncia partiu de investigação com o intuito de apurar os responsáveis pelo descumprimento de expressa ordem judicial da 6ª Vara Federal do Estado da Bahia, em que foi deferida liminar a fim de que a União e o Estado da Bahia fornecessem o medicamento Erwinase à criança portadora de leucemia linfoide aguda.

A decisão reconheceu o direito indisponível da criança de acesso ao medicamento, que é de alto custo, sob risco de vida. E a justiça esclareceu ainda que o menino, por questões médicas, não podia fazer uso de tratamento e medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes de mesma patologia.
A resposta foi o não cumprimento da decisão judicial pelo estado da Bahia, representado pela pessoa do secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e pela União Federal, representada pelo então Ministro da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros.
Em outubro de 2017, Fábio Vilas-Boas foi intimado pessoalmente para que as providências determinadas por nova ordem judicial fossem cumpridas. Essa decisão ordenava o fornecimento do medicamento ao paciente, no prazo de 5 dias. No entanto, novamente o secretário de Saúde não atendeu à determinação judicial.
Para o MPF, o mandado de intimação recebido pessoalmente por Fábio Vilas-Boas comprova a materialidade do crime de desobediência. Conforme a denúncia apresentada pelo procurador regional da República Ronaldo Meira de Vasconcellos Albo, a gravidade do crime é enorme, pois coloca em risco a credibilidade do Judiciário.
“Consciente e deliberadamente (Fábio Vilas-Boas) desobedeceu à ordem judicial emanada, oportunidade ainda que sequer se deu ao trabalho de justificar o descumprimento da referida ordem judicial, mostrando (mais uma vez) o descaso com o Poder Judiciário e uma vaidosa sensação de impunidade”, manifesta o procurador.
Para o procurador não restam dúvidas quanto à efetiva prática de crime, devendo o denunciado responder pelo crime de desobediência ou, caso o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) entenda diferente, responder ainda, em conjunto ou separadamente pelo crime de perigo para a vida ou saúde de outrem.
Face à gravidade dos fatos, o MPF requereu celeridade na análise da denúncia e arrolou três testemunhas para serem ouvidas na ação, sendo dois juízes federais e o Diretor de Secretaria da 6ª Vara Federal da SJBA.
A denúncia aguarda recebimento pelo TRF1, tramitando sob o nº 0032076-82.2018.4.01.0000/BA. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional da República da 1ª Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...