quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Palestra sobre Alta Produtividade acontece no Teatro Municipal Candinha Doria

Teatro Municipal Candinha Doria
  Alta produtividade na Cacauicultura e Medias Preventivas da praga Monilíase do Cacau serão os temas debatidos durante um encontro que acontecerá no dia 24 de outubro, às 08 horas, no Teatro Municipal de Itabuna – Candinha Dórea, com a presença de produtores de toda região e da sociedade de um modo geral. A Prefeitura de Itabuna é grande apoiadora deste evento, cujo apoio oficial foi formalizado esta semana pelo prefeito Fernando Gomes, durante encontro com o diretor do Centro de Pesquisa e Extensão Rural (Cepex/Ceplac), o engenheiro agrônomo Raul Valle.

Os palestrantes do evento que também conta com o apoio do Instituto do Chocolate são: o engenheiro agrônomo e extensionista da Ceplac, Ivan Costa, e a pesquisadora da praga Monilíase, Karina Gramacho. Para o prefeito Fernando Gomes, é de fundamental importância promover eventos como este que mostram que o potencial da Ceplac está sendo utilizado da melhor forma, tanto no sentido de ampliar a produtividade do cacau, como em prevenir pragas como a Monilíase.

Ele aproveitou o momento para reforçar seu apoio ao movimento formado por uma comissão prefeitos da região Sul e Baixo Sul da Bahia. Eles estarão em Brasília no próximo dia 1º/10, no Senado Federal, na tentativa de reverter a medida da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, de transferir 611 profissionais da Ceplac das áreas de pesquisa e extensão rural, o que terminará provocando a extinção da instituição.  “Nossa região não está preparada para perder a Ceplac, ela ainda tem muito a oferecer”, finalizou o prefeito Fernando Gomes. Leia também: Novo anuário estatístico atualizado

   Novo anuário estatístico atualizado
A prefeitura de Itabuna lançará, no dia 1 de outubro, próxima semana,  a nona edição do Anuário Estatístico de Itabuna, trazendo os dados atualizados do município nas diversas áreas de conhecimento. O periódico é estruturado em 15 capítulos, abrangendo um recorte histórico do município, características gerais e geográficas, demográficas, economia, saúde, agricultura, entre outros.

O anuário é atualizado anualmente pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio do Departamento de Planejamento Econômico e contam com uma equipe formada por servidores efetivos, entre eles a coordenadora Selma Costa Calazans e o assessor de projetos Breno Cardoso.

A elaboração do anuário conta com a participação das secretarias municipais  e de  instituições públicas e particulares, a exemplo da Universidade Estadual de Santa Cruz, por meio do projeto de extensão.

O diretor do Departamento de Planejamento Econômico, Heleodoro Nunes Filho explica que o anuário foi elaborado para orientar gestores e a comunidade sobre o conhecimento geral, e em números do município. “Com esse dados  atualizados é possível  o planejamento de ações para o desenvolvimento socioeconômico do município e por extensão da comunidade”, justificou.

Heleodoro lembra que, como Itabuna é um polo regional de serviços, saúde e educação, todos de uma forma geral se beneficiam com a edição que é cuidadosamente elaborada e atualizada.

A coordenadora Selma Calazans diz que o anuário já se constitui como um instrumento de pesquisa, tanto no mundo acadêmico (para pesquisas de alunas de todos os níveis), quanto para as empresas e instituições que dependem de dados para a execução de projetos e atividades econômicas.

Um dos responsáveis, Breno Cardoso, adianta que o planejamento para os próximos anos deverá ser incluídos produtos cartográficos e gráficos, com o objetivo de tornar o periódico mais atrativo.

Para ele, o anuário é uma importante referencia e de fácil acesso aos dados, pois sua elaboração é baseada em fontes fidedignas.

O anuário está disponível no site oficial da prefeitura www.itabuna.ba.gov.br  e pode ser baixado pelos interessados. Também será disponibilizado em DVD para instituições escolares publicas e particulares, Universidades e colaboradores.

Fotos: Waldir Gomes e Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...