segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Mostra de conhecimentos marcou desfile da Independência em Itacaré e Taboquinhas



Centenas de estudantes das escolas públicas de Itacaré participaram na última sexta-feira do desfile da Independência do Brasil, realizado na sede e no distrito de Taboquinhas. Em Itacaré o desfile foi organizado pela Escola Municipal Maria Benjamina da Cruz, com o apoio do Clube dos Desbravadores. O desfile começou às 8 horas da manhã na avenida Castro Alves, na orla da cidade, e teve como tema “Se Criança Governasse o Mundo...”, baseado no livro de Marcelo Xavier.
Já o desfile de Taboquinhas contou com a participação das escolas municipais Antônio Raimundo dos Santos, Dr. José Cruz, Padre Edgar dos Santos Torres, Grupo Escolar Bom Jesus, Instituto Municipal de Educação Paulo Souto, Oscar Moreira, Marieta e Castro Alves, além do Colégio Estadual de Taboquinhas. Esse ano o desfile teve como tema central “O Conhecimento é a Luz do Mundo”.Divididos em alas, representando as mais diversas fases do conhecimento. As escolas do campo Antônio Raimundo dos Santos, Oscar Moreira, Marieta e Castro Alves apresentaram o sub-tema Conhecimentos Populares, trazendo instrumentos e ritmos, samba de roda, quadrilhas, carnaval, remédios medicinais, comidas típicas e profissões do campo. Já o Grupo Escolar Padre Edgar dos Santos Torres abordou o sub-tema Conhecimentos Religiosos, contando a história das mais diversas religiões e pregando o amor entre a humanidade.

As escolas municipais Bom Jesus e Dr. José Cruz apresentaram o tema Conhecimentos Filosóficos, com s história dos grandes filósofos e pensadores. Já o Instituto Municipal Governador Paulo Souto trouxe para o desfile o sub-tema Conhecimentos Científicos, mostrando a história das invenções e descobertas da medicina e da comunicação. O desfile cotou ainda com o pelotão de marcha, com os alunos das escolas municipais e estaduais desfilando fardados, pelotão de cavalaria, pelotão de bandeiras, representação da família real e também a apresentação da Fanfarra de Percussão de Taboquinhas (Fanpet)
A proposta foi envolver alunos das mais diversas unidades escolares, da sede e da zona rural, num grande ato de comemoração pela independência do Brasil. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou os estudantes, professores e alunos pelo gesto de cidadania e explicou que apesar dos problemas que o Brasil enfrenta, o desfile da Independência é uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania e símbolos da pátria. De acordo com ele, esse é um momento para se refletir e continuar a luta em defesa de dias melhores para o Brasil.
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. O Dia da Independência, também chamado Dia da Independência do Brasil, Dia da Pátria, é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...