segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Itabuna: #JuventudePelaVida reforça sentido do Setembro Amarelo


 Com o objetivo de promover ações envolvendo a juventude no mês de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo –, a Prefeitura de Itabuna, através da Divisão da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com os CRAS, escolas municipais e os cursos de psicologia e jornalismo da Unime, está realizando o projeto #JuventudePelaVida.

Na semana passada, o projeto #JuventudePelaVida desembarcou no CRAS I, onde foi realizado um ciclo de palestras que contou com a participação dos alunos do 9º ano do colégio IMEAM. Na oportunidade, alunas do curso de psicologia da Unime falaram sobre prevenção do suicídio com uma dinâmica de “Mito ou Verdade”.

Em continuidade à programação do projeto, a equipe do #JuventudePelaVida visitou o Colégio Municipal Caic e promoveu uma série de atividades dinâmicas para trabalhar a prevenção à depressão e ao suicídio. Com uma abordagem leve e objetiva, as apresentações tratam ainda de temáticas importantes, como o bullying, ressaltando a importância de combater o preconceito e valorizar as diferenças.

O coordenador da Divisão da Juventude da SAS, Diego Raniery, comentou que esse conjunto de ações visa aproveitar o setembro amarelo para fortalecer a discussão em torno da pauta sobre a prevenção à depressão e ao suicídio para a juventude. Segundo Diego, este debate se mostra ainda mais importante, pois os índices mais recentes reforçaram que é preciso realizar um trabalho de prevenção junto a essa população.

Nesta semana, a caravana do #JuventudePelaVida continua visitando os Centros de Referencia da SAS. Nesta terça-feira (24), a partir das 13:30h, será realizada uma palestra no CRAS II (Nova Ferradas). Na quarta-feira (25), é a vez do CRAS CEU (Urbis IV) receber a equipe do projeto, a partir das 14 horas. Encerrando a programação de atividades, na quinta-feira (26) os participantes do projeto visitam o CREAS Medidas (Centro), às 9 horas. Leia também: Conselho Tutelar realiza eleição 




Conselho Tutelar realiza eleição 
        
A Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizam, no próximo dia 06 de outubro, das 8 às 17 horas, a eleição para os Conselhos Tutelares I e II. A votação será realizada na Escola/Creche Lúcia Oliveira (próximo à Escola Profissionalizante) todos os cidadãos poderão participar do pleito apresentando o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto.

Segundo a representante da Comissão Especial Eleitoral, Jacqueline Lopes, qualquer eleitor de Itabuna poderá participar da eleição, escolhendo os conselheiros que irão trabalhar assegurando os direitos das crianças e adolescentes. Jacqueline reforça que, apesar de não ser obrigatória, a eleição para escolha dos conselheiros é importante, pois eles possuem uma atuação fundamental atendendo crianças e adolescentes diante de  situações de violação de direitos.

“Estamos neste processo de divulgação e mobilização da comunidade porque, mesmo não sendo uma eleição obrigatória, é muito importante que a comunidade participe, pois este voto escolherá os representantes que irão trabalhar na defesa as nossas crianças”, comenta Jacqueline, destacando que este é um momento de exercício da cidadania, em que a população pode e precisa participar ativamente. -= Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...