quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Fernando Gomes apresenta projeto de revitalização da Rua Paulino Vieira

           
       
  Com um planejamento para requalificar os espaços públicos, incluindo zonas centrais do município, a Prefeitura de Itabuna deu início ao projeto que visa transformar a rua Paulino Vieira num calçadão, seguindo o conceito de shopping a céu aberto. Na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito Fernando Gomes apresentou o projeto a empresários e representantes do Sebrae, e de entidades ligadas ao comércio, como CDL e ACI. A reunião contou ainda com a presença dos secretários Valci Serpa (Segurança, Transporte e Trânsito) e Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente).

Durante a reunião, o prefeito Fernando Gomes lembrou que foi um dos pioneiros na implementação deste tipo de projeto, com a construção do calçadão da rua Rui Barbosa, ainda na década de 70. Segundo o prefeito, o objetivo do governo municipal é intervir em toda a extensão da Paulino Vieira, num projeto que deve interligar, também, a praça Olinto Leone, que esta passando por uma revitalização.

“Acredito que esta seja a opção mais viável para fortalecer o comércio naquela rua, que hoje precisa se modernizar, para oferecer melhores condições aos clientes”, comentou o prefeito, informando, em seguida, que a praça Camacan também será reformada, ganhando um novo aspecto visual.

Ao apresentar detalhes do planejamento de intervenção, a arquiteta Leila Lessa esclareceu que as discussões encontram-se na fase de anteprojeto, e por isso ainda passará por adequações. Leila explicou que a pretensão com a reforma da rua é humanizar local, valorizando os aspectos históricos encontrados na rua e na praça Olinto Leone. “O objetivo deste projeto é seguir essa tendência de cidade para o pedestre, com o resgate do comércio, dando maior segurança, conforto e facilidade de acesso à população”, destacou.

O presidente da CDL, Carlos Leahy, destacou a importância de revitalizar o espaço e parabenizou a iniciativa do município em requalificar o centro da cidade. “Ficamos numa boa expectativa de ver revitalizada essa artéria comercial tão importante para a economia de Itabuna, seguindo uma tendência que algumas cidades do país já estão implementando, que transforma as ruas em áreas para o trânsito de pedestre, ampliando o fluxo de pessoas, estimulando o comércio”, concluiu Leia ainda: 1ª Feira da Agricultura Familiar e  SAS realiza II Copinha de Futebol 


1ª Feira da Agricultura Familiar
        
        
  A Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente está programando a 1ª Feira da Agricultura Familiar, um evento que objetiva dar visibilidade aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar do município. Na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito Fernando Gomes recebeu, em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, representantes das comunidades rurais do município para discutir detalhes do evento e avaliar as ações da prefeitura direcionadas à agricultura.

         Entusiasta da agricultura familiar, o prefeito Fernando Gomes garantiu o apoio do município para a realização do evento e afirmou que estará empenhado em conseguir ainda mais parceiros para que a 1ª Feira da Agricultura Familiar seja realizada com sucesso. “Quando criei a comunidade da Roça do Povo, tinha esse objetivo de fortalecer e dar vez às famílias que produzem”, disse.

Ao informar que o projeto do evento já foi encaminhado para o Governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o secretário Jorge Vasconcelos destacou que esta é uma oportunidade de mostrar que Itabuna tem uma agricultura familiar forte e que é possível desenvolver ainda mais essa atividade econômica no município. “São 24 comunidades rurais unidas, que estarão apresentando suas produções, com a oportunidade de obter uma renda extra com a venda dos produtos”, destacou o secretário.

Marcada também pela participação de representantes de diversas comunidades rurais, a reunião pautou ainda a discussão sobre a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. Sobre o PAA, Jorge Vasconcelos informou que a prefeitura está trabalhando para oferecer condições e oportunidades ao pequeno produtor, e ressaltou que o governo não medirá esforços para fortalecer, cada vez mais, a agricultura familiar.
          

 SAS realiza II Copinha de Futebol 


No sentido de oportunizar um momento de lazer, aliado a todos os benefícios da prática esportiva, a Prefeitura de Itabuna, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a II Copinha do SCFV. O evento, que reuniu dezenas de crianças, foi realizado no Estádio Municipal Luiz Viana Filho e teve início na manhã desta quarta-feira (18). O encerramento acontece na tarde desta quinta-feira (19).

         Com uma programação de jogos distribuída nos turnos matutino e vespertino, a competição envolveu crianças dos bairros Sinval Palmeira, Condomínio Jubiabá, Novo Horizonte, Nova Ferradas, Nova Califórnia, Jorge Amado, Lomanto, São Pedro, Daniel Gomes, Sarinha, além de crianças participantes do programa AABB Comunidade.

Presente no evento para dar o pontapé inicial dos jogos, a secretária Sandra Neilma, comentou que atividades como a Copinha do SCFV tem o objetivo de alterar a rotina dos jovens, a partir da promoção de um momento recreativo. Segundo Sandra, essas ações sempre geram um resultado muito positivo junto às comunidades, visto que em muitos casos envolvem, também, a participação dos familiares.

Na oportunidade, a secretária elogiou os funcionários da SAS pela dedicação com que executam as atividades implementadas na pela pasta. “Esse conjunto de ações que desenvolvemos é resultado do comprometimento da equipe técnica da SAS, que está empenhada em realizar um trabalho positivo, sempre voltado a garantir os direitos da população”, destacou a secretária Sandra Neilma.

 A coordenadora do SCFV, Cássia Leal avaliou positivamente a atividade e ressaltou que toda a programação foi acompanhada por profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da SAS, que, além de orientar as crianças, deram suporte para a realização de uma atividade organizada e produtiva.

Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...