terça-feira, 24 de setembro de 2019

CURSO DE GESTORES DEBATE A SAÚDE DOS DIRETORES ESCOLARES

 

A Secretaria Municipal de Itabuna (SME) realizou, na última quinta-feira (19), mais uma etapa do “Curso de Gestão em Rede: dialogando com os gestores”. O curso, que teve início na atual gestão municipal, é dividido em módulos que tratam de temas específicos e que são divididos em subtemas. No encontro da última quinta-feira, teve início o módulo que trata do tema “Saúde Escolar” e, no primeiro encontro do módulo, o subtema discutido foi “Cuidando dos Gestores”. O encontro aconteceu na sede do Serviço Social de Transporte / Serviço Nacional de Transporte (SEST / SENAT) de Itabuna.

O encontro contou ainda com as participações especiais de integrantes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN), destacando a presença de Elessandra Bispo, coordenadora da da 15ª Semana Nacional de Trânsito (SNT), que falou sobre educação no trânsito e descumprimento de regras; da psicanalista Raquel Rocha, que falou sobre a profissão de professor, tratando especificamente do papel do gestor escolar e de como essa profissão (docência) se coloca em segundo lugar entre as classes profissionais que mais desencadeiam picos de estresse, perdendo somente para a dos policiais; da enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Waleska Dias de Figueiredo; da psicóloga Luana Evangelista, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e da enfermeira Naira Menezes, coordenadora do CAPS II que, juntas, abordaram os cuidados que cada profissional deve ter consigo visando a prevenção da saúde mental, automutilação e suicídio; da educadora física Luciana Reis; e da psicóloga e conselheira tutelar, Kaline Brandão, que tratou especificamente da saúde mental dos gestores.

A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, abriu oficialmente o encontro e disse que a atual gestão municipal, assimilando as determinações do prefeito Fernando Gomes, deu um passo importante quando criou na estrutura da SME e do Departamento de Educação Básica da secretaria, a Assessoria de Saúde Escolar, cujos projetos e ações, em parceria com diversos atores sociais, principalmente com a iniciativa privada, vem privilegiando o acesso, não só dos profissionais docentes em si, mas, sobretudo dos estudantes, aos serviços essenciais de saúde, como exames de acuidade visual, exames de acuidade auditiva e acesso aos centros especializados de psiquiatria, psicanálise e psicologia.

Segundo a coordenação do curso, participaram desta etapa, 74 gestores no turno da manhã e 75 no turno da tarde, totalizando 147 diretores e vice-diretores. A próxima etapa do curso deve acontecer no final do mês de outubro, ainda no âmbito da Saúde Escolar. A coordenação geral é assinada pela Equipe de Fortalecimento da Gestão, contando com as assessorias de Conselhos Escolares e Fortalecimento Escola Comunidade; Acompanhamento à Gestão Democrática; Avaliação do Desempenho; Normas e Legislação; Avaliação Institucional; e Projeto Político Pedagógico e Gestão Escolar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...