segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Câncer colorretal: saiba mais sobre os sintomas, tratamento e prevenção da doença

câncer colorretal é o terceiro tumor mais comum em homens e o segundo entre as mulheres, perdendo apenas para os canceres de próstata e pulmão nos homens e para o câncer de mama na mulher. No ano de 2018, a estimativa foi de36.360 novos casos, sendo 17.380 no público masculino e 18.980 no público feminino, segundo dados do INCA.
De acordo com o Dr. Fabrício Matos, cirurgião geral, coloproctologista e endoscopista da Santa Casa de Itabuna, algunshábitos que podem influenciar no surgimento da doença estão: “obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha e alimentos processados”. Ele também destaca que a história prévia de pólipos e câncer colorretal (pessoal ou familiar), diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn) são fatores que podem aumentar o risco de aparecimento do câncer de cólon e reto.

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são: sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) massa (tumoração) abdominal.
médico alerta que esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como: hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros. “É importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias”, cita. O diagnóstico é feito através de biópsia (exame de pequeno pedaço de tecido retirado da lesão suspeita). A retirada da amostra é feita por meio da colonoscopia ou retossigmoidoscopia.
Alguns hábitos diários podem contribuir na prevenção da doença, segundo o endoscopista. “A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino”. Verificar se o seu peso está adequado com uma calculadora de IMC, não fumar e não se expoao tabagismo também são formas de prevenir.
Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes. “Esse padrão de alimentação é rico em fibras e, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal”, conclui.
O setor de Endoscopia A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna dispõe de uma estrutura física e uma equipe de médicosaltamente qualificada e capacitada para atender os seus pacientes e a população que busca por esse tipo de serviço em Itabuna e região. No local são disponibilizados os serviços de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.
*As consultas estão sendo exclusivas para atendimento particular com valores mais acessíveis.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...